E-commerce

Você conhece o conceito de voice commerce? Saiba como ele pode melhorar suas vendas online

Imagem ilustrativa de voice ecommerce

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O voice commerce é, basicamente, uma modalidade de compra por voz. Ou seja, o uso de comandos de fala para realizar compras online, seja pelo computador ou pelo telefone. Entenda a importância desse mecanismo para sua loja virtual.

A tecnologia voice commerce é engenhosa e já foi consolidada como tendência global de e-commerce. Afinal, nessa modalidade de compra, o usuário não precisa sequer usar as mãos para fazer uma compra.

Atualmente, o consumidor pode, por exemplo, pesquisar por um produto no e-commerce, colocá-lo no carrinho e finalizar a compra sem digitar nenhuma palavra no seu aparelho.

Achou esse modelo de compra interessante? Então acompanhe a leitura e confira todos os detalhes sobre o funcionamento do voice commerce, conheça as principais vantagens e saiba como adotá-lo no seu negócio.

O que é voice commerce?

Como falamos anteriormente, o voice commerce nada mais é do que a compra por voz. Aqui, em vez de digitar um texto, o consumidor consegue encontrar o item que está procurando e finalizar a compra no e-commerce apenas dizendo algumas frases em voz alta.

Tudo isso é possível graças à Inteligência Artificial (IA), que vem sendo utilizada em diversos smart speakers (alto falantes), como Siri (Apple), Cortana (Microsoft) e Alexa (Amazon).

Além disso, o voice commerce também pode ser utilizado em outros dispositivos acionados por voz, como assistentes para celular e voice bands (pulseiras inteligentes).

Essa tecnologia vem sendo usada para reproduzir músicas, informar as horas, fazer lista de compras, avisar sobre a previsão do tempo e até mesmo montar uma série de atividades do dia a dia.

Como funciona?

O voice commerce surgiu com a ideia de simplificar as compras online. Para isso, o consumidor só precisa usar a voz.

Isso porque a pesquisa por voz utiliza a Inteligência Artificial (IA) e mescla os campos da computação e da linguística para permitir que as pessoas consigam pesquisar sobre um item sem digitar.

Desse modo, a IA consegue identificar as palavras e as frases pronunciadas, assim como os fonemas que ajudam a distinguir uma palavra da outra.

No entanto, para ter a experiência completa de voice commerce, o consumidor precisa ter um aparelho com IA acionada por voz e com um assistente de compras disponível.

Além disso, também é necessário que a loja online em questão esteja integrada ao sistema utilizado pelo cliente, possibilitando que a transação seja finalizada sem haver a necessidade de digitar ou tocar na tela.

Um exemplo bastante popular é a função de compras por voz da Alexa, que permite comprar na Amazon diretamente pelo dispositivo.

Nesse caso, o processo funciona da seguinte forma:

  1. O consumidor inicia o assistente de compra e diz em voz alta aquilo que está procurando. Por exemplo: “calça jeans feminina tamanho 38”;
  2. A assistente virtual localiza uma lista de opções de calça jeans feminina desse mesmo tamanho na internet, seguindo a ordem apresentada pelo buscador e informa ao consumidor;
  3. Depois, o consumidor escolhe um dos produtos listados, por exemplo: “quero a calça jeans preta de R$70”, e o assistente seleciona o item;
  4. Em seguida, o assistente pergunta qual a forma de pagamento, tipo de frete, se há cupom de desconto, entre outras questões necessárias para concluir a compra;
  5. Por último, o assistente apresenta os detalhes da compra, por exemplo:”finalizando a compra da calça jeans feminina preta tamanho 38 com pagamento de R$70 no PIX”, e o consumidor só precisa confirmar para concluir a transação.

Vale ressaltar que, no caso da loja não possuir integração com a IA, o consumidor utiliza apenas a pesquisa por voz para localizar o produto, mas precisa concluir a compra da maneira tradicional, pela tela do celular ou computador.

Quais os desafios do voice commerce?

Se você está considerando a ideia de aderir ao voice commerce, é importante estar ciente dos principais desafios atrelados à adoção desse recurso. Confira!

Privacidade e segurança de dados

É extremamente importante que a sua loja tenha transparência sobre quais dados são coletados com o sistema de voz e como eles são usados e obtidos.

Compras não autorizadas

Outra preocupação diz respeito à possibilidade de ocorrerem compras não autorizadas. Afinal, crianças podem comprar qualquer produto usando apenas poucas palavras.

Por isso, é importante fazer uso de recursos de segurança, como códigos de voz antes da conclusão da compra, por exemplo.

Consultas específicas

Comprar usando o assistente de voz significa que os clientes não terão a oportunidade de passar por outros produtos antes de comprar o desejado, pois eles farão uma consulta bem específica.

Quais as vantagens do voice commerce?

O voice commerce proporciona uma série de vantagens para o e-commerce. Veja a seguir as principais entre elas:

Mais agilidade nas compras

Sem dúvida, uma das principais vantagens do voice commerce é proporcionar mais agilidade nas compras online. Afinal, um assistente virtual é capaz de processar frases de forma bem mais rápida em comparação ao tempo que levamos para digitar.

Dessa forma, a experiência de compra se torna bem mais ágil e prática, com isso o consumidor tende a aumentar o seu consumo.

Flexibilidade

Devido a rotina cada vez mais corrida que muitas pessoas enfrentam todos os dias, em muitos momentos o consumidor não pode parar o que está fazendo para navegar nas lojas virtuais.

Porém, quando é possível finalizar uma transação de forma bem mais rápida, apenas falando algumas frases, fica muito mais fácil efetuar uma compra a qualquer hora e lugar, e é essa flexibilidade que torna o voice commerce ainda mais atrativo para os consumidores.

Buscas mais personalizadas

Ao realizar uma pesquisa por voz, o consumidor consegue ser bem mais específico a respeito do produto desejado.

Por exemplo, em vez de digitar “camisa verde”, o consumidor pode dizer “camisa verde gola V tamanho G”.

Consequentemente, o e-commerce que investe em SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas) focado em pesquisas por voz possui mais chances de atrair os clientes certos por meio das palavras-chave pesquisadas.

Como adaptar o negócio ao voice commerce?

Veja a seguir algumas adaptações que não podem ficar de fora do seu planejamento na hora de implementar o comando de voz no processo de compra da sua loja:

Adapte seu site à ferramenta de pesquisa por voz 

A primeira coisa que uma empresa que deseja oferecer a ferramenta de pesquisa por voz para seus clientes deve fazer é utilizar uma API (Application Programming Interface), pois é ela que possibilita a comunicação entre o assistente virtual, o site e os softwares necessários para a ferramenta.

Aqui, é recomendado contar com a ajuda de desenvolvedores especializados, afinal, profissionais que já atuam nessa área, podem auxiliar sua loja a encontrar tecnologias mais adequadas.

Trabalhe o SEO para comandos por voz

Se você possui um e-commerce, já deve saber da importância do SEO para a visibilidade do seu site e, no caso do voice commerce, existem algumas boas práticas que devem ser seguidas para que sua loja seja facilmente encontrada pelos assistentes virtuais.

Você pode, por exemplo, explorar perguntas e uma linguagem simples nas descrições dos produtos, textos institucionais e a FAQ do site.

Explore palavras chaves de cauda longa

As pesquisas realizadas por comando de voz são, naturalmente, mais detalhadas do que quando digitamos.

Dessa forma, para que a sua página apareça nos resultados de busca, uma dica interessante é trabalhar palavras chaves de cauda longa (long tails), que são expressões mais longas e específicas, utilizadas por clientes que estão em uma etapa mais avançada na jornada de compra.

Trabalhe para conquistar a posição zero do Google

A posição zero do Google é, basicamente, aquele trecho em destaque que aparece no topo de qualquer resultado de busca.

Nesse sentido, quando os textos do seu e-commerce estão devidamente otimizados para a pesquisa por voz, as chances do seu site ocupar essa posição e conquistar mais tráfego orgânico aumentam consideravelmente.

Eduque seus clientes sobre o novo recurso

De nada adiantará fazer uso desse novo recurso se os seus clientes não souberem como usá-lo corretamente — ou pior, se eles sequer souberem que o recurso está disponível.

Portanto, tente usar suas melhores táticas de marketing e serviços de atendimento ao cliente para sanar todas as dúvidas do consumidor e incentivá-lo a usar a pesquisa de voz na loja.

Você pode, por exemplo, explicar quais são os melhores termos e frases para pronunciar na pesquisa por voz, com o intuito de facilitar a busca por um produto ou informação no site.

Como aplicar o voice commerce no negócio?

Em um primeiro momento, pode parecer que aplicar toda essa tecnologia no seu negócio seja um pouco caro, mas a realidade é outra.

Isso porque os diversos assistentes de voz desenvolvidos e apps que permitem a gravação de áudio já existem e estão amplamente disseminados nos mais diferentes dispositivos.

Dessa forma, se você deseja disponibilizar essa ferramenta para os clientes no seu negócio, será necessário apenas fazer uma Interface de Programação de Aplicações (API) com algum desses sistemas já existentes.

Assim, será totalmente viável aplicar essa tecnologia em um prazo significativamente curto e de uma maneira não tão cara.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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