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O que é pagamento recorrente, quais as vantagens e como vender assim?

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de pagamento recorrente

O pagamento recorrente é um modelo de cobrança parecido com um plano por assinatura, onde o clinte será cobrado por um determinado período de tempo estipulado por ele.

O pagamento recorrente é um modelo de cobrança que pode ser muito interessante para lojistas e empresas que atuam no mercado digital. Essa estratégia pode potencializar as suas vendas e, claro, seus lucros. 

Comerciantes que estão em busca de receber pagamentos online, ou que desejam melhorar o seu sistema de cobrança precisam entender o que é pagamento recorrente e as vantagens de usar esse recurso. 

Essa ferramenta pode ser um divisor de águas para a sua empresa, reduzindo perdas e inadimplências e facilitando as transações financeiras. 

Gostou da proposta e quer entender mais sobre o tema? Aqui neste texto vamos te ensinar o que é pagamento recorrente, quais as vantagens e como vender assim. Confira!

O que é pagamento recorrente?

Pagamento recorrente, ou cobrança recorrente, é um modelo de arrecadação onde as transações financeiras são realizadas de modo programado, em períodos pré-determinados. 

Esse modelo de pagamento é realizado de modo automático e vem crescendo muito no mercado. 

Isso porque os clientes e lojistas têm buscado soluções práticas e que facilitem a vida no cotidiano

O pagamento recorrente costuma ser usado por empresas que prestam serviços frequentes como provedores de cursos online, clubes de assinatura, empresas de Software as a Service (SaaS), telefonia, etc.

Outro bom exemplo das vantagens do pagamento recorrente são os serviços de streaming e TV por assinatura, especialmente para os clientes. 

Já imaginou você chegar exausto do trabalho, ligar a sua TV ou dispositivo eletrônico e descobrir que foi suspenso por falta de pagamento? Esse cenário é bem ruim e, por mínimo que pareça, pode provocar estresse. 

Portanto, o pagamento recorrente vem como uma boa alternativa para evitar esse tipo de problema ao consumidor e ao prestador de serviços, que deixa de vivenciar cenários de inadimplência. 

Como funciona?

O pagamento recorrente pode ser aplicado quando o cliente adquire serviços por assinatura, ou que sejam prestados com uma determinada frequência. 

Assim, ao adquirir esses produtos ou serviços, ele contrata a modalidade de pagamento recorrente e autoriza a prestadora a cobrar por meio de cartão de crédito, débito, boleto ou Pix. 

Essa cobrança será realizada de forma periódica, seja diária, semanal, quinzenal, mensal, ou outras. 

Com isso, o pagamento acontece automaticamente, sem que o cliente e o prestador precisem renovar o meio de pagamento. 

Isso é possível justamente porque o cliente permite a cobrança e fornece os dados para que ela seja feita pelo meio de pagamento escolhido. 

Geralmente, o meio escolhido para realizar o pagamento recorrente é o cartão de crédito, contudo essa não é uma regra. 

É possível oferecer outras opções ao cliente, como pix, boleto, débito automático em conta, ou outras possibilidades. 

O importante nesse caso é que o cliente permaneça conectado e usando os serviços da sua marca. 

Com isso, ele usufrui dos benefícios oferecidos por essa solução e você consegue melhorar os índices de fidelização de clientes

Quais serviços recorrem ao pagamento recorrente?

Diversas empresas e prestadores de serviços já aderiram a esse modelo de pagamento, justamente porque ele consegue melhorar a relação entre o cliente e a marca

Além disso, o pagamento recorrente é bem interessante para prestadores de serviços usados com frequência pelos clientes. Como 

  • Cursos online

Os cursos online geralmente usam o pagamento recorrente, porque desse modo o cliente consegue pagar enquanto realiza a formação. 

Além disso, é um modo de garantir que os consumidores vão participar ativamente do curso, porque estão arcando com seu custo e, portanto, fazem jus a isso. 

  • Clubes de assinatura

Clubes de assinatura também costumam oferecer o pagamento recorrente aos clientes, sejam eles de vinhos, produtos de beleza, literatura, etc. 

Isso porque, geralmente, os clubes enviam itens aos clientes e, para evitar transtornos, os pagamentos acontecem de forma programada

Dessa forma, o cliente sabe que pagou e que definitivamente vai receber os itens. 

  • Empresas SaaS

As empresas SaaS são aquelas que permitem aos clientes usar aplicativos pela internet. Como exemplo podem ser mencionados os serviços de streamings, softwares e programas similares. 

Ao usar de pagamento recorrente, essas empresas conseguem garantir a prestação de serviços e a manutenção dos mesmos

Com isso, é possível usar as aplicações de forma simples e manter o acesso a elas com a respectiva manutenção, garantidos por meio da cobrança recorrente. 

Qual a diferença entre pagamento recorrente e parcelado?

Pagamento recorrente e parcelado não são a mesma coisa. O pagamento recorrente está associado a receber da empresa um produto ou serviço frequente

o pagamento parcelado é referente a um único produto ou serviço que teve o seu valor de aquisição dividido em prestações, em que o cliente usufrui uma ou mais vezes e continua pagando as parcelas. 

Além disso, no caso de pagamentos recorrentes, enquanto o cliente usufruir do serviço, o pagamento será realizado – até que ele decida cancelar os serviços e suspender os custeios. 

Já no pagamento parcelado, quando o cliente recebe os produtos ou serviços e finaliza o custeio das parcelas, o processo é encerrado. 

Quais as vantagens do pagamento recorrente?

O pagamento recorrente pode ser um ótimo aliado na sua gestão de vendas, porque ele permite a fidelização dos clientes e viabiliza o controle de inadimplência do seu negócio

Além disso, ao implementar o sistema de pagamento recorrente e receber a adesão dos clientes, você pode contar que terá sempre  um determinado valor a receber. 

Isso é bom para o seu fluxo financeiro, que vai se manter em constante movimento e ajudar no equilíbrio das suas contas

Entenda melhor esses pontos: 

  • Automação dos pagamentos

Usar o pagamento recorrente vai permitir que você automatize as cobranças do seu negócio e, com isso, reduza o trabalho manual

Você vai economizar tempo que pode ser aplicado em outros setores da sua empresa e melhorar a sua prestação de serviços no geral

  • Diminuição da inadimplência

Com o pagamento recorrente, você diminui a inadimplência. Isso porque os pagamentos acontecerão de forma automática e você certamente vai receber. 

As dores de cabeça que envolvem procurar o cliente, cobrar dele os pagamentos que não foram realizados e, em casos mais graves, acionar a justiça, vão acabar com esse recurso. 

  • Maior controle

A recorrência no pagamento te permite ter um maior controle sobre suas finanças, porque, ao oferecer mais opções de pagamento, você aumenta as suas oportunidades de negócio e a previsibilidade da sua receita

Dessa forma, você consegue analisar a situação dos pagamentos e melhorar a relação com os seus clientes

Isso porque oferece os seus serviços de modo contínuo a eles, além disso, é possível entregar boas condições para solucionar inadimplências e incentivar os consumidores a aderir ao pagamento recorrente

  • Fidelização de clientes

A fidelização de clientes também é uma vantagem de aderir ao pagamento recorrente, porque eles conseguem escolher a melhor forma de pagar pelo seu produto

Muitas pessoas deixam de adquirir determinados itens ou serviços justamente por notar que a empresa não oferece um meio específico de pagamento

Na recorrência, seu cliente consegue escolher a melhor forma de pagar

Essa é uma boa saída para fidelizá-los e, ainda, melhorar a experiência de compra

Quais as formas de receber de maneira recorrente?

Existem diversas formas de receber o pagamento recorrente, algumas delas podem ser mais simples e outras podem ser mais trabalhosas.

Para determinar o melhor método de pagamento recorrente, é importante que você avalie exatamente qual o seu objetivo ao implementar esse tipo de solução. 

Se a intenção for automatizar completamente os processos – sem precisar checar os pagamentos, fazer a gestão das compensações e cobrança dos inadimplentes – você deve usar os cartões de crédito e débito. 

Com isso, a cobrança será realizada automaticamente pelo provedor do cartão e o cliente não vai precisar autorizar aquela compra mais de uma vez, recebendo apenas a notificação no extrato do cartão ou conta.

Ou você pode investir na contratação de uma plataforma, que será um serviço de gestão desses recebimentos. 

Algumas plataformas são bem consolidadas, se mostrando uma alternativa confiável, ágil e flexível, que também promovem uma boa segurança de dados (tanto seus quanto dos clientes).

Conforme o tipo de plataforma de gestão de pagamentos recorrentes, é possível receber diversos serviços que vão simplificar a sua própria prestação de serviço. 

Você pode contratar um serviço que ofereça emissão automática de notas fiscais, estruturação de planos mensais de cobranças, envio de lembretes aos clientes, cobrança de juros e valores, suporte completo, etc. 

No entanto, também é possível receber pelos meios tradicionais, como: 

  • Boleto bancário
  • Cartão de crédito 
  • Débito automático 
  • Pix 

Os métodos como pix e boleto vão demandar um gerenciamento periódico da sua equipe financeira, que deverá checar se houve o pagamento e a compensação dos mesmos. 

Além disso, você também vai precisar contratar um serviço de geração desses boletos (se a sua instituição financeira não oferecer um deles, no caso). 

Para facilitar essa gestão, você pode implementar o serviço de e-mail marketing, se comunicando com os clientes por e-mail. 

Usando essa estratégia você consegue enviar e-mails avisando da renovação dos serviços, de inadimplências ou afins. 

Como implantar a cobrança recorrente?

Para implementar a cobrança recorrente, você deve avaliar qual o seu propósito ao oferecer esse serviço para os seus clientes. 

Como já pontuamos acima, se você deseja automatizar completamente o meio de pagamento recorrente, busque um sistema que satisfaça as suas necessidades de gerenciamento

É importante avaliar a confiabilidade da plataforma, checando feedbacks e informações sobre a mesma e tirando as suas dúvidas com o suporte. 

Algumas ferramentas que podem ser aplicadas para fazer a cobrança recorrente são: 

  • Iugu
  • Pagar.me
  • Vindi 
  • Wirecard

Já para os outros meios, existem diferentes modos de construir esse processo de cobrança frequente. 

Boleto

Após a assinatura do serviço pelo cliente, você passa a emitir os boletos manualmente. Depois, você vai enviá-los ao cliente, seja por meios impressos ou digitais. 

O cliente efetua o pagamento do boleto em agência bancária ou por internet banking e, após o prazo de dois a cinco dias úteis, o valor é creditado na sua conta

Também é possível usar os sistemas de gestão para realizar esse envio dos boletos para os clientes. 

Cartão de crédito

O pagamento recorrente por cartão será acionado pelo próprio cliente após realizar a assinatura do serviço. 

Ele mesmo vai fornecer os dados solicitados no seu site, autorizar as cobranças e, depois disso, elas serão realizadas de modo automático nas datas definidas. 

Os valores vão ficar disponíveis para você após um prazo determinado, que pode variar conforme a instituição, a data de pagamento, entre outros fatores. 

Débito automático

Ao optar pelo pagamento recorrente via débito automático no ato de assinatura do seu serviço, o cliente realiza a autorização das cobranças

Você vai registrar o pedido junto ao banco ou em outro serviço contratado para intermediar as operações. 

Em seguida, o banco registra o pedido na conta do cliente e ele autoriza as transações periódicas.

Com isso, os valores serão debitados automaticamente e enviados para a sua conta, desde que o cliente tenha saldo disponível para arcar com a cobrança.  

Pix

Com o pix, o pagamento recorrente pode ser programado diretamente na aplicação – isso para algumas instituições bancárias. 

Ou você pode enviar a sua chave, ou QRCode para o cliente nas datas da cobrança. 

O cliente realiza o pagamento com internet banking e o valor cai automaticamente na sua conta, seja imediatamente ou após a liberação do banco. 

Quando vale a pena?

O modelo de pagamento recorrente pode ser muito positivo para a você e sua empresa, para decidir se vale a pena você precisa pensar em quais tipos de serviços oferece e se há demanda para isso. 

É importante avaliar as principais vantagens, como a automação dos pagamentos, a diminuição da inadimplência, o controle financeiro, a fidelização de clientes, o aumento das oportunidades de negócios, etc. 

Se as vantagens se sobressaírem e você identificar que essa pode ser uma oportunidade para crescer os seus negócios, invista no sistema de pagamento recorrente

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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