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Como montar uma loja sexshop online de sucesso em 10 passos [GUIA 2024]

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Para montar uma loja sexshop online de sucesso, o segredo é investir em um público promissor, caprichar no marketing nas redes sociais, oferecer produtos de qualidade e contar com uma boa plataforma de e-commerce para garantir a divulgação, o atendimento,  a venda e a entrega dos produtos.

Diante da enorme variedade de produtos e da concorrência na internet, investir em um nicho de mercado é uma das melhores escolhas para o lojista que quer começar a vender online. Neste artigo, falamos sobre um nicho com enorme potencial nos dias de hoje: os sexshops!

O diálogo sobre sexualidade ganha cada vez mais espaço na sociedade, motivando pessoas a buscarem conteúdos e produtos relacionados. 

Os estabelecimentos físicos da área são tradicionais em grandes cidades, mas a internet oferece muito mais liberdade e privacidade nas compras, o que agrada bastante o consumidor.

Entre as diversas vertentes exploradas pelos lojistas, é o chamado bem-estar sexual que tem sido entendido como o queridinho do público nos últimos anos, especialmente o feminino. 

Com a proposta de ir além do erotismo, abordando também questões como autocuidado e autoconhecimento, o mercado bateu recorde de novos negócios em 2022: 1068 novos empreendimentos, apenas no Brasil, segundo a consultoria Cortex Intelligence.  

Se você tem interesse em montar um sexshop, esse é um excelente momento e você chegou no lugar certo. A seguir, apresentamos um passo a passo com tudo o que você precisa para montar uma loja sexshop online de sucesso! Confira! 

1. Faça uma pesquisa de mercado

Para montar um sexshop online, assim como qualquer outro tipo de empreendimento, a primeira coisa  a fazer é realizar uma pesquisa de mercado. É fundamental entender o mercado em que se deseja entrar (demanda, concorrentes, exigências legais etc.), antes de colocar seu esforço e seu dinheiro em qualquer ideia.

Além disso, a pesquisa também nos ajuda a identificar riscos e oportunidades, o que nos permite refinar a nossa estratégia e aumentar muito as nossas chances de sucesso.

O mais importante, porém, é saber como você vai se posicionar e em qual segmento atuará. O mercado de sexshop é muito amplo e suas chances de chamar a atenção e criar relacionamento com o público são maiores quando você aposta em temas específicos, como:

  • BDSM e fetiches;
  • brinquedos para casais;
  • lingeries sensuais;
  • cosméticos eróticos;
  • produtos para público LGBTQIAPN+;
  • produtos de bem-estar sexual, como abordamos na introdução.

Para encontrar um subnicho promissor, o seu foco deve ser o público, ou seja, os seus potenciais clientes. Isso nos leva para o próximo passo.

2. Conheça o seu público

Um erro grave, porém muito comum, cometido por empreendedores iniciantes é confundir seus interesses com os interesses da sua audiência. 

É importante gostar do que se vende, especialmente quando você faz a promoção desses produtos por conta própria (muito comum entre os pequenos lojistas). Entretanto, você não é seu cliente e nem sempre aquilo que você gosta ou acha interessante é o que as pessoas realmente estão procurando.

Quem está começando deve investigar o comportamento do público no mercado (o que é mais buscado, o que mais vende, o que é mais elogiado e comentado etc.), sempre atento às críticas e sugestões que os consumidores geralmente manifestam na internet.

Observe, também, que esse trabalho não para! Precisamos nos manter atentos às novas tendências e modos de comportamento.

As preferências do público mudam constantemente, e, por isso, mesmo após o sexshop montado, é preciso continuar colhendo feedbacks e realizando pesquisas de satisfação. No comércio, isso é muito útil também para personalizar ofertas e aumentar a conversão!

3. Construa uma audiência nas redes sociais

Muita gente pensa que o primeiro a fazer ao abrir um negócio é montar um local e um estoque. Não há dúvidas de que você precisará disso, mas, na internet, é sempre recomendável começar pela audiência.

Quem você acha que começará vendendo mais: o lojista que nunca deu as caras e aparece na vida do consumidor apenas na inauguração ou aquele que já tem um nome ou marca conhecidos nas redes sociais?

Pois é! Não há porque esperar tudo ficar pronto para começar a sua divulgação, comece a produzir conteúdo o quanto antes, explorando assuntos relacionados ao que você vende para atrair pessoas que podem se interessar pelas suas ofertas no futuro.

Para realizar uma divulgação profissional, porém, será preciso investir em plataformas e anúncios. A boa notícia é que, na internet, tudo é muito mais acessível!

4. Tenha um site de vendas

Mesmo que o foco da sua divulgação sejam as redes sociais e os marketplaces, o site é o que dá a base para que os recursos desses canais sejam explorados ao máximo e um espaço que agrega enorme credibilidade ao seu negócio.

Entenda que o site é um espaço realmente seu na web e que não está à mercê de políticas e atualizações que podem afetar o seu trabalho, como acontece nas grandes plataformas. Ele agrega, portanto, solidez ao seu negócio online, além de ser um excelente canal de vendas.

Não se esqueça, porém, que um site profissional nos dias de hoje requer:

  • design atraente e fácil navegação, sobretudo em smartphones;
  • deve apresentar informações de forma clara, não apenas sobre os produtos, mas também sobre políticas de envio e devolução;
  • e também deve contar com recursos de atendimento úteis, como chat online, meios de pagamento seguros, entre outros.

Se você é leigo no assunto, pode achar que montar tudo isso é muito caro e complicado, mas não é.

Com a Bagy, por exemplo, você consegue montar uma loja online em minutos e ela já vem com todos os recursos básicos de um e-commerce, como ferramentas de marketing, frete e pagamento. 

O melhor de tudo, porém, é que você cuida de tudo pelo celular, pois seu sexshop online pode ser integrado ao Instagram e aos principais marketplaces do mercado. E isso nos leva ao próximo item.

5. Diversifique os canais de vendas

O consumidor na internet explora diversos locais antes de fechar uma compra. Ele compara lojas, preços, opções de frete, pagamento e promoções para descobrir o melhor lugar para fazer a sua compra.

Há também aqueles mais conservadores, que fazem questão de comprar sempre no mesmo site, rede social ou marketplace, pois tiveram boas experiências anteriores.

Por essas e outras, é tão importante diversificar os canais de venda, seja para cercar o cliente que pesquisa muito, seja para atender o público fiel das grandes plataformas.

E, mais uma vez, nada disso exige grandes investimentos ou conhecimento técnico. Com uma ferramenta de e-commerce, como a Bagy, você coloca a sua loja em todos os lugares e centraliza suas vendas e seu atendimento em um só lugar.

Outra dica nesse sentido é participar de feiras e eventos ou realizar parcerias estratégicas para dar destaque a sua marca e seus produtos. Essa é uma forma de expandir suas vendas para além do tradicional e também de construir autoridade, algo que ajuda a vender muito!

6. Tenha bons fornecedores

Chegamos, enfim, aos fornecedores, que merecem uma atenção especial quando falamos em produtos de sexshop.

O preço baixo é um grande atrativo, claro, mas lembre-se de que você está oferecendo produtos para uso íntimo. A segurança e a saúde dos seus clientes, portanto, deve ser prioridade!

Exija produtos de fornecedores confiáveis, que usem materiais e tecnologias seguras, que foram devidamente testados e que tragam orientações de uso claras para o usuário.

A variedade de produtos para sexshop é enorme e cada categoria exige cuidados específicos da fabricação à revenda. Merecem mais atenção, porém, os brinquedos sexuais, cosméticos e medicamentos.

Pesquise bastante e não deixe de pedir indicações de fornecedores para lojistas já bem consolidados.

7. Invista em uma estratégia de marketing adequada

Que tipo de público é o seu? Mais discreto ou mais engajado? Mais curioso ou mais protagonista? Você deve descobrir essas características em sua pesquisa para ajustar o tom de voz e a linguagem da sua marca.

Seu sexshop precisa de uma identidade visual e comunicativa que gere empatia na sua audiência, e existem várias formas de promover a sua marca na internet.

Além de fazer anúncios e publicar conteúdos relevantes com regularidade nos canais que seu público utiliza, você pode aumentar seus resultados ao contratar influenciadores ou se tornando porta-voz da sua marca. Isso é um meio de gerar conexão!

E não se esqueça que a sua estratégia de Marketing deve ser abrangente, porém, coerente! Não importa se você está no seu blog, no seu Instagram ou no YouTube, o público precisa reconhecer a mesma marca em todos os lugares. 

8. Ofereça um atendimento discreto

Uma exigência padrão nos sexshops online é o atendimento discreto, do primeiro contato com a marca à entrega do produto.

Você, definitivamente, não quer que o seu cliente passe por constrangimentos ou enfrente problemas pessoais ao adquirir seus produtos, certo?

A privacidade, portanto, é um requisito importantíssimo se quiser ter sucesso nesse mercado, e é preciso que ela esteja presente em vários aspectos:

  • embalagens discretas ou disfarçadas;
  • registro de pagamento (exibido em faturas) também discreto;
  • nome do produto disfarçado ou oculto para entregadores e na embalagem;
  • atendimento amigável, compreensível e não invasivo nos canais de comunicação e suporte;
  • medidas de privacidade também nos meios de devolução ou troca.

Acima de tudo, respeite o seu cliente e garanta que ele tenha uma experiência confortável e segura com o seu sexshop. Isso com certeza o fará elogiar a sua loja e comprar de novo!

9. Formalize seu negócio

Para fechar contratos com bons fornecedores, oferecer garantia aos seus clientes e iniciar uma operação realmente profissional, você vai precisar se formalizar.

Para quem está começando, o caminho mais simples e acessível de obter um CNPJ é se tornando MEI, um microempresário individual. 

Embora o documento possa ser gerado facilmente pela internet, é importante consultar a prefeitura da sua cidade para saber mais sobre as obrigações previstas para essa categoria de negócio, como licenças e alvarás.

É bom destacar também que há uma legislação que proíbe a entrada de menores de 18 anos em estabelecimentos sexshop, mas não são claras as obrigações previstas para as lojas online. Muitos sites geram alertas no primeiro acesso ou solicitam cadastros para garantir que apenas maiores tenham acesso ao conteúdo.

10. Organize a sua gestão

Existem muitas maneiras de gerir um sexshop e cabe a você definir uma estratégia de gestão financeira e de gestão de estoque que faça sentido dentro do seu orçamento, da sua estrutura e das possibilidades do seu empreendimento.

Entretanto, falando em pequenos negócios, um ponto que merece dedicação é a organização das contas. Algumas dicas são:

  • não misturar despesas pessoais com as da empresa;
  • manter registros atualizados de todas as movimentações financeiras;
  • usar ferramentas de gestão comercial para integrar dados de diferentes setores (como fornecedores, logística, estoque, venda e contabilidade);
  • emitir notas fiscais;
  • manter as contas em dia.

Dica extra: venda kits de sexshop

Para finalizar, uma dica extra para ajudar você a começar vendendo muito: crie promoções para kits de produtos!

Essa é uma ótima opção para impulsionar as vendas, pois facilita a escolha dos itens, funciona bem como presente e contribui para o aumento do ticket médio e para a fidelização.

Especialmente se o seu sexshop trabalha com uma grande variedade de produtos ou atua em uma área muito específica e ainda pouco conhecida, separar itens por tipo, perfil de cliente ou presente pode tornar a vida do seu consumidor mais fácil e a venda muito mais tentadora. Experimente!

Nosso artigo fica por aqui e como você pôde perceber, investir em um sexshop online é uma oportunidade e tanto nos dias de hoje. Esse mercado nunca esteve tão aquecido e você pode começar do zero investindo pouco!

Quer uma oportunidade ainda maior? Que tal criar a sua loja online com a Bagy agora mesmo? É isso mesmo! Não perca essa chance!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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