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E-commerce

O home office e o e-commerce: como conciliar o trabalho remoto com vendas online

home office e e-commerce

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Você já ouviu, em algum momento, as palavras home office e o e-commerce juntos na mesma frase?  Provavelmente sim! Embora ambas estejam conectadas por uma série de características parecidas, a situação vivenciada nos últimos anos fez com que elas ficassem ainda mais unidas.

Claro, a popularidade do comércio eletrônico no mercado já é um fato, e conquistou milhões de usuários que sonham em ter a própria loja virtual. No entanto, muitos não pensaram em unir essa ideia com o home office, uma das modalidades de trabalho mais difundidas nos últimos tempos.

Por esse motivo, algumas pessoas podem não conhecer sua relação. Ou, ainda, não apostarem nos benefícios que esses conceitos, juntos, podem trazer! E, foi pensando nisso que reunimos um guia especial, para explicar, definitivamente, a conexão entre home office e e-commerce, além de trazer algumas dicas para ajudar você a implementar essa ideia no seu trabalho com loja virtual!

O home office e a pandemia

O home office é uma modalidade de trabalho remoto, e, em tradução, significa literalmente “escritório em casa”. Um dos grandes benefícios desse modelo é, de fato, permitir que os trabalhadores continuem realizando suas atividades, mesmo à distância.

E foi por isso que o home office se popularizou durante a pandemia de coronavírus, que devastou o mundo inteiro nos anos de 2020 e 2021. Uma das principais medidas de contenção decretadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) foi, justamente, o distanciamento social. E, com isso, as empresas adotaram o home office como alternativa para continuar produzindo, mas sem o risco de contágio.

De acordo com dados divulgados pela Agência Brasil, uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) mostra que cerca de 11% dos trabalhadores ativos no Brasil adotaram o regime de home office. No total, mais de 8 milhões de pessoas passaram a realizar suas funções de casa. E a satisfação é majoritária. Segundo informações da CNN Brasil, 73% das pessoas estão satisfeitas com o trabalho em casa, e querem manter assim.

Durante a pandemia, o home office foi uma necessidade, mas, agora, ele pode ter vindo para ficar.

A tendência do e-commerce

Enquanto isso, na relação entre home office e e-commerce, também precisamos analisar a tendência do comércio eletrônico. Afinal, ele permite que os consumidores realizem suas compras mantendo o distanciamento.

De acordo com dados divulgados pelo portal G1, em 2020 o crescimento do comércio eletrônico teve um salto, atingindo 68%. Mais de 20 milhões de consumidores fizeram sua primeira compra pela internet!

É fato que o e-commerce se tornou uma grande tendência no mercado, e, assim como o home office, ele pode ser a nova alternativa preferida dos consumidores.

Home office e e-commerce: como conciliar?

Agora, temos duas tendências importantes e diretamente relacionadas, o home office e e-commerce. Ambos trazem oportunidades práticas e interessantes para o trabalhador, que pode trabalhar no seu próprio negócio diretamente de casa. No entanto, esse leque de possibilidades também pode ter seu lado menos positivo.

Afinal, como conciliar o home office e e-commerce?

Se você tem uma loja virtual, ou deseja criar uma loja virtual, trabalhando de casa, é fundamental trabalhar em alguns pontos. É preciso ter dedicação e comprometimento, pois com o aumento do comércio eletrônico, a concorrência também se potencializou. Por isso, é importante se dedicar para ganhar espaço no mercado.

Ao mesmo tempo, trabalhar em casa significa saber administrar suas rotinas, que podem se confundir com a vida pessoal. Nesse caso, ao optar pelo conjunto home office e e-commerce, é essencial ter em mente de que talvez você precise de mais esforço do que o normal para se concentrar!

Conheça as vantagens do e-commerce home office

Por outro lado, se dedicar no home office e e-commerce pode trazer uma série de vantagens. Em primeiro lugar, você poderá realizar seu sonho em um ambiente conhecido, confortável e que atende às suas necessidades.

Além disso, é claro que não podemos deixar de mencionar a vantagem de economizar custos. Afinal, com home office e e-commerce, você não terá gastos com aluguel de escritório ou loja física, além de despesas fixas e comuns.

Você terá total controle sobre sua rotina, seus horários e as atividades que quiser fazer. E, claro, além da autonomia, também terá a chance de se tornar bem-sucedida trabalhando em casa!

Desafios do e-commerce home office

Contudo, se estiver considerando unir home office e e-commerce, precisa ficar atenta para alguns dos desafios que podem aparecer.

Confira alguns dos principais que podem atrapalhar seus planos:

A rotina administrativa 

O conceito de home office e e-commerce significa administrar uma rotina administrativa em casa. Ou seja, transformar seu ambiente em um escritório, afinal, você estará gerenciando sua própria empresa.  Isso significa cuidar da contabilidade, do RH, lidar com funcionários e muito mais.

Assim, aplicar esse conceito pode ser difícil para algumas pessoas, especialmente envolvendo o ambiente familiar e cotidiano no dia a dia.

Rotina de gestão 

Junto com a rotina administrativa, um dos desafios do home office e e-commerce também são as rotinas de gestão de atividades. Você precisará não apenas gerenciar as funções da sua empresa, como também tomar conta de todas as operações da sua loja virtual.

Atendimentos, entregas, divulgação, produção, tudo isso deve ser gerenciado do mesmo jeito! Por isso, algumas pessoas também podem encarar as rotinas de gestão como um grande desafio do home office e e-commerce.

Integração do e-commerce 

É claro, o home office e e-commerce também traz alguns pontos importantes, como a dificuldade de integração. Trabalhar com comércio eletrônico já reduz a integração social e profissional do administrador.

E com o home office, ainda, as coisas podem ficar ainda mais isoladas! Nesse caso, saber integrar corretamente os dois conceitos é um desafio a ser enfrentado.

Questão de logística e estoque

Por fim, antes de optar pelo home office e e-commerce, você já pensou no seu estoque?

Algumas categorias de loja virtual precisam lidar com esse assunto também, pois devem levar em conta uma série de fatores, como:

  • tamanho da sua loja;
  • tamanho dos seus produtos;
  • demanda de pedidos;
  • onde eles estarão estocados.

É preciso pensar em estratégias de logística que mantenham a qualidade dos seus produtos e não prejudiquem suas vendas.

Dicas para o sucesso

Calma! O home office e e-commerce traz alguns desafios, mas não precisa ser um bicho de sete-cabeças. Existem algumas dicas que podem te auxiliar no caminho do sucesso nessa área, que, afinal, traz muitas vantagens.

Veja algumas orientações que separamos para te ajudar:

Estabeleça um lugar para trabalhar 

Apesar de estar em home office, lembre-se de que não é sua rotina pessoal. Por isso, estabeleça um lugar fixo para trabalhar, para ajudar a quebrar esse conceito de “casa”.

Dessa forma, sua mente também se acostumará com aquele local para trabalho, e poderá te ajudar a se concentrar melhor. Além disso, um lugar fixo, como um escritório, tem tudo que você precisa para ter conforto e atenção.

Disciplina é fundamental 

Home office e e-commerce também precisam de disciplina! Por isso, evite rotinas muito confusas, ou deixar de lado as suas responsabilidades.

Tenha em mente que é seu trabalho, e você precisa se concentrar nele como se estivesse em uma empresa. Se atente às suas rotinas, tenha um fluxo organizado e trabalhe a disciplina, mesmo em casa.

Defina os horários de trabalho 

Para ajudar nesse quesito, definir horários de trabalho é uma das dicas principais! Com isso, você poderá alinhar sua rotina profissional sem grandes desafios, ajudando, inclusive, na organização da sua vida pessoal.

Tenha horários fixos e siga eles à risca, para manter sua concentração e produtividade do jeito certo.

Planejamento e gestão são a chave!

Trabalhar com home office e e-commerce demanda muita organização, e a chave é planejamento e gestão eficientes!

Assim como toda empresa comprometida, é preciso pensar no futuro, ter métricas, previsões e organização de trabalho. Por isso, lembre-se de trabalhar na gestão do seu negócio de maneira estruturada. Ter um plano de negócios e um sistema de gestão podem ajudar, e são essenciais para qualquer negócio que deseja crescer!

Estabeleça limites

Por fim, uma das grandes preocupações de quem trabalha em casa é passar dos limites, e não seria diferente com o home office e e-commerce. Dessa forma, é fundamental estabelecer seus próprios limites, e não passá-los.

Assim como você deve ter um horário de trabalho e um local fixo, também deve respeitá-los. Evite ficar trabalhando demais, ou frequentando o escritório nos momentos de folga.

Saiba respeitar seus limites, para evitar ficar sobrecarregada!

Vale a pena abrir um e-commerce em home office?

Por fim, apesar dos desafios, podemos dizer que sim, vale a pena unir home office e e-commerce!

As vantagens são diversas, e traz muita autonomia para o empreendedor, especialmente para quem busca mais independência na carreira. No entanto, é fundamental ficar atento para os desafios que você pode enfrentar no caminho!

Saiba quais são seus limites, tenha uma boa organização e procure manter a disciplina para ter resultados na sua loja virtual, mesmo trabalhando em casa. Com dedicação e esforço, você conseguirá trabalhar com home office e e-commerce sem problemas!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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