Criar um logo para loja de roupas é um desafio pelo qual toda marca precisa passar. A ideia é transmitir o conceito da marca, o que ela vende e seu mercado por meio de uma simbologia.
A identidade visual é um dos mais importantes conceitos quando falamos de marketing e divulgação de marcas de roupas. Entre os elementos que compõem esse conjunto de características gráficas de empresas, o logo para loja é sem dúvidas um dos mais importantes. Por meio dele, marcas são identificadas rapidamente, o que ajuda na relação com o público.
Esse elemento vai estar em simplesmente toda parte: nas etiquetas das roupas, às vezes até mesmo impresso nas peças, na sacola da sua loja, no avatar do Instagram, junto com slogans e em inúmeros outros locais.
O uso do logo é voltado para fazer com que consumidores nunca esqueçam da sua loja. Portanto, é fundamental entender detalhes estratégicos sobre a criação e uso dessa representação gráfica.
Ao longo deste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre logo para lojas de roupas, o que não pode faltar nele e como criar o melhor elemento possível. Acompanhe!
O que é um logotipo?
Logotipo é um símbolo, ou emblema, referente a marcas. No uso, para fins de marketing e comunicação, logos são aplicados para deixar claro a qual empresa pertence. Nessa representação gráfica, logotipos podem ser dos mais diferentes tipos, entre eles:
- apenas símbolos;
- símbolos com texto (um elemento gráfico acompanhado do nome da marca);
- apenas o nome da marca (utilizando uma fonte e cores que representem a identidade visual da marca.
É fundamental destacar que logos não podem ser pensados de maneira genérica. A ideia é que sempre representa a empresa, sua missão e visão, se conectando perfeitamente com o mercado e o público. A reunião de todos esses fatores é o que vai guiar a pessoa responsável por criar um logotipo que traduza o que sua marca deseja realmente transmitir.
Qual é a importância da logo para loja de roupa?
Um logo para loja de roupas tem uma importância estratégica fundamental na estabilização dessa marca diante do público e também para sua popularização. Se observarmos no mundo da moda, muitos logos icônicos marcam gerações e nos fazem remetê-los quase que imediatamente à marca ao qual pertencem.
Logos, no entanto, não são só um símbolo bonito que alguém criou pensando que aquela representação combina bem com a empresa, seu nome ou sua paleta de cores. Na verdade, um logotipo tem uma relevância decisiva e estratégica em como a marca se coloca no mercado. Entenda mais sobre a importância desse elemento a seguir.
Criar consciência de marca
Toda vez que um logo de loja é visto, alguém está reparando que ali há um produto, sacola ou outro item daquela marca. Essa associação é feita por meio da repetição, mas o impacto é gerado também quando há, de fato, um trabalho de qualidade na concepção e execução.
Quando o público vê seu logo com frequência, mais vezes estará pensando na sua marca e fazendo a associação da representação gráfica com produtos e empresas. Isso vai gerar consciência de marca.
Divulgar a marca
O logotipo é também um elemento de divulgação de marcas. Isso pode ser mostrado com exatidão quando você vê o logo de uma empresa qualquer em um flyer de um evento ou até mesmo em banners posicionados em jogos de futebol, basquete, entre outros. Nesse caso, o patrocínio é representado pelo logo.
Esse elemento também vai ajudar a divulgar a marca em posts nas redes sociais e até mesmo quando está estampado em uma peça de roupa. A associação passa a ser mais rápida e o logotipo se torna conhecido.
Transmitir ideias e valores
Um logo para loja não pode ser produzido por uma escolha aleatória de um símbolo qualquer. Por mais que o resultado não seja ruim algumas vezes, você não está, de fato, comunicando o que deseja para seu público.
Se sua loja é feita para entregar sofisticação, isso precisará ser representado no logo. Agora, se a ideia é explorar as raízes brasileiras em peças de roupa, esse conceito tem que ficar explícito no logotipo.
Ferramentas que vão te ajudar a criar a logo da sua loja
Muitas pessoas empreendedoras, portanto, não sabem como fazer logo para loja. Isso é bastante comum, mas é uma questão que pode ser mais facilmente resolvida com a ajuda de ferramentas certas. Então, considerando o conceito da sua marca, o que ela representa e o que deseja entregar, uma das sugestões de ferramentas abaixo será bastante útil.
Logaster
Logaster é um serviço realmente completo e que tem ajudado muitas pessoas empreendedoras a sair do zero para algo que realmente traduz suas marcas. Na plataforma, basta inserir o nome da sua marca e todo o branding para ela é pensado, inclusive com o logotipo mais adequado.
Canva
O Canva é uma ferramenta muito conhecida para a criação de layouts para a web e funciona em muitos momentos. Não diferentemente, você também pode usar os recursos de criação gráfica dessa plataforma para criar um logo para loja de roupas.
8 dicas de como criar a logo perfeita para sua loja de roupas
Criar um logo para loja não precisa ser um processo altamente complexo e que vai fazer você perder dias de trabalho. Dá para tornar tudo mais simples, e ainda garantir bom resultado, se você seguir um fluxo de atividades realmente produtivo. Vamos ajudar com isso, mostrando oito dicas para mandar bem. Acompanhe!
Desenvolva a identidade visual da sua marca
Comece com a identidade visual. Esse trabalho é o mais completo possível, vai demandar mais tempo, mas acredite: é o que vai fazer a comunicação visual da sua marca se destacar muito, seja offline (nas embalagens, por exemplo), seja online (em posts no Instagram).
A identidade visual vai definir quais elementos gráficos vão representar o que sua marca quer transmitir. Esses itens são formas, cores, símbolos, ilustrações, fontes de texto e outros detalhes. A partir disso, você consegue criar um logo bem conceituado e conciso.
Conheça sua persona
Quem é a pessoa que vai comprar da sua marca? A partir de uma pesquisa para saber as preferências, intenções e desejos desse público, você consegue definir sua persona, perfil fictício do consumidor médio da marca. A partir daí, dá para saber também que tipo de logo vai impactar mais sua persona.
É fundamental que o logo para loja de roupas consiga transmitir o que seu consumidor espera. Não importa se você vende roupas fitness ou moda praia, o importante é que seu logotipo consiga traduzir o perfil da marca e seja agradável ao público.
Se inspire em bons logotipos
Bons logotipos sempre podem servir de referência para a sua marca. Mas, tenha atenção: inspiração não é cópia! Afinal, para ter uma empresa de sucesso e que realmente envolva seu público é necessário, antes de qualquer coisa, originalidade.
Os logos mais famosos do mundo são aplicáveis a tudo, desde comunicação na rede social até nos próprios produtos. Portanto, observe seus detalhes, a relação da representação gráfica com a proposta da marca e inspire-se!
Pesquise na concorrência
Essas referências também podem vir da concorrência, afinal, se você compete o mercado com essas empresas, então, certamente elas atendem ao mesmo público. Isso também torna concreta a ideia de que são marcas que têm valores parecidos com os seus.
Todo cuidado é pouco para evitar um plágio, mas vale a pena tentar entender o que essas empresas tentaram projetar no logo da loja de roupas. Se você for criar esse elemento com uma pessoa designer profissional, é possível até mesmo mostrar essas concorrentes como referência de inspiração.
Aposte na simplicidade
Simplicidade tem sido uma escolha realmente importante na moda nos últimos anos. Então, se você acredita estar à frente de uma empresa que preza pela sofisticação baseada na simplicidade, seu logotipo deve seguir essa ideia durante a concepção.
Apostar na simplicidade não quer dizer fazer um trabalho “mais ou menos”. A proposta é ter um logotipo minimalista, mas que ainda assim seja elegante e transmita essa ideia ao seu público. Tenha certeza de que isso pode funcionar bem!
Escolha cores e fonte que te representem
A identidade visual de marca serve justamente para criar esse conjunto de elementos que representam a sua marca. Naturalmente, as fontes de texto e as cores da marca também serão contemplados nesse trabalho, que deve se estender ao logotipo.
Portanto, na hora de definir essa simbologia de representação da sua marca de roupas, mantenha-se fiel à identidade. Use e abuse das cores que foram definidas para a empresa e tenha uma hierarquia de fontes, com um tipo usado para o logo e outros para textos variados de comunicação.
Crie várias versões
Um logo de loja não é algo estático e que nunca poderá ser mudado. É claro que alterações sem muito sentido devem ser evitadas, mas esse símbolo pode ser “vivo”, desde que a ideia seja posicioná-lo adequadamente nos mais variados espaços.
Quando um logo de loja é desenvolvido, ele precisa ter versões:
- prioritária – Sempre que o logo for usado, essa deve ser a primeira opção;
- vertical – Necessário para aplicações em espaços verticais;
- horizontal – Versão importante para aplicações horizontais;
- positivo – Sem cores, ideal para aplicar em fundos pretos;
- negativo – Sem cores, ideal para aplicar em fundos brancos.
Obtenha feedback do público
Por fim, sua identidade precisa criar conexão com o público, o que também inclui o logo utilizado. Desse modo, garanta que essas pessoas entreguem um feedback positivo e que realmente acreditem que aquela representação faz sentido para sua marca.
Portanto, saiba também que é fundamental confiar no trabalho realizado. Afinal, não dá para trocar de logotipo toda hora, o que faria sua marca perder identidade. O ideal é seguir as diretrizes que você viu ao longo deste conteúdo e confiar no resultado!
Um logo para loja diz muito sobre o que aquela marca pensa sobre o mercado e o que deseja entregar para o consumidor. Portanto, não encare apenas como um símbolo, mas sim, uma tradução do que você pretende vender para as pessoas.
Além de uma boa identidade visual, outras preocupações são importantes para atrair mais clientes para o Instagram da sua loja. Entenda mais sobre o assunto!