O post de promoção é um tipo de anúncio feito com a intenção de divulgar um produto, uma ação em uma data específica ou qualquer novidade que precisa ser anunciada. É uma ótima estratégia de vendas que reforça ainda mais a presença de uma marca à frente da concorrência.
Ao visitar uma loja física, você já deve ter se deparado com um cartaz com algum anúncio, certo? Eles são utilizados para anunciar todo tipo de informação importante e relevante para os frequentadores do local. Mas, como é possível fazer isso para a sua loja online? A resposta é com um post de promoção.
Para que esse tipo de estratégia seja eficiente, porém, é preciso fazer um bom planejamento com objetivos bem definidos. Por esse motivo, neste post trouxemos algumas dicas de como você pode fazer o seu próprio post de maneira efetiva e estratégica. Confira!
O que é um post de promoção?
O post de promoção é um tipo de anúncio que replica o uso dos cartazes físicos no ambiente digital feito com a intenção de divulgar um produto, uma ação em uma data específica ou qualquer novidade que um lojista achar que precisa ser anunciado. Geralmente, ele é exibido nas páginas principais de lojas online ou nas redes sociais, como o Instagram.
Na imagem acima, podemos ver como uma ótica aproveitou bem o espaço disponível do anúncio para elencar as principais informações da promoção em questão.
Quando são bem desenvolvidos se tornam verdadeiros diferenciais, já que são capazes de criar um grande destaque frente à concorrência. Além disso, são econômicos e versáteis, já que é possível criar um layout base e utilizar quantas vezes quiser com as informações de outras promoções. Aqui, só é preciso tomar cuidado para não deixar tudo muito repetitivo. Mudar alguns elementos pode fazer toda a diferença.
No post de promoção acima, é possível notar que o destaque do anúncio vai para o desconto progressivo oferecido pela loja.
Qual a importância de criar promoções para a loja?
Um cartaz de promoção tem como a função principal lembrar o cliente sugestivamente de que ele esteja precisando de algo que a sua loja comercializa ou possa precisar do produto em destaque no futuro. Então, ele divulga, informa e também interage com as pessoas — já que conecta a oferta anunciada ao público-alvo.
Dito isso, ele também tem o poder de despertar o interesse na compra de um produto específico ao invés de outro, além de trazer novos compradores para a sua loja simplesmente pelo fato de ter conseguido atraí-los por meio da informação que foi divulgada. Sendo assim, lembre-se sempre de que os cartazes — ou posts — são ferramentas importantíssimas em uma estratégia de venda.
Por que criar um cartaz de promoção para a sua loja?
Existem diversos benefícios que um cartaz ou post de promoção pode oferecer para a sua loja. O maior deles é atuar como o maior meio de divulgação de um produto ou de uma promoção, por exemplo.
Outra vantagem em utilizar esse tipo de estratégia é que, de fato, ela ajuda a aumentar as vendas. Além disso, também ajuda a consolidar não só a identidade visual da loja, mas o negócio como um todo — já que ela está diretamente ligada em como a marca se relaciona com o público.
Quais informações não podem faltar?
De uma maneira geral, você pode incluir qualquer informação que você julgar necessário no seu cartaz de promoção. Desde que faça sentido para o seu público e a mensagem seja passada de maneira simples, clara e objetivo, não tem erro.
Existem algumas informações mais gerais, portanto, que podem fazer com que o seu post de promoção se torne mais atrativo e mais informativo. Entre elas, é possível citar:
- o preço do produto em destaque;
- o total de desconto, se esse for o caso;
- formas e condições de pagamento — não precisa listar todas, mas somente as que sejam mais atrativas para o seu cliente;
- período em que a promoção é válida.
Além disso, se você for utilizar alguma imagem, é preciso que ela esteja em uma ótima resolução. Caso contrário, não chamará a atenção do seu público e pode fazer com que a sua promoção passe batido.
Como criar um post de promoção incrível?
Agora que você já sabe o que é um cartaz de promoção e a importância de criar um para a sua loja, chegou a hora de descobrir como fazer isso na prática. A seguir, confira algumas dicas.
Defina os objetivos
O primeiro passo não poderia ser diferente, já que para qualquer estratégia de vendas, o sucesso está no planejamento antecipado e na definição dos objetivos gerais. Então, antes de qualquer outra coisa é preciso pensar por que você deseja realizar essa promoção específica e listar todos os motivos para que os demais passos fiquem mais claros.
Depois, você pode aproveitar para estipular uma meta geral e definir as métricas. Assim, poderá medir se a sua ação corresponderá com as expectativas que você determinou para as vendas assim que elas começarem.
Tenha o público-alvo bem definido
Para que uma promoção tenha pleno sucesso, é necessário que todo o seu desenvolvimento seja pensado para fazer sentido para o público e, além disso, para que ele seja alcançado de forma bastante fácil. Para isso, você terá que definir quem serão essas pessoas.
Algumas perguntas que podem auxiliar nessa etapa são:
- Esse público-alvo é formado por novos clientes?
- Serão antigos consumidores que não compram da loja já a algum tempo?
- Esses compradores seguem um perfil específico ou não?
Com esses questionamentos, ficará muito mais fácil decidir a persona dessa campanha. Depois disso, é só direcionar todos os recursos da criação da promoção para esse grupo de pessoas — inclusive a linguagem que será utilizada.
Use frases chamativas
Nós sabemos que uma promoção é boa de verdade quando uma das frases dela — ou até mais — são chamativas o suficiente para permanecer na cabeça das pessoas e, em alguns casos, até fazer com que elas as fiquem repetindo. Por isso, uma boa dica é elaborar uma para o seu cartaz.
É claro que não é necessário ser um gênio criativo da publicidade para isso. O que você pode fazer é buscar por algumas inspirações de promoções que você gosta e tentar reescrever as frases que você mais achou chamativa de um jeito que combine com a sua marca. Aqui, é preciso frisar que a proposta não é copiar as promoções que você mais gosta, mas apenas se inspirar nelas.
Atente-se à gramática
Por mais óbvia que essa dica possa parecer, nunca é demais reforçar: é preciso ter muita atenção com a escrita dos cartazes de promoção. Os erros gramaticais são inadmissíveis porque, além de abrir margem para confusão dos clientes, podem prejudicar a credibilidade da sua loja.
Dito isso, uma dica é revisar várias vezes o que foi escrito no cartaz antes de postá-lo nas suas redes. Caso você tenha criado o texto ou tenha alguma dúvida específica, pode pedir para outra pessoa ler e fazer essa última revisão ou até mesmo pesquisar na internet.
Use as ferramentas certas
Fazer o layout — ou a arte em si — de um cartaz de promoção pode parecer uma tarefa bem difícil, principalmente para quem não é designer ou entende do assunto. A sorte é que hoje em dia já existem algumas ferramentas gratuitas e online que tornam esse trabalho mais fácil.
Uma dessas opções é o site e aplicativo Canva, que permite que você customize diferentes tipos de material, como folders, apresentação de slides, os cartazes propriamente ditos e até mesmo posts para redes sociais. Com ele, é possível criar todo o layout do zero ou optar por modelos prontos e editáveis fornecidos por ele.
É claro que se você entender de outras ferramentas, como as disponibilizadas pela Adobe, pode criar artes até mais elaboradas e com mais recursos. O que você não pode fazer é deixar de criar uma ótima promoção porque acha que não conseguirá dar conta da parte do layout.
Coloque o post em destaque
Se a sua loja fosse em um espaço físico, o melhor lugar para colocar o seu post de promoção seria na vitrine, certo? Quando pensamos nesse tipo de estratégia, precisamos chamar a atenção das pessoas logo de cara. Mas e o que fazer quando a sua loja é online?
A dica para a sua loja virtual é fazer essa divulgação em páginas de destaque, como a Home do seu site. Por ser o primeiro contato dos seus visitantes como seu espaço online, as chances de convertê-los em clientes com um banner em espaços desse tipo são bem maiores do que em outras páginas.
Adote estratégias de divulgação
Depois de criado, chegou o momento de divulgar o post de promoção para que todos os seus clientes saibam sobre ela. Além de colocá-lo em destaque no seu próprio site, pode utilizar as redes sociais da sua marca ao seu favor.
Como o marketing no Instagram está em alta no momento, você pode aproveitar e colocar o cartaz da promoção como um post no seu feed, em um formato apropriado para os stories e até utilizar o botão de promoção para que ele chegue até outras pessoas. Se você utilizar outras redes sociais, inclua todas elas nessa divulgação também, além do próprio WhatsApp.
Como escolher o tipo de promoção?
Existem alguns tipos diferentes de promoção que você pode fazer para a sua loja virtual, onde cada uma delas oferece um tipo de vantagem ou desconto diferente. Entre elas, as mais comuns são:
- desconto progressivo — o cliente ganha uma porcentagem de desconto se levar dois itens e esse número vai aumentando conforme ele comprar mais produtos;
- frete grátis;
- leve 3 e pague 2;
- cupons de desconto para a próxima compra;
- liquidação de produtos — uma ótima estratégia para trocas de coleção ou algo do tipo.
Aqui, é preciso lembrar que a promoção em si precisa fazer sentido não só para a sua marca quanto para o público que você deseja atingir com ela. Por isso é tão importante fazer a pesquisa no começo da criação das estratégias.
Quais os erros a serem evitados?
Erros podem acabar com a credibilidade de qualquer empresa, principalmente os que são cometidos em cartazes de promoção, já que os clientes estarão tão interessados nas informações contidas neles que qualquer deslize será notado. Por isso que frisamos bastante a atenção aos erros ortográficos anteriormente, mas não é somente neles que você precisa prestar atenção.
Entre os principais deslizes que precisam ser evitados estão as informações sem sentido ou as que não condizem com a realidade. Entre elas:
- preços enganosos;
- preço com dois valores para o mesmo item;
- promoções em que o preço atual seja maior que praticado anteriormente.
Esses deslizes podem acontecer por simples falta de atenção, então é bom atentar-se sempre para que você ou a sua marca não os cometam.
Viu só como você pode criar um post de promoção com eficiência e que traga bons resultados? É só se lembrar de sempre ter o público-alvo em mente no momento da criação, usar frases chamativas, tomar cuidado com erros gramaticais e outros pequenos deslizes que o cartaz que você criar trará ótimos resultados para a sua loja!
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