O Pagar.me é um facilitador de pagamentos online completo. Ele oferece diversas soluções para clubes de assinatura, marketplaces e lojas virtuais que precisam receber pagamentos online.
Para quem vende online, oferecer diversas formas de pagamento pode aumentar o número de vendas de maneira significativa. Para isso, contar com uma solução que ofereça tudo isso e muito mais em um único lugar é essencial e ela já existe: o Pagar.me.
Se você deseja descomplicar o processo de compras para os visitantes da sua loja online e atrair novos clientes, oferecer segurança e praticidade nas transações de pagamento é essencial — além de ser uma ótima estratégia.
Por este motivo, neste post mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o Pagar.me e como ele pode ajudar. Confira!
O que é o Pagar.me?
O Pagar.me é um facilitador de pagamentos online completo. No mercado desde 2013, pertence ao grupo Stone Co. e é indicado para clubes de assinatura, marketplaces e lojas virtuais no geral que precisam receber pagamentos online.
Essa ferramenta oferece diversas formas de pagamento para você oferecer ao seu cliente, como boleto bancário, pagamentos digitais — como o PIX —, cartões de débito e de crédito em diversas bandeiras — Mastercard, Visa, Elo, Hipercard, American Express e várias outras. Também são aceitos cartões internacionais que tenham sido emitidos no Brasil.
Como funciona?
O funcionamento do Pagar.me se dá por meio de dois serviços: o de Gateway e o de PSP (Provedor de Serviços de Pagamento). O primeiro deles funciona como uma ponte entre bancos, adquirentes — as credenciadoras — e os lojistas.
O gateway da Pagar.me é totalmente customizável e permite que você consiga conectar a sua empresa com os principais adquirentes do mercado, como a Cielo, a Rede e a Stone, entre outras. Ou seja, ele oferece uma experiência extremamente personalizada e focada somente no seu negócio.
Já o PSP da empresa reúne todas as vantagens do gateway com os de um sub adquirente — ou seja, um intermediador de pagamentos que facilita o processo de compra e o torna menos burocrático, como o PagSeguro e o Mercado Pago. O Pagar.me é pioneiro dessa tecnologia no Brasil.
Para quem o Pagar.me é indicado?
O Pagar.me é indicado para diversos tipos de negócios e conta com soluções para cada um deles. Confira quais são eles a seguir!
Lojas virtuais
Com essa ferramenta, as lojas virtuais recebem uma conexão simples entre elas e as operadoras de cartão. Além disso, a sua utilização é fácil e transparente para o cliente. Por permitir diversos meios de pagamento, pode influenciar positivamente o índice de conversão do seu negócio — já que trabalha com transparência tanto para quem compra quanto para o banco e a bandeira do cartão.
Se você quer utilizar o Pagar.me na sua loja online, é preciso que os produtos que você comercializa façam parte dos segmentos permitidos pela ferramenta e que algumas regras estejam bem definidas, como:
- políticas de troca — ou seja, com os direitos e deveres na troca bem definidos, além do prazo e o contato;
- políticas de cancelamento e de arrependimento com prazo, contato e política de ressarcimento do produto estabelecidos;
- políticas de entrega.
Marketplaces
A tecnologia PSP do Pagar.me é ideal para marketplaces. Isso porque esse sistema permite que você gerencie o pagamento de diferentes fornecedores, além de configurar porcentagens e até mesmo outros valores para os vendedores.
O Pagar.me é a maneira mais completa de gerenciar a operação dos marketplaces e de pagar os recebedores da loja online. Por meio dele, é possível, por exemplo, criar regras de split para automatizar o fluxo do dinheiro e a responsabilidade financeira sobre eventuais chargebacks. Com isso, é possível manter o processo transparente desde o começo da operação e evitar bitributação.
Clubes de assinatura
Os clubes de assinatura são ideais para aquelas pessoas que buscam por praticidade e que gostam de serem surpreendidas por novidades. Esse tipo de negócio também é excelente para criar um relacionamento entre uma marca e o cliente, porque é garantia de fidelidade.
O Pagar.me permite a criação de planos personalizados para a realidade de cada negócio e faz a cobrança dos clientes com a periodicidade que for mais adequada para a empresa. Por meio dele, é possível receber por cartão ou boleto com um sistema que tanto gerencia todo o fluxo de cobrança quanto faz a gestão de inadimplência de maneira automatizada.
Quais as vantagens do Pagar.me?
Essa ferramenta, como você pode imaginar, oferece diversas vantagens tanto para o seu negócio quanto para os seus clientes — que principalmente contam com mais segurança para realizar pagamentos no seu site. Confira, a seguir, quais são elas!
Diversidade de formas de pagamento
O Pagar.me oferece diversos meios de pagamento para que o seu cliente possa realizar as compras dentro do seu site. As opções incluem cartão de crédito, boleto bancário, PIX, cash — para pagamentos personalizados, como em dinheiro, pontos ou em créditos — e checkout, com o envio de um link para o cliente efetuar o pagamento.
Os clientes gateway contam com ainda mais formas de pagamento. Eles podem oferecer opções de cartão de débito, voucher — que são cartões de benefícios disponibilizados por empresas, como VA e VR —, cartão private label e o SafetyPay, uma solução de integração única que permite a transferência entre contas com diversos bancos.
Transparência
Todos os processos do Pagar.me são transparentes e isso se reflete principalmente no checkout, já que o seu cliente será impactado diretamente. Por meio dele, quem realizar uma compra na sua loja consegue finalizar a compra e realiza o pagamento dentro do seu próprio site — não é redimensionado para o da ferramenta.
Esse recurso é um dos responsáveis pela diminuição da taxa de carrinhos abandonados. Isso porque os consumidores sempre preferem realizar o pagamento do pedido no mesmo site em que escolheram os produtos e fizeram a compra.
Além disso, o checkout transparente garante uma experiência de compra muito melhor. Isso só é possível por meio de uma finalização bastante simples e rápida sem a necessidade de qualquer redirecionamento externo.
Conciliação de boletos
Para facilitar ainda mais as operações financeiras, o Pagar.me oferece o serviço de conciliação automática de boletos — em que a tripla conferência com adquirente, banco e gateway não se mostra necessária. Na ferramenta, os valores já vêm conciliados, o que dispensa o time financeiro de ter o trabalho de realizar o comparativo entre os dois arquivos.
A integração, que é feita via API, permite que essas informações sejam conciliadas automaticamente com o relatório que é emitido pelo banco. Depois de consolidadas, elas podem ser exportadas direto do dashboard. Aqui, vale frisar que o Pagar.me consegue identificar discrepâncias com uma margem mínima de erro.
Gestão de cobranças recorrentes
Para aqueles negócios que trabalham com o modelo de pagamento recorrente, as funcionalidades do Pagar.me são bastante atrativas. Com elas, é possível personalizar as assinaturas e gerenciar todas elas por meio de um painel bastante intuitivo e simples.
Quando o empreendedor define o tipo de assinatura ideal para as suas vendas, pode planejar as cobranças e escolher em qual periodicidade elas serão enviadas. As mais comuns nesse tipo de negócio são as de 30, 60 ou 90 dias.
Caso o pagamento não tenha sido aprovado em uma primeira tentativa, o lojista não precisa se preocupar. Isso porque a plataforma conta com uma funcionalidade chamada de “retentativa inteligente” que continua enviando as cobranças para o cartão de crédito cadastrado ou os boletos bancários para o e-mail do cliente. Tudo isso para garantir o maior número de aprovações.
Antifraude
Essa ferramenta oferece um sistema de antifraude integrado. Ele é responsável por analisar todos os pedidos da sua loja online e por identificar as compras suspeitas. Assim, protege o seu negócio de ataques cibernéticos.
Com esse recurso, você pode realizar vendas de uma maneira muito mais segura e eficiente — já que não vai precisar contratar um sistema antifraude de terceiros, o que faz com que o custo-benefício do Pagar.me seja ainda maior.
Aqui, é preciso frisar que você ou os seus vendedores não terão acesso ao motivo específico que fez a compra ser bloqueada. A negativa, entretanto, pode estar relacionada a diversos fatores, como número de tentativas consecutivas de pagamento, valor do ticket, informações do cartão de crédito e histórico do comprador.
Essa funcionalidade, aliás, também conta com o alerta de fraude. Ele é um aviso repassado pela operadora de cartão de crédito quando existe mais de 95% de chances de uma transação ser fraudulenta. Quando isso acontece, o Pagar.me opta por cancelar a compra em vez de arriscar na aprovação e fazer a sua loja sofrer com estornos e futuros chargebacks.
Chargebacks
Outra preocupação recorrente de quem tem uma loja online são os chargebacks. Em outras palavras, eles são as contestações de compra feitas pelos clientes. As bandeiras de cartão de crédito costumam atribuir alguns códigos para os motivos deles acontecerem.
Os mais comuns são:
- erro de processamento;
- erro de autorização — e fraude;
- desacordo comercial.
Nessas situações, dependendo do motivo, você precisará apresentar alguns documentos e formalizar a representação para que o valor da compra possa ser recuperado posteriormente. Para evitar esses chargebacks, você pode:
- manter contato com o comprador por meio dos canais acessíveis que a sua loja disponibiliza;
- fazer os estornos de maneira amigável sempre que tiver um problema com a entrega ou a devolução de um produto;
- oferecer prazos de entrega que possam ser cumpridos realmente;
- utilizar empresas de entrega confiáveis.
Alta estabilidade
A tecnologia dessa solução conta com um histórico de alta estabilidade mesmo nas datas com maior volume de transações — como a Black Friday ou o Natal. Isso acontece porque ela conta com uma infraestrutura bastante robusta que é capaz de processar milhares de transações por segundo. Ou seja, ela não vai te deixar na mão nem um minuto sequer!
Toda essa estabilidade proporciona uma experiência de compra completamente positiva para o seu cliente. Isso porque ela consegue mostrar na prática que a tecnologia utilizada pela ferramenta é confiável. Além disso, ela também contribui diretamente para as conversões da sua loja.
Quais são as taxas dessa ferramenta?
O Pagar.me não conta com um valor único de cobrança pelos seus serviços. Na verdade, ele conta com diferentes taxas que são cobradas em função de diversas variáveis. Dependendo do modelo do negócio, da faixa de faturamento da loja e do produto que é oferecido, elas podem ser menores ou maiores.
Por conta dessa peculiaridade, a empresa não divulga os valores fixos dessas taxas antes de conversar com o cliente para entender um pouco sobre quais são as necessidades de cada negócio. Mas, geralmente o valor cobrado é formado por:
- taxa fixa da solução de gateway por transação;
- taxa fixa da solução de antifraude por transação;
- taxa fixa do boleto bancário para as transações que utilizarem esse meio de pagamento;
- percentual da transação que varia de acordo com as variáveis do negócio citadas acima.
Também existe uma taxa de saque da conta Pagar.me de R$ 3,67 por saque caso o banco não seja o Bradesco. Para essa instituição bancária, essa taxa é zerada e não é cobrada.
Caso você queira saber qual taxa a sua loja online pagaria, é preciso entrar em contato com um dos vendedores do Pagar.me para esclarecer todos esses detalhes. Lembre-se de tirar todas as suas dúvidas antes de contratar qualquer serviço, ok?
Como criar uma conta?
Agora que você já sabe o que é o Pagar.me e quais são as suas vantagens, precisa descobrir como criar uma conta nessa plataforma. Confira a seguir um passo a passo bastante simplificado.
Indicação
Caso você tenha a indicação de algum parceiro, precisará preencher o formulário fornecido por ele. Depois de informar todos os dados necessários, basta aguardar o contato de alguém da equipe do Pagar.me.
Comercial
No prazo de até um dia útil depois da realização do cadastro, um funcionário do time comercial da Pagar.me entrará em contato com você. Nessa etapa, ele obterá mais detalhes sobre o seu negócio de uma maneira geral.
Site
Depois do contato da equipe da ferramenta, o site da sua loja será avaliado para que eles consigam verificar se ele preenche todos os requisitos necessários.
Pré análise
Novamente em até um dia útil o pessoal do Pagar.me retornará o contato com o resultado da análise do seu site. Se estiver tudo certo, o seu pedido passará para a próxima etapa. Caso não seja, você pode fazer as alterações necessárias e passar pelo processo novamente.
Time de ativação
Caso o site da sua loja seja aprovado na etapa anterior, em um prazo de até 3 dias úteis a ativação da sua conta no Pagar.me é feita. Depois disso, é preciso efetuar o seu cadastro no Dashboard da ferramenta e aguardar a liberação da conta.
O Dashboard do Pagar.me
Ao entrar pela primeira vez no dashboard do Pagar.me, é preciso que os dados estejam totalmente preenchidos para que a sua loja online possa ser liberada. Na primeira tela, você precisará fornecer algumas informações como: nome da empresa, CNPJ, telefone de contato e URL do seu site.
O próximo passo é editar o seu perfil. Nessa etapa, você precisará informar o seu nome e o nome da sua loja. Nessa tela também existe a opção de redefinir a senha, caso você queira ou seja necessário.
Depois do cadastro, a interface do dashboard do Pagar.me é a seguinte:
Ao entrar com o seu login e senha — e fazer a autenticação de dois fatores, o que é recomendado como medida de segurança —, você já pode começar a navegação dentro da plataforma pela tela de “Resumo”.
Essa página principal apresenta uma visão geral dos últimos 7 dias de venda da loja por padrão, mas você pode personalizar para que outros períodos sejam mostrados. Nela, você já consegue visualizar algumas informações necessárias para a sua gestão, como o total de vendas, os status das transações, principais formas de pagamento e até o ticket médio.
Já no canto esquerdo da tela, existe um menu com todas as categorias de informações disponíveis no dashboard. Algumas das operações que você consegue realizar dentro da ferramenta são:
- consulta de saldo;
- valores a receber;
- motivos de recusa;
- realização de estornos;
- criação de links de pagamento;
- visualização de extratos, transferências, contas bancárias e recebedores;
- customizações — como a edição do perfil do seu negócio e alteração da equipe que tem acesso ao Pagar.me.
Ativação
Se você chegou até essa etapa, significa que a sua conta no Pagar.me está liberada. Só o que você precisa fazer é configurar o checkout do produto e publicar o link na sua página de venda — ou enviar diretamente para os seus clientes, se assim você preferir.
Quem pode se cadastrar?
Para utilizar a ferramenta Pagar.me, é preciso se inscrever na plataforma com um CNPJ. O empreendedor pode ser MEI (Microempreendedor Individual) ou qualquer outro tipo de pessoa jurídica — como EI (Empresário Individual), Ltda. (Sociedade Limitada) e outras.
É importante frisar que os cadastros jurídicos precisam ter uma conta bancária que esteja atrelada ao CNPJ. Já quem for MEI pode apresentar uma conta bancária de pessoa física, desde que ela esteja vinculada ao CPF utilizado para a criação do MEI.
Quais os cuidados ao usar o Pagar.me?
Atualmente, as transações digitais podem trazer diversos — e grandes — riscos para os lojistas, como as tentativas de fraude ou situações em que o cliente não reconhece uma compra feita no cartão e solicita o cancelamento.
Por esse motivo, é normal se perguntar se é preciso tomar cuidado com ferramentas como o Pagar.me, já que elas têm acesso direto a todos os seus dados e os dos seus clientes.
Se esse for o seu caso, não precisa se preocupar. Isso porque o Pagar.me conta com uma tecnologia bastante robusta construída de acordo com os padrões mais rigorosos da indústria de pagamentos para conseguir garantir tanto a estabilidade da sua operação quanto a segurança dos dados do seu negócio e dos seus clientes.
Como você pôde perceber, o Pagar.me é uma excelente solução para diversos tipos de negócios. Isso porque ele oferece praticidade e segurança nas transações da sua loja online, além de disponibilizar dados de todas as compras para que você possa analisar e tomar decisões mais assertivas a partir delas.