Redes Sociais

Meta Business: para que serve e quais os recursos da plataforma?

Imagem ilustrativa de meta business

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Meta Business Suite é uma ferramenta gratuita de gerenciamento de contas de negócios no Facebook, no Instagram e no Messenger. Com ela, você pode criar e agendar publicações, responder e comentários em um só lugar, analisar relatórios e gerenciar anúncios.

Quem vê de fora não percebe, mas quem trabalha com redes sociais sabe: tem muito trabalho por trás de um simples post. Gerenciar as redes sociais de uma empresa envolve inúmeras atividades nos bastidores. Então, é para facilitar esse trabalho que existe o Meta Business.

Página no Facebook, perfil no Instagram, WhatsApp Business, LinkedIn Business, Twitter, TikTok e muito mais — não são poucos os canais para gerenciar. Por isso, os profissionais da área contam com ferramentas que ajudam a administrar os perfis e páginas nas redes sociais.

A ferramenta que vamos conhecer neste artigo é o Meta Business Suite, criada para facilitar a gestão de contas de negócios no Facebook, Instagram e Messenger. Com ela, você pode administrar todos os conteúdos, informações, interações e anúncios em um só lugar.

A seguir, entenda melhor o que é o Meta Business Suite e como essa ferramenta pode ajudar o seu negócio a melhorar os resultados nas redes sociais. Siga conosco!

O que é Meta Business Suite?

Meta Business Suite é uma ferramenta de negócios gratuita, focada na gestão de atividades empresariais no Facebook, Instagram e Messenger em uma única plataforma.

A intenção da plataforma é oferecer uma experiência completa e unificada de gerenciamento das redes sociais para as marcas. Os recursos permitem economizar tempo ao centralizar funcionalidades e ajudam a melhorar os resultados de marketing digital com perfis e páginas de negócio no Facebook, Instagram e Messenger.

Na ferramenta, você pode verificar as notificações de interações com a marca, responder mensagens e comentários rapidamente, criar e agendar publicações, programar campanhas de anúncios e acompanhar os dados de desempenho das estratégias de redes sociais.

Como surgiu?

O Meta Business foi criado pela Meta, Inc., empresa que reúne diversas marcas de tecnologia, entre elas Facebook, Instagram, Messenger e WhatsApp.

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, é o proprietário da Meta, Inc., anteriormente chamada de Facebook, Inc. A mudança de nome se deve ao direcionamento de esforços da empresa para a construção do metaverso idealizado por Zuckerberg.

A partir daí, a empresa renomeou também alguns serviços das suas plataformas. Entre essas mudanças, está o Meta Business Suite, anteriormente chamado de Facebook Business Suite, que, por sua vez, surgiu para substituir o Gerenciador de Negócios do Facebook.

O Facebook Business Suite foi lançado em 2020. No início, a ferramenta foi disponibilizada apenas para pequenas empresas, no contexto da pandemia de Covid-19, e depois foi expandida para grandes negócios.

Diferentemente do Gerenciador de Negócios, o Facebook Business Suite trazia uma interface única para gerenciar o Facebook e o Instagram em um só lugar. Além disso, a nova plataforma oferecia uma nova experiência, com recursos adicionais de criação de conteúdo, agendamento de posts, respostas a interações e gerenciamento de campanhas de anúncios.

Em 2021, no momento de mudança da marca, o Facebook Business Suite passou a se chamar Meta Business Suite. Nesse caso, todos os recursos foram mantidos — apenas o nome mudou.

Quais os benefícios do Meta Business Suite?

O Meta Business Suite pode ser um grande aliado para o seu negócio gerenciar melhor as redes sociais e ter melhores resultados. Vamos entender melhor agora quais são os principais benefícios de usar a ferramenta.

Mais credibilidade para o negócio

O Meta Business permite gerenciar páginas no Facebook, perfis no Instagram e interações no Messenger de forma profissional. Isso traz mais credibilidade para o seu negócio.

Você consegue acompanhar todas as notificações em um só lugar — assim, ninguém fica sem resposta. Além disso, você pode criar e agendar posts, o que ajuda a manter a frequência de publicações. Dessa forma, não tem mais problema de esquecer de publicar ou ficar preocupada com isso nas suas horas de lazer e descanso.

Gestão de redes sociais facilitada

A intenção do Meta Business é oferecer recursos simples de gestão de redes sociais, em apenas uma plataforma. Você não precisa ser um expert em tecnologia e redes sociais para conseguir gerenciar uma página no Facebook e um perfil no Instagram.

A Meta não quer atrair apenas grandes anunciantes para as suas plataformas. Empreendedores e pequenos negócios também têm vez, e o Meta Business tem a função de facilitar a gestão das redes sociais por eles.

Centralização de recursos

O Meta Business reúne uma série de funcionalidades em um só lugar. Anteriormente, o Facebook tinha diferentes ferramentas para cumprir diferentes funções de gerenciamento das redes sociais, que estão agora concentradas em uma plataforma.

Além disso, para gerenciar Instagram e Facebook, antes você precisava migrar de uma plataforma para outra e fazer login em diferentes contas. Agora, é possível fazer diversas tarefas em uma mesma interface, o que economiza muito tempo.

Acesso por vários dispositivos

A ferramenta está disponível para usuários de celular e computador. Você pode utilizar o Meta Business no navegador do desktop ou baixar o aplicativo nas lojas de apps para smartphones.

Dessa forma, a ferramenta se torna mais acessível. Não importa onde você esteja — basta ter uma conexão com a internet para poder acessar a ferramenta e gerenciar seu negócio nas redes sociais.

Como usar o Meta Business Suite?

Para usar o Meta Business Suite, você pode acessar o link business.facebook.com no navegador ou baixar o aplicativo para iOS ou Android.

Para visualizar as informações da página do Facebook ou do perfil do Instagram na plataforma, basta fazer login com a sua conta pessoal. Então, vão aparecer as contas empresariais vinculadas ao seu perfil pessoal. Caso você ainda não tenha um página ou perfil de empresa, basta clicar em “Criar uma conta empresarial”.

Para começar a usar o Meta Business, é importante começar pelas configurações. Vá até a opção Configurações do menu da ferramenta e edite as informações da conta empresarial. Nesse local, faça também a vinculação de outros perfis em “Ativos de negócios” e define quais pessoas têm permissão para gerenciar sua conta.

A partir dessas configurações iniciais, você já pode começar a explorar outros recursos da plataforma. A seguir, você vai ver outras funcionalidades interessantes e como acessá-las.

Quais os principais recursos do Meta Business Suite?

Mas, afinal, o que o Meta Business Suite permite fazer? Quando você abrir a ferramenta, vai perceber uma infinidade de recursos para gerenciar suas páginas e perfis. A seguir, destacamos as principais funcionalidades que você pode aproveitar:

Criar e programar posts em diferentes plataformas

Um dos principais recursos do Meta Business é a possibilidade de criar posts e stories na própria ferramenta.

Você pode adicionar fotos e vídeos, escrever o texto e optar por publicar no Facebook e/ou no Instagram. Ao criar stories, é possível ainda usar as figurinhas e inserir links externos. Nas opções de programação, você pode publicar na hora, programar ou salvar como rascunho.

Para isso, clique em “Publicações e stories” no menu principal. Depois, clique em “Criar story” ou “Criar publicação”. Também é possível acessar esse recurso pelo “Planejador” do menu principal.

Gerenciar a caixa de entrada

No Meta Business, você pode interagir com os usuários do Facebook, Instagram e Messenger sem sair da plataforma.

Todas as interações (mensagens e comentários) aparecem na plataforma para você respondê-las rapidamente. A ferramenta traz ainda informações resumidos sobre o perfil de quem está interagindo com a sua marca.

Clique em “Caixa de entrada” no menu principal. Depois, selecione o que você deseja visualizar: Messenger, Instagram Direct, Comentários do Facebook ou Comentários do Instagram.

Criar e gerenciar anúncios de publicidade

Um dos principais objetivos da Meta é atrair mais anunciantes para as suas plataformas — afinal, eles são essenciais para sustentar a empresa. Por isso, um dos focos do Meta Business é facilitar a criação de anúncios pagos para Facebook e Instagram.

Nesta funcionalidade, você pode criar campanhas de anúncios baseadas em metas, como obter mais visitantes para o site, receber mais mensagens ou promover a página. Depois, a ferramenta permite segmentar o público-alvo, definir o orçamento e criar a mídia para veiculação.

Para esse recurso, clique em “Anúncios” no menu principal. Depois, clique em “Criar anúncio” e siga os passos para configurar a campanha.

Acompanhar relatórios e insights

Acompanhar dados de desempenho é essencial para melhorar suas estratégias nas redes sociais. Por isso, o Meta Business oferece uma seção para relatórios sobre os resultados da sua marca no Facebook e no Instagram.

Os relatórios trazem dados de alcance e engajamento do Facebook e do Instagram, bem como os resultados de cada conteúdo publicado. Você também pode saber mais sobre o perfil do público que segue a sua marca e comparar resultados com outras marcas semelhantes.

Para acessar esse recurso, clique em “Insights” no menu principal. Depois, navegue pelo menu da seção para visualizar dados gerais, do público, de feedback, entre outros.

Acessar o Gerenciador de Comércio

A sacolinha do Instagram e do Facebook é um recurso poderoso de vendas nas redes sociais. Caso a sua empresa utilize recursos de vendas no Facebook no Instagram, o Meta Business também oferece acesso ao Gerenciador de Comércio.

Por lá, você pode integrar sua loja no Instagram ou Facebook com o seu e-commerce, gerenciar os produtos anunciados e monitorar cliques e interações.

Para acessar esse recurso, clique em “Comércio” no menu principal. Essa opção do menu só vai aparecer se você tiver a loja ativada no Instagram e/ou no Facebook.

Gerenciar informações e permissões

Além das funcionalidades acima, você também pode fazer a gestão básica de páginas no Facebook e perfis no Instagram. É possível editar informações, gerenciar os dados de cobrança dos anúncios, definir funções de administração da conta, entre outras configurações.

Para acessar esse recurso, clique em “Configurações” no menu principal.

Como analisar os dados da plataforma?

O Meta Business oferece dados ricos para monitorar o desempenho da sua atuação nas redes sociais e melhorar as suas estratégias. Esses dados estão disponíveis principalmente em duas seções da plataforma: Anúncios e Insights.

A seguir, vamos analisar quais são as principais métricas que você pode extrair desses recursos para ter mais resultados no Facebook e no Instagram.

Anúncios

Na aba de Anúncios do menu, você pode ter uma visão geral dos anúncios ou visualizar dados específicos de desempenho de cada peça veiculada. Você pode visualizar:

·        Status (ativo, em análise ou concluído)

·        Informações da campanha (tempo de veiculação, público e posicionamentos)

·        Resultados (alcance, cliques, conversões, gastos etc.)

·        Público (desempenho por gênero, idade, posicionamento e localização)

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Insights

Na aba Insights, é possível ter uma visão geral sobre os resultados da página do Facebook e do Instagram, além de informações sobre o público nessas redes. Ao navegar pelo menu dessa seção, você pode visualizar dados de:

·        Resultados (alcance da página/perfil, visitas à página/perfil, novos seguidores e curtidas)

·        Público (número de seguidores, faixa etária e gênero, cidades e países)

·        Feedback (classificação média e avaliações da página do Facebook)

·        Avaliação comparativa (comparação com empresas semelhantes em relação ao número de seguidores, crescimento de seguidores e conteúdos publicados)

·        Conteúdo (alcance do post, curtidas e reações, toques em figurinhas, cliques no link, comentários, compartilhamentos, resultados, custo por resultado, respostas)

Ao analisar esses dados, é importante avaliar a evolução da sua empresa. Embora a comparação com outros negócios seja inevitável, procure entender como o seu público reage às suas estratégias e como a sua empresa está se aprimorando ao longo do tempo. Dessa forma, os resultados só tendem a melhorar!

Então, agora você já conhece o Meta Business Suite. Muitas pessoas se deparam com essa ferramenta ao administrar sua página no Facebook ou perfil no Instagram, mas não sabem bem como usá-la. Agora, você já viu que ela pode ajudar muito a gerenciar as redes sociais.

Agora, para aprender um pouco mais sobre como ter melhores resultados nas redes sociais, aproveite para baixar o e-book sobre Como ter um Instagram vendedor. Faça as vendas no Instagram bombarem com as nossas dicas!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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