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Conheça a Criteo Brasil e descubra porque a sua loja online precisa dela!

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de criteo

A Criteo é uma plataforma de retargeting que utiliza Big Data e inteligência artificial para aumentar o alcance da publicidade online de qualquer loja online e, com isso, cria anúncios exclusivos para cada cliente de maneira individual.

Você já teve clientes que entraram no seu site, olharam seus produtos e saíram sem finalizar a compra? Sabia que é possível fazer com que ele volte e faça a aquisição do produto que ele estava interessado? Com a Criteo esse processo é muito simples!

Bastante utilizada no marketing, esse tipo de ação pode ser uma grande aliada para aumentar a taxa de conversão da sua loja online e contar com uma ferramenta especializada para auxiliar nesse momento é muito importante. Por esse motivo, neste post mostraremos tudo o que você precisa saber sobre a Criteo. Confira!

O que é a plataforma Criteo?

A Criteo é uma plataforma de retargeting que utiliza Big Data e inteligência artificial para aumentar o alcance da publicidade online de qualquer loja online e, com isso, cria anúncios exclusivos para cada cliente de maneira individual.

Essa solução — que tem funções semelhantes ao Gerenciador de Anúncios do Facebook — oferece aos lojistas diversos critérios para redirecionamento de público. Uma dessas soluções é a exibição de um produto para os clientes com base em sites específicos que eles visitaram. Um usuário pode, por exemplo, ver um banner que apresenta o produto exato que ele pesquisou anteriormente.

A Criteo oferece no momento 4 produtos distintos em que cada um deles é projetado exclusivamente para aumentar as vendas e otimizar os esforços de marketing da sua loja online.

O primeiro deles é o Criteo Dynamic Retargeting, que pode oferecer um grande benefício para as empresas de e-commerce que buscam impulsionar as vendas. Isso porque ele converte visitantes em compradores de maneira inteligente com a ajuda de anúncios dinâmicos, personalizados e perfeitamente posicionados.

Já o Criteo Sponsored Products tem a capacidade de colocar produtos na frente dos compradores ao longo da sua experiência de compra. Ao entender o comportamento de uma pessoa em todos os dispositivos, navegadores e aplicativos que ela usa, a sua marca pode dimensionar seus negócios com a ajuda de seus feeds de produtos.

O Criteo Audience Match, assim como o Customer Match do Google, permite que lojistas como você carreguem e segmentem públicos criados a partir de suas listas de e-mail de clientes e criem anúncios personalizados.

Por fim, o Criteo Customer Acquisition, assim como o serviço de Audience Match, faz bom uso dos dados existentes no CRM de um lojista e se concentra em redirecionar anúncios para clientes existentes de up-sell.

Qual a finalidade?

A plataforma da Criteo Brasil possibilita uma maior visibilidade para as lojas virtuais. Isso acontece por meio de uma tecnologia de inteligência artificial que segmenta pessoas com os mesmos interesses dos visitantes e propõe o aumento do tráfego do site.

Esse aumento também se dá através de uma recomendação de produtos inteligentes que exibe diversos anúncios e que, por fim, recomenda produtos de maneira dinâmica, automática, criativa e assertiva.

A solução garante ainda um maior potencial de disparar visitas e gerar engajamento, o que proporciona o aumento das vendas com a captação de clientes — já que consegue atraí-los de volta para a loja virtual.

Além disso, também trabalha por meio da apresentação de promoções — e de ofertas relevantes — para aqueles visitantes que saíram do site com anúncios de retargeting e remarketing. A estratégia é criar uma lista para reengajamento dos consumidores existentes e a segmentação de clientes com perfis semelhantes a eles.

Como funciona na prática?

Na prática, o funcionamento da Criteo é bem simples. Primeiro, ao contratar a solução, você terá acesso a um painel administrativo para a sua loja e, por meio dele, conseguirá gerenciar suas campanhas, além de escolher em que canais os anúncios vão aparecer.

Depois, a ferramenta reconhece o comportamento do seu consumidor e não só isso: ela passa a analisar todos os produtos — sejam os vistos e os comprados —, as interações desses clientes e até mesmo outros sites que foram visitados. Aqui, a tecnologia utiliza dados reais para impulsionar as vendas.

Para funcionar, a Criteo coleta e integra 3 tipos determinantes de dados: de identidade — ou identificação—, de mensuração e interesse. Os dados de identificação conseguem conectar consumidores a dispositivos, apps e ambientes, sejam eles online ou offline.

os dados de interesse vinculam o interesse do consumidor analisado ao catálogo de produtos da sua loja online. Por fim, os dados de mensuração permitem que você entenda as vendas e as conversões realizadas até ao momento da pesquisa.

Além disso, com essa ferramenta você também tem acesso a diversos relatórios que possibilitam um acompanhamento dos resultados em tempo real com insights sobre a performance da sua loja e dos investimentos realizados.

Quais os benefícios da Criteo?

Agora que você já sabe o que é a Criteo, qual a sua finalidade e como essa plataforma funciona na prática, precisa conhecer os benefícios que ela oferece. Confira, a seguir, alguns deles!

Aumento da divulgação

Uma das maiores vantagens da plataforma da Criteo é o aumento da divulgação. Isso porque ela propõe que essa etapa seja feita de maneira inteligente com a criação de anúncios e recomendações criativas, dinâmicas e assertivas.

O objetivo é apresentá-los ao consumidor constantemente para que quando ele decida realizar a compra, a sua loja será a primeira que ele levará em consideração.

Aumento da taxa de conversão

Outro benefício é o aumento da taxa de conversão. Isso porque com a criação — e a divulgação — de anúncios on-line por meio de banners personalizados será possível realizar a captação de clientes com abordagens inteligentes e assertivas. O foco é recomendar apenas produtos que interessem a eles para que as vendas sejam realizadas.

Segmentação das visitas

Uma das características dessa plataforma é a segmentação de visitas. Ela consegue realizar a identificação exata da etapa em que o visitante da sua loja online se encontra. Além disso, a inteligência artificial consegue abordar — de maneiras diferentes — os clientes que abandonaram o carrinho na finalização do pagamento e consegue segmentar aqueles que apenas acessaram alguns produtos, mas não compraram. 

Melhor monitoramento

A Criteo conta com várias equipes internas que podem dar total suporte e investigar problemas de qualidade de tráfego com o uso de ferramentas dedicadas de alertas de monitoramento em tempo real, além de painéis de monitoramento e ferramentas de investigação.

Isso permite que a plataforma colete inteligências adicionais que contribuam para futuras otimizações no sistema automatizado de detecção de tráfego. O resultado são atualizações constantes que trarão ainda mais benefícios para o seu negócio.

Amplo alcance

A estratégia utilizada pela Criteo leva a um aumento considerável na audiência — já que ela consegue impactar diferentes pessoas que não estão mais navegando em seu site. Um exemplo seria uma loja de roupas que exibisse anúncios neste formato para alguém que esteja vendo um vídeo sobre tendências de moda.

Entendimento da jornada do consumidor

A Criteo tem uma abordagem diferente das outras plataformas e essa pode ser considerada como a carta na manga. Isso porque eles acreditam que a melhor maneira de criar audiências que geram interações verdadeiras — e mais relevantes — é por meio de uma visão que seja não só abrangente da jornada real do cliente, mas também das transações que resultam desse contato.

Com esse entendimento a mais do comportamento — tanto de navegação quanto de compra em escala —, a plataforma consegue prever com muito mais precisão a probabilidade de engajamento com a sua loja, além das ações futuras. Basicamente, o resultado disso tudo é um uso muito mais eficaz do seu orçamento para as estratégias de divulgação e mídia.

Maior potencial de disparar visitas

Outra vantagem da Criteo é que, com ela, você consegue mostrar a sua marca com ofertas muito mais relevantes e com anúncios criativos e flexíveis. Ou seja, com a recomendação de produtos inteligentes, seu tráfego pago mostrará automaticamente os itens com maior potencial de disparar visitas — e gerar mais engajamento, claro.

Lembre-se de que uma segmentação flexível permite que a sua loja crie diversas audiências distintas usando somente a base de e-commerce data da plataforma. Porém, caso queira, você pode usar as suas próprias listas de clientes e de prospects sem maiores problemas.

Entrega do anúncio certo no momento exato

Um dos maiores benefícios em acompanhar o comportamento online dos clientes da sua loja é poder saber em que momento da jornada de compras cada um fica mais propenso a comprar de fato. Com essa solução, é possível fazer esse acompanhamento automaticamente e não só isso: você também pode definir qual é a melhor oferta para o melhor momento.

Isso faz as suas conversões aumentarem — e muito! Com a solução de inteligência artificial oferecida pela Criteo que atua na geração de visitas, é possível ter um grande aumento das taxas de conversão, como dito anteriormente, e das finalizações de compras, o que pode gerar aumento direto dos valores de carrinhos de compras e evitar que eles sejam abandonados.

Anúncios mais efetivos

Partindo do princípio de que cada pessoa é única — e tem suas preferências e características — por que não criar anúncios específicos para cada uma delas enquanto leva em conta todas essas peculiaridades? Com a tecnologia da Criteo, é possível garantir a criação de anúncios em tempo real, que estejam alinhados aos guias da sua marcas e sejam personalizados.

A otimização alimentada por inteligência artificial ajuda você e o seu negócio a atender cada um dos seus clientes com anúncios que sejam altamente impactantes. Tudo isso para alavancar as suas vendas a cada momento — independentemente da etapa da jornada de compra do consumidor.

Integração com outras tecnologias

É sempre importante fazer com que os sistemas que você já utiliza e os novos consigam conversar entre si, se entendam — e o mais importante: agreguem informações importantes e relevantes para a tomada de decisão. Com essa ferramenta, toda a integração é feita de maneira simples e em poucas etapas sem nenhuma configuração mirabolante ou custos fixos para o seu negócio.

Assim que são instalados, os sistemas passam a emitir relatórios importantes de maneira automática — sejam estatísticas de vendas, CPO ou CPCs. Tudo ficará disponível para você instantaneamente e a qualquer hora: sete dias por semana e 24 horas por dia.

Como usar a plataforma da Criteo?

A plataforma da Criteo tem dois módulos que podem ser utilizados por você: o Analytics e o Audience Performance Report. A seguir, confira como usar cada um deles.

Analytics

O módulo Analytics — ou Analítico — fica localizado no Centro de Gerenciamento e oferece controle total sobre os dados da sua loja online e insights de suas campanhas de marketing. Para acessá-lo, você precisa abrir a Central de Gerenciamento e escolher a aba “Analytics”.

Você também pode abrir o Analytics por meio do Campaign Manager para ver as análises de uma campanha específica. Esse módulo, vale lembrar, utiliza permissões de gerenciamento de usuário semelhantes aos outros módulos do Management Center e pode também ser acessado em qualquer um dos idiomas suportados pela Central de Gerenciamento.

Para personalizar o Analytics, basta navegar até “Configurações” no menu à esquerda dentro da plataforma. Nessa sessão, você terá permissão para definir as preferências padrão para:

  • fuso horário;
  • moeda;
  • agregação de tempo.

A Criteo oferece vários painéis pré-planejados, mas ela também permite que você personalize os seus próprios relatórios. A lista desses painéis disponíveis inclui:

  • visão geral: que oferece uma visão geral do desempenho da campanha com a comparação entre períodos. Esse painel também possui visualizações totalmente interativas e personalizáveis ​​de acordo com as necessidades do seu negócio;
  • tempo real: que fornece dados com uma latência máxima de 5 minutos;
  • conversão: que mostra insights online divididos por campanha, dispositivo acessado, categoria de produto ou insights de omnichannel;
  • canais: que mostra os locais na rede — ou seja, sites e aplicativos — e ambientes onde os anúncios são exibidos, além de como são distribuídos pelos ambientes;
  • consideração de aplicativos: que dá acesso a insights de desempenho detalhados para campanhas de instalação de aplicativos e segue um determinado intervalo de dados;
  • análise de métricas: que permite uma análise mais profunda do desempenho e pode ser dividida por produto ou categoria de campanha.

Por fim, é importante citar a lista de consideração de tráfego que oferece uma visão detalhada do desempenho de suas campanhas de consideração com foco no direcionamento do tráfego. Ele mostra gráficos com métricas agregadas para todas as campanhas selecionadas, além de uma tabela que mostra a divisão por campanha.

Você pode adicionar ou remover métricas clicando no botão de reticências (…).

Audience Performance Report

O Audience Performance Report — ou relatório de desempenho do público — ajuda você a descobrir o desempenho de cada segmento de público em uma campanha que esteja utilizando o Commerce Audiences da Criteo.

Ele também oferece informações sobre o alcance e a sobreposição de cada segmento de público dentro das suas campanhas. Com ele, você pode refinar ainda mais as suas futuras estratégias de marketing.

Você pode encontrar esse relatório por meio do módulo Analytics em “Performance and Audience Performance”.

Para que você consiga acessar os dados disponíveis nesse relatório, a sua loja online deve ter uma campanha que esteja ativa, pausada ou finalizada no Commerce Audiences da Criteo.

O relatório disponível apresenta componentes como:

  • tamanho do público: que se refere aos usuários ou dispositivos em potencial;
  • alcance: ou seja, a parcela de usuários em potencial que recebeu um anúncio da sua loja;
  • exibição em potencial: que equivale ao número de solicitações de lance ou às oportunidades de exibição recebidas;
  • usuários expostos: ou seja, o número de usuários em potencial que receberam um anúncio do seu negócio.

Aqui, vale ressaltar que os insights são divididos em dois: em Dados demográficos do público e Desempenho do público. O primeiro visualiza a composição do público selecionado com base nos dados demográficos do conjunto de dados presente na plataforma da Criteo.

Já o Desempenho do público — ou Audience Performance — visualiza o desempenho de cada segmento de audiência com base nos interesses do conjunto de dados disponibilizado pela plataforma.

Ler os dados disponibilizados nesse segundo insight não é complicado, já que ele exibe o desempenho de cada segmento que você segmentou em uma campanha com base no alcance e no tamanho do público.

Você vai notar que o eixo X mostra o alcance de cada segmento — e o tamanho de cada bolha representa o tamanho de cada um dos segmentos. Se o alcance for baixo, você poderá ajustar o CPM de suas futuras campanhas para melhorar.

Lembre-se de que ambas as opções oferecem dados muito valiosos, então vale a pena checar cada uma delas!

Profissionalize o seu negócio

Como propor melhorias a partir dos resultados obtidos?

Com a utilização dessa plataforma, você terá acesso a muitos dados referentes aos hábitos de compra dos seus clientes. Mas você deve estar se perguntando o que fazer com eles para melhorar os processos dentro da sua loja online, certo?

Uma estratégia que costuma ser bastante eficiente depois que se tem acesso a dados relevantes do seu público é produzir conteúdo relevante que auxilie seus potenciais clientes durante a jornada de compra deles por meio do marketing de conteúdo.

Ao invés de, por exemplo, insistir em ficar mostrando publicidade para uma pessoa que está pensando em comprar uma peça de roupa — seguindo o exemplo dado anteriormente —, você pode criar conteúdo e divulgar materiais educativos que convencerão o seu público de que as peças que você vende podem ajudá-lo a seguir as tendências.

Lembre-se de que a partir das métricas e das informações de hábitos de consumo dos seus clientes, a sua estratégia de retargeting é aproveitada sem saturar o seu público. Com a segmentação — e a abordagem — ideal, você vai conseguir trazer o seu lead de volta para o seu funil de vendas sem muito esforço.

Viu só como a plataforma da Criteo é completa e pode ajudar na estratégia de marketing da sua loja online? Tenha em mente todos os benefícios que foram apresentados durante este texto e leve-os em consideração para decidir se vale a pena investir nessa solução!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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