Imagem ilustrativa de como montar uma loja de suplementos

Como montar uma loja de suplementos: passo a passo para ter a sua

Antes de aprender como montar uma loja de suplementos, é importante conferir o cenário desse segmento na atualidade. Há espaço para diferentes tipos de produtos e marcas, por isso, o investimento pode variar bastante. No entanto, a internet continua sendo o caminho mais fácil para quem pretende começar na área.

A criação de uma loja de suplementos não é algo tão complexo quanto criar uma farmácia, mas também não é um empreendimento com uma proposta tão simples e clara, como a de uma loja de 1 real, por exemplo.

O empreendedor pode atuar de diferentes formas: trabalhar com vários tipos de produtos e marcas, focar em nichos e até complementar o faturamento com produtos adicionais. 

O retorno do público em academias e centros esportivos, diante da flexibilização das medidas de isolamento, contribui para o segmento, que deve se manter em crescimento nos próximos anos.

O cenário, portanto, é positivo, tanto para quem pretende investir em uma loja física, quanto para quem deseja vender pela internet. Só não vale pecar na qualidade dos produtos e na regulamentação, e para isso preparamos um conteúdo com todas as informações que você precisa para montar uma loja de suplementos de sucesso. Continue a leitura e confira!

Vale a pena investir no mercado de suplementos?

Antes de aprender como montar uma loja suplementos, você vai querer saber como anda esse mercado e se realmente vale a pena apostar nessa ideia. Felizmente, as notícias são positivas, uma vez que o segmento tem apresentado crescimento ao longo dos últimos anos, e foi, inclusive, impulsionado pela pandemia.

A pesquisa Sentimento do Consumidor, realizada pela WW em parceira com o Instituto Kantar, revelou que 91% dos brasileiros pretendem cuidar melhor da saúde em 2022, um comportamento que prioriza a adoção de hábitos saudáveis, além do consumo de alimentos naturais e suplementos.

A ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres) já havia demonstrado aumento expressivo na compra de suplementos alimentares no país em 2021 em resposta à pandemia.

Um ponto importante que também merece ser destacado é que, em 2018, os produtos de suplementação ganharam uma legislação específica, a RDC nº 243. Isso fez com que o mercado ganhasse mais confiança e solidez, uma vez que agora existem parâmetros estabelecidos pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Quais são as vantagens de abrir uma loja de suplementos?

Além de ser um mercado em ascensão, o segmento de suplementos alimentares apresenta algumas vantagens interessantes. Começando pela própria variedade de produtos disponibilizada pela indústria ― o que viabiliza tanto lojas generalistas quanto negócios focados em nichos ― e o apoio de outras áreas relacionadas.

Há dois grandes públicos que se destacam entre os consumidores desse tipo de produto: 

  • esportistas e frequentadores assíduos de academias; 
  • e pessoas que não são, necessariamente, ativas, mas procuram certos tipos de suplementação para ter uma vida mais saudável.

O primeiro grupo ― que tende a buscar produtos como Whey Protein, BCAA, carboidratos e termogênicos ― tende a aumentar diante da maior movimentação em academias e centros esportivos. 

O segundo ― que tende a buscar vitaminas e complementos para alimentação ― costuma apresentar um comportamento sazonal, impulsionado principalmente por períodos com maior nível de resfriados e outras doenças respiratórias, que aumentam a preocupação geral com imunidade e bem-estar.

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Como abrir uma loja de suplementos, passo a passo?

Agora que você tem uma boa noção sobre o mercado atual de suplementos alimentares, é hora aprender a colocar essa ideia em prática, e a melhor forma de fazer isso é por meio de um plano de negócios

Este trabalho consiste em organizar as informações e documentá-las, ou seja, tirar as ideias da cabeça e transformá-las em um projeto profissional. A seguir, você confere o passo a passo para montar o seu e investir nesse negócio com muito mais segurança. Vamos lá?

Estude o mercado

A primeira coisa a fazer antes de investir em qualquer negócio, é estudar o mercado. Na prática, isso significa verificar pesquisas (como as que citamos), conhecer empresas que atuam na área e analisar a procura por esse tipo de produto pelos consumidores.

Não há nenhum problema em se inspirar em reportagens de revistas famosas ou grandes estudos, só não deixe de investigar também a realidade da sua região (caso pretenda abrir um negócio local) ou a concorrência do seu nicho nos buscadores e marketplaces (se o seu desejo é investir nas vendas online).

Uma ótima dica é conversar com pessoas, preferencialmente funcionários ou proprietários de negócios com alguma experiência no segmento. O contato com pessoas que vivem o empreendimento no dia a dia nos ajuda a “colocar os pés no chão” e tomar decisões mais realistas.

Construa suas persona

Para montar um negócio, você precisa saber qual é o seu público-alvo. Entretanto, para uma estratégia mais eficaz e mais próxima com o consumidor, recomendamos criar personas, personagens semi fictícios (baseado em dados reais) que representam os clientes ideais para o seu empreendimento.

Diferentemente das tradicionais definições de público-alvo, as personas têm nomes, carreiras, frustrações e desejos. Essa abordagem nos ajuda a criar serviços e soluções muito mais humanas e próximas da audiência, aumentando suas chances de venda.

Defina os tipos e marcas de produtos que trabalhará

O mercado fornecedor de produtos de suplementação alimentar está bastante aquecido, basta fazer uma breve pesquisa no Google ou em um grande marketplace para se deparar com a enorme variedade de itens e marcas para os mais diversos públicos.

Quem pretende abrir um pequeno negócio tem muito a ganhar escolhendo um nicho, uma vez que isso poupará recursos aplicados em diversos fornecedores e mercadorias. É possível, inclusive, fazer contratos de exclusividade com alguma marca e obter grandes benefícios. Nesse caminho, você também tem a oportunidade de desenvolver uma comunicação mais especializada e próxima com a sua audiência, uma postura que tem enorme impacto no mercado atual.

É claro que também é possível ter sucesso investindo em uma loja generalista. Nesse caso, uma dica para gastar menos e simplificar a gestão é fazer contratos com indústrias que fornecem produtos de diferentes marcas. Sua divulgação também deverá ser mais abrangente, mas isso não impede a proximidade entre o público e a sua marca. O segredo é investir pesado em humanização.

Uma última dica é também apostar em produtos complementares para viabilizar vendas cruzadas, o chamado cross selling. O público que frequenta academias, por exemplo, pode se interessar por roupas e acessórios fitness, como garrafinhas de água, protetores de mão, halteres etcEncontre bons fornecedores

Não há como montar uma loja de suplementos sem contar com bons fornecedores, afinal eles são a base do seu empreendimento. Além disso, você vai precisar de um estoque inicial para começar.

As orientações para encontrar bons parceiros não são muito diferentes das indicadas para outros negócios: dar preferência para empresas tradicionais, com boa reputação e experiência no mercado. Considerando questões específicas desse segmento, porém, alguns fatores também precisam ser levados em consideração, como:

  • variedade de produtos e marcas;
  • qualidade e demanda pelos produtos;
  • regularização junto à Anvisa (da empresa e dos produtos);
  • políticas de troca;
  • prazos de entrega (para garantir que seu estoque seja reposto com facilidade);
  • suporte ao cliente (para eventuais queixas de consumidores).
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Cuide da regularização do negócio

Aqui, tratamos de toda a parte burocrática do negócio. Assim como outros tipos de estabelecimentos comerciais, uma loja de suplementos precisa ter registro na Junta Comercial e na Receita Federal para comercializar esse tipo de mercadoria.

Além disso, por se tratar da venda de itens para consumo humano, é necessária liberação da Vigilância Sanitária e autorização de funcionamento concedida pelo município. A boa notícia é que essa atividade é permitida para todas as categorias de empresas, inclusive MEIs (Microempresários Individuais).

O ideal, porém, é entrar em contato com a prefeitura da sua cidade e saber quais os documentos e exigências necessárias para montar uma loja de suplementos.

Planeje a estrutura da sua loja (offline ou online)

É possível vender produtos de suplementação online, offline ou em ambas as modalidades. Um estabelecimento físico requer maior investimento inicial, afinal, será necessário alugar um imóvel e reformá-lo. Entretanto, se a loja for montada em uma região estratégica (em áreas comerciais ou próximo de academias, por exemplo), pode apresentar uma rentabilidade sólida.

Optando pela internet, também será preciso investir em uma área para estoque liberada pela Vigilância Sanitária e pelo Corpo de Bombeiros, ainda que os custos iniciais sejam muito menores. Será preciso também assinar uma boa plataforma de e-commerce para viabilizar a divulgação e a comercialização dos produtos em lojas online, marketplaces e redes sociais.

https://www.youtube.com/watch?v=8RrTPwII96g

Crie um plano de divulgação

Por fim, será preciso cuidar da divulgação da sua loja. Assim como os serviços que você oferece, a comunicação da sua empresa deve ser consistente e coerente com a proposta do negócio. Você pode inovar nos anúncios e promoções, mas é fundamental que essas ações partam de uma estrutura de marketing sólida, com linguagem, valores e propostas bem definidas.

As estratégias também variam de acordo com o canal e o ambiente utilizado. Anunciar nas ruas da sua região é muito diferente do que anunciar na internet. E vale destacar que, na internet, há também muitas diferenças entre anunciar em um buscador ou no Instagram, por exemplo. É preciso conhecer cada canal e criar uma comunicação que se harmonize com o estilo e as regras de cada plataforma.

Uma vantagem de anunciar na internet é que você pode começar fazendo esse trabalho com as próprias mãos, uma vez que a maioria dos serviços oferecem ferramentas muito intuitivas. Se for possível, porém, contratar um especialista ou uma agência pode te ajudar a conquistar resultados mais rápidos.

Como definir o orçamento ideal?

Por fim, é importante discutirmos o valor necessário para criar um empreendimento desta categoria, algo que pode variar muito. A boa notícia é que, por se tratar de um comércio tradicional que se resume à exposição e à entrega de produtos, a maior parte do seu investimento será aplicada no estoque inicial, ou seja, um valor que será revertido em faturamento.

Uma loja física pequena em um bairro comercial pode sair em torno de R$50 mil reais, de acordo com estimativas do Sebrae. Entretanto, esse número pode ser mais baixo em pequenos municípios ou muito mais alto em regiões concorridas nas grandes cidades.

Quem pretende atuar exclusivamente na internet, por outro lado, encontra plataformas de e-commerce a partir de R$50 ao mês, mas precisará criar e manter um estoque adequado para seus produtos, além de cuidar da distribuição dos itens comprados. Nesse caso, também vale destacar a verba para produção de conteúdo e anúncios em buscadores e redes sociais, que são essenciais em um ambiente de alta competitividade.

Como você vê, o valor a ser investido é muito variável, por isso, não há como montar uma loja de suplementos sem antes realizar um estudo prévio e criar um planejamento detalhado.

O segmento, porém, é bastante promissor e a expectativa é que os números do mercado fiquem ainda melhores, uma vez que cada dia mais pessoas buscam soluções para melhorar o desempenho nos esportes ou para ter uma vida mais saudável.

Agora, se há algo que faz bem para qualquer tipo de empreendimento, esse algo é a informação, e melhor ainda quando é de graça.

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