Gestão

Split de pagamento: o que é, para quem é indicado e como implementar no seu negócio?

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Split de pagamento é o serviço que divide, automaticamente, o pagamento realizado pelo cliente entre todos os envolvidos na transação, como vendedores, entregadores e intermediadores. 

O split de pagamento é uma daquelas soluções que se consolidou tão rapidamente no mercado que a maioria das pessoas a utiliza e nem se dá conta de que ela existe. 

A boa notícia é que essa ferramenta não é mais uma tecnologia restrita a grandes marketplaces e plataformas de serviço. Hoje, ela é acessível para negócios de todos os tamanhos e, geralmente, já vem embarcada nos gateways de pagamento das plataformas de e-commerce, como a Bagy

Neste artigo, não apenas explicamos como funciona o split de pagamento, como esclarecemos para quem ele é indicado e o jeito mais fácil de implementá-lo em sua loja online. É só seguir a leitura para conferir!

O que é split de pagamento?

O split de pagamento é, geralmente, um serviço oferecido como funcionalidade nas plataformas de pagamento (gateways, PSP ou subadquirente). Consiste, basicamente, em um mecanismo que divide o valor de um pagamento e repassa as partes de todos os envolvidos na transação, obedecendo acordos definidos previamente.

O split de pagamento, portanto, unifica o pagamento de produtos, comissões e taxas e depois transfere as partes a cada um dos recebedores envolvidos.

Dessa forma, temos, de um lado, o cliente, que conta com um meio de pagamento simplificado, e do outro, empreendedores, colaboradores, afiliados e prestadores de serviços, que contam com maior eficiência e segurança em seus pagamentos.

Sem esse serviço, ao fazer um pedido em um aplicativo de delivery, por exemplo, o cliente seria obrigado a fazer vários pagamentos em sequência, como a taxa de entrega do entregador, a taxa da plataforma e, então, o produto.

Como funciona o split de pagamento?

Para entender como funciona o split de pagamento, precisamos compreender que a maioria das transações financeiras realizadas no e-commerce e em outras plataformas na atualidade envolvem várias empresas e pessoas. Entretanto, nada disso é visível ao cliente final, que realiza um único pagamento que cobre todos esses players e vê um único vendedor na sua fatura.

O processo se desenrola da seguinte forma:

  • compra: o cliente compra um produto utilizando um meio de pagamento, como cartão de crédito, PIX ou boleto;
  • transação: o pagamento é processado para verificar a disponibilidade de valores e confirmar a operação;
  • regras do split: o sistema, então, calcula os valores referentes a cada uma das partes de acordo com regras definidas para a divisão;
  • split: os valores referentes a cada uma das partes são transferidos automaticamente para os envolvidos na hora ou em uma data definida.

As regras do split, salvo condições legais, podem ser personalizadas. Ou seja, cada loja ou plataforma define os repasses concedidos aos seus vendedores, fornecedores e demais parceiros, seja por porcentagem, seja por valores fixos. Além disso, o “split” (divisão) pode ser feito em dois momentos:

  • na mesma requisição: a divisão ocorre no ato da venda, ou seja, os parâmetros do split são enviados junto aos dados da compra;
  • split a posteriori: nesse caso, os parâmetros do split são enviados após a criação da transação.

Observe que o responsável pela operação de split atua como um intermediador, tratado como “marketplace”, de acordo com a nomenclatura do Banco Central. Essa tecnologia foi regulamentada em 2018 a fim de aumentar a transparência e a segurança nas transações com diversos participantes.

Como usar o split de pagamento?

Como dito, a maioria das ferramentas de pagamento online já contam com o split integrado. Aqui na Bagy, por exemplo, temos o BagyPay, que disponibiliza todos os meios de pagamento do mercado, não cobra taxa por saque (apenas à vista), tem as menores taxas para as lojas Bagy e conta com o melhor time de suporte do país.

Para utilizar o serviço, a primeira coisa a fazer é se cadastrar na Bagy, caso ainda não tenha uma loja conosco. Durante o processo, você se deparará com a opção para se cadastrar no BagyPay.

Se você já é cliente Bagy, mas não utiliza a BagyPay:

  • vá até o painel da sua loja;
  • clique em “Configurações”;
  • selecione “Pagamentos”;
  • clique em “Adicionar” no campo Gateways & Intermediadores e selecione BagyPay;
  • em seguida, selecione “Se você ainda não tem uma conta no BagyPay, clique aqui:”;
  • você será redirecionado para o site da Vindi (proprietária da solução) e, nele, deverá preencher os campos solicitados para concluir o seu cadastro;
  • ao fim do processo, você receberá um token de integração para inserir na sua conta Bagy e ativar o serviço.

No aplicativo Bagy Vendas, você pode ativar o BagyPay da seguinte forma:

  • acesse a seção “Ajustes”;
  • selecione “Integrações” e clique em Conta de Pagamento;
  • selecione BagyPay como método de pagamento;
  • informe as informações solicitadas.

Para quem o split de pagamento é indicado?

Agora que você sabe o que é split de pagamento, você sabe que essa solução interessa principalmente quem realiza transações com mais de dois envolvidos, ou seja, outros profissionais ou empresas, além do vendedor e do cliente. Entretanto, mesmo em transações simples, o split de pagamento pode ser útil. 

Confira, a seguir, as principais situações em que vale a pena utilizar esse serviço.

Marketplace de serviços

Empresas que disponibilizam plataformas intermediadoras necessitam do split para automatizar os repasses para seu caixa e para os vendedores cadastrados, bem como para operadores logísticos, serviços de Publicidade, entre outros.

Em um marketplace, por exemplo, um consumidor pode adquirir produtos de vários vendedores diferentes, mas, ao finalizar o pedido, realiza uma única transação. O split, então, se encarregará de repassar os valores para seus respectivos lojistas e demais envolvidos. 

Compras com mais de um vendedor

Quando as compras da loja são realizadas por diferentes vendedores ― como colaboradores comissionados ou afiliados ―, o split de pagamento é também necessário para automatizar e garantir o correto comissionamento da equipe.

O processo é semelhante ao do marketplace e vale para qualquer profissional ou empresa envolvida na operação.

Uso de dois cartões por um único cliente

Por fim, uma opção que interessa a todos. O split de pagamento viabiliza o uso de dois cartões diferentes por um mesmo cliente na mesma transação, permitindo que ele compre produtos que extrapolem o limite de um único cartão ou preserve o limite de um deles por alguma razão pessoal. É mais uma forma de pagamento que confere mais liberdade ao seu cliente.

Quais são as principais vantagens do split de pagamento?

No tópico anterior, destacamos quando vale a pena utilizar o split de pagamento. Agora, reunimos as principais vantagens que ele oferece para aqueles que o utilizam. Veja!

Automatização e transparência

O split simplifica a gestão financeira, garantindo a divisão justa da receita entre as partes envolvidas. Cada um dos envolvidos na transação recebe não apenas o pagamento devido, como também as informações sobre o pedido e um resumo de toda a operação.

A ferramenta também confere total controle no acompanhamento de pedidos e flexibilidade no ajuste de comissões e taxas, permitindo que o empreendedor foque em outras demandas do negócio.

Melhor gestão tributária

Um problema típico no pagamento de comissões é a bitributação (quando um mesmo imposto é cobrado duas vezes). Como o split de pagamento divide os valores no ato do pagamento, antes de passar pela conta da loja, evita-se qualquer possibilidade de bitributação.

Além disso, como toda a operação é automática, há maior segurança e agilidade na prestação de contas, com muito menos possibilidade de erros do que nas tradicionais agendas de recebíveis.

Conformidade com o Bacen

Como explicamos, o split de pagamento é um serviço que surgiu a partir da regulamentação desse tipo de operação pelo Banco Central. Realizar esse trabalho manualmente não apenas tomará muito tempo, como aumenta os riscos de erros nos procedimentos.

Ao implementar um serviço de split de qualidade, seu negócio fica em conformidade com as normas definidas pelo Bacen e evita possíveis irregularidades ou sanções capazes de prejudicar o seu negócio.

Melhor experiência para o cliente

O split simplifica a compra, unificando todas as transações necessárias. Tudo fica mais fácil e rápido para o consumidor, que nem sequer enxerga toda a operação por trás do checkout.

Como dito, o split também aumenta as opções de pagamento, permitindo que o cliente faça compras usando mais de um cartão. Na prática, isso faz com que as pessoas comprem mais e com mais frequência.

Podemos concluir que o split de pagamento é uma solução necessária para negócios que realizam transações com mais de um recebedor, bem como para lojistas que querem oferecer mais um meio de pagamento aos seus clientes.

Com o BagyPay, o gateway exclusivo dos lojistas Bagy, você pode ter esse serviço integrado ao seu e-commerce de forma simplificada, sem precisar entender de tecnologia ou contabilidade.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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