A Shopee possui uma política de reembolso que ajuda lojistas e clientes a seguirem regras para que a devolução do produto e retorno do valor aconteça de forma justa para as duas partes.
Para quem consome produtos pela internet, é realmente frustrante quando a mercadoria não é exatamente aquilo que esperamos, certo? Para essas situações é fundamental contar com uma boa política de troca. Por isso, agora nesse artigo, você vai aprender a trabalhar com a política de reembolso da Shopee de forma prática e definitiva.
Esse grande marketplace conta com uma ótima política de rastreamento mas, caso você enfrente qualquer problema quando for receber suas compras, saiba que existem formas simples para resolver. Siga este artigo até o fim e saiba como!
Como é a política de reembolso da Shopee?
A política de reembolso da Shopee é bastante intuitiva e de fácil acesso para todos. Existem alguns critérios que vão te ajudar a saber se o seu produto é passível de troca. Se o seu item chegar danificado, com alguma especificação errada, defeito de funcionamento ou fabricação, você pode pedir o benefício.
Importante: tenha sempre atualizado o seu cadastro na Shopee. Ter um endereço de recebimento recente e os dados bancários em dia facilita bastante a operação de pedir reembolso na Shopee. Lembre-se, também, de confirmar o recebimento do seu pedido quando todas as questões de reembolso tiverem sido resolvidas.
A Garantia Shopee permite que o dinheiro que você pagou pelo seu produto só seja liberado ao vendedor quando toda a operação for concretizada. Portanto, preste atenção aos detalhes do seu produto quando ele chegar e certifique-se de confirmar o recebimento do item quando tudo estiver resolvido.
Caso o motivo para o reembolso seja algum defeito de fabricação ocorrido em 30 dias, um time de análise da Shopee irá analisar a situação para verificar o reembolso na Shopee.
Veja agora como pedir o reembolso na Shopee.
Como pedir um reembolso na Shopee?
Veja agora em seis passos simples como devolver um produto na Shopee e garantir seu reembolso dentro do marketplace.
Passo 1
Para começar, vá até o aplicativo da Shopee em seu celular e procure pela aba EU. Ela fica à direita da tela. Depois, clique em Minhas Compras. Em seguida, vá em A Receber. Nesse local, acesse os pedidos que estão para serem entregues para você.
Passo 2
Clique no pedido para o qual você deseja pedir o reembolso na Shopee. Após isso, vá em Mais Detalhes. Na parte inferior, há a opção Pedido de Reembolso. Então, escolha essa opção para fazer a solicitação de troca ou devolução do valor investido.
Passo 3
Em seguida, procure pela opção Selecionar Motivo. Este é o momento de você descrever porque está fazendo a solicitação de reembolso na Shopee. Tente descrever bem toda a situação. Feito isso, vá para a próxima etapa.
Passo 4
Agora, procure pela opção Adicionar Foto. Desse modo você consegue enviar uma imagem que explique o motivo exposto no passo anterior. Você pode escolher uma foto de seus arquivos ou tirar uma foto nova, capturada na hora em que estiver fazendo a solicitação.
Logo após, vá para a opção Check, disponível ao lado da foto. Logo após, vá novamente ao ícone no canto superior da sua tela e confirme.
Passo 5
Após adicionar a foto na etapa anterior, coloque uma descrição que explique detalhadamente o que aconteceu. Lembre-se: quanto mais detalhes forem enviados para avaliação, mais fácil será o pedido de reembolso na Shopee. Confirme se tudo está certo, endereço, dados bancários e e-mail e escolha a opção Enviar.
Passo 6
Após pedir o reembolso na Shopee, você pode acompanhar o status de sua solicitação na parte Detalhes do Pedido. Após chegar nessa opção, seleciono o pedido sobre o qual deseja receber informações sobre reembolso e fique atento às informações fornecidas pela Shopee.
Quando o reembolso pode não ser aceito?
Viu? Pedir o reembolso na Shopee é um processo simples, fácil e rápido. O time de análise costuma responder em até 72 horas. Caso você deseje a troca do produto, o tempo de frete pode variar de acordo com o local do remetente. Se você optar pelo reembolso, ele pode vir na próxima fatura do seu cartão de crédito.
Mas, saiba que existem algumas situações em que o pedido de reembolso na Shopee não é aceito. Saiba quais são essas situações para continuar aprendendo como pedir o reembolso na Shopee de maneira prática e definitiva.
Pagamento não confirmado
O pedido de reembolso na Shope só pode ser feito após confirmação do seu pagamento. Portanto, fique atento a esse detalhe importante quando for executar essa operação.
Desistência de compra
Outra situação em que o reembolso na Shopee não é aceito é quando existe a desistência de compra. Nesse caso a plataforma se reserva ao direito de não realizar a transação de pedido de reembolso na Shopee.
Retorno não realizado pelo comprador
Caso a Shopee ou o vendedor façam alguma requisição e esta não seja respondida dentro do prazo, o pedido de reembolso dentro da Shopee é automaticamente desconsiderado. O solicitante pode recomeçar o processo, caso seja do interesse do cliente.
Produtos pessoais
É importante saber que produtos pessoais, itens para adultos, roupas íntimas ou de banho, compras feitas na categoria mercearia ou dentro da aba de produtos perecíveis não podem ser trocados, tão pouco se beneficiar da política de reembolso na Shopee. Portanto, fique atento para essas exceções.
Quais os prazos para receber o reembolso?
Para saber como pedir o reembolso também é importante entender sobre os prazos dessa operação. O pedido de reembolso, por exemplo, pode ser feito em até sete dias úteis. Após o pedido, o prazo de resposta é de um dia útil.
O prazo de pagamento pelo reembolso pode variar de acordo com o método de pagamento. Os pedidos feitos via cartão de crédito podem vir em até duas faturas e os pagamentos feitos por boleto ou PIX podem cair em sua conta bancária no prazo de até 5 dias úteis.
Esteja seguro de que seus dados bancários e endereço estejam sempre atualizados para que pedir reembolso na Shopee seja sempre uma operação simples e confiável.
Loja virtual com integração de marketplace na Bagy
Vender em Marketplaces é uma opção facilitadora e de alto alcance para lojas virtuais. Por essa razão, muitos empreendedores utilizam essas plataformas para aumentar as vendas e reforçar a presença online.
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Os Marketplaces com integração direta na Bagy são:
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- No canto superior, do lado esquerdo da tela, selecione a opção “Marketplace”;
- Escolha uma das plataformas disponíveis no canto esquerdo da tela;
- Tenha em mãos as seguintes informações antes de autenticar:
- Conta de vendedor na plataforma desejada;
- Formas de pagamento, regras de aprovação e recebimento de valores, serão de acordo com o marketplace selecionado;
- Os métodos de envio seguem o marketplace;
- Regras de comissão são cobradas de acordo com o marketplace escolhido;
- Realize a autenticação da sua conta de vendedor da plataforma escolhida;
- Importe os produtos já cadastrados no marketplace selecionado;
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