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Como montar uma loja de iluminação? Confira o passo a passo

Imagem ilustrativa de loja de iluminação

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Montar uma loja de iluminação requer planejamento e investimentos. Conhecer todos os pontos a serem avaliados e preparados é o primeiro passo. Para isso, é fundamental conhecer as particularidades do negócio.

Entre as muitas possibilidades de mercados e nichos, a loja de iluminação é uma opção relevante e que sempre terá uma demanda sólida. Não faltar clientes é importante, mas isso não bastará para o sucesso do negócio. Nos dias atuais, se destacar com presença online, divulgação e posicionamento adequado são fatores simples, mas essenciais.

Esse é um trabalho que exige planejamento, pesquisa e ações cotidianas com a intenção de colocar sua loja em destaque. Esse início é sempre o momento mais desafiador, mas há um roteiro que, se seguido fielmente, pode levar ao sucesso. Você conhece quais são os principais passos para montar uma loja de iluminação?

Este post mostrará as etapas que você precisa conhecer, explicando a importância de cada uma delas. Entenda melhor!

O que é uma loja de iluminação?

Loja de iluminação é um negócio que vende artigos do segmento, desde lâmpadas simples até luminárias, abajures, interruptores, lustres, lanternas, entre outros. Basicamente, tudo que serve para iluminar precisa estar no seu mix de produtos.

Você atenderá tanto lojas esotéricas quanto clientes que querem ter na iluminação um elemento essencial na decoração de casa. Portanto, é um mercado diversificado e que gera ótimas oportunidades.

Naturalmente, aqui há duas categorias dentro do rol de itens: funcionais, que são aqueles focados em ser úteis, e há também os de decoração, ou seja, mais conceituados, com design sofisticado e pensados para compor ambientes.

Uma boa loja de iluminação precisa, antes de tudo, definir qual tipo de nicho vai atender. Você até pode ser mais generalista, mas saiba que isso vai demandar um pouco mais de esforços. Quanto mais segmentada for sua loja, melhor você dedicará esforços a um tipo de público, levando a ele o que mais o interessa.

Vale a pena abrir uma loja de iluminação?

Este é um questionamento recorrente na hora de abrir um novo negócio. Afinal, vale a pena investir tempo e dinheiro em determinado mercado? Se pensarmos na importância da iluminação, a resposta é simples: vale.

Para entender isso, faz sentido avaliar o contexto atual da sociedade e como a iluminação deixou de ser simplesmente um item básico. Por exemplo, YouTubers e criadores de conteúdo têm uma forte necessidade de terem seus cenários iluminados da maneira certa, algo que influencia diretamente a qualidade de seus vídeos.

Neste caso, podemos perceber não só um público específico a mais para uma loja de iluminação, mas também um único nicho que você pode atender. Ter um negócio voltado somente para esse tipo de necessidade é aproveitar um mercado que só cresce e, de certo modo, já tem uma certa solidez, o que representará faturamento consistente.

Passo a passo para montar uma loja de iluminação

Começar um negócio do zero não é fácil. E se você está nesse momento de muitas dúvidas, não se preocupe. Montar uma loja de iluminação é algo que requer planejamento e esforços bem direcionados, a fim de gerar os resultados que você espera.

Aqui vai um passo a passo que ajudará você a pensar em tudo que é necessário para começar a sua próxima empresa. Acompanhe!

Defina o público-alvo

Primeiramente, para quem sua loja de iluminação vai vender? Seu público-alvo é o que vai determinar sua escolha de produtos, a maneira como sua empresa se comunica, o preço dos itens, entre uma série de outros detalhes simplesmente essenciais.

Portanto, decida se você venderá para criadores de conteúdo, públicos que precisam por exigência técnica de alguma profissão ou simplesmente para o consumidor geral. Assim, você consegue posicionar sua empresa de maneira estratégica, o que vai melhorar os resultados a longo prazo.

Analise a concorrência

Seus concorrentes precisam ser um espelho para a criação da sua loja. Essas empresas, principalmente as líderes do mercado, já vêm fazendo aquilo que você precisa fazer. Portanto, nada melhor do que seguir o exemplo delas e observar o que acredita que poderia ser melhorado.

Nessa análise, você precisará detectar tanto os pontos fortes quanto os pontos fracos. Ambos serão de grande ajuda na hora de desenvolver sua ideia de empresa. É dessa maneira que você conseguirá extrair o melhor dessas observações e, quem sabe, ainda superar seus concorrentes ao fazer melhor que eles.

Escolha a localização

Um bom ponto é importante para que sua loja de iluminação consiga alcançar os resultados que você espera. Esse é um diferencial fundamental para quem deseja se destacar, mas que nem sempre é considerado.

A localização ideal precisa estar em uma área em que haja um bom movimento de pessoas no dia a dia, principalmente em horário comercial. Essa área deve também ser segura e de fácil acesso tanto de carro quanto de transporte público. E se possível, os custos de aluguel devem ser possíveis de serem mantidos a longo prazo.

Planeje a estrutura

Estruturar sua loja também será um desafio. Isso garantirá que você tenha um estabelecimento capaz de receber pessoas e proporcionar a elas a melhor experiência de consumo. Acredite, isso é fundamental quando você está pensando em um ponto físico.

Uma boa estrutura será capaz de receber pessoas, fazerem com que se sintam em um ambiente convidativo e irá dispor os produtos da melhor forma. Assim, as chances de gerar vendas aumentam e sua loja será um ambiente projetado para um faturamento alto.

Realize um investimento inicial

Essa é a parte mais complexa. Afinal, dinheiro é sempre o principal desafio para quem está na busca de abrir um negócio. Isso não será diferente na sua loja de iluminação! O investimento inicial precisa contemplar algumas questões, sendo as principais:

  • aluguel do espaço;
  • reforma do espaço;
  • contratação de pessoas;
  • regulamentação do negócio;
  • compra de produtos;
  • contratação de serviços.

Portanto, é importante logo cedo iniciar sua pesquisa e levantamento de custos. Assim, você conseguirá detectar qual será o volume desse investimento inicial, o que garante uma organização precisa e que atenderá a todas as necessidades do negócio.

Cumpra com as exigências legais

Todo novo estabelecimento precisa cumprir com exigências legais. Para a loja, você precisará de um alvará de funcionamento, além de comprovantes de inspeção técnica. Assim, não haverá nenhum impeditivo de funcionamento da sua loja de iluminação.

Lembre-se também de que uma empresa deve estar devidamente registrada antes de iniciar suas atividades. Não será possível que seu negócio se inicie sem um CNPJ e todo o processo de formalização. Do contrário, as atividades de funcionamento ocorrerão ilegalmente. 

Conte com bons fornecedores

Fornecedores são a chave de uma empresa varejista de sucesso. Para vender produtos de qualidade, você precisa ter acesso a eles. Ainda que você se torne um fabricante, é preciso ter matéria-prima para isso, o que também demanda bons fornecedores.

Parte importante da gestão de uma empresa passa por conseguir aproximação com essas empresas, que precisarão se tornar verdadeiras parceiras de negócio. Sua lista de fornecedores precisa ser ampla e é fundamental ter a melhor relação possível com eles.

Ofereça uma variedade de produtos

O mix de produtos é um outro elemento que precisa ser encarado como fundamental pata o sucesso comercial da sua empresa. Por vezes, é difícil ter precisão na escolha do que vender, mas isso depende de alguns fatores, do preço até o produto em si.

O ideal é que, além de ter uma boa variedade de mercadorias, você consiga também escolher os produtos que têm alta procura e um custo compatível com seu negócio. Assim, você evita itens encalhados e está sempre realizando vendas.

Capriche na divulgação

Quanto mais ampla for a divulgação, maior a capacidade de alcançar consumidores em potencial. E hoje, a internet é a principal ferramenta para conseguir isso por um custo baixo e com eficiência considerável. Basta saber como fazer isso da maneira certa!

Comece com a criação da sua marca feita por um designer profissional e experiente. Depois, coloque sua empresa online, nas redes sociais e, se possível, tenha um site para divulgá-la e vendê-la. Investir nisso tudo trará um retorno que, provavelmente, estava dentro das suas metas.

Quais as vantagens de montar uma loja de iluminação online?

Não há barreiras para vender quando se está online. Você até pode ter um ponto físico, caso faça sentido estrategicamente. Em algumas regiões, ter uma loja vai gerar ótimos resultados de vendas e ajudará a popularizar marcas. Mas isso não significa que você não poderá atuar também online.

Uma loja de iluminação online alcança pessoas do Brasil todo, aumentando muito sua capacidade de vendas, tudo isso com investimentos muito menores do que em um estabelecimento físico. Pela internet você também pode fazer campanhas de divulgação segmentadas, para então chegar ao seu real público.

Entre as principais vantagens de montar uma loja de iluminação online estão:

  • custo menor do que o de uma loja física;
  • pode ser um canal de vendas a mais, caso você também tenha uma loja física;
  • você pode vender para pessoas de diferentes regiões;
  • você certamente alcançará consumidores que nunca imaginou;
  • você consegue reforçar o poder da sua marca, graças às redes sociais.

Já tinha pensado antes como uma loja de iluminação pode ser uma ótima ideia de negócio? Com a estratégia certa, aliada a um bom mix de produtos, sua empresa pode alcançar resultados incríveis, que baterão qualquer meta. E aí, está pronto?

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Tenha um site pronto para sua loja vender!