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Gestão

Tiny ou Bling: conheça os recursos e escolha o melhor ERP para a sua loja virtual!

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de tiny ou bling

Tiny ou Bling são duas opções de ERPs para a sua loja virtual. As ferramentas oferecem recursos para gerenciar estoque, pedidos, entregas, finanças, marketing, entre outras áreas do seu negócio.

Gerenciar um negócio se torna muito mais fácil com a ajuda de uma ferramenta completa de gestão. É para isso que serve um sistema ERP, que centraliza as operações de diferentes áreas de uma empresa. Para lojas virtuais, Tiny ou Bling, que vamos conhecer agora, estão entre as melhores opções.

Tiny e Bling são sistemas de gerenciamento de empresas, mais conhecidos como ERPs. Em uma só plataforma, eles reúnem funcionalidades para controlar estoque, receber pedidos, administrar as finanças, cuidar do marketing, analisar relatórios de desempenho — tudo o que é mais importante para gerenciar a sua loja virtual.

Por isso, vamos analisar agora duas opções de ERP para a sua loja virtual. Tiny ou Bling: qual a melhor escolha? Conheça agora as ferramentas e seus principais recursos.

Qual a importância do sistema ERP para a loja virtual?

Quem compra em uma loja virtual não imagina todo o trabalho que existe por trás de uma venda. Mas quem administra o negócio sabe muito bem: é preciso organizar o estoque, criar promoções, receber pagamentos, enviar produtos, fazer a contabilidade, entre outras diversas atividades.

Se você abriu uma loja virtual pensando que ia apenas vender produtos, enganou-se. Existem muitas outras tarefas envolvidas, que demandam tempo, dedicação e organização. É por isso que um sistema ERP, como Tiny ou Bling, é útil para o seu negócio.

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que significa planejamento de recursos empresariais. Uma ferramenta ERP centraliza as principais operações e informações sobre o seu negócio em uma só plataforma. Com recursos de automação de tarefas e integração de diferentes áreas de negócio, um ERP traz mais eficiência e agilidade para a gestão do negócio.

Você ganha tempo com processos automatizados e evita possíveis erros comuns em tarefas manuais. Além disso, todos os dados ficam centralizados em uma ferramenta, o que diminui a perda de tempo e os ruídos de informação. Com mais organização, o seu e-commerce tende a funcionar melhor e dar mais resultados.

Ferramentas como Tiny ou Bling são ainda mais interessantes para a sua loja virtual, já que focam em funcionalidades simples para pequenos negócios. A seguir, vamos conhecer melhor esses sistemas ERP e suas funcionalidades.

Como funciona o Tiny e o Bling?

Um sistema ERP oferece recursos ou módulos para cada área de negócio. Estoque, Finanças, Contabilidade, Marketing, Vendas, CRM (Relacionamento) são algumas das áreas que constam em um sistema ERP.

Em cada módulo, você pode consultar e registrar diferentes informações. No CRM, por exemplo, estão os dados dos clientes, como informações de contato e histórico de compras. Como a ferramenta é automatizada, esses dados podem ser coletados automaticamente, por meio de formulários no site, por exemplo.

Além de estarem disponíveis para consulta e análise, essas informações também são integradas a outras áreas de negócio. O CRM, por exemplo, pode ser integrado aos recursos de Marketing para que você possa enviar e-mail marketing segmentado e personalizado a cada cliente.

Além disso, um ERP também se integra a outras ferramentas externas. Se você já utiliza uma ferramenta de e-mail marketing, por exemplo, pode integrar os dois softwares para otimizar o fluxo de dados.

Tiny ou Bling são duas opções de ERP com todas essas funcionalidades, focadas em facilitar a gestão do seu negócio. Você pode centralizar os pedidos de diferentes canais na mesma plataforma, emitir notas fiscais, controlar o estoque, gerar relatórios de gestão, entre outras tarefas. 

Quais as funcionalidades dos sistemas?

Vamos conhecer agora as funcionalidades de cada software. Os dois sistemas oferecem recursos comuns de ERP, mas cada um tem especificidades e diferenciais que podem ser mais interessantes para o seu negócio.

Tiny

Tiny é um ERP online, indicado para pequenas e médias empresas, com soluções específicas para e-commerce. Foi lançado pela Olist, empresa que oferece soluções de vendas online. Estas são as principais funcionalidades do Tiny:

  • Recebimento de pedidos em múltiplos canais de vendas;
  • Separação e embalagem – Listas de separação, checagem e conferência de pedidos, geração automática de etiquetas;
  • Emissão simplificada de notas fiscais, com ações em massa;
  • Expedição – Pré-listas de postagem para os Correios, códigos de rastreamento, listas de coleta para transportadoras;
  • Publicação de anúncios vinculados ao mesmo produto em diferentes canais de vendas;
  • Cadastro de produtos simplificado com padronização de dados;
  • Sincronização de estoques e atualizações automáticas;
  • Atualização de preços automática em diferentes canais de vendas;
  • Alertas de necessidade de reposição de estoque;
  • Gestão de pedidos sob encomenda;
  • Cálculo de formação de preços;
  • Controle de contas a pagar e a receber;
  • Fluxo de caixa e DRE;
  • CRM (Gestão de Relacionamento com Cliente);
  • Gráficos e indicadores de vendas;
  • Integração com Google Shopping.

Bling

Bling é um ERP online para gestão integrada de lojas físicas ou virtuais e possibilidade de integração com diversas plataformas de e-commerce, marketplaces e transportadoras. Veja agora as principais funcionalidades do Bling:

  • Emissão descomplicada de notas fiscais;
  • Integração com plataformas de e-commerce, marketplaces e transportadoras;
  • Cadastro, controle e organização de estoque;
  • Conta digital para facilitar gestão financeira;
  • Link de pagamento para receber sem maquininha;
  • Integração com os Correios e impressão de etiquetas de rastreio;
  • Integrações logísticas;
  • Gestão de vendas, comissionamentos e envio de orçamentos;
  • Gestão de fluxo de caixa e controle financeiro;
  • Robô de Vendas para automatização de vendas pelo Messenger;
  • Cadastro de usuários, clientes, fornecedores e vendedores;
  • Envio de boletos por e-mail ou impressos;
  • Aquisição de certificado digital;
  • Emissão de ordem de produção;
  • Gestão de ordens de serviço, contratos e cobranças.
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Quais os benefícios dos sistemas?

Agora que você já conhece as funcionalidades das ferramentas Tiny e Bling, vamos destacar algumas vantagens de cada plataforma. Analise o que é mais importante para o seu negócio:

Tiny

  • Personalização do plano com extensões e recursos conforme necessidades do negócio;
  • Suporte de lives, vídeos, atendimento humanizado e trilhas de conteúdo para primeiros passos no sistema;
  • Gerenciador de Pedidos (OMS) para automatizar o fluxo de vendas;
  • Atualizações mensais para atender às demandas dos usuários.

Bling

  • Integração com mais de 250 plataformas de e-commerce, marketplaces e transportadoras;
  • Recursos para prestação de serviços;
  • Suporte por ticket e telefone em todos os planos;
  • Planos a partir de R$ 30 ao mês, melhor custo-benefício para pequenas empresas.

Tiny ou Bling: quais as diferenças?

Para escolher uma plataforma ERP, é importante conhecer e comparar as opções. Existem muitas opções — aqui, estamos apresentando apenas Tiny ou Bling —, com muitas funcionalidades semelhantes, mas alguns diferenciais podem se destacar.

Vamos agora comparar algumas características importantes de cada ferramenta:

Interface

Tiny e Bling são plataformas bastante intuitivas e simplificadas, para que qualquer tipo de cliente consiga usar. Logo abaixo, trouxemos imagens dos sistemas para você ter uma ideia do visual.

No Tiny, o menu aparece na vertical, com as opções visíveis por meio de ícones, que podem ser expandidos ao passar o mouse por eles. A interface é predominantemente cinza, com detalhes em roxo, de acordo com a marca da plataforma.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Já a plataforma do Bling apresenta um menu horizontal, cujas opções se expandem para baixo. O visual é predominantemente verde, de acordo com a marca.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, chat ou mensagem de texto, Email

Descrição gerada automaticamente

Painel

As duas plataformas apresentam um painel inicial, que traz um resumo das movimentações e resultados da loja. É um panorama para ter uma visualização rápida.

No Tiny, o painel apresenta alguns relatórios de vendas e desempenho, sendo que os pedidos realizados na loja nos últimos 7 dias é o destaque. É útil para avaliar a evolução da loja na última semana.

Gráfico

Descrição gerada automaticamente

Já no Bling, o painel inicial traz um resumo diário de emissões de notas fiscais, novos pedidos e novas ordens de serviços, lembretes na lateral esquerda, links de acesso rápido na lateral direita, além do monitoramento de espaço em disco utilizado. É um painel mais completo na comparação com o Tiny.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, chat ou mensagem de texto

Descrição gerada automaticamente

Perfil de cliente

Tanto o Tiny quanto o Bling podem ser usados por pequenos e médios negócios. No entanto, o Bling atende melhor as operações mais simples de e-commerce, com baixa complexidade e poucas variações de produto, que não exigem ferramentas tão robustas. Já o Tiny consegue atender melhor as empresas maiores, com operações mais complexas.

Financeiro

O módulo financeiro é um dos mais importante para um negócio. Por isso, vale a pena avaliar as diferenças entre as plataformas nessa área. Tanto Tiny quanto Bling oferecem controles de fluxo de caixa, demonstrativo de resultados do exercício, abertura e fechamento de caixa, emissão de boletos, além da emissão de notas fiscais.

Mas algumas funcionalidades exclusivas diferenciam as duas opções. Enquanto o Tiny tem uma ferramenta auxiliar para a formação de preços e uma calculadora de comissão, o Bling oferece uma interface de venda em balcão e a opção de abrir uma conta digital integrada à plataforma.

CRM

O Tiny oferece um módulo completo de CRM, que tem diversos recursos para otimizar o relacionamento com clientes. Já o Bling oferece apenas um cadastro de clientes, que é útil e valioso, mas contempla apenas parcialmente ao que um CRM oferece.

Portanto, se relacionamento é uma estratégia essencial para o seu negócio — e, no e-commerce, geralmente é —, o Tiny pode atender melhor a sua empresa nesse quesito.

Opções de planos

O Tiny oferece planos pagos que vão desde o “Iniciante”, para apenas 1 usuário e 50MB de armazenamento de banco de dados, até o “Grande”, para até 7 usuários e 2GB de armazenamento. São 4 opções de planos a partir de R$ 54,90 por mês, com opção de adicionar módulos e recursos extras.

O Bling oferece 5 opções de planos pagos e uma opção de plano gratuito — e esse é um dos seus principais diferenciais para quem está começando. É um plano simples, chamado de Níquel, com 3MB de espaço e sem emissão de nota fiscal, focado em pessoas físicas e MEI.

Já os planos pagos, que são chamados de Cromo, Cobalto, Mercúrio, Titânio e Platina, partem do preço de R$ 30 ao mês na assinatura mais básica, para até 2 usuários e 20MG de espaço. 

Custo-benefício

A avaliação do custo-benefício depende muito de negócio para negócio. Mas o que podemos afirmar é que o Bling tem opções mais em conta na comparação com Tiny, que pode oferecer melhores soluções para negócios de maior porte e de vendas mais complexas.

De qualquer forma, em vez de olhar apenas para o preço, é importante avaliar se o plano mais barato do Bling é capaz de atender às suas necessidades.

O que considerar para escolher entre Tiny e Bling?

Para escolher entre Tiny e Bagy, você deve dar atenção especial a algumas características e funcionalidades das plataformas. É importante:

  • Verificar se a ferramenta tem integração com a sua plataforma de e-commerce (se você já tem uma loja virtual);
  • Verificar se a ferramenta tem integração com os marketplaces que você usa (se você já vende em marketplaces);
  • Analisar se as funcionalidades da ferramenta atendem às características e necessidades do seu negócio;
  • Considerar se as opções de suporte e atendimento suprem as suas demandas;
  • Avaliar se os planos disponíveis cabem no seu bolso;
  • Analisar a reputação da empresa no mercado e experiências de outros clientes.
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Quais os cuidados com cada sistema?

Na hora de contratar Tiny ou Bling, é importante cuidar o seu cadastro. As duas plataformas permitem fazer um teste gratuito, o que é muito valioso para fazer a melhor escolha. Mas é preciso cuidar o prazo final do período de teste, para evitar uma cobrança indesejada.

Além disso, na hora de contratar e implementar a ferramenta, considere fazer um treinamento para uso da plataforma. Tanto Tiny quanto Bling oferecem muitos materiais e manuais para uso da ferramenta, mas um treinamento pode ser importante para saber explorar todos os recursos e alinhar os conhecimentos de todos os envolvidos.

Enfim, Tiny e Bling são duas ferramentas que estão entre as melhores opções de ERP para e-commerce. Neste artigo, trouxemos algumas características de cada plataforma, além de dicas para escolher a ferramenta ideal para a sua loja virtual.

Para escolher entre Tiny ou Bling, considere as funcionalidades e benefícios de cada plataforma e entenda se elas atendem às necessidades do seu negócio. 

A plataforma de e-commerce da Bagy, pensada para facilitar a criação e gestão da sua loja virtual, tem integração com as suas ferramentas. Conheça agora o app do Bagy e saiba como vender mais pela internet!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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