Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Gestão

Saiba quais as bandeiras de cartão mais usadas no Brasil

Imagem ilustrativa de bandeiras de cartão

Veja o que você irá encontrar neste artigo

As bandeiras de cartão são as empresas que fazem a intermediação da venda entre o consumidor, lojista e o banco. Geralmente, é possível ver a marca da empresa impressa nos cartões físicos.

O primeiro cartão de crédito de que se tem notícia foi inventado nos Estados Unidos em 1920. A ideia era facilitar a vida dos clientes de uma pequena venda local, que sempre pagavam em dia e queriam comodidade. Em 1949, Frank MacNamara teve a ideia de colocar em uma tarja de material flexível o nome das pessoas para deixar o dispositivo mais confiável e seguro para todos os envolvidos nas transações.

De lá para cá, muita coisa mudou e o cartão de crédito foi se refinando. Ganhou inúmeros dispositivos de segurança como o código de segurança e aumentou sua abrangência pelo mundo graças às bandeiras de cartão de crédito, que ajudam muito os lojistas na hora de fechar uma compra. 

Mas, você não sabe o que são ou para quê servem as bandeiras de cartão de crédito? Sem problemas. A história do cartão de crédito é tão interessante quanto entender todo o seu funcionamento. Então, leia este post até o fim para descobrir! 

O que são as bandeiras de cartão de crédito?

Imagine a seguinte situação: você deseja dormir na casa do seu amiguinho, mas seus pais não desejam permitir que você passe a noite fora de casa. Para te ajudar, você pede ajuda para aquela sua tia querida que pode intermediar todo o processo.

Logo após ela conversar com seus pais, vem a resposta positiva e você, finalmente, está liberado para dormir fora. Pois é, as bandeiras de cartão de crédito fazem um trabalho parecido com o trabalho da tia do exemplo. 

São elas que intermediam as transações bancárias entre os emissores (bancos) e os donos das tecnologias disponíveis nas maquininhas de cartão, queridinhas de todos os comerciantes.  

São, portanto, as bandeiras de cartão de crédito que dizem como a compra pode ser feita e com quantas parcelas o cliente pode contar para adquirir a mercadoria, tudo com um histórico prévio que cada banco possui de seus clientes. 

Para que servem?

As bandeiras de cartão de crédito servem para administrar os cartões fornecidos pelos bancos. Além disso, essas empresas também têm por objetivo fornecer a rede por onde rodam todas as informações necessárias para que uma compra seja aprovada em seu site ou em sua maquininha de cartão.

Uma transação tão complexa jamais teria sido imaginada lá atrás, em 1920, não é verdade. Não é à toa que as bandeiras de cartão oferecem diversos sistemas de segurança e vantagens exclusivas para seus clientes. Existe, inclusive, uma competitividade de abrangência, por isso as bandeiras de cartão estão sempre se atualizando para atender bem clientes e lojistas.

Qual a diferença entre administradora de cartão e bananeira?

Trocando em miúdos podemos dizer que a administradora do cartão é aquela que libera para você o pedaço de plástico com o qual você pode fazer compras. É ela que, também, oferece o limite (crédito) que você precisa para realizar suas transações conforme seu perfil e limite.

Já a bandeira do cartão de crédito é a responsável pelo “funcionamento” do cartão de crédito. É a administradora do cartão que providencia a tecnologia necessária para que seu cartão funcione do Oiapoque ao Chuí sem nenhum problema, te oferecendo comodidade e segurança.

E as operadoras das máquinas de cartão juntam essas duas coisas. São elas que fazem com que o pedaço de plástico disponibilizado pelo banco funcione adequadamente com o chip das empresas que operam as bandeiras de cartão. 

Como bandeiras de cartão e bancos são independentes, apesar de trabalharem em conjunto, é possível ver, por exemplo, uma instituição diferente trabalhando com mais de uma bananeira de cartão de crédito. Interessante, não é mesmo? 

Como funcionam as bandeiras de cartão de crédito?

As bandeiras de cartão de crédito são intermediadoras entre as emissoras. Ou seja, os bancos responsáveis pelas fontes de recurso e as empresas que produzem as tecnologias que se transformam nas famosas maquininhas de cartão.

Acontece que a tecnologia empregada nas bandeiras de cartão de crédito até parece invisível, já que o consumidor vê apenas o plástico de cartão de crédito e o pequeno computador que compõe as famosas máquinas de cartão. Mas, saiba que, sem a tecnologia das bandeiras, nada funciona.

As bandeiras de cartão também são responsáveis pelo pagamento dos recebíveis aos bancos e aos empresários. Em troca, empresas de cartão de crédito recebem dos bancos um valor pelo uso, aperfeiçoamento e manutenção de toda a tecnologia oferecida durante cada uma das transações. 

Fascinante como tudo isso acontece em um clicar de dedos e a gente nem percebe, não é mesmo? 

Quais as principais bandeiras de cartão de crédito usadas no Brasil?

Nosso país é um país de tamanho continental e, por isso, um mercado realmente fértil para empresas que trabalham com bandeira de cartão de crédito. E, não pense que apenas empresas de fora, internacionais, operam aqui no nosso território. 

Por aqui, nós também desenvolvemos uma tecnologia de cartão totalmente nacional. Vamos, então, descobrir quais são as bandeiras de cartão de crédito mais comuns em nosso país?

Mastercard

A bananeira de cartão de crédito Mastercard é aceita em mais de 210 países e territórios. Também possui uma abrangência absurda em transações de internet. Foi criada nos Estados Unidos no ano de 1996 e conta com mais de 700 milhões de cartões emitidos. Hoje, cerca de 25 mil instituições financeiras, de todos os portes e abrangências, trabalham com essa bandeira de cartão. 

Visa

A Visa veio para o Brasil em 1981 através de uma parceria com o banco Bradesco. Originalmente, foi criada em 1958, também nos Estados Unidos. Possui cerca de um bilhão de cartões ativos em todo o mundo e abrangência em cerca de 200 países e territórios. Segundo a ONU, são cerca de 193 países independentes. 

Então, como se pode perceber através da leitura desses dados, Visa e Mastercard estão no mundo todo!

Elo

E, se você pensa que todas as empresas que operam bandeiras de cartão em nosso país são estrangeiras, saiba que está enganado. Não faz muito tempo, uma parceria entre o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal criou a Elo.

O objetivo era facilitar as operações nacionais e permitir que empresários que se encontram longe dos centros urbanos também tivessem acesso a essa tecnologia sem instabilidades ou grandes custos. 

Hoje, a Elo é aceita em 185 países e territórios. Essa bandeira de cartão é aceita em cerca de 35 milhões de estabelecimentos comerciais. 

American Express

A bandeira American Express é conhecida pelos entendedores do assunto como uma bandeira de cartão para clientes de alto padrão. Por isso, não é tão comum de ser vista em nosso país. Apesar disso, ela é aceita em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais brasileiros e, também, é bem aceita em transações de compra e venda feitas pela internet. 

Em nosso território, os bancos que trabalham atualmente com essa bandeira são Banco Santander, Banco do Brasil e Bradesco. 

Hipercard

Em sua origem, a bandeira de cartão Hipercard foi criada, apenas, para servir como intermediária para uma rede de lojas populares. Posteriormente, com a abrangência e estabilidade da bandeira de cartão, esta foi comprada pela multinacional Walmart. Anos mais tarde, essa bandeira de cartão foi comprada pelo Banco Bradesco. 

Hoje, ela é aceita em estabelecimentos diversos, principalmente nos grandes centros do país. Outra opção com tecnologia nacional feita para facilitar suas vendas por crédito e débito de maneira simples e eficaz para suas vendas.

Como o pagamento com cartão afeta os negócios?

A bandeira do cartão de crédito afeta diretamente a forma como você maneja seus negócios. Trabalhando com esse tipo de tecnologia você pode proporcionar várias formas de pagamento aceitando diversas bandeiras de cartão. De quebra, você consegue controlar suas vendas, já que todas as transações ficam armazenadas para que você veja suas entradas e saídas.

Trabalhar com diversas bandeiras de cartão também é interessante porque você consegue obter diversos benefícios e oferecê-los para seus clientes, quando for possível.

Então, pesquise com carinho as funcionalidades das bandeiras de cartão de crédito e desfrute de todas as possibilidades que esse universo das bandeiras de cartão apresenta.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.