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Gestão

Como calcular a rentabilidade da sua loja virtual: descubra tudo que precisa para lucrar mais

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Aprenda como calcular a rentabilidade da sua loja virtual

A rentabilidade nada mais é que o valor percentual que representa o retorno que uma quantia investida gerou à sua loja. Essa medida pode ser utilizada de várias formas que podem trazer ainda mais lucros.

Não é segredo para ninguém que o setor de comércio eletrônico é um dos que mais crescem no mundo, mas você sabe como calcular a rentabilidade da sua loja virtual? Para garantir o sucesso do seu negócio é preciso acompanhar alguns indicadores básicos e esse é um deles.

Então, ampliar o seu conhecimento nessa área trará diversos benefícios e ajudará você a ter ainda mais assertividade nas decisões que precisar tomar, principalmente no quesito financeiro. Por isso, neste post você vai conferir um pouco mais sobre o que é a rentabilidade, por que ela é importante para o seu negócio e como fazer o cálculo correto desse índice. Acompanhe!

O que é rentabilidade?

A rentabilidade pode ser entendida como o valor percentual que representa o retorno que uma quantia investida gerou à sua loja. Essa medida pode ser utilizada de várias formas, como para avaliar o investimento total da sua marca, o financiamento das operações e qualquer outra iniciativa que dependa exclusivamente de aporte financeiro.

Ela também é importante para verificar se os esforços empregados na loja estão gerando retorno dentro de um período mais longo — e não somente a curto prazo. Sendo assim, ela pode ser comparada com o ROI (ou Retorno Sobre o Investimento).

Quais são os tipos de rentabilidade?

Existem alguns tipos diferentes de rentabilidade e conhecê-los pode ajudar você a chegar em resultados mais detalhados. Confira os principais a seguir.

Rentabilidade por produto

Quando você pressupõe os custos do valor de venda — sejam eles diretos ou indiretos —, automaticamente você consegue analisar a rentabilidade de um produto. Esse índice é fundamental, já que ele ajuda no momento de definir os preços mais competitivos, ou seja, aqueles que são capazes de gerar lucros em vez de prejuízo.

A fórmula dessa equação é o lucro líquido dividido pelo investimento total e multiplicado por 100. Para saber se um produto é rentável, de fato, é importante que você saiba se os ganhos são maiores que os investimentos feitos no estoque.

O fato de vender muito, porém, não tem ligação direta com a rentabilidade. Isso porque uma loja pode vender muito a um preço baixo e isso, no fim das contas, reduz a receita da empresa ao invés de dar lucro.

Custo de aquisição de clientes

A atração de novos clientes, de um jeito ou de outro, tende a gerar gastos — principalmente com ferramentas de otimização, materiais promocionais, estratégia de marketing de produto e conteúdo e até pode chegar à participação em eventos. Sendo assim, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é um indicador importante porque revela se as ações geraram efeito ou não.

Com isso, é possível equilibrar os investimentos e ter ainda mais controle sobre eles. Para chegar ao resultado do índice, é só somar o investimento em vendas ao que foi investido em marketing e dividir pela quantidade de novos clientes.

Margem bruta do produto

Essa métrica financeira é ideal para saber quais são as linhas de produtos mais rentáveis na sua loja. com ela, é possível criar planejamentos mais gerais e campanhas de marketing mais pontuais para promover os itens de interesse do seu negócio.

Descobrir o resultado dessa margem é simples, basta dividir o lucro bruto por todas as receitas. Aqui, é preciso ter em mente que esse resultado terá uma relação direta com o percentual que for obtido a partir da relação entro o lucro bruto e a receita total — já que o lucro bruto é o resultado da receita total menos os custos.

Tempo de payback

O payback — que quer dizer retorno em um contexto financeiro — é fundamental para que você possa descobrir o tempo que vai levar até conseguir recuperar o investimento feito na sua loja. Em outras palavras, ele funciona tanto para o prazo de retorno que contempla o início de quando o valor foi investido quanto para o momento exato em que o rendimento se equipara a esse valor inicial.

Aqui, é preciso frisar que esse período nem sempre vai ser curto. Isso porque ele depende de variáveis como o valor do capital e do tipo de negócio que, no seu caso, é a sua loja. Cabe à você, então, se preparar para esse retorno acontecer, leve o tempo que precisar.

Por que é necessário calcular a rentabilidade da loja virtual?

A rentabilidade, como dito anteriormente, é a métrica capaz de mostrar o retorno exato em cima do valor que você investiu. E é exatamente por esse motivo que ela é importante para trabalhar melhor a prospecção de lucros de uma loja virtual — e de qualquer outro negócio, aliás.

Dessa maneira, você terá a oportunidade de sempre checar se os retornos estão sendo atrativos de fato. Além disso, ter essa informação em mãos amplia a sua visão de gestão e abre espaço para tomadas de decisão compatíveis com a realidade do seu negócio — e traçar estratégias para aumentar as vendas, investir na expansão e até cortar gastos desnecessários.

Qual a diferença entre rentabilidade e lucratividade?

Antes de qualquer coisa, é preciso que você tenha em mente que as duas métricas estão ligadas ao lucro líquido, só que cada uma delas avalia uma questão diferente e, por conta disso, tem um foco distinto. Enquanto uma está diretamente ligada ao retorno financeiro, a outra remete à diferença entre os custos e a receita total.

Em relação à rentabilidade, é possível dizer que é uma medida de longo prazo. Sendo assim, ela normalmente é calculada anualmente ou por períodos maiores a esse. Ela indica se o capital empregado nas atividades, por exemplo, gerou receita ou se a loja perdeu parte do dinheiro investido.

Já a lucratividade funciona de maneira diferente por ser uma medida mais imediata. Ela considera o quanto de lucro a empresa teve com relação a tudo o que foi faturado — e, por isso, é considerada como um indicador de ganhos de curto prazo. Além disso, ela também ajuda a definir os preços dos produtos.

Como esses conceitos se relacionam?

Esses conceitos se relacionam porque saber se os investimentos que você faz na sua loja a longo prazo é muito importante, mas ter o conhecimento de como o desempenho se apresenta de maneira imediata também é fundamental para o sucesso do negócio. então, a lucratividade se torna uma premissa básica para definir os preços — o que vai gerar efeitos diretos sobre o seu retorno financeiro.

Por outro lado, se a relação entre a receita bruta e o lucro é muito elevada e a rentabilidade estiver baixa, significa que o seu e-commerce pode estar operando de forma arriscada. Isso significa que a lucratividade até pode apresentar valores bons, mas que o investimento pode estar muito elevado.

Como calcular a rentabilidade da loja virtual?

Para saber como calcular a rentabilidade da sua loja virtual, existem dois passos importantes. Confira, a seguir, quais são eles.

Calcule o lucro bruto

O primeiro passo para calcular a rentabilidade é chegar no resultado do lucro bruto. Para isso, basta subtrair os custos variáveis da receita total da loja. Vamos pensar em um exemplo para demonstrar como seria na prática.

Considere que uma empresa fabrica peças automotivas e produz 60 mil peças por mês. Cada uma delas tem o custo de produção de R$ 10 e mais R$ 2 em impostos e é vendida a R$ 20. O total da conta com a fórmula aplicada fica em R$ 480 mil.

Calcule o lucro líquido

O segundo passo é verificar quanto a empresa conseguiu fazer de lucro líquido — que já considera os custos fixos no cálculo, que são aqueles com que a loja precisa arcar, independentemente do quanto produz.

Para chegar a um resultado, basta diminuir, então, os custos fixos do lucro bruto. Ainda no exemplo anterior, vamos considerar que esses custos para a empresa cheguem a R$ 235 mil. Com a fórmula aplicada, o resultado do lucro líquido é de R$ 245 mil.

Com isso é possível calcular a rentabilidade da loja virtual. O resultado é expresso de maneira percentual e depende da razão entre os dois tipos de lucro. Com a fórmula aplicada (lucro líquido dividido pelo valor investido vezes 100), o resultado é de 7% ao mês.

Como acompanhar esse índice?

Fazer um controle das finanças é fundamental para analisar a rentabilidade de uma loja online com mais precisão. Uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio de softwares de gestão que facilitam esse acompanhamento e ainda geram relatórios baseados em indicadores diferentes — como a lucratividade, o índice de liquidez e o ponto de equilíbrio.

A análise da rentabilidade deve ser uma prática constante para que você evite perdas e corrija o que precisar no momento mais adequado. Lembre-se de incluí-la no seu planejamento para não ter nenhuma surpresa financeira desagradável.

Como saber a margem ideal para o seu e-commerce?

De uma maneira geral, a margem ideal dependerá tanto da sua estratégia quanto do objetivo do seu e-commerce, mas, principalmente, do posicionamento do mercado em relação à sua expectativa. Quando qualquer empreendedor abre um novo negócio, a meta é que o faturamento logo se transforme em lucro e, depois, em caixa, certo?

Apesar disso, cada uma dessas empresas vai ter uma margem de lucro específica e por isso é difícil dizer com exatidão qual é a ideal para a sua. Isso porque esse valor dependerá de muitas variações, como o setor em que sua loja está inserida, o tipo de produto que você vende, o preço pelo qual ele é vendido e muitos outros.

Mas, de modo geral, o lucro que você que atua com comércio pode esperar gira entre 10% e 20%. Só a nível de comparação, esse valor fica entre 20 e 30% para quem oferece serviços e entre 7% e 12% para quem trabalha na indústria.

Conseguiu entender como calcular a rentabilidade da sua loja virtual? À princípio pode parecer uma tarefa complicada, mas quanto mais você adquirir esse hábito, mais vai estar a par da saúde financeira do seu negócio — o que é extremamente importante para atingir o sucesso com as suas vendas.

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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