Divulgar uma loja virtual garante que seu negócio tenha maior tráfego e alcance mais pessoas. Esse é um trabalho contínuo que influencia no engajamento e traz resultados consistentes a longo prazo.
Um negócio de sucesso, independentemente se físico ou digital, sempre precisou de estratégias de divulgação realmente eficazes. Os tempos mudam e isso não deixa de ser verdade, porém, os canais em que esse trabalho é feito vão se alterar. Então, se você deseja saber como divulgar loja virtual, precisa entender essas evoluções.
Vender online e estar na internet enquanto empresa não é uma característica de destaque nos tempos atuais. O que antes era um plus, hoje é necessário para que negócios não fiquem escondidos. Afinal, o uso da internet é algo tão comum quanto assistir televisão. Para que essa presença online seja potencializada, trabalhar com uma divulgação estratégica é algo essencial.
O trabalho começa com o entendimento da importância de um bom trabalho de valorização do negócio na internet e segue com ações essenciais pensadas dentro de um planejamento. Você confere mais sobre essas questões na sequência deste conteúdo. Acompanhe!
“Mas afinal, como divulgar minha loja virtual?”: esta é, sem dúvidas, a pergunta que você mais se faz ultimamente e se fez durante toda a leitura deste post até aqui. Pois bem, vamos ajudar a respondê-la de maneira didática.
Conheça o seu público
Cada negócio tem seu próprio público-alvo e isso vai determinar muita coisa dentro da estratégia da empresa. Portanto, é de grande importância que você consiga entender quem são as pessoas interessadas no seu mercado e, principalmente, no seu produto. Dessa forma, você consegue falar com esse público da maneira adequada.
Divulgação é um trabalho integrado à comunicação da empresa, setor que abrange o marketing. Em outras palavras, se você deseja posicionar sua empresa de maneira que ela seja encontrada e seu produto esteja em destaque, precisa fazer um trabalho de marketing segmentado. Assim, você fala da maneira certa e com quem quer ouvir o que tem para dizer.
Seu público terá alguns detalhes importantes que o caracteriza. Portanto, é importante conhecer essas questões para moldar a estratégia de divulgação. A partir desse entendimento de quem é seu público-alvo, é possível:
- estar nas mesmas redes sociais que essas pessoas estão;
- criar conteúdo capaz de gerar interesse;
- criar anúncios em canais nos quais as pessoas estão;
- criar campanhas capazes de captar atenção e engajar.
Tenha presença digital
Estar na internet é fundamental para divulgar sua loja por dois motivos principais: o seu público-alvo está lá e você precisa falar com essas pessoas, além de seus concorrentes também estarem, o que obriga seu negócio a disputar espaço. No entanto, pode ser um erro simplesmente estar por estar, encarando essa presença digital como obrigação.
É importante, antes de tudo, refletir sobre o mundo atual. Afinal, se as pessoas fazem tudo usando seus celulares, se compram na internet, então porque você não estaria também nesses ambientes? Portanto, a presença digital é uma forma de garantir que sua empresa seja vista, o que vai gerar as vendas que deseja e também o engajamento com sua marca.
Estar no digital é vender, atender, gerar conteúdo, interagir e fazer tudo que uma empresa precisa fazer, mas no digital. Hoje, trabalhar a divulgação do negócio nesse ambiente vai garantir que sua empresa tenha muito mais sucesso na hora de alcançar pessoas e comunicar o que você pode entregar a elas.
Busque autoridade
Saber como fazer uma boa divulgação de loja online passa também por construir autoridade dentro do segmento de mercado no qual sua empresa está inserida. Há muitas formas de conseguir isso, mas hoje, a principal é por meio dos conteúdos. Toda empresa que tem uma estratégia bem definida nesse sentido consegue se destacar e captar atenção.
A autoridade é aquela sensação que o público tem de que sua empresa é uma das melhores, se não a melhor, dentro do segmento. Isso se conquista também com boa avaliação de consumidores, então, você precisa trazer isso para a sua empresa como uma vantagem. Portanto, divulgue avaliações positivas sobre seus serviços e produtos.
Uma empresa que tem autoridade é mais competitiva, pode praticar preços maiores e sempre terá um público fiel à marca. Portanto, comece agora mesmo a investir em conteúdos, interagir com seu público e proporcionar uma experiência de relacionamento e vendas impecáveis. Com o tempo, tudo isso se mistura e cria um ambiente perfeito de autoridade.
Promova seu produto
Vai lançar um novo produto? Faça uma campanha para gerar expectativa sobre seu lançamento! Há algum item encalhado que você precise vender? Faça novas fotos dele e pense em uma nova imagem para representá-lo. Independentemente da situação, você pode promover um produto ao ponto de torná-lo o mais desejado pelos seus consumidores.
Não se esqueça de algo importante: se sua empresa está online, seu público também, então esse trabalho de promoção do seu produto precisa ser pensado para o digital. Para isso, use muitas fotos, vídeos, stories, faça reviews, unboxings e todos os formatos de conteúdo que estiverem à disposição. Mas não se esqueça de mensurar aqueles que geram mais engajamento e, daí em diante, explore os com os melhores resultados.
Você pode também utilizar estratégias como o marketing de influência, contratando microinfluencers que consigam se comunicar com uma base pequena, mas altamente segmentada e engajada com essa pessoa influenciadora. Nesses casos, você alcança um número menor de possíveis clientes, mas as chances de conversão são muito mais altas, graças à proximidade do influenciador com seu público.
Invista no Marketing
Investir em marketing é uma necessidade que está relacionada o sucesso de qualquer marca, sobretudo nos tempos atuais, em que o digital é o ambiente principal. Nesse caso, o trabalho será focado no marketing digital, com foco em conquistar seguidores e engajar essas pessoas, as transformando em clientes de sua marca.
Para ter sucesso no marketing é preciso, além de conhecer seu público, investir em algumas ações e campanhas essenciais. Entre as principais, sugerimos:
- invista em criação de conteúdo nas redes sociais e em blogs para captar tráfego e ter engajamento;
- crie uma estratégia de e-mail marketing para enviar oferta,s promoções, cupons de descontos e manter um diálogo com seu público;
- invista tempo em interações nas redes sociais, uma vez que isso gera maior proximidade com o público e engajamento;
- tenha canais de atendimento capazes de receber dúvidas, consultas simples e até mesmo reclamações;
- automatize campanhas de remarketing utilizando o Google, assim, quem desistiu de fazer uma compra no seu site recebe uma nova oferta para repensar.;
- invista em otimizações de SEO (vamos falar com mais detalhes sobre isso nos próximos tópicos!)
- invista em anúncios (pagos).
Planeje o conteúdo
Conteúdo de qualidade precisa ser planejado, então, se você quer saber como divulgar loja virtual da maneira certa, deve pensar em uma forma de organizar esse trabalho. Já falamos neste conteúdo todas as possibilidades na hora de criar conteúdo em relação aos formatos, mas usar essas opções depende do que a empresa deseja conquistar.
Portanto, um calendário editorial é uma das soluções mais eficazes para garantir que tudo seja postado e, mais ainda, que conteúdos de diferentes tipos sejam entregues. Assim, você consegue interações, visualizações, curtidas, conquistar mais seguidores e, acima de tudo, maior engajamento com sua marca.
Pense em todas as ideias de conteúdo e distribua ao longo das semanas que você tem pela frente. Além disso, sempre deixe espaço para encaixar alguma ideia que possa surgir, como um meme que acabou de estourar e você deseja usar como ideia de conteúdo.
Otimize sua loja virtual para SEO
SEO é um conjunto de ajustes e adaptações que se deve fazer em páginas e conteúdos da web. Portanto, se você busca saber como divulgar uma loja virtual, é de suma importância garantir que ela esteja devidamente otimizada. O motivo para isso é simples: SEO abrange as exigências técnicas que o Google impõe para que sites estejam mais visíveis na internet.
Quando um cliente faz uma busca por um produto que você vende, se seu site está otimizado para SEO, são maiores as chances de essa pessoa encontrar o link da sua loja virtual. Para ter essa otimização, você precisa garantir alguns pontos, como:
- usar palavras chaves em conteúdos, menus, descrições de produtos, cabeçalhos, nomes de produtos, entre outras áreas;
- ter URL amigáveis;
- usar conteúdo de qualidade (texto, vídeo e foto);
- estruturar as páginas do site com hierarquia de informação (usar títulos H1, H2, H3 e assim por diante);
- nomear as imagens com alt text;
- otimizar páginas para acesso em dispositivos móveis (tablets e smartphones);
- usar certificados de segurança (https);
- garantir que seu site carregue rapidamente.
Faça anúncios nas redes sociais
As principais redes sociais do momento para empresas posicionarem suas marcas, como Facebook e Instagram, permitem que você crie e veicule anúncios pagos que vão aparecer para aquelas pessoas que têm características do seu público-alvo. Essa segmentação precisa é feita graças aos filtros que as plataformas de anúncio oferecem.
Tanto no Instagram Ads quanto no Facebook Ads você pode definir a faixa-etária de quem deseja alcançar, de onde são essas pessoas, o gênero, pessoas com determinados interesses (que sejam relacionados à sua empresa), entre uma série de outras condições.
É importante, no entanto, saber dosar o quanto você investe em anúncios pagos. Eles são eficazes para crescer e para manter o tráfego mínimo, mas devem sempre ser equilibrados com conteúdos orgânicos, como os posts diários e as interações com o público.
Conquiste confiança
Conquistar confiança é o primeiro passo para ter a atenção do seu público e, acredite, isso é o que você mais vai precisar para vender seus produtos. Por isso, construir essa relação de confiança é algo que leva tempo e depende também de boas experiências. Em termos de divulgação, um bom trabalho em redes sociais é fundamental.
No entanto, criar conteúdo e interagir são apenas parte do trabalho. As pessoas, em algum momento, vão comprar da sua empresa e é nessas horas que você precisará se preocupar com uma experiência de qualidade. Isso vai garantir que sua empresa tenha uma boa fama.
A confiança se conquista ao combinar esses dois fatores. Até porque, você poderá divulgar também essa satisfação do consumidor com sua experiência como um fator para atrair mais clientes.
Foque na busca orgânica
A busca orgânica sempre será a melhor forma de conquistar tráfego para seu site. Aqui, estamos falando de quando alguém pesquisa um produto ou tema e encontra seu link, clicando nele e chegando a seu site. Para isso, sua empresa não precisa gastar nada, apenas investir em SEO.
Sem dúvidas, é um tipo de trabalho mais demorado, mas essencial. Por mais que você tenha dinheiro para investir em anúncios para o Google, é fundamental ter um site otimizado para SEO. Isso é o que torna o seu negócio mais sustentável em termos de visibilidade na internet.
Portanto, dedique tempo para um trabalho contínuo de otimização em SEO. Isso mudará sua empresa de patamar em relação ao posicionamento dela na internet.
Fidelize seus clientes
Da mesma forma que é importante saber como divulgar uma loja na internet, saber como transformar esse fluxo de pessoas em clientes recorrentes é essencial. Se você vive de vendas esporádicas de novos clientes, dificilmente terá um faturamento consistente.
Há outro fator importante a ser citado: custa muito menos fidelizar clientes do que conquistar novos. Afinal, essas pessoas já deram um voto de confiança para a sua empresa, ou seja, o resto é mais fácil. Basta investir em estratégias de e-mail marketing, fazer um bom pós-venda e garantir que toda a experiência, da compra à entrega do produto, seja excelente.
A importância de divulgar uma loja virtual
Que a propaganda é a alma do negócio já estamos cansados de saber. Esse famoso jargão, por mais que se repita, traz uma importante mensagem que toda empresa deve absorver, seja ela pequena, seja grande. Portanto, é importante pensar que só sobrevive em um mercado competitivo aquela empresa que consegue destacar seu nome.
Ainda que estejamos falando de uma eventual concorrência baixa, a divulgação de empresas gera o que todo empreendedor deseja: ainda mais vendas. Mesmo com resultados bons, potencializá-los ainda mais nunca vai ser má ideia. Enfim, não faltam bons motivos para divulgar uma loja virtual. Mostramos alguns dos principais e explicamos o impacto nos resultados.
Conseguir mais tráfego
Quando falamos de lojas virtuais, o tráfego de usuários para esses sites faz toda diferença nos resultados que são conquistados. Portanto, é muito importante que se possa criar uma atividade de chegada de mais pessoas para essas páginas, mas fazendo isso de maneira eficaz. Aqui, você pode pagar ou apostar em estratégias orgânicas.
De uma forma ou de outra, as ações realizadas servem para dar destaque a algum link ou conteúdo interessante para seu público-alvo. Por meio desses gatilhos de captação de atenção, consumidores em potencial vão acessar links e, naturalmente, serão direcionados para páginas da empresa. A ideia é que isso gere um fluxo cada vez maior.
Então, a matemática se torna simples: quanto maior o volume de tráfego de pessoas em direção a uma loja virtual ou conteúdo publicado por essa empresa, maiores as chances de conseguir conversões. É claro que, para transformar essas visitas em vendas, é importante ter um bom site e saber como conduzir a experiência.
Gerar mais vendas
Saber como divulgar uma loja vai levar às vendas, objetivo principal de qualquer negócio. É claro que esse processo não é tão simples, ou seja, não basta investir bastante em tráfego pago gerado por anúncios e não saber nem mesmo segmentar essa estratégia. O segredo é saber falar da maneira certa e direcionar essa mensagem para quem realmente tem interesse no que você vende.
Para vender mais é importante ter um trabalho de divulgação estrategicamente direcionado para quem é seu público. Empresas precisam entender que a divulgação de uma loja não é algo automático, ou seja, os resultados vêm imediatamente depois de investir tempo e dinheiro. Pode ser que você não consiga nada de retorno se não posicionou suas campanhas da maneira certa.
Portanto, depois de identificar seu público, pensar na forma de comunicação da sua marca e investir nas principais ações, dentro de canais em que sua audiência está, aí sim, você vai vender mais. A tendência é que, com o tempo, suas estratégias sejam cada vez mais refinadas, o que permitirá entrar em um ciclo de faturamento e lucro cada vez maiores.
Conquistar competitividade em meio a concorrentes
Nos últimos tempos, o setor de e-commerce vem passando por uma expansão cada vez mais intensa. O que pode ser animador para muitos também deve ser um sinal de alerta para outros. Ou seja, ao mesmo tempo que há mais pessoas comprando online, há também novas lojas surgindo. Só durante a quarentena foram 100 mil novos e-commerces no Brasil.
Essa alta competitividade mostra que é muito importante saber se destacar em meio à grande concorrência presente no mercado atualmente. Diante disso, a boa notícia é que um bom trabalho de divulgação se mostra como um dos caminhos para deixar de ser só mais uma loja online. Com ajuda de estratégias ativas em busca de novos clientes, além de uma preparação do seu ambiente para recebê-los, é possível vender mais.
Não pense que sua concorrência é apenas com grandes empresas. Elas, na verdade, têm outras concorrentes, ou seja, lojas do mesmo tamanho. Na verdade, sua briga é com as menores, isso é, se seu negócio também é desse patamar. Atualmente, os pequenos negócios são 52% do e-commerce brasileiro, ou seja, a briga é boa e você precisa se destacar com ajuda da divulgação!
Toda vez que você se perguntar “como divulgar minha loja virtual” lembre-se de que este conteúdo é um guia direto para alcançar esse objetivo. Os 10 passos mostrados aqui, se seguidos com disciplina, vão trazer resultados incríveis.
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