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O que é automação no Instagram? Cuidados e como usar para vender mais

Por Pedro Fonseca

3 anos atrás
O que é automação no Instagram

O que é automação no Instagram? Essa é uma ferramenta muito útil e que facilita o uso da rede social, e nós vamos te ensinar o que você precisa saber para conseguir usá-la com sucesso.

Você sabe o que é automação no Instagram? Não? Então você precisa saber, para empregá-la logo nos seus negócios e aumentar as suas vendas pelo instagram.

Assim você permitirá que as tecnologias atuais trabalhem a seu favor e façam com que você multiplique suas vendas. Com certeza isso seria algo muito bom para a sua empresa, certo?

Além disso, você conseguirá alcançar um público mais fidelizado, prestar uma assistência personalizada e direta aos seus clientes e se conectar “pessoalmente” com os seus consumidores. 

Existem várias maneiras de utilizar as ferramentas de automação no Instagram, que vão ser um agente para encorpar os seus negócios e fomentar o seu engajamento na plataforma. 

Isso é muito importante, tendo em vista que as tecnologias estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano, e nos oferecem diversas vantagens que não eram possíveis de obter em um passado não muito distante. 

Hoje, essas tecnologias trabalham em favor dos usuários e, especialmente, das pessoas que buscam vender pela internet. Facilitando o diálogo e as trocas com os clientes. 

Pensando assim, o que é ferramenta de automação no instagram? Saiba mais sobre logo abaixo: 

O que é uma ferramenta de automação? 

Automação é um sistema, ferramenta ou procedimento que permite que alguns mecanismos exerçam determinadas funções. Geralmente ele substitui a força humana e facilita algumas atividades em diversos setores – como indústria, serviços, tecnologia, entre outros. 

Vamos te oferecer um exemplo que ilustrará e facilitará o seu melhor entendimento sobre o que é a ferramenta de automação. Especialmente porque, com certeza, você já teve contato com alguma delas e, portanto, obteve uma facilidade oferecida por essa tecnologia. 

Algumas das atividades que realizamos com frequência em nosso cotidiano já apresentam conexões com a automação. Um bom exemplo são as próprias compras online, que atualizam seu status rapidamente e nos permitem acompanhar as movimentações do nosso pedido. 

Além disso, muitas lojas nos enviam e-mails ou contatos automáticos por meio de nossas redes sociais para atualizar sobre a solicitação de compra, estorno ou reclamações.

O que significa a automação no Instagram?

Você já deve ter percebido que apenas criar um perfil e postar os produtos, informações e serviços vez ou outra pode não ser suficiente para o crescimento da sua página no Instagram. 

Isso acontece porque, para ter sucesso, audiência e um público fiel a você, não é possível ou interessante permanecer no básico. Você precisa aprender a utilizar o Instagram para negócios

Este é o princípio para compreender o que é automação de instagram e fazê-la trabalhar para você, da maneira mais adequada possível. 

Automação no Instagram significa que você usará de recursos para facilitar sua conexão com os clientes e atuar com mais eficiência na rede. Além disso, você consegue automatizar tarefas rotineiras e repetitivas. 

Assim, você estará inserido e familiarizado com processos funcionais. Será capaz de conhecer o perfil dos seus seguidores, programar publicações, conferir os melhores momentos para postar e checar seus insights e relatórios de métricas.

Como funciona a automação no Instagram? 

Você já sabe um pouco sobre automação e, mais especificamente, o que é automação no Instagram. Agora continue conosco para saber como funciona e entender melhor o que é ferramenta de automação no Instagram. 

Ao colocar seus produtos para vender no Instagram  você está expondo, como em uma vitrine. E precisa considerar que deve tentar prestar um atendimento similar ao das lojas físicas para os seus clientes.

Assim como as possibilidades são maiores, a concorrência também se mostra mais expressiva, portanto faça bom uso das ferramentas que te permitem promover ações frequentes e automatizadas para alavancar a sua marca no meio digital. 

A automação no Instagram funciona tanto por meio de recursos oferecidos pela própria plataforma, quanto por gadgets, sites e aplicativos que facilitam essa atuação na rede. 

Usando essas ferramentas você pode obter grandes vantagens, como:

  • gerar conteúdo 
  • mensagens automáticas 
  • exportar relatórios da sua rede em PDF
  • checar métricas e insights
  •  encontrar seguidores compatíveis e interessados
  • agendar posts e stories
  • monitorar suas atividades em geral
  • curtir posts como um retorno para quem curte os seus 
  • visualizar e responder comentários mais rapidamente
  • seguir perfis que sejam concorrentes ou relevantes
  • verificar os usuários mais engajados
  • acompanhar hashtags interessantes para as suas vendas
  • Seguir ou deixar de seguir o público-alvo da marca
  • entre outras possibilidades

Tudo isso definindo dias e horários adequados para as publicações, de acordo com as preferências e interações dos seus seguidores, que você pode conhecer melhor ao verificar o relatório de métricas, como exposto no exemplo acima. 

A automação do Instagram pode aumentar a sua produtividade e as interações com o seu público, facilitar a organização do seu trabalho e aumentar a produção de conteúdo. 

Tudo isso é muito incrível, mas você precisa ter alguns cuidados para não abusar da tecnologia e, ao invés de produzir mais, atravancar suas vendas e apagar o seu perfil na rede. 

Deu medo? Então continue lendo para ficar livre do fantasma dessas possibilidades e se manter ativo na rede!

Quais problemas você deve ter com o mau uso da automação?

Se você pesquisar sobre as ferramentas de automação para o Instagram, pode ser que encontre alguns feedbacks negativos na web. Isso se deve ao mau uso de alguns usuários quando fazem recurso das mesmas.

Alguns perfis utilizam as ferramentas de automação do Instagram como um recurso para aumentar seguidores. Isso é algo ruim, porque ali o usuário passa a se distanciar e perder a principal ideia e objetivo dessa rede social, que é construir relações verdadeiras.

Portanto, ao usar automação para Instagram em excesso ou de maneira errada, o usuário pode ter problemas. Isso porque os algoritmos podem notar que as práticas não estão de acordo com as diretrizes de uso da rede. 

Confira alguns dos principais problemas ao utilizar as ferramentas de automação no Instagram: 

  • Ser impedido de realizar ações no perfil

O Instagram tem seus motivos para proibir a automação, especialmente porque nem todos os usuários da rede estão ali com boas intenções. 

Então, caso os algoritmos da rede desconfiem de que você esteja violando as políticas da comunidade, ele pode te impedir de realizar ações importantes no seu perfil. 

Seus comentários podem ser restringidos por determinados períodos, você pode ser impedido de seguir as pessoas e páginas (ou deixar de seguir outras), entre outras restrições. 

  • Ter sua conta pode ser banida

Como toda rede social, o Instagram trabalha e reconhece perfis e preferências dos usuários por meio de algoritmos. Ao permitir o uso de ferramentas de automação, ele fica confuso e não consegue diferenciar as interações fantasma de interações verdadeiras. 

No caso de um perfil que promove muitas ações em massa, a rede pode identificar as práticas como promoção de spam ou até mesmo reconhecer que golpes estão sendo praticados por meio deste perfil.

Logo, sua conta estará sujeita ao recurso mais extremo praticado pela rede: o banimento. Como destacamos, automatizar funções fere as leis de uso do aplicativo, e ser banido por violar estes termos pode culminar na impossibilidade de recuperação da sua conta.

  • Cair no shadowban do Instagram

Outra forma de impedir que o usuário quebre as métricas e viole o uso da rede social, é colocá-lo em shadowban. A palavra significa, em tradução livre, “banimento à sombra”, ou seja, ele está banindo o seu perfil sem de fato baní-lo. 

Seu perfil é colocado à margem das buscas pelo mecanismo do Instagram. Então, passa a ser praticamente impossível para novos clientes e seguidores te encontrarem lá. 

Geralmente, eles só vão conseguir te achar se digitarem o seu nome de usuário completo e de maneira correta, e mesmo assim não existe uma certeza de que isso vá acontecer.  

Quando a conta está em shadowban, até mesmo os seguidores do perfil terão grandes dificuldades em encontrá-lo. O alcance cai drasticamente, você pode desaparecer das hashtags, pesquisas de localização e não aparecerá no “explorar”. 

  •  Deixa de criar relações verdadeiras 

Outra desvantagem é que você pode deixar de criar conexões verdadeiras com os seus seguidores. Afinal, mesmo que a automação facilite muito a sua vida, eles estão buscando vendas e práticas humanizadas

Você compraria algo de um robô, que age no automático e te vê apenas como um mero “fornecedor de dinheiro”? Provavelmente não. O mesmo vale para os seus clientes, as pessoas querem atendimento personalizado. 

Aí está o segredo de utilizar as ferramentas com sutileza e parcimônia, caso contrário você deixa de se conectar e passa a empurrar conteúdo nos seus seguidores e clientes. 

Mas, sabendo de tudo isso, você com certeza está pensando sobre qual o melhor automatizador de instagram e como usá-lo. Fique por dentro de tudo isso logo abaixo: 

Como investir em práticas saudáveis e efetivas de automação no Instagram? 

Como explicamos ao longo deste texto, as ferramentas de automação para Instagram podem ser grandes aliadas dos seus negócios. Você só precisa fazer um uso adequado das mesmas, para não cair nas punições da plataforma:

  • Use para agendar publicações

Algumas ferramentas de gestão de redes sociais te permitirão criar as publicações do Instagram e deixá-las salvas para que sejam publicadas posteriormente, em horários de melhor engajamento e interação. 

Assim, caso você não esteja disponível no momento em que seus seguidores mais engajam suas postagens, o autômato fará essa ação por você. Logo, você estará presente nos horários mais relevantes.

  • Verifique relatórios de crescimento e engajamento

Você pode utilizar as ferramentas de automação para checar os relatórios e métricas do seu Instagram. É possível criar relatórios de resultados bem detalhados.

Neles você consegue checar o número de seguidores que conquistou e perdeu, seus likes recebidos, mídias que mais engajam, comparar o seu desenvolvimento ao dos seus concorrentes, saber seu número de posts, entre outras possibilidades.

  • Deixe mensagens prontas

Uma outra possibilidade de automação para o Instagram é a criação de mensagens prontas. Você pode se conectar com cada novo seguidor e cliente por meio delas.

Esta página do exemplo acima é voltada para práticas cerimoniais. Ao mandar uma mensagem para seus novos seguidores, eles já contam um pouco do seu trabalho e enviam um outro link para que o cliente acesse seu site e compre seus serviços. 

Essa é uma boa forma de apresentar suas outras plataformas de vendas ao cliente e de oferecer um atendimento personalizado a ele. O próprio Instagram te oferece a opção de fornecer respostas salvas aos seus seguidores, o que facilita muito o uso dessa ferramenta.

Com ela, é possível que o seu consumidor perceba essa interação como uma atenção a mais, uma delicadeza, e veja a sua loja com um olhar mais humanizado. Reconhecendo, assim, a pessoa por trás do serviço e entrando em sintonia com você!  

  • Faça integrações com sua loja virtual

O exemplo citado acima já expõe uma integração entre um perfil de instagram e um site de vendas de serviços que.

Contudo, a prática pode ser aplicada em qualquer perfil profissional que deseje estabelecer uma ligação com os clientes. Além disso, existem outras maneiras de integrar a sua loja virtual ao seu perfil. 

Isso te dará uma melhor percepção dos seus negócios, cliques e seguidores que vão do Instagram para a loja virtual. Você pode utilizar sites que captam os seus conteúdos do Instagram para montar a sua loja virtual. 

Assim, suas publicações e posts se transformam em uma vitrine que ultrapassa as fronteiras do Instagram. Essas ferramentas farão todo o processo de criar o seu site para a venda, facilitando boa parte do trabalho que você teria para fazer essa criação. 

Além de que os custos são reduzidos em relação à geração de uma plataforma própria. Nelas, você precisa registrar e pagar pelo domínio, realizar a gestão do site e das redes sociais.

O seu trabalho será bem maior, portanto pode ser uma boa ideia investir em ferramentas de integração para conectar a sua loja do Instagram com uma loja virtual na web. 

Isso também faz com que o seu perfil e loja se tornem mais profissionais, com uma melhor gestão e facilidade de consumo para os clientes. Afinal, ao realizar uma compra pela internet eles estão buscando praticidade. 

Qual a melhor automação para vender no Instagram?

Sabendo de tudo isso, você com certeza está se perguntando qual a melhor automação para vender no Instagram. Certo? Existem diversas opções que proporcionam facilidades como as que expusemos ao longo deste texto. 

Contudo, se você busca se profissionalizar e quer integrar a sua loja com uma plataforma que vai te ajudar nas vendas do Instagram, você precisa conhecer as soluções que a Bagy tem para te oferecer

Nós podemos facilitar todo o seu processo de vendas e integrar sua rede ao seu perfil do Instagram de uma maneira única e personalizada para você. Se você não quer ficar para trás e atender melhor os seus clientes, corra pra ser um dos nossos parceiros!

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Por Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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