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Venda Online

Repique de vendas: o que é e como ele pode aumentar as suas vendas

Imagem ilustrativa de repique de vendas.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O repique de vendas é uma estratégia que consiste em mostrar anúncios segmentados aos usuários que já interagiram de alguma maneira com a sua marca, seja por meio do site da loja online ou por outros canais — como as redes sociais.

Você provavelmente já visitou um site ou um e-commerce e, em seguida, começou a ver anúncios daquela marca em vários lugares da internet. Acertamos? Então você provavelmente foi alvo de uma estratégia de marketing conhecida como repique de vendas.

Se você nunca ouviu falar sobre esse assunto, não precisa se preocupar. Você está prestes a descobrir como essa técnica poderosa está transformando a maneira como as empresas se relacionam com o seu público e as vendas online.

Neste post, vamos explicar o que é o repique de vendas, quais são as suas vantagens, o investimento necessário para utilizar essa estratégia e muito mais. Acompanhe!

O que é o repique de vendas no e-commerce?

O repique de vendas é uma estratégia que consiste em mostrar anúncios segmentados aos usuários que já interagiram de alguma maneira com a sua marca — seja por meio do site da loja online ou por outros canais, como redes sociais, sites parceiros e até mesmo pelas ferramentas de busca.

Para simplificar, imagine que um visitante acesse o seu e-commerce. Quando ele realiza essa ação, o site — quando está configurado para essa estratégia — instala um cookie no navegador. Com isso, sua empresa passa a coletar os dados de navegação dessa pessoa.

Caso ele acesse uma página de produto, por exemplo, mas não finalize a compra, o repique de vendas permite que você consiga encontrá-lo depois ao acionar o cookie.

Por mais que isso pareça invasão de privacidade ou até mesmo uma perseguição, essa ação acontece somente mediante a autorização da pessoa. Ao entrar em um site, muito provavelmente você já encontrou com um botão que pergunta se você quer aceitar os cookies, certo? É exatamente para isso que ele serve!

A finalidade dos cookies em um site nada mais é que armazenar algumas informações, como IP, configurações personalizadas pelo usuário e os conteúdos que foram acessados.

Por conta de leis de proteção à privacidade, já é possível personalizar quais desses cookies podem ser instalados. Ou seja, o visitante pode aceitar todos eles, somente os necessários para a sua estratégia ou até mesmo não aceitar nenhum.

Os sites podem permitir a continuação do acesso normalmente ou dificultar a navegação do usuário quando ele escolhe recusar totalmente a instalação dos cookies. Mas, pode se tranquilizar que você não vai infringir a lei ao implementar essa estratégia na sua loja online, ok?

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Quais são as principais diferenças entre repique de vendas e remarketing?

Por mais que o repique de vendas e o remarketing sejam estratégias semelhantes — e ambas ofereçam muitos benefícios para qualquer negócio —, elas são constantemente confundidas. Mas, você precisa compreender quais são as diferenças entre elas para que a que você escolher — seja ela qual for — consiga entregar todas as vantagens que ela oferece.

O remarketing, por exemplo, é uma estratégia que também está relacionada a práticas para reengajar pessoas que estejam interessadas na sua marca, mas para chegar até elas utiliza o e-mail marketing.

Todos que fazem parte desse público já são leads ou até mesmo clientes. Ou seja, esse público já tem um interesse maior e mais claro nos produtos que a sua loja online tem a oferecer.

Imagine, por exemplo, que um desses clientes entra no seu site e navega pelas páginas. Ele chega até a selecionar e adicionar alguns produtos, mas abandona o carrinho e a compra antes de finalizá-la. Mais tarde, ele recebe um e-mail que o convida para concluir o pedido. Esse é, na prática, um exemplo clássico de remarketing.

no repique de vendas, como visto anteriormente, a estratégia é inserir anúncios personalizados em outros sites ou em ferramentas de busca para segmentar as pessoas que já visitaram sua loja virtual em algum momento da jornada de compra, mas que não concluíram as ações que a sua marca desejava. Esse rastreamento é feito por meio de cookies.

Quais são as vantagens do repique de vendas?

Como você pode imaginar, o repique de vendas oferece diversos benefícios para os negócios que decidem implementá-lo na estratégia de marketing. A seguir, você conhece alguns deles.

Auxilia na recuperação de clientes

Essa estratégia auxilia diretamente na recuperação de clientes por várias razões. Em primeiro lugar, ela permite que qualquer empresa exiba anúncios personalizados para essas pessoas, o que as faz lembrar dos produtos que visualizaram anteriormente — o que os incentiva a finalizar a compra.

Além disso, o repique de vendas permite que as empresas se comuniquem diretamente com os clientes de uma maneira que seja extremamente relevante para eles. Isso, por si só, já ajuda — e muito — na recuperação desses consumidores.

Ao invés de enviar vários anúncios genéricos para uma audiência mais ampla, a sua loja tem a oportunidade de utilizar as informações de comportamento dos usuários para personalizar anúncios que sejam específicos para cada cliente. Além de tornar a comunicação mais atraente, aumenta a probabilidade de conversão.

Fortalece a marca

O repique de vendas é uma ferramenta muito poderosa que pode aumentar ainda mais o conhecimento e o fortalecimento da sua marca no mercado. Isso porque ao exibir anúncios para as pessoas que já interagiram com o seu site, sua loja tem mais chances de ficar na mente dos clientes em potencial — e lembrá-los da sua personalidade e das suas ofertas.

Digamos que, por exemplo, você tem uma loja de produtos personalizados uma pessoa visitou o seu site para procurar um novo item. Ela navega pelas categorias por um tempo, mas por qualquer motivo que seja decide não fazer a compra.

Mais tarde, ela vê um anúncio do seu site ou do item específico que estava procurando enquanto navegava pelas redes sociais ou por outros sites.

Ver o anúncio faz com que essa pessoa se lembre da sua marca e do interesse que tinha no produto em questão — o que aumenta as chances de voltar ao seu site e fazer a compra. Esse aumento de conscientização e de reconhecimento pode ter um grande impacto nos esforços de marketing da sua loja.

Ao manter a atenção desses clientes em potencial, o seu negócio pode fortalecer a imagem da marca e criar fidelidade, o que pode incentivar compras repetidas e, consequentemente, levar ao aumento da receita e do crescimento da empresa.

Ajuda a entender o comportamento dos consumidores

A estratégia de repique de vendas ajuda o seu negócio a entender melhor o comportamento dos consumidores porque permite que você rastreie as atividades dos usuários na internet e utilize essas informações para criar estratégias de marketing mais eficazes.

Ao implementá-lo, é possível coletar diversos dados sobre o comportamento do público, como as pesquisas que fez no seu site, as páginas visitadas e até mesmo os produtos que foram visualizados ou adicionados no carrinho de compras.

Todas essas informações podem ser utilizadas para criar anúncios muito mais personalizados que consigam atender às preferências e necessidades específicas dos visitantes.

O repique de vendas também permite que a sua empresa avalie o sucesso das estratégias de marketing e publicidade e façam os ajustes necessários com base nos resultados obtidos e no comportamento dos consumidores.

Se uma campanha específica não estiver gerando vendas ou conversões, por exemplo, é possível fazer ajustes para melhorar o desempenho dela e alcançar as metas traçadas.

Qual é o investimento para fazer um repique de vendas?

A resposta direta para essa pergunta é: depende! Isso porque existem diversas variáveis que devem ser levadas em consideração, como os canais em que a estratégia será veiculada, quanto dinheiro a sua empresa dispõe para investir no momento e se o custo será baseado em CPM (Custo Por Mil impressões) ou por CPC (Clique por Clique).

Tenha em mente que para fins de acompanhamento de interesse e métrica, o CPC pode ser a melhor opção, visto que é possível comparar a taxa de cliques com a conversão de vendas decorrentes do repique. Além disso, alguns anúncios só são cobrados se houver um clique, o que torna o ROI (Retorno Sobre Investimento) mais interessante.

Além dos custos com a publicidade em si, a criação dos anúncios personalizados também pode aumentar o investimento que precisa ser feito.

A sua marca pode, por exemplo, contratar redatores especializados, designers gráficos e outros profissionais para criar anúncios mais eficazes e atrativos. O custo dessa produção pode variar de acordo com a complexidade do trabalho e com o profissional escolhido.

A sua loja virtual também pode contar com ferramentas de repique de vendas para ajudar no gerenciamento das campanhas. Mas, lembre-se que o custo delas pode variar e tudo depende dos recursos oferecidos e da complexidade das tarefas que precisarão ser realizadas.

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De uma maneira geral, o investimento para essa estratégia pode ser alto ou baixo e tudo vai depender das escolhas da sua empresa e do orçamento disponível. É importante, porém, lembrar que ela pode ser extremamente eficaz para aumentar o ROI e as conversões do negócio.

O ideal é que você realize um planejamento estratégico e defina um orçamento adequado que atenda tanto às suas necessidades quanto aos objetivos do seu negócio.

O repique de vendas, como você pôde perceber, é uma estratégia que pode entregar diversos benefícios para a sua loja virtual. Por meio de anúncios específicos para quem já visitou o seu site e saiu sem comprar, ele permite que você fortaleça a sua marca na mente dessas pessoas e que consiga fazer com que elas possam voltar e finalizar a compra.

Gostou desse assunto e quer receber mais conteúdo como esse? Com as nossas dicas para lojistas você fica por dentro de tudo o que é mais relevante para o seu negócio e para as suas vendas!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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