Bagy blog logotipo
Pesquisar
Close this search box.

Produtos e Nichos

Como ter sucesso com sua loja de importados? Confira 11 dicas!

Imagem ilustrativa loja de importados

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Um dos maiores motivos para ter uma loja de importados é que a venda desse tipo de mercadoria pode ser muito lucrativa para quem deseja consolidar a sua atuação dentro dessa área. O mercado é uma ótima escolha tanto para quem deseja começar um negócio do zero ou para ter uma renda extra.

Quer investir no próprio negócio, mas não sabe por onde começar e nem o que vender? Já pensou em ter a sua própria loja de importados? Os produtos vindos direto do exterior costumam ter uma alta demanda por aqui e, por isso, pode ser um mercado interessante para você começar a sua empresa.

Abrir uma loja de produtos adquiridos de outros países é muito promissor porque são mercadorias difíceis de serem encontradas aqui. Para começar esse tipo de negócio é preciso cumprir algumas exigências e requisitos, mas neste post nós mostraremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe!

Por que ter uma loja de importados?

Um dos maiores motivos para ter uma loja de importados é que a venda desse tipo de mercadoria pode ser muito lucrativa para os lojistas que desejam consolidar a sua atuação dentro dessa área. O mercado é uma ótima escolha tanto para quem deseja começar um negócio do zero ou para ter uma renda extra.

Além disso, é um ótimo nicho para quem deseja oferecer produtos diferenciados que agradem a diversos tipos de clientes e que tenham preços competitivos. O custo da compra de produtos por meio de sites internacionais também costuma ser mais vantajoso para os lojistas, que podem oferecê-los a preços mais altos, mas ainda assim com um bom custo-benefício.

Quais os produtos mais vendidos?

Existem diversos produtos que têm muita procura e são os queridinhos de quem gosta de itens de fora do país. Confira a seguir, os mais vendidos.

Roupas

As roupas são uma das opções mais rentáveis de negócio, já que elas atraem grande variedade de clientes. Quando o lojista sabe escolher, pode atingir percentuais muito grandes de lucro. Como são artigos bastante pessoais, porém, é necessário conhecer as preferências do público para não comprar errado e ter prejuízo no futuro.

Relógios

Os relógios são muito procurados tanto pelo público masculino quanto pelo feminino. É possível importar esses produtos diretamente dos Estados Unidos a preços bem competitivos — e na maioria das vezes bem menores do que os encontrados no Brasil. Marcas como Ferrari, Armani e Diesel, além dos modelos de smartwatches, são as mais procuradas.

Óculos de sol

Os óculos de sol fazem muito sucesso com o público brasileiro. Tanto os modelos femininos quanto os masculinos são muito procurados e, por isso, vale a pena cogitar incluí-los na lista de produtos da sua loja online. A maioria dos produtos importados vêm da China, mas também é possível encontrar bons produtos em fornecedores nos Estados Unidos e até no Peru.

Acessórios

Vender acessórios também é uma boa pedida. Isso porque quem compra esse tipo de produto geralmente compra mais de um item por vez. Sendo assim, a sua loja pode vender bolsas, brincos, pulseiras, colares, presilhas para o cabelo e muitos outros. As semijoias podem ser facilmente compradas de fornecedores chineses a um preço muito bom.

Bonés

Os bonés — dos mais variados tipos — são um dos itens de compra com mais demanda no Brasil. Isso acontece porque fora do país é possível encontrar diversos modelos que não são vendidos por aqui, principalmente de marcas famosas que fazem homenagens a personalidades, personagens e edições especiais.

Maquiagens

Sempre que pensar em produtos importados que sejam muito lucrativos para vender, lembre-se das maquiagens. Não se restrinja apenas às paletas de sombras ou em sombras e corretivos. Vá além e pense também nas maletas, nos pincéis e nos acessórios. Uma das maiores vantagens desses produtos é que são muito baratos — e, consequentemente, o capital inicial de investimento será muito menor.

Calçados

Os calçados são produtos com uma grande margem de lucro e que têm muita procura — principalmente pelo público feminino, já que os modelos são muito mais variados. Esses itens costumam ser vendidos com muita facilidade e são extremamente vantajosos por conta da sua lucratividade.

Perfumes

Os perfumes são artigos que vendem muito e, ao importar de certas localidades, por exemplo, é possível comprar por valores muito atraentes. Claro que é necessário verificar a originalidade, qualidade e procedência das fragrâncias, então, uma dica é comprar amostras para analisar antes de comprar em grande quantidade.

Dicas de como ter sucesso com sua loja de importados

Agora que você já sabe quais são os produtos mais vendidos e já pode escolher os que vai vender na sua loja virtual, precisa descobrir como ter sucesso com o seu negócio. Acompanhe algumas dicas!

1. Saiba o que seu público está buscando

Vender produtos importados pode ser muito lucrativo, mas não basta comprar um monte de produtos aleatórios e achar que as vendas cairão do céu. Para que a sua loja online tenha sucesso nesse segmento, é preciso pesquisar bastante para escolher o nicho certo e só depois disso decidir o que — e para quem — vai vender.

Conhecer o público que você deseja alcançar também é uma etapa importante desse processo, já que esse passo vai refletir diretamente nos seus resultados. Lembre-se que quem compra esse tipo de produto costuma ser bem específico e sabe bem o que está buscando.

2. Conheça os trâmites legais

A venda de produtos importados só é totalmente legal quando todas as leis de importação são seguidas corretamente. Então, o primeiro passo para empreender nesse ramo é investir em formações confiáveis sobre todos esses processos de importação — sejam elas quais forem.

Uma boa maneira de ficar por dentro de como tudo acontece é ler artigos e ver vídeos sobre o assunto na internet. Outra opção é procurar suporte no Sebrae, que disponibiliza diversos cursos e atendimento voltado para o assunto que pode ajudar no esclarecimento de possíveis dúvidas.

3. Atente-se às taxas e impostos

Quando o assunto é a importação de mercadorias, a tributação desses produtos não deve ser ignorada. Por isso, é muito importante que você confira os impostos que recaem sobre tudo o que você for comprar. Se for comprar de uma empresa nacional, também é necessário conferir se existe alguma taxa adicional que precisará pagar por conta de todos esses tributos.

4. Importe produtos originais

Sempre que estiver pesquisando os produtos para a sua loja online, solicite ao fornecedor todos os detalhes sobre a procedência dos itens. Opte pelos produtos originais e nunca aceite os que se dizem réplica — já que isso pode ser caracterizado como pirataria, um crime no Brasil que pode comprometer a sua empresa.

Algumas marcas, como a Ray-Ban, exigem uma autorização especial para que sejam comercializadas. Pesquise antes as marcas que você deseja vender para ter certeza se elas exigem ou não essa mesma autorização.

5. Priorize a qualidade

Tenha muito cuidado ao selecionar os produtos que vai vender na sua loja online e sempre preze pela qualidade da mercadoria. Além disso, atente-se a sites fraudulentos — especialmente ao procurar fornecedores atacadistas de países da Ásia.

Reserve um bom tempo para verificar a integridade dos fornecedores que encontrar online e para garantir a qualidade dos produtos que eles vendem. Uma boa estratégia nessa etapa é procurar por feedbacks e se existem reclamações sobre eles nos marketplaces.

6. Fique por dentro das novidades

Uma das maiores vantagens em vender produtos importados é que você poderá ter uma grande diversidade e um mix de produtos muito maior na sua loja virtual se comprar, por exemplo, do mercado norte-americano.

Isso porque a cada mês nos Estados Unidos são lançadas tecnologias e produtos diferentes que podem levar muito tempo — de algumas semanas até meses — para chegar ao mercado do Brasil. Aqui, é importante lembrar que seu negócio terá maiores chances de fechar boas vendas se o seu portfólio de produtos for amplo.

7. Conte com fornecedores de qualidade

Diversos cuidados precisam ser tomados em relação à escolha dos fornecedores dos produtos importados, principalmente quando a importação vier da China. Existem diversos sites reconhecidos e com boa reputação que vendem esses produtos e que apresentam como o maior diferencial os preços acessíveis.

Se escolher fazer a importação por um desses marketplaces famosos, é importante se atentar para a avaliação do fornecedor dentro desse site e fazer um contato com ele antes da compra para verificar se o produto em questão está disponível e se ele faz entregas no Brasil.

8. Defina a forma de importação

A maneira que você vai importar os produtos não é só determinante para a lucratividade da sua loja online, mas também para a estruturação das vendas. Sendo assim, você precisará avaliar qual opção entre as disponíveis é a mais vantajosa para os objetivos do seu negócio — e para o orçamento disponível.

Algumas formas de importação mais utilizadas atualmente são:

  • dropshipping — que é uma modalidade que não exige ter um estoque próprio. Quando o cliente faz um pedido, o lojista envia a demanda diretamente para o fornecedor, que cuida do envio;
  • importação direta — em que o lojista faz a compra com o fornecedor, armazena os produtos e cuida do envio;
  • trading — modalidade em que uma empresa mediadora fica responsável pela importação, o que ajuda a acelerar o processo. A desvantagem, porém, é o alto investimento necessário.

9. Avalie a questão de logística

Ao atuar com a venda de produtos importados, lembre-se de que o planejamento da logística é essencial para que o seu negócio consiga ser lucrativo e também para que cresça de maneira sólida e constante. A importação de produtos com grandes dimensões, por exemplo, é sempre mais difícil e, no fim, nem sempre representa uma maior margem de venda.

Da mesma forma, optar por determinados tipos de importação pode tornar a entrega para o seu cliente mais demorada. Sendo assim, também será necessário avaliar o impacto de todas essas opções na consolidação do seu negócio só para, a partir daí, tomar a melhor decisão.

10. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais são ótimas ferramentas para integrar todas as suas estratégias e para promover a sua loja online de produtos importados. Atualmente, todo e qualquer negócio já está migrando para o digital e, para vencer a concorrência, você também precisa ocupar esses lugares.

Por isso, pesquise os aplicativos que o seu público mais usa — como o TikTok e o Instagram — e crie um perfil profissional neles. Outra estratégia interessante é entrar em grupos de divulgação do Facebook, porque eles ainda costumam dar bastante resultado positivo. Esse tipo de divulgação gera muito mais engajamento entre a sua marca e o seu público. Os comentários e todo tipo de interação nessas redes agregam muito valor de mercado ao seu negócio.

11. Tome cuidado com as falsificações

Se você vai abrir uma loja online de produtos importados, precisa ter muito cuidado com a falsificação. É muito comum encontrar fornecedores que, na verdade, vendem réplicas como produtos originais e esse é um problema sério, já que você estaria lesando o seu cliente de uma forma muito grande.

Por isso, reforçamos a dica de escolher os fornecedores certos que sejam sérios, que trabalhem de maneira segura e que forneçam a nota fiscal dos produtos. Só assim será possível fugir das falsificações e de lojas que vendem gato por lebre.

Sites de produtos importados para te inspirar

Confira, a seguir, alguns dos sites mais confiáveis e famosos que vendem produtos importados.

eBay

O eBay é um dos maiores e mais populares sites de venda dos Estados Unidos. Ele é uma das principais escolhas de donos de lojas que decidem importar produtos diretamente de solo estadunidense, já que as taxas e condições normalmente são bastante atraentes e competitivas.

Amazon

A Amazon é o maior nome do e-commerce a nível mundial. Muito bem-sucedida no varejo próprio, o seu marketplace tem inúmeras ofertas para os lojistas que procuram itens por atacado. Uma vantagem é que é possível fazer a comparação de preços de um mesmo produto no próprio site —ótimo para encontrar a melhor oferta.

AliExpress

A AliExpress é muito conhecida pela variedade dos produtos ofertados pelo site. O marketplace reúne mais de 40 categorias entre roupas, calçados, acessórios, bijuterias, relógios, colecionáveis e muito mais. Como a concorrência entre as lojas que disponibilizam seus produtos na plataforma é acirrada, os preços geralmente são bem atrativos.

Shein

A Shein é uma loja online de origem chinesa que vende diversos produtos de categorias como acessórios e vestuário. Um dos diferenciais são a grande oferta de peças plus size, além de roupas femininas, masculinas, infantis e adultas. Os preços dentro da plataforma são bastante competitivos, o que pode ser interessante para o atacado.

Shopee

A Shopee é uma plataforma que chamou muita atenção no mercado asiático por se tornar concorrente de empresas gigantes como a AliExpress e a Wish. Ela também funciona como um marketplace e vende produtos nas mais variadas categorias — como artigos de decoração, brinquedos, acessórios e vestuário.

Viu só como é possível ter uma loja de importados sem complicação? Lembre-se de que esse é um nicho muito promissor e um dos diferenciais da sua marca pode ser essa exclusividade e diferenciação que os produtos adquiridos em outros países podem trazer.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.