Produtos e Nichos

Loja geek: confira 20 opções de produtos nerds para vender pela internet e aumentar o seu faturamente

Saiba tudo sobre loja geek

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Uma loja geek pode abraçar diversos nichos diferentes, uma vez que esse mercado é bastante amplo e atende pessoas de todas as classes sociais. Artigos de coleção, como HQs, camisetas e miniaturas, bem como itens de informática, como computadores, consoles e acessórios, estão entre os produtos mais procurados.

Pensando em abrir uma loja online de produtos geek? Pois essa é uma ótima ideia! Esse é um dos segmentos mais tradicionais do comércio eletrônico, até porque pesquisar e comprar pela internet é algo que está no DNA do público nerd, um grupo que sempre foi obcecado por tecnologia.

Mas não para por aí. Esse mercado também está intimamente ligado à cultura pop, uma relação que ganhou ainda mais força nos últimos anos com grandes produções do cinema e do streaming, além de sitcoms de sucesso mundial, como a série norte-americana The Big Bang Theory.

Outro traço importante desse público são as exigências. Os geeks são antenados, pesquisam muito, prezam por qualidade e dão trabalho para os vendedores. Isso significa que para ter sucesso nesse mercado, você vai precisar conhecer muito bem os produtos que vende.

Além disso, o seu planejamento também deve incluir parcerias com fornecedores confiáveis, uma plataforma de e-commerce vantajosa e uma boa estratégia de marketing nas redes sociais e nos buscadores.

O primeiro passo, porém, é escolher um nicho ou apostar numa loja geek generalista, e preparamos este post para te ajudar a tomar a decisão certa. A seguir, apresentamos uma série de produtos dessa categoria e informações essenciais para você conferir!

20 opções de produtos nerds para sua Loja Geek

Copos e canecas personalizadas

Copos e canecas com estampas de personagens, marcas famosas, memes e mensagens nunca saem de moda e são uma excelente opção, tanto para desfrute próprio quanto para presente. Embora sejam produtos de uso cotidiano, há quem prefira transformá-los em itens de coleção e decoração, um comportamento muito comum entre o público geek.

Você pode encontrar muitos fornecedores de artigos personalizados dessa categoria na internet, mas também deve considerar o investimento em uma maquinário próprio, aumentando as suas possibilidades de produção, venda e atuação. O único ponto negativo dessa escolha são os encargos envolvidos na reprodução de obras protegidas por direitos autorais.

Copos térmicos

O público nerd é também referenciado por passar muitas horas na frente do computador, seja trabalhando, seja jogando ou consumindo conteúdos. Os copos térmicos, capazes de preservar a temperatura dos líquidos por várias horas, se popularizaram no Brasil como um item para festas, mas também são procurados por quem preza pela qualidade do café ou do chazinho no dia a dia.

Não se esqueça de que os geeks são bastante exigentes, por isso apostar em mercadorias de baixa qualidade pode ser um péssimo negócio se você mira esse público. Preze sempre por itens originais e concentre a sua divulgação em consumidores dispostos a pagar mais por produtos autênticos.

Squeezes

Ainda dentro das utilidades do dia a dia, temos os squeezes, garrafas de uso individual reutilizáveis que popularizaram dentro das academias, mas também são muito utilizadas nas empresas e no home office para diminuir a frequência de idas e vindas para buscar água.

Há modelos de vários tipos, entre os quais se destacam os fabricados em plástico com bocal externo (que permite esguichar o líquido na boca) e os térmicos, produzidos com alumínio e que preservam a temperatura da água. Você também encontra produtos com tampas e acabamentos especiais, assim como estampas que podem interessar alguns consumidores.

Bonecos e miniaturas

Uma característica marcante do universo nerd é o enorme envolvimento emocional do público com personagens que marcaram suas vidas de alguma forma. Grandes saudosistas, fazem questão de homenagear essas criações e investir em itens capazes de resgatar memórias e sentimentos atrelados aos desenhos, games, quadrinhos e filmes que amam.

É a partir daí que surge a busca por bonecos e miniaturas, inclusive por adultos. Muitas delas fazem parte de coleções famosas e, por isso, a exigência por autenticidade e qualidade é ainda mais notável aqui. Esse mercado é também conhecido por apresentar peças raras supervalorizadas, algumas, inclusive, comercializadas como obras de arte.

Almofadas e pelúcias

Também atreladas à lembranças e saudosismo, as almofadas e pelúcias são produtos muito procurados nas lojas geek. O apelo à personagens e obras da cultura pop é o mesmo, embora nesse contexto sejam frequentemente abordados de maneira cômica ou infantil.

A “fofura” é o grande elemento desse tipo de item, que também compõe o estilo e a identidade do consumidor nerd que tem enorme carinho por essas obras. Embora chamem bastante a atenção de crianças, também são frequentemente procurados por adultos e por pais que desejam compartilhar suas paixões da infância e da adolescência com os filhos.

Capinhas e acessórios para celular

As capinhas são uma grande febre que acompanha tendências e lançamentos do mundo do entretenimento. Muito mais do que um aparato de proteção para os smartphones, elas tornaram-se parte do estilo e da atitude de muitas pessoas, sendo frequentemente procuradas por diversos públicos, entre eles o geek.

Capinhas com formatos e estampas personalizadas, assim como acessórios que remetem ao visual e ao comportamento de personagens são muito vendidas. Uma das vantagens desse mercado é que muitas pessoas fazem questão de trocar esses itens com frequência, inclusive criando coleções ou montando looks variados para se harmonizar com diferentes tipos e cores de roupas.

Livros E HQs

É claro que os livros e os quadrinhos entram na nossa lista! As obras literárias icônicas, das clássicas às edições atuais, junto ao cinema, são a base para todo o universo de produtos que encontramos nas lojas geek.

Nessa categoria, uma tendência que vem ganhando o mercado são as edições de luxo. Várias editoras brasileiras estão apostando edições em especiais com ilustrações inovadoras e acabamento primoroso. Essa nova geração de livros e HQs está conquistando o público que não se contenta apenas com o conteúdo, mas também enxerga as obras como itens decorativos ou de coleção.

Materiais escolares

Você também tem muito a ganhar investindo em produtos para estudantes. Crianças e adolescentes gostam de expressar interesses, paixões e estilo entre os amigos e, por isso, estão sempre buscando itens com a cara dos seus filmes, desenhos e livros favoritos.

A variedade de mercadorias que pode ser explorada aqui é enorme. Canetas, lápis de cor, borrachas, cadernos, mochilas, bolsinhas, garrafas, entre vários outros itens estilizados, tudo isso é procurado por jovens em fase escolar.

Bolsas e bonés

Bolsas e bonés são “coringas” do comércio de acessórios, pois podem ser trabalhados de diversas formas e atender públicos de todos os tipos. No mundo geek, as peças com estampas de marcas famosas da cultura pop, bem como recriações de itens usados por personagens fazem bastante sucesso.

A dica aqui é apostar em produtos voltados tanto para o público infantojuvenil quanto para o público adulto. O primeiro busca por peças que chamem mais a atenção e reproduzam com maior autenticidade seus personagens e obras favoritas. O segundo, preza por elementos mais discretos que permitam utilizar os itens em diferentes ocasiões.

Acessórios de informática estilizados

Se boa parte dos nerds são apaixonados por tecnologia e informática, você tem muito a ganhar ao oferecer acessórios e pequenos equipamentos na sua loja geek. O objetivo desse tipo de consumidor é aliar a utilidade e o estilo no seu escritório ou espaço de entretenimento.

Entre os itens estilizados inspirados em obras da cultura pop, temos fones de ouvido, pen drives, mousepads, teclados, cadeiras, suportes, apoios ergonômicos e muito mais. Observe que a procura por esses itens parte de alguma necessidade constatada pelo cliente que, ao pesquisar pelo produto, dá preferência às opções que também lhe resgatam memórias ou emoções relevantes.

Eletrônicos, computadores e consoles

Para o empreendedor que está disposto a investir um pouquinho mais, a revenda de eletrônicos, computadores e consoles é uma boa aposta. Vale destacar que esse tipo de produto é procurado por diversos públicos, porém, há linhas, marcas e configurações que tendem a chamar mais atenção do público nerd, especialmente os gamers.

Esse mercado é bastante movimentado e lucrativo, mas donos de pequenos negócios precisam ter muita cautela ao apostar em seus segmentos. Além de se planejar muito bem financeiramente, é importante que o lojista avalie a concorrência e se prepare para disputar com grandes varejistas.

Peças e equipamentos gamer

O público gamer é geralmente composto por pessoas com médio e alto poder aquisitivo, e se destaca por consumir produtos de alto valor com frequência. As palavras de ouro para os jogadores apaixonados são qualidade e desempenho, por isso, estão sempre analisando tendências e acompanhando lançamentos para obter a melhor experiência disponível.

Além dos, já citados, computadores, o comércio de peças e equipamentos é muito movimentado: de processadores, placas de vídeo, teclados mecânicos e sistemas de refrigeração a itens de ergonomia, como cadeiras especiais, conectores e suportes. O conhecimento técnico aqui é ainda mais importante do que em outros segmentos.

Games

Falando de peças e equipamentos para o público apaixonado por jogos, não poderíamos deixar de lado os games, propriamente ditos. Muitas lojas brasileiras trabalham nesse nicho e faturam vendendo e alugando títulos para computadores e consoles.

O seu principal objetivo aqui é conseguir fornecedores autorizados para obter produtos originais com a qualidade esperada pelo público. Outro ponto importante é se antecipar aos grandes lançamentos deste mercado para manter a procura sempre aquecida em sua loja geek.

Produtos sobre ciência

Outra característica muito marcante do público nerd é o seu interesse genuíno pela ciência. Mergulham em teorias científicas e na biografia de grandes pesquisadores, além de levar esse conhecimento como inspiração para vários aspectos de suas vidas.

Nessa categoria de produto, os livros e revistas se destacam, mas existem itens dos mais variados tipos, incluindo os citados em nossa lista, baseados em grandes ideias, cientistas e inventores da história da ciência. Há de se notar que o respeito e a devoção por essas figuras pode ser tão profundo quanto o observado por personagens de obras de ficção.

RPGs e jogos de tabuleiro

O Role-Playing Game, ou apenas RPG, como ficou mundialmente conhecido, consiste em construir uma história de forma espontânea com um grupo de amigos, dentro de uma narrativa comandada por um mestre ou por algum roteiro extraído de um livro, revista ou jogo. É pura imaginação, criatividade e envolvimento.

A oportunidade aqui está nos kits com mapas, acessórios e roteiros que são comercializados para o jogo, o chamado RPG de Mesa, que faz enorme sucesso. Vale, porém, desdobrar o negócio para outros tipos de jogos de tabuleiro, pois também são um tipo de entretenimento muito buscado pelos geeks, especialmente títulos famosos que despertam alguma nostalgia.

Camisetas estampadas

As camisetas estampadas talvez sejam o produto geek mais comum, uma vez que são procuradas não apenas pelo público essencialmente nerd, mas por outras pessoas que simpatizam com o visual ou desejam acompanhar tendências da TV, da internet e do cinema.

Diante do relativo baixo custo de produção, muitos empreendedores apostam na confecção de peças próprias com maquinário adquirido ou por meio de parcerias com empresas próximas. Essa prática, porém, merece cautela, assim como a produção de canecas, pois várias produtoras cobram royalties pela comercialização de itens que reproduzem imagens protegidas.

Bottons e chaveiros

Para quem procura um nicho com baixíssimo investimento, o comércio de chaveiros e bottons (broches) personalizados é uma ótima oportunidade. Esse tipo de mercadoria pode ser adquirida por valores muito baixos, quando comprada em volume, e comercializada por preços bastante acessíveis.

Tradicionalmente vendidos nas ruas e em feiras, eles também têm espaço no e-commerce, mas raramente são comprados separadamente em virtude do frete (que pode ultrapassar o valor do produto). Sendo assim, a dica é criar kits e coleções que tornem a compra mais vantajosa para o cliente.

Fantasias

Um dos grupos que mais chamam atenção dentro do público geek são os cosplayers, fãs que se fantasiam de personagens de séries, filmes, games e desenhos, sobretudo para eventos e grandes lançamentos do mercado. Muito além de uma mera brincadeira de se fantasiar, essas pessoas enxergam essa prática como a arte de recriar seus ídolos com perfeição.

Merece destaque aqui o grande número de influenciadores que fazem sucesso nas redes sociais postando reproduções impecáveis de grandes ícones da cultura pop e de produções japonesas famosas. Fazer parcerias com influencers é uma oportunidade interessante de divulgar produtos de moda e vestuário, inclusive itens dessa categoria.

Itens de casa e decoração

Além de estudantes, o público geek que tende a consumir mais produtos é aquele que está em início de carreira, adquirindo seus primeiros bens e montando a sua própria casa. Para além do espaço onde ficam seus eletrônicos, muitos deles também gostam de levar suas histórias e personagens favoritos para outros ambientes.

Itens de casa e decoração estilizados ou com estampas de obras famosas podem fazer muito sucesso na sua loja. São cortinas, roupas de cama, cobertores, capas de travesseiro, abajures, utensílios domésticos, arranjos, entre vários outros produtos que, dentro do contexto geek, podem ajudar os consumidores desse público a criar um verdadeiro universo nerd dentro de suas residências.

Moda e vestuário em geral

Já falamos sobre as camisetas estampadas, dos bonés e das bolsas, mas é importante destacar que vários outros produtos de moda e vestuário também são produzidos para o mundo geek. Embora boa parte desse tipo de peça seja direcionada ao público infantil, há opções para adolescentes e adultos que também são muito procuradas.

Além dos calçados, podemos citar também os pijamas, meias, moletons, jaquetas, shorts, biquínis e acessórios, como brincos, anéis, colares, piercings, luvas e muito mais. Vale apostar até mesmo em roupas íntimas personalizadas, incluindo peças sexy inspiradas no visual de personagens famosos, um nicho que também apresenta grande demanda na internet.

Viu só como esse segmento oferece inúmeras oportunidades para quem deseja empreender na internet? Agora que você conferiu várias opções de produtos para criar ou revender, resta apenas planejar o seu negócio e, principalmente, a sua comunicação na web.

Para atrair e engajar esse público, é preciso mergulhar fundo no universo da sua audiência e usar as redes sociais com criatividade para cativar essas pessoas. Os perfis Mundo Geek, Donna Geek e Studio Geek tem várias ideias para você se inspirar na produção de fotos e na criação de conteúdo no seu Instagram, tendo em vista que essa é uma das melhores formas de atrair clientes para seus canais de venda.

Como você pôde perceber, abrir uma loja geek é uma excelente forma de começar a atuar na internet, e as chances de sucesso são ainda maiores para o empreendedor que faz parte ou tem muita familiaridade com esse público. Criar conexão é uma das grandes chaves para conquistar um público fiel na internet, e uma das vantagens desse segmento é que os clientes são realmente apaixonados pelos produtos que consomem.

E aí? Ainda tá na dúvida? A gente ajuda! Continue por aqui e confira agora 14 ideias para investir e começar a vender na sua loja online!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.