Pesquisar
Close this search box.

Gestão

Sistema de vendas: entenda como essa ferramenta pode ajudar o seu negócio a crescer

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Aprende o que é um sistema de vendar e como utilizar no seu negócio

Um sistema de venda é uma ferramenta que reúne diversas tarefas da sua empresa, como divulgação, atendimento, cadastro de clientes e controle de estoque, em um só lugar. Seus principais objetivos são profissionalizar o negócio e, ao mesmo tempo, simplificar o dia a dia do empreendedor.

Imagine ter total controle sobre tudo o que acontece na sua loja apenas acessando um site ou um aplicativo, na palma da sua mão… Pois é, essa é a grande promessa dos sistemas de vendas online.

Essas ferramentas ganharam ainda mais importância nos últimos anos com o crescimento da internet e de suas plataformas. As lojas virtuais hoje precisam estar em diversos lugares ao mesmo tempo (sites, chats, redes sociais, buscadores) e uma grande vantagem desses sistemas é que eles permitem que tudo isso seja integrado.

Não importa se alguém comprou algo no seu e-commerce ou se você fez uma venda direto pelo Instagram, por exemplo. Tudo é registrado em um só lugar, facilitando muito a gestão do seu negócio na internet.

Já pensou contar com toda essa comodidade? Pois saiba que nunca foi tão fácil contratar esses serviços, e neste artigo trazemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, inclusive dicas para escolher a ferramenta certa para sua loja. Vamos lá?

O que é um sistema de vendas?

Um sistema de vendas online, também chamado de sistema de gestão de vendas, nada mais é do que um software (um programa de computador) que nos permite gerenciar várias operações de marketing e vendas em um único ambiente virtual.

Em tempos de Transformação Digital, digitalizar processos é fundamental, o que significa que trocar a tradicional papelada por registros e tarefas digitais coloca a sua empresa em sintonia com as atuais necessidades do mercado.

Além de tornar a sua rotina mais prática, os sistemas de venda são uma forma muito mais precisa e segura de administrar a sua loja. Isso sem mencionar tudo o que você tem a ganhar em tempo e eficiência, uma vez que várias tarefas podem ser automatizadas dentro dessas plataformas.

Essa é, portanto, uma grande oportunidade de tornar o seu negócio muito mais moderno e profissional, fatores que fazem com que ele seja mais valorizado por seus clientes.

Quais são as principais funções de um sistemas de vendas?

As funcionalidades de um sistema de vendas podem variar muito de uma ferramenta para outra. Entretanto, a quase totalidade das plataformas atende, de alguma maneira, as necessidades que listamos a seguir.

Centralização e organização de informações

Como dito, é muito importante digitalizar as informações do seu negócio, principalmente se você pretende criar um negócio sólido na internet. Os sistemas de venda podem reunir em um só painel diversos dados relevantes, como:

  • número de acessos no site e em perfis nas redes sociais;
  • número de vendas;
  • faturamento;
  • inventário;
  • logística (rastreamento e entregas concluídas);
  • atendimento (via chat, e-mail e outros).

Outra vantagem é que a maioria dos sistemas permite segmentar essas informações em dias, semanas, meses ou anos. Dessa forma, você pode fazer um acompanhamento muito preciso do desenvolvimento do negócio e fazer comparações entre períodos, por exemplo.

Integração entre plataformas

Outra função muito importante dos sistemas de venda é integrar diferentes plataformas, como sites, redes sociais, marketplaces, mecanismos de pagamento e serviços de logística. Dessa forma, você tem uma verdadeira central de controle nas suas mãos e pode controlar toda a operação de vendas da sua loja em um mesmo ambiente.

Funil de vendas

Em marketing, chamamos o conjunto de etapas entre o primeiro contato com uma marca até o fechamento de funil de vendas. Esse processo é o caminho que o consumidor percorre ao longo do seu relacionamento com a empresa e que pode ser conduzido de maneira estratégica.

Os sistemas de venda nos permitem monitorar com bastante precisão essa jornada por meio de indicadores (como acessos ao site, interações, abandono de carrinho etc.). Entre várias outras funções, essas informações nos ajudam a criar estratégias certeiras para conduzir melhor os clientes até a compra e o pós-venda.

Embed Instagram [Funil de Vendas]: postagem do instagram

Atendimento ao cliente

Dando continuidade ao item anterior, é claro que quanto mais dados você tem sobre o consumidor, melhor você o conhece e melhor consegue atendê-lo. Tendo em vista que esse é um dos fatores que mais geram reclamações no mercado, essa é uma oportunidade de aprimorar sua estratégia de atendimento e também torná-lo mais humano.

Também vale destacar que os sistemas de venda podem integrar canais de atendimento de modo que você possa responder mensagens, comentários e outros tipos de contato no mesmo ambiente, sem precisar ficar se alternando entre os canais.

Monitoramento de marketing

Por fim, não há como falar em marketing e vendas nos dias de hoje, sem falar em pesquisa e monitoramento. A internet disponibiliza diversas ferramentas para estudarmos o comportamento e as preferências do público, o que nos permite descobrir o que funciona e o que não agrada a audiência.

Entre os serviços dessa categoria, merecem destaque os recursos disponibilizados pelas redes sociais e pelo Google, que estão entre os mais utilizados em todo o mundo.

Integrando esses serviços ao seu sistema de vendas, você terá, enfim, uma central completa para gerenciar o seu negócio de ponta a ponta. Do planejamento às obrigações diárias.

Quais as vantagens de ter um sistema de vendas online?

Já citamos vários fatores que deixam claro o quanto um sistema de vendas pode contribuir com as tarefas e com o crescimento dos negócios. Entretanto, é importante destacar os principais benefícios que esse investimento pode trazer nas diferentes esferas do empreendimento. Veja só!

Otimização de processos

Por definição, otimizar processos é tornar as condições mais favoráveis para obter o melhor desempenho possível em operações e tarefas. Em outras palavras, é fazer mais com menos, no intuito de desenvolver o seu negócio melhor e de maneira mais rápida.

Como empreendedora, você sabe que a rotina da sua empresa envolve diversos afazeres e cada um deles representa um custo de tempo, de dinheiro e até de saúde e disposição. Nesse contexto, o sistema de vendas é um poderoso instrumento para:

  • simplificar operações diárias;
  • diminuir etapas em processos;
  • dispensar tarefas repetitivas por meio da automatização de processos;
  • reduzir a fadiga e a ansiedade na organização dos dados do negócio.

Redução de custos

Os sistemas de venda, em geral, são ferramentas pagas. No entanto, nem de longe elas representam um “custo” para os negócios. Na realidade, elas são um investimento essencial capaz de, inclusive, reduzir despesas em diversas áreas.

Essa lógica parte da centralização das operações do negócio. Gerenciar várias tarefas em um só serviço sai muito mais barato do que contratar ferramentas específicas para cada uma delas.

Outro ponto importante é que ao simplificar a execução de várias responsabilidades da empresa, ela passa a depender de menos pessoas para funcionar. Dessa forma, você consegue tocar o seu empreendimento com uma equipe menor.

Melhor gestão de tempo

Ao se livrar de tarefas muito básicas que geralmente consomem muito tempo e disposição, o empreendedor e sua equipe conseguem gerenciar melhor o seu tempo e se dedicar mais à resolução de pendências e problemas mais importantes.

Além disso, com a visão e o controle de todos as operações do negócio, fica também mais fácil para o gestor orientar e costurar as relações entre os diferentes times envolvidos. Sendo assim, é possível alinhar a agenda da publicidade, das vendas, dos fornecedores e das transportadoras de uma forma que seja mais eficiente para todos.

Controle de leads e clientes

Você já sabe que o relacionamento da sua empresa com o cliente começa muito antes da venda e continua após a compra. Entretanto, acompanhar a evolução de todas essas pessoas manualmente é algo tão exaustivo quanto impreciso, concorda?

Mais uma vez, os sistemas de venda entram como uma ótima solução para guardar e gerenciar informações de maneira simples e confiável, especialmente de leads e clientes.

Os leads são seus contatos de venda, pessoas que ainda não compraram de você, mas demonstraram interesse pelo que você vende. Tendo um registro desses consumidores, podemos desenvolver ações para engajá-los e estimular a venda.

Os clientes, por sua vez, embora já tenham comprado, podem ser motivados a comprar mais ou a indicarem sua loja para outros. Sabendo quem são essas pessoas, você também pode criar estratégias ou campanhas direcionadas focadas em fidelização.

Aumento das vendas e do ticket médio

Gerenciando melhor o seu público e atendendo-o com mais cuidado e eficiência, o apreço por sua marca tende a crescer naturalmente. Caso mantenha essa postura e continue se esforçando ao máximo para entregar os melhores serviços e produtos aos seus clientes, o aumento das vendas é inevitável.

Os sistemas de venda, por si só, já oferecem muitas melhorias à experiência do consumidor, como facilidade em cadastros e pagamentos, atendimento mais ágil e maior eficiência na resolução de problemas.

Se o seu negócio já está rodando, provavelmente o primeiro sinal positivo que verá será o crescimento do ticket médio, o que significa que seus consumidores estão gastando mais com você. A satisfação dos clientes, por sua vez, contribui para a chegada de novos consumidores, pois sua marca passa a ser mais procurada e referenciada no mercado.

Maior credibilidade no mercado

E para deixar esta lista ainda mais completa, devemos citar um dos aspectos mais perseguidos pelos gestores, mas não mais do que pelos próprios consumidores: a autoridade.

Um sistema de vendas agrega seriedade e profissionalismo ao seu negócio. Ele demonstra que a sua empresa está comprometida em realizar um trabalho bem feito e de acordo com as atuais necessidades do mercado. Você ganha respeito no mercado e inspira maior confiança nos consumidores que se sentem mais seguros ao comprar seus produtos.

Como escolher um sistema de vendas para loja?

Antes de aplicar seu dinheiro em um sistema de vendas para sua loja, é melhor tomar alguns cuidados. Muitas empresas oferecem melhores condições de pagamento em planos anuais, e você certamente não vai querer se arrepender depois.

Saiba que nenhum serviço é perfeito em todos os aspectos, mas seguindo os conselhos, a seguir, você certamente encontrará aquele que mais combina com o seu negócio. Anote aí!

Considere o seu tipo de público

Há empresas que vendem para outras empresas (o que chamamos de B2B ou Business to Business), assim como empresas que vendem para consumidores finais (as chamadas B2C ou Business to Consumer).

Embora existam outras modalidades de comercialização, esses são os dois tipos mais comuns e você precisa saber muito bem em qual dessas duas esferas o seu negócio se situa: B2B, B2C ou ambos.

Vender produtos para outras empresas é muito diferente de vender produtos para pessoas físicas, e muitos sistemas de venda são desenvolvidos especialmente para uma dessas modalidades. Esse, portanto, deve ser o seu primeiro parâmetro de seleção.

Se você vende itens para ambos, existem soluções que oferecem funcionalidades para todos os tipos de público e que você deve dar prioridade. Já se você vende apenas para um desses grupos, ferramentas especializadas são a melhor escolha, pois serão mais intuitivas e contarão com um atendimento que entende melhor as suas necessidades.

Avalie as funcionalidades que a sua empresa precisa

Por falar em necessidades, já parou para pensar no que a sua empresa, realmente, precisa?

Podemos começar pelo porte do seu negócio. Se você tem um pequeno empreendimento no Instagram, por exemplo, não faz sentido investir rios de dinheiro em uma plataforma feita para atender gigantes varejistas, concorda?

Considere, então, os seguintes fatores antes de contratar uma plataforma:

  • tamanho da empresa: existem sistemas para todos os tamanhos de empreendimento, por isso, o ideal é usar aquele que melhor se encaixa às suas necessidades atuais e migrar para outro mais robusto apenas quando for necessário;
  • regime tributário: caso deseje integrar tarefas fiscais ao seu sistema de vendas, você deve escolher um que seja capaz de atender as regras de tributação referentes ao porte da sua empresa (MEI, ME, EPP etc.);
  • colaboradores: existem sistemas mais simples para pessoas que trabalham sozinhas, assim como soluções que trazem funcionalidades para o gerenciamento de pequenas, médias e grandes equipes;
  • setores abrangidos: você deve escolher um sistema que seja capaz de atender todas as áreas que deseja integrar na sua empresa (como marketing, vendas, estoque, logística, atendimento etc.);
  • ferramentas necessárias: pode variar de acordo com suas necessidades, mas geralmente são requeridas plataformas para criação de e-commerce, serviços de divulgação, recursos para monitoramento de redes sociais, entre outras.

Verifique as necessidades da sua equipe

Quem utilizará o sistema de vendas diariamente? Se for apenas você, fica um pouco mais fácil saber quais funções são realmente necessárias. Por outro lado, se precisa de uma plataforma para diferentes usuários, é importante conversar com seus colaboradores sobre os recursos que eles gostariam de ter e, também, o que seria dispensável.

Lembre-se que esse investimento é do interesse de todos, pois a rotina de toda a empresa será afetada pela implementação do sistema. Muitas ideias e soluções importantes para a operação do negócio podem passar despercebidas pelos gestores, por isso, é importante estudar os processos que serão afetados e, também, perguntar aos seus funcionários o que seria interessante ter em um sistema de vendas para tornar a empresa melhor.

Você certamente não gostará de contratar um serviço que só gera reclamação, muito menos pagar por uma plataforma repleta de recursos que pouco ou nada são aproveitados por seu time.

Leve em conta a facilidade de uso

Este tópico dialoga com o anterior, uma vez que a dificuldade de uso é, em muitos casos, a razão para deixarmos de aproveitar as funcionalidades de uma ferramenta digital.

Tenha em mente que se optar por um serviço muito complexo, certamente precisará investir no seu treinamento e no de seus colaboradores. Em alguns casos, pode ser necessário até contratar profissionais qualificados.

Se isso for possível e estiver dentro do seu orçamento e dos seus planos, tudo bem. Caso contrário, o que seria uma solução para o seu negócio se transformará numa baita dor de cabeça.

De maneira geral, os sistemas de vendas atuais são bastante simples de usar, mas é sempre bom testar antes de fechar o negócio. E não pense que a facilidade de uso se restringe à navegação e à configuração do serviço.

Outros fatores também influenciam a facilidade de uso, como requerimentos para instalação, meios de acesso e dispositivos compatíveis. E isso nos leva para o próximo tópico.

Dê preferência para serviços SaaS

SaaS, ou Software as a Service, significa “software como serviço” e é um tipo de programa que dispensa instalação e funciona totalmente online. Se tratando de sistemas de venda, esse modelo de prestação de serviço é muito vantajoso, pois deixa tudo mais prático e ainda te livra dos antigos problemas frequentemente enfrentados na instalação de softwares em computadores.

Sendo cliente de um empresa SaaS, basta acessar um site na internet para ter acesso à plataforma. É tão simples quanto acessar uma rede social ou qualquer outro endereço. E fica ainda melhor quando o serviço pode ser acessado pelo celular por meio de aplicativos, o que torna o gerenciamento do negócio mais seguro e muito mais fácil.

Cheque as possibilidades de integração com outras plataformas

Já falamos até aqui sobre a importância de garantir que o seu sistema de venda atenda as áreas do negócio que pretende integrar e as necessidades dos seus usuários. Além desses fatores, você também deve verificar se a plataforma que pretende contratar pode ser integrada às demais ferramentas que você utiliza, como serviços de pagamento, marketplaces e intermediadores logísticos.

Esse tema parece um pouco mais técnico, mas o site dos fornecedores geralmente cita os serviços que podem ser integrados, e muitos deles oferecem suporte para isso. Essa integração, na prática, nada mais é do que a troca de dados entre as plataformas, o que viabiliza a centralização das informações em um só ambiente.

Caso isso não seja viável para algum dos serviços que você utiliza, tenha em mente que será preciso migrar dados manualmente ou gerenciar dois sistemas simultaneamente. Isso pode afetar negativamente a experiência prometida.

Avalie a reputação da empresa e a qualidade do atendimento

Problemas acontecem e, especialmente no começo, é muito provável que você precise de alguma ajuda. Sendo assim, nada melhor do que contar com uma empresa que oferece um atendimento rápido, ágil e humano para te ajudar a lidar com qualquer frustração na sua gestão, certo?

As grandes empresas de tecnologia geralmente contam com muitos clientes, o que facilita analisar o desempenho delas no atendimento. Vale conferir avaliações de clientes nas redes sociais, nos buscadores e, principalmente, em sites especializados, como o Reclame Aqui.

Reclamações são algo natural nos negócios, sobretudo quando o público atendido pela organização é muito amplo. O que você deve se atentar é para problemas graves e que são muito recorrentes entre as queixas, além da capacidade das empresas de resolverem a situação.

Compare planos e encontre o melhor custo-benefício

Como dito, esse tipo de empresa costuma disponibilizar diferentes planos para seus usuários, geralmente oferecendo melhores valores para contratos de longa duração. Após escolher o serviço que mais se encaixa ao seu perfil de negócio, o que resta é decidir qual o melhor plano.

A regra aqui não muda. O ideal é escolher aquele que mais se adequa às suas necessidades, nem mais, nem menos, levando em conta também o custo benefício, o que, provavelmente, te conduzirá a um plano anual.

Se houver um período de experimentação, não deixe de testar antes de investir o seu dinheiro. E na dúvida, você pode entrar em contato com a empresa e pedir uma indicação. Essa, inclusive, é uma ótima forma de testar a qualidade do atendimento de antemão.

Como implementar um sistema de vendas online?

Por fim, resta saber como implementar um sistema de vendas na sua empresa, um processo que também pode variar muito de uma plataforma para outra. 

Em casos que envolvem integração com sistemas contábeis e fiscais, pode ser necessário algum apoio técnico, mas em plataformas voltadas para pequenos negócios, isso quase nunca é preciso ― e quando é, a própria empresa costuma oferecer apoio ao cliente.

Considerando, como exemplo, um sistema dedicado a lojas de pequeno porte ou que estão começando a vender na internet, o processo costuma se dar em 4 passos simples. Veja!

1º passo: configure seu sistema de vendas

Nos serviços mais intuitivos, essa configuração inicial se resume a um cadastro. O que você tem a fazer é apresentar as informações solicitadas (o que inclui dados pessoais e da sua empresa) e criar um login e senha, se ainda não tiver um.

Em relação às integrações, provavelmente será necessário logar em serviços externos ao longo do cadastro, mas nada que exija conhecimentos avançados. Basta seguir as orientações apresentadas e conceder as permissões necessárias.

2º passo: cadastre seus produtos

Finalizado o cadastro e as configurações, temos acesso ao painel do sistema de vendas onde podemos cadastrar produtos. Você precisará de fotos, descrições persuasivas, valores e demais informações relativas às suas mercadorias.

Quanto ao cálculo do frete, o ideal é que a plataforma seja integrada a algum serviço de intermediação, como o Melhor Envio, para que os valores de frete sejam definidos e adicionados ao pagamento automaticamente.

3º passo: monte sua loja online

Se o seu sistema de vendas oferece uma ferramenta para criação de loja virtual tudo fica mais fácil, especialmente se está dando seus primeiros passos.

Embed Instagram [por que investir em um e-commerce]: link postagem no Instagram

Os elementos básicos de um e-commerce são a logomarca, que geralmente fica no topo do site, e o layout, que é composto pelas cores e pela aparência geral das páginas. É importante que o estilo visual da sua marca já esteja definido e seja coerente ao que a sua empresa vende e acredita.

4º passo: comece a vender

Sistema configurado, produtos publicados e loja montada, tudo pronto! Agora é só esperar pelas vendas, certo? Não exatamente.

Na verdade, é agora que o trabalho realmente começa. Você precisa construir uma estratégia de divulgação para atrair os clientes certos para seus perfis e para o seu site. E quando eles começarem a aparecer, é aí que os recursos da sua plataforma entram em ação para que você possa conduzir esses consumidores de forma precisa e construir um relacionamento duradouro com eles.

O post está chegando ao fim e se há algo que você certamente percebeu é que não existe nenhum bicho de sete cabeças na implementação ou na gestão de um sistema de vendas. O mercado oferece soluções muito simples de configurar e utilizar, e essa é uma excelente forma de tornar o seu negócio muito mais eficiente e profissional.

Agora que você sabe como montar uma infraestrutura de vendas de alto padrão para sua loja, que tal conhecer a Bagy? Não perca tempo!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Crie agora a sua loja virtual

Atenção, lojista! A contagem regressiva começou!

Garanta loja pronta e tráfego pago nesta Black Friday! Se inscreva no grupo vip agora e pegue sua vaga!

Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Comece agora

Garanta loja pronta e tráfego pago nesta Black Friday!