A biblioteca de anúncios, também chamada de ad library, é uma ferramenta que basicamente permite que você acesse as campanhas de anúncios que qualquer empresa tenha no Facebook.
Você sabe o que é e para que serve a biblioteca de anúncios do Facebook? Ela reúne todos os anúncios pagos que estão sendo veiculados dentro dessa rede social e das outras que fazem parte do mesmo grupo para que você possa fazer pesquisas de diferentes formas e extrair dados valiosos para a sua estratégia.
Ela é uma das ferramentas para empreendedores digitais mais utilizadas do momento e empresas de todos os tamanhos e setores aproveitam todas as suas vantagens. Para que a sua loja virtual não fique para trás, neste texto você vai saber um pouco mais sobre essa biblioteca, como utilizá-la, os benefícios que ela proporciona e muito mais. Acompanhe!
O que é uma biblioteca de anúncios?
A biblioteca de anúncios, também chamada de ad library, é uma ferramenta que basicamente permite que você acesse as campanhas de anúncios que qualquer empresa tenha no Facebook. A proposta principal é uma forma de tornar a divulgação mais transparente, mas é muito fácil utilizar isso a favor da sua loja online — principalmente para entender as estratégias utilizadas pelos seus concorrentes.
Entre as possibilidades que essa consulta pode oferecer é ajudar você a entender a jornada de compra de uma pessoa ou de um determinado nicho. Isso porque para esses anúncios a plataforma disponibiliza a opção de configurar como será todo o caminho de quem clicar na publicação que foi patrocinada.
Ao acessar essas informações, você poderá entender como outros negócios estruturam esse ponto de contato — que vai da sua origem até o ponto em que ele quer levar o usuário que clica no anúncio.
Nem tudo, no entanto, está disponível na biblioteca. A segmentação — ou seja, quem aquela ação visa alcançar dentro do Facebook ou das outras redes da empresa —, que é um dos detalhes mais decisivos em uma estratégia de anúncios online, não é revelada na plataforma.
A empresa — e não a rede social — Facebook, que agora se chama Meta, tem uma boa razão para isso. O motivo de não mostrar essa informação tão relevante é justamente porque ela seria um facilitador para concorrentes diretos, já que eles poderiam replicar essa mesma segmentação com muita facilidade.
De uma maneira geral, o que pode aparecer na busca das pesquisas são os anúncios ativos e os inativos, os conteúdos de mídia e os textos que foram utilizados e os caminhos que eles geram depois da interação do usuário. São informações bastante básicas a respeito da estrutura, mas a estratégia completa e mais detalhada continua preservada.
Para que serve a biblioteca de anúncios do Facebook?
A biblioteca de anúncios serve, basicamente, para garantir a transparência publicitária. Mas como ela faz isso? Ao oferecer uma coleção pesquisável e bastante extensa de todos os anúncios que estiverem em veiculação nos aplicativos e serviços da empresa Meta, como o Facebook e Instagram.
Outro ponto é que, além disso, quando se trata de competitividade e estratégia para os anunciantes da rede do Meta, a ferramenta pode ser uma grande fonte de informações. Para alcançar o máximo de eficácia nas campanhas, quem anuncia precisa ter insights de o que e como os seus concorrentes estão criando. Eles ajudam a criar conteúdos mais atraentes — e mais fortes — em relação aos demais.
É por meio da biblioteca de anúncios que qualquer usuário terá acesso a diversas informações, como a data em que uma página foi criada, se o seu nome já foi alterado — e quando a alteração ocorreu caso a resposta for positiva — e quantas outras páginas estão ou já estiveram vinculadas à página em questão. Em alguns casos, é possível até mesmo saber em quais países os administradores estão localizados.
Essas informações são extremamente relevantes para um anunciante. Com elas em mãos, por exemplo, é possível identificar onde e como os concorrentes investem em publicidade, quais anúncios eles exibem, quais plataformas utilizam, quais são as ofertas que promovem e até mesmo como fazem para engajar com o seu público.
Mesmo que os custos para poder anunciar por meio de mídia paga nem sempre sejam tão baixos, esses tipos de campanha podem ser fundamentais. É por eles que os anunciantes podem alcançar o público de maneira mais rápida, além de conseguirem promover o reconhecimento da marca, gerar mais vendas e leads e, consequentemente, o crescimento do negócio como um todo.
Como funciona esse tipo de biblioteca?
Qualquer pessoa pode fazer pesquisas na biblioteca de anúncios e para isso não é necessário ter uma conta no Facebook. Basta ter acesso à internet para ter acesso a basicamente todos os anúncios que estejam sendo veiculados na plataforma no momento da consulta. Para denunciar qualquer tipo de conteúdo, no entanto, o usuário precisará ter uma conta.
Segundo a empresa responsável pela biblioteca, a partir de 24 horas da primeira impressão do anúncio ele já será inserido dentro dela. Toda e qualquer alteração realizada na peça também será refletida na ferramenta nesse mesmo período.
Categorias de pesquisa da biblioteca de anúncios
A biblioteca de anúncios do Facebook é subdividida basicamente em duas macro categorias. São elas:
- geral, que engloba todos os anúncios;
- temas sociais, eleições e política.
Ambas desempenham praticamente o mesmo papel dentro da plataforma, mas o que muda entre elas é o nível de informação que cada uma oferece. A segunda opção listada fornece mais dados sobre o anúncio em si, sobre a página que o veiculou e até mesmo sobre os investimentos que são realizados a partir daquela conta.
Além disso, na categoria de temas sociais, eleições e política também é possível visualizar os anúncios inativos em uma conta e o histórico abrange os últimos sete anos. Na categoria geral essa informação não fica disponível.
Informações disponíveis na biblioteca
Quando você realizar uma pesquisa sobre qualquer marca, página ou termo, poderá visualizar os anúncios relacionados a essa busca. Neles, terá acesso a:
- parte criativa — que engloba as imagens, os vídeos, carrossel e outros formatos;
- textos dos anúncios com os seus títulos e descrições;
- informações sobre a página, ou seja, sobre o anunciante;
- canais em que o anúncio está sendo veiculado;
- links para o endereço que os anúncios redirecionam;
- seção “Sobre”, que informa quando a página foi criada;
- e se o nome da página já foi alterado e quantas vezes isso aconteceu.
Caso a página em questão tenha ligação com temas sociais, política ou eleições, será possível visualizar o gasto com anúncios e saber quem pagou por eles. Essas informações não estão disponíveis para empresas que se enquadrem na categoria “Geral”, já que a plataforma não pode tornar esses dados públicos porque são confidenciais — o que configuraria crime.
Como acessar a biblioteca de anúncios do Facebook?
O acesso aos anúncios da biblioteca de anúncios do Facebook funciona basicamente como um mecanismo de busca. Para isso, basta digitar o nome de uma marca ou mesmo um termo relacionado a ela ou a um produto ou serviço para visualizar todos os conteúdos que correspondam ao que for pesquisado.
Existem também algumas maneiras de pesquisar assuntos específicos. A seguir, confira como é possível.
Para visualizar todos os anúncios ativos de uma conta específica
Quando uma pessoa pesquisar os anúncios ativos de um anunciante específico, todas as mídias — como os vídeos e as fotos — e os textos associados a ele serão exibidos nos resultados. Eles podem ser filtrados de acordo com:
- o país de veiculação;
- as plataformas — já que a biblioteca indica em quais canais da rede Meta os anúncios foram exibidos;
- pesquisas feitas por palavras-chave;
- impressões — que indica quais dos anúncios receberam mais impressões enquanto foram veiculados em um período específico.
Em cada anúncio, quem fizer a pesquisa também poderá ver quando ele começou a ser veiculado, uma vez que a parte superior exibirá a data em que ele apareceu pela primeira vez nos canais do Facebook. Além disso, pode ver em quais canais ele foi exibido porque os respectivos ícones das redes sociais — Instagram, Messenger, Facebook ou Audience Network — aparecerão também na parte superior.
Outro ponto interessante é a possibilidade de visualizar a identificação do anúncio e não só isso: é possível copiar o link dele, já que cada anúncio veiculado nesses canais contam com uma identificação única que faz parte da URL. Para copiar — ou até mesmo salvar o link em questão, é só:
- clicar ou tocar na opção “…” dentro do menu;
- selecionar “Copiar link do anúncio”;
- colar o link no navegador para que ele direcione diretamente para o anúncio.
Por fim, também é possível visualizar todas as informações sobre o anúncio. Para isso, é só clicar na opção “Ver detalhes do anúncio” que está disponível na parte inferior dele. Nesta página, aliás, é possível ter acesso a informações específicas referentes ao anunciante em questão.
Para encontrar os seus próprios anúncios, basta procurar pelo nome da sua marca com o filtro “Pesquisar Tudo” selecionado. Depois, é só clicar no seu perfil para ter acesso a todos os detalhes disponíveis.
Para anúncios no geral
Os anúncios são veiculados nas páginas do Facebook e são agrupados por páginas. Então, para realizar essa pesquisa, é preciso:
- Acessar a biblioteca de anúncios do Facebook Ads — ou Meta Ads;
- Selecionar o país dos anúncios que você deseja visualizar;
- Selecionar a opção “Todos os Anúncios”, dentro do campo “Categoria de Anúncio”;
- Digitar o nome da página ou do termo que quer pesquisar na biblioteca;
Por fim, é só clicar nos resultados exibidos para ver os anúncios.
Para anúncios com temas sociais, sobre política ou eleições
Os anúncios relacionados a temas sociais ou sobre eleições e políticas sempre são agrupados por páginas, frases ou por palavras-chave. O processo para pesquisar é bem parecido com o anterior, então é só:
- Acessar a biblioteca de anúncios;
- Selecionar o país da pesquisa;
- Selecionar a opção “Tema, eleições e política” dentro do campo “Categoria de anúncio”;
- Digitar o termo ou o nome que deseja pesquisar na biblioteca.
Aqui, é preciso frisar que se estiver pesquisando por uma página, você verá um menu suspenso com os resultados relacionados ao termo que foi inserido na busca. Basta clicar no resultado para conseguir ver os anúncios.
Outro ponto de atenção é que para quem deseja obter detalhes dos anúncios relacionados a temas sociais, política ou eleições, é preciso selecionar a opção “Ver detalhes no anúncio”. Já as permissões de acesso a informações relacionadas aos países de localização dos administradores de uma página serão aplicáveis somente às que contem com um número alto de seguidores ou que tenham veiculado um anúncio — ou mais — referente a temas sociais, de eleições ou política em determinados países.
Todos os anúncios, sem exceção, devem seguir a política de publicidade do Facebook. Se um deles não seguir essa política até poderá aparecer na biblioteca, mas uma mensagem de aviso em relação a essa violação aparecerá antes dele ser exibido.
Acesso via Instagram
Pelo Instagram você também consegue ter acesso à biblioteca de anúncios. A pesquisa só pode ser feita pelo aplicativo e o passo a passo é simples. A primeira coisa que você precisa fazer é ir até o perfil do anunciante que você deseja consultar.
Quando já estiver na página do perfil, toque nos três pontinhos “(…)” no canto superior direito da tela. Depois, é só acessar “Sobre esta conta”, selecionar “Informações da conta” e tocar em “Anúncios ativos”. Quando você clicar no link, o próprio app vai direcionar para a ferramenta no navegador do seu celular.
Quais são os benefícios em utilizar a biblioteca de anúncios do Facebook?
Agora que você já sabe o que é a biblioteca de anúncios, como essa ferramenta funciona e como acessá-la, precisa descobrir quais são as vantagens que ela oferece para o seu negócio. Confira a seguir!
Seu planejamento de criação fica mais refinado
Quando você faz uma pesquisa na biblioteca de anúncios do Facebook, consegue ter embasamento e condições de propor um novo planejamento estratégico para a sua loja online e até mesmo criar peças de maneira mais estruturada e desenvolvida.
Uma das maiores vantagens de ter bons competidores no seu nicho de mercado é que a qualidade aumenta à medida em que você tem acesso a informações relevantes para executar as ações de marketing com mais facilidade e assertividade.
Aqui, é preciso pontuar que o planejamento e a criação aparecem nesse contexto como vantagens em utilizar esse método de pesquisa em anúncios. Mas é claro que você não pode esquecer que tudo parte dos objetivos de marketing da sua loja e do conhecimento que sua marca tem do seu público para que essas ações possam ser convertidas em resultados positivos.
Você entende o posicionamento da concorrência
A sua concorrência tem abordagens específicas junto ao público que ela espera que seja atingida pelos anúncios. Por mais que elas sejam empresas do seu nicho, muito provavelmente elas usam maneiras diferentes de se comunicar — que pode ir desde a identidade visual até o tom de voz dos textos.
Em muitos casos, esse posicionamento pode ser o que coloca uma empresa diretamente mais próxima do seu público-alvo — e geralmente com bons números de conversões em vendas. Se você, por exemplo, tem uma marca de sucesso e que tem apresentado bons números nos últimos tempos, precisa entender que talvez o posicionamento que sua empresa usa é um dos fatores positivos que levaram a isso.
Aqui, um ponto de cuidado é entender como utilizar essas referências. Isso porque se você mudar drasticamente o que seu negócio vem fazendo pode gerar um distanciamento da identidade da marca que você já construiu até o momento. O ideal é realizar pequenos ajustes de cada vez que façam sentido à sua estratégia para não afastar seu público.
Seu copywriting fica mais aprimorado
Alinhar os textos e as imagens é um conceito básico nos anúncios veiculados no Facebook e nas demais redes do grupo. Por mais que os vídeos e as fotos chamem mais a atenção do público, um texto bem escrito faz toda a diferença até mesmo para introduzir as imagens para o público. Isso quer dizer que o copywriting é um baita diferencial no momento de gerar as ações certas.
Quando você acessa a biblioteca de anúncios, tem a oportunidade de avaliar vários anúncios e entender como as técnicas de escrita foram usadas neles. Não precisa só focar em anúncios épicos ou em cases de sucesso — às vezes, qualquer um dos que estiverem disponíveis podem servir como inspiração.
Para aqueles dias que você estiver passando por um bloqueio criativo, entender como as outras marcas se comunicam por meio de texto que engaja e vende é fundamental. Essa inspiração — por menor que seja — pode gerar boas ideias e ajudar na criação de um anúncio incrível que leva em consideração toda a sua marca e a identidade criada para ela.
Você se inspira em referência de sucessos
Alguns anúncios dentro da plataforma chegam a se tornar grandes cases de sucesso de tanto que geram resultados positivos para as empresas que os postaram. Mesmo que você não tenha acesso às métricas em si, pode visualizar a data de início da veiculação, que é um dos dados mais importantes a respeito da peça.
Essa é uma informação bastante simples e a sua interpretação pode ser feita de forma mais fácil ainda. É só seguir a lógica de que se o anúncio está online há bastante tempo, é sinal de que ele oferece bons resultados. Você precisa ter em mente que nenhuma empresa deixaria uma ação que gera custos ativa, ainda mais se ela não traz retornos relevantes.
Ao indicar um anúncio desses, a sua tarefa é analisá-lo da maneira mais minuciosa possível. Observe o título, as imagens que foram utilizadas, a escrita, o layout e o que mais chamar a atenção. Esse é um bom exercício porque você estará diante de um case de sucesso que pode facilmente servir como referência para os seus próprios anúncios.
Agora que você já sabe o que é a biblioteca de anúncios já pode partir para as suas próximas pesquisas! Utilize as informações e as dicas deste artigo para extrair as melhores informações que podem se tornar grandes inspirações para as suas próximas campanhas pagas.
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