Entender o que é fluxo de caixa é um passo importante para qualquer negócio que deseja se destacar dentro do seu segmento por um longo período, já que essa organização financeira é essencial para não acabar perdendo espaço para os seus concorrentes e poder se concentrar em oferecer o melhor serviço possível ao cliente.
De nada adianta saber como organizar o fluxo de caixa se, na prática, você não sabe exatamente do que se trata esse conceito, certo? Entre as muitas tarefas que você tem na gestão de uma loja virtual, uma delas precisa ser a gestão financeira, não é mesmo? E esse cuidado começa com o entendimento do que é o fluxo de caixa e as melhores estratégias para fazer um trabalho eficiente.
Afinal, basta uma data de vencimento não bater com o dia de recebimento de um valor para que toda a operação da sua loja seja colocada em perigo. Por isso, é essencial ter esse cuidado em garantir que o caixa da sua loja esteja preparado para arcar com as responsabilidades programadas ou até mesmo aproveitar as oportunidades que surgem no mercado.
Mas quais são os benefícios de estruturar o fluxo de caixa da sua loja? E mais importante: qual tipo é o mais adequado para o seu negócio? O que acha de tirar todas essas dúvidas? Preparamos este artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre o tema e como fazer esse trabalho corretamente dentro da sua loja online. Continue a leitura e confira!
O que é fluxo de caixa?
O fluxo de caixa nada mais é do que o monitoramento das entradas e saídas de recursos financeiros de um negócio. Pode ser uma empresa multinacional ou mesmo uma loja pequena: se trata de acompanhar as movimentações financeiras dentro de um determinado período. Com registros de gastos e ganhos, é possível ter uma visão mais clara sobre o funcionamento do negócio como um todo.
Por mais que pareça uma tarefa complexa, a realidade não é tão assustadora. Com organização e planejamento, é possível fazer um trabalho preciso e bem feito, garantindo que o planejamento de um negócio não seja prejudicado por algum erro. Com o número final em mãos, fica mais fácil entender qual é o momento financeiro que o negócio está passando e, consequentemente, as melhores decisões.
Para que serve o fluxo de caixa?
Em resumo, o fluxo de caixa serve para apresentar uma visão mais ampla sobre o funcionamento do negócio. Esse acompanhamento financeiro possibilita uma definição estratégia mais precisa dos próximos passos da sua loja. É melhor fazer novos investimentos? Será que está na hora de expandir a atuação do seu e-commerce? Todas essas respostas podem ser obtidas a partir de uma análise do fluxo de caixa.
O mais importante, porém, é acabar com achismos e suposições. O empreendedor ganha informações precisas e reais sobre o cenário financeiro do negócio e vai saber o que é melhor ser feito para, por exemplo, corrigir um erro ou realizar um investimento. Assim, é possível prever e planejar gastos e ganhos em um período, além de descobrir se o negócio realmente é sustentável financeiramente ou não.
Quais os tipos de fluxo de caixa?
Além de saber o que é o fluxo de caixa, é preciso entender quais são os seus diferentes tipos para definir o melhor modelo para o seu negócio. Confira!
Fluxo de caixa operacional
Esse é o modelo mais tradicional do conceito, em que é comparado tudo o que entrou e tudo o que saiu, ou seja, as receitas e despesas da sua loja dentro de um período específico. A partir dessa conta, você vai identificar qual foi a variação ao longo do tempo, entendendo quais são as melhores estratégias em seguida para evitar qualquer problema financeiro.
Apesar de ser muito importante, o fluxo de caixa operacional não apresenta um detalhamento aprofundado das finanças da sua loja. Basicamente se trata de um olhar mais amplo sobre tudo o que foi movimentado em relação, por exemplo, aos ganhos com vendas de produtos e às despesas com logística ou compra dos itens com seus fornecedores, sem entender, por exemplo, a necessidade de fluxo de caixa.
Fluxo de caixa direto
Outra opção muito popular é o fluxo de caixa direto, bastante comum entre as empresas. A ideia aqui é registrar todas as operações antes de quaisquer tipos de descontos, revelando os valores brutos das receitas e despesas também. A proposta é ter uma visão mais ampla e segmentada sobre a movimentação financeira, fornecendo dados valiosos para tomar decisões sobre os próximos passos.
Afinal, esse modelo aposta na divisão por categorias, como os impostos que foram pagos, por exemplo, para enviar um produto para um outro estado, os valores recebidos com as vendas para os seus clientes e até mesmo questões como duplicatas e encargos. Em resumo, oferece uma estrutura mais completa de tudo o que foi movimentado, permitindo uma análise mais precisa.
Fluxo de caixa indireto
O fluxo de caixa indireto busca uma perspectiva diferente para apresentar uma resposta sobre as movimentações financeiras do seu negócio. Como isso é feito na prática? Simples: a partir da análise do lucro ou prejuízo de uma empresa, identificando todos os fatores operacionais e não operacionais ao longo de um certo período, normalmente um ano.
O nome indireto é dado por ser uma conta que não afeta diretamente os lucros da sua loja. Ele analise itens como depreciações e amortizações, que não tem um impacto direto nos resultados financeiros da companhia. Se trata de um cálculo bastante simples, mas que pode apresentar grandes mudanças de um período para o outro dependendo do segmento de atuação da sua loja.
Fluxo de caixa projetado
O fluxo de caixa projetado é utilizado, como o nome indica, para prever as movimentações financeiras em um determinado período. O funcionamento é bem parecido com uma projeção simples: a partir de todas as informações analisadas, é possível construir uma visão futura mais precisa sobre o que vai acontecer no período que está sendo considerado.
Imagine que o fluxo de caixa em 2021 foi um número específico, apesar de não ser com exatidão o que vai acontecer em seguida, é possível fazer uma previsão mais próxima da realidade. Afinal, você não está inventando um número, mas sim utilizando dados concretos e levando em consideração fatores internos e externos que podem aumentar ou diminuir os números projetados.
Fluxo de caixa livre
Um modelo muito comum também é o fluxo de caixa livre, que vai ajudar um empreendedor ou gestor a identificar a capacidade de um negócio para ter bons resultados não só no curto prazo, mas pensando também no médio e longo. O seu nome já explica bem do que se trata: todas as obrigações da sua loja já foram pagas? O que sobrou está livre, ou seja, pode ser utilizado como lucro ou mesmo futuros investimentos.
O objetivo é entender qual é a quantia disponível, por exemplo, para fazer novos investimentos, aumentando a sua produção, atuando em outros mercados ou até mesmo contratando profissionais que possam ajudar. Caso a conta dê um número negativo, isso pode ser visto como um alerta para fazer as correções necessárias para que o próximo período seja melhor financeiramente.
Por que fazer fluxo de caixa na loja online?
Agora que você já entendeu o que é um fluxo de caixa, que tal tirar suas dúvidas sobre a importância desse conceito?
Permite o controle da gestão financeira
O benefício mais atrativo do fluxo de caixa é justamente o controle da gestão financeira do negócio como um todo. Todas as decisões podem ser baseadas de acordo com o que é analisado nessa conta. Isso significa que uma loja virtual que deseja ter sucesso a longo prazo precisa contar com o fluxo de caixa atualizado, tendo embasamento para a tomada de decisão constante.
Otimiza gastos
Com tantas informações em mãos, também se torna muito mais fácil e preciso identificar todas as suas movimentações, fornecendo insumos para otimizar os seus gastos. Um fornecedor específico pode não parecer tão caro analisando o número separadamente, mas com um fluxo indicando a relação entre os seus ganhos e gastos com produtos dele, pode ser o momento de fazer alterações.
Dentro de um cenário de tanta competitividade, essas informações se tornam muito importantes, evitando que achismos acabem atrapalhando as suas escolhas e até mesmo o funcionamento do seu negócio como um todo.
Facilita cumprimento das obrigações legais
Outro ponto importante de investir em um fluxo de caixa é garantir o cumprimento de todas as obrigações legais do seu negócio. Como são burocracias e muitas responsabilidades, o fluxo de caixa ajuda a não deixar que nenhuma informação fique pendente e o seu e-commerce possa funcionar sem maiores problemas.
Dados para tomadas de decisão
Imagine que você está decidindo sobre fazer uma promoção na sua loja, quais números você vai analisar? O fluxo de caixa é um deles, indicando se esse é ou não o momento ideal de oferecer preços mais baixos, por exemplo. Talvez seja o momento de negociar com os seus fornecedores ou melhorar a gestão do estoque e reduzir as perdas.
O fluxo de caixa se torna essencial para a tomada de decisão da sua loja. Ele pode orientar algumas escolhas, evitando que você opte por um caminho ou outro apenas por achismo. Isso evita o desperdício e potencializa as chances de sucesso com as suas estratégias, que vão ser implementadas no momento certo.
Como fazer o fluxo de caixa da loja online corretamente?
Mas, na prática, como o fluxo de caixa deve ser feito corretamente na sua loja? Listamos algumas dicas que podem ajudar, confira!
Estabeleça as categorias
O primeiro passo é definir categorias de tudo o que é movimentado na sua loja. Você não pode simplesmente misturar o que foi investido para comprar as plantas que vão ser vendidas na sua loja com o custo envolvido nas embalagens para o envio dos produtos vendidos. A ideia é realmente entender todas as categorias de receitas e também de despesas.
Isso vai possibilitar uma negociação maior com fornecedores, identificação de erros na gestão financeira, rebalanceamento das contas, enfim, entender com o máximo de detalhes possíveis o que foi gasto, o que vai facilitar bastante o seu trabalho de correção e melhoria, além de agilizar os processos. Em um setor tão concorrido, ter essa visão mais ampla pode ser muito relevante.
Documente os gastos
Mas não adianta nada dividir em categorias se, na prática, esses gastos não são documentados. Tudo o que entrou ou saiu da sua empresa precisa ser levado em consideração antes de realizar o fluxo de caixa. Sem isso, é possível que informações importantes sejam desperdiçadas, o que é um problema grave, influenciando nos números finais da sua empresa.
Esse controle próximo de todos os gastos e receitas ajuda a identificar melhor quais são os erros e acertos na sua gestão. Quanto mais detalhes e números, mais precisão para as tomadas de decisão. Além de ser útil para a documentação atual, esse trabalho ajuda também na previsão de receitas e gastos futuros também, algo muito útil para qualquer negócio.
Analise os gastos antigos
Logo acima falamos sobre como é importante registrar todos os gastos, certo? Como ter gastos antigos para observar sem essa documentação? Não se trata de adivinhar o futuro, mas sim ter informações precisas sobre o que aconteceu, fornecendo insumos para uma tomada de decisão mais precisa, especialmente quando se fala em projeção de gastos.
Depois de meses e até anos, você vai contar com uma base de dados muito valiosa para entender mais sobre o funcionamento do seu negócio. Erros que já foram cometidos podem ser evitados, correções podem ser feitas e algumas estratégias podem ser colocadas em prática para repetir o sucesso.
Projete a renda
Na parte financeira de qualquer negócio, a projeção é um tópico muito importante e não é diferente quando se fala em fluxo de caixa. Mas não se trata de um chute ou adivinhação, mas sim uma análise de acordo com os números anteriores e o cenário atual do mercado. Quando esses dados são conectados, a tarefa fica ainda mais fácil e precisa, projetando um número, de fato, realista.
Cadastre as contas a receber
O trabalho de fluxo de caixa também implica no cadastro das contas a receber, fornecendo maior segurança para você sobre o seu cenário. Esses detalhes são muito importantes para direcionar os seus investimentos e estratégias, evitando que alguma conta seja feita de forma errada, por exemplo. Essas contas a receber fazem parte também da construção de uma projeção mais precisa das suas contas.
Não esqueça dos impostos
Outro tópico que deve ser analisado na estruturação do seu fluxo de caixa é a adição dos impostos em todas as suas contas. Muitas vezes pode ser feito um planejamento considerando números que ainda não foram descontados, resultando em uma conta final menos precisa, o que pode atrapalhar até mesmo os investimentos e decisões tomadas sobre o futuro da sua loja.
Conte com uma boa ferramenta
Você pode ter até se assustado com esse número de informações, mas a realidade é que a tecnologia pode ser uma grande aliada e contar com uma ferramenta específica para lidar com essas questões financeiras é essencial. Para começar, é possível encontrar soluções gratuitas, como uma simples planilha, mas a sua opção pode ser de um maior investimento caso seja necessário.
Independentemente da sua escolha, existem várias opções para que você consiga ter um controle maior sobre as movimentações financeiras do seu negócio como um todo. O seu trabalho se torna mais preciso, você perde menos tempo com tarefas burocráticas e pode se concentrar em fazer ações e campanhas estratégicas para o sucesso da sua loja virtual.
Quais os erros a serem evitados ao fazer fluxo de caixa?
Além de seguir todas as dicas que apresentamos acima, é importante ficar de olho em alguns erros que podem acabar prejudicando as suas contas e até mesmo o funcionamento da sua loja como um todo. Separamos alguns deles para você se atentar, confira!
- Confundir as contas da loja com as contas pessoais;
- Esquecer de atualizar o fluxo de caixa constantemente;
- Não contar com um sistema simples e prático de ser utilizado;
- Não prestar atenção na hora de lançar ganhos e gastos nas suas contas.
O fluxo de caixa é, portanto, um conceito essencial para qualquer lojista que deseja se destacar não apenas com uma venda pontual, mas fazendo um trabalho duradouro e com resultados no médio e longo prazos. Quanto mais cuidado financeiro, maiores são as chances de se organizar para entregar um serviço e produtos melhores para os seus clientes.
Apesar de ser muito importante, o cuidado financeiro não pode ser a única preocupação de um lojista, não é mesmo? Por isso, o que acha de conhecer um pouco mais sobre os novos recursos e novidades que a Bagy tem para oferecer para sua loja online?