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Vendas

Link de pagamento: saiba como gerar para seus clientes

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de link de pagamento

Link de pagamento é uma boa alternativa para facilitar vendas e compensações do seu negócio, agilizando processos para você e seu cliente. Entenda aqui tudo sobre o assunto e comece a usar na sua loja! 

Muitos lojistas costumam buscar facilidade e agilidade nos processos de venda e compensação de valores para seus negócios. Existem vároas possibilidades entre as alternativas de venda e entrada de recursos.

Por isso, saber as melhores formas de receber pagamentos online pode acelerar as suas vendas e aumentar os seus lucros. 

Entre as opções disponíveis, está o link de pagamento, que pode ser uma boa estratégia para a sua loja. Entenda: 

O que é link de pagamento?

Link de pagamento é uma alternativa para permitir a compensação de valores e realizar a venda sem que o cliente precise acessar seu site ou ir até a sua loja. 

Basicamente, você só precisa criar o link ou botão para que o cliente clique e seja direcionado ao pagamento do produto ou serviço. 

Ele terá o formato de URL, como outros links. Ao clicar ali, o cliente será redirecionado para uma tela, em que pode incluir os dados e detalhes do pagamento.  

O serviço é uma funcionalidade que simplifica os processos de remuneração para a sua empresa

Essa ferramenta é muito útil e bem segura, você só precisa enviar o link diretamente para quem vai pagar, por meio de mensagens ou pelas redes sociais. 

Assim, esse método de pagamento pode ser realmente útil para você e para o cliente. 

Como surgiu?

O link de pagamento online surgiu com as inovações e atualizações tecnológicas, que acompanharam o desenvolvimento da internet. 

Nos últimos anos, muitas ferramentas foram criadas para viabilizar negócios online, e certamente o link de pagamento está entre elas. 

Essa necessidade se tornou ainda mais urgente durante a pandemia, em que muitos vendedores físicos migraram para o ambiente digital e precisavam de uma ferramenta para agilizar as cobranças

Desse modo, ao receber por link de pagamento, é possível que o lojista consiga melhorar a jornada de compra dos clientes e gerar um processo de compra e venda mais satisfatório para as partes. 

Como funciona?

O link de pagamento funciona de maneira simples e ágil, onde o comprador não precisa acessar o site, achar o produto que deseja, adicionar ao carrinho e seguir para o pagamento. 

Ele facilita o caminho para finalizar a compra porque, ao encontrar um produto desejado na internet, o cliente pode comprar pelo meio usado para encontrar o item. 

Ou seja, o cliente não precisa seguir vários passos que, muitas vezes, podem dificultar as transações necessárias para a aquisição do produto desejado. 

Quando você entende como gerar um link de pagamento, você melhora a experiência de compra do cliente e consegue facilitar a entrega dos seus bens e serviços para o consumidor. 

Assim, ao clicar em ‘comprar’, o comprador é direcionado imediatamente ao pagamento, porque recebe o link pelo chat da rede social, mensagem ou e-mail. 

Com isso, ele vai diretamente para a página de conclusão de compra e consegue finalizá-la

Isso pode diminuir as desistências, porque não é preciso gastar muito tempo fazendo um cadastro completo para comprar.  

Quais as vantagens do link de pagamento?

Receber por link de pagamento pode ser muito vantajoso para o lojista e clientes, porque facilita a venda e as transações de compensação. Além disso, existem outras vantagens: 

  • Venda através das redes sociais

Usar um link de pagamento online permite que você venda por meio das redes sociais e plataformas digitais. 

Se você tiver presença em multicanais de venda (como redes sociais, SMS, e-mail, marketplaces, etc.), você consegue divulgar e comercializar os seus produtos mais facilmente

Ao optar por receber por link de pagamento, você consegue enviá-lo diretamente por essas plataformas. Isso vai te ajudar a concluir a venda mais rapidamente, o que é muito interessante para você e seu cliente. 

  • Recuperação de carrinhos abandonados

Ao passar pelo processo de compra diretamente no site, o cliente pode simplesmente desistir e abandonar o carrinho. Usar link de pagamento vai te ajudar a recuperar essas vendas perdidas

Busque mapear esses clientes e aplicar estratégias de e-mail marketing associadas ao link de pagamento, assim você envia o link diretamente ao cliente, para que ele compre o produto sem burocracia. 

  • Aumento da credibilidade

Usar o link de pagamento também aumenta a sua credibilidade, porque o cliente entende que você tem estratégias de venda bem consolidadas

Além disso, ele também compreende que a sua loja dá valor ao tempo e interesses dele. Por isso, sua autoridade no mercado cresce e seus negócios avançam. 

  • Economia de tempo

O tempo é um fator fundamental nas vendas online, porque quem compra na internet certamente busca pelos melhores preços e simplicidade nas transações

Ao escolher um produto e, imediatamente, receber o link para pagá-lo, o cliente recebe essa facilidade e concretiza o ato de compra

  • Aumento das vendas online

Usar o link de pagamento online também aumenta as suas vendas, justamente porque elas ficam ainda mais simples e ágeis. 

Com isso, sempre que o cliente estiver interessado em comprar, você pode enviar o link diretamente para ele e agilizar o processo de venda e pagamento. 

Dessa forma, a chance de desistência diminui e você direciona cada vez mais consumidores para o ato final da compra. 

Como escolher uma plataforma?

Para escolher a melhor plataforma para receber por link de pagamento, você pode optar pelos bancos com que já trabalha (se eles oferecerem essa opção) ou trabalhar com alguns que são referência no meio. Como: 

PagSeguro

O PagSeguro foi uma das primeiras plataformas a permitir a criação de um link de pagamento, se mostrando pioneira e inovadora com essa ação.

Para criar o seu link de pagamento pelo PagSeguro, é importante que você crie sua conta neste banco. 

Após criar, acesse seu aplicativo e clique em “Vendas” no menu inferior; em seguida, clique em “Link de pagamentos” e, ali, em “Criar link de pagamento”; 

Depois crie um título para o produto ou serviço apontado; defina o valor do e insira as taxas extras (como frete); confira os dados do link e clique em “Criar”; compartilhe por meio do app escolhido e envie para o contato.

PicPay

O PicPay também é uma excelente e consolidada opção para realizar suas transações financeiras. 

Este é um banco digital muito sólido e confiável, em que você pode usar boas ferramentas de gestão econômica da sua loja. 

Assim como o PagSeguro, você deve ter uma conta para criar um link de pagamento no PicPay.

Após criar sua conta, acesse o aplicativo clique em “Cobrar”, na tela principal; escolha o valor, ou deixe o pagamento em aberto para que o consumidor decida o valor; escolha um app para compartilhar o link e depois selecione o contato que vai receber.

Mercado Pago

O Mercado Pago é uma instituição financeira, criada pelo Mercado Livre para facilitar a vida dos lojistas que trabalham em seu marketplace

Com ele é possível dividir os pagamentos sem usar cartão de crédito, gerar links de pagamento, enviar e receber valores, entre outras possibilidades.

Para gerar um link de pagamento, você precisa ter conta no Mercado Pago. Por isso, crie sua conta e a habilite para transações. 

Em seguida, abra o aplicativo e clique na opção “Cobrar com link”; depois, inclua o valor cobrado; crie uma descrição para o produto e clique em “Continuar”; defina o aplicativo em que deseja compartilhar o link, selecione o contato que vai recebê-lo, clique em “Avançar” e depois “Enviar”;

Também é possível copiar e colar o link no aplicativo desejado.

Como gerar um link de pagamento?

Para gerar um link de pagamento, é importante que você tenha conta em uma instituição financeira que ofereça essa funcionalidade

Busque criar uma conta associada à sua loja, como pessoa jurídica que tenha os dados do seu CNPJ ali. Isso vai facilitar a sua vida para separar as suas finanças pessoais das do seu negócio. 

Além disso, ao realizar o pagamento o cliente logo vai perceber que a conta está ligada à sua marca. Ou seja, diminui as chances de ele não pagar por desconfiar da procedência do link de pagamento

É interessante que você pesquise, conheça e confie na plataforma escolhida para realizar os seus processos financeiros. 

Atualmente, boa parte dos bancos e empresas de crédito e finanças que atuam no Brasil têm associação e garantias estabelecidas pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). 

Com esses bancos, você dificilmente perderá dinheiro e pode ter mais garantia e segurança em suas transações. 

Conheça a reputação dessas empresas, verifique no Reclame Aqui, converse com outros lojistas sobre as melhores opções e possibilidades e, então, tome sua decisão. 

Com isso, após definir qual a melhor instituição e plataforma para realizar as suas transações, você pode seguir este passo a passo: 

  • Entre na plataforma escolhida
  • Faça o cadastro
  • Preencha as informações
  • Especifique os detalhes da venda
  • Defina a forma de recebimento
  • Coloque a data de validade
  • Envie o link para o cliente

Quando enviar o link de pagamento, busque manter uma boa comunicação com o seu cliente, assim você consegue acompanhar o processo e tirar eventuais dúvidas que possam surgir. 

É possível que os compradores mais desconfiados fiquem em dúvida sobre a procedência do link

Por isso, certifique-se de dialogar e explicar mais sobre o assunto para aqueles que demonstrarem curiosidade com a forma de pagamento.  

Como acontece o recebimento?

O recebimento dos valores pode variar segundo a política de cada banco e instituição financeira. 

No entanto, algumas questões são bem básicas neste processo de internet banking

O cliente clica no link, escolhe o meio de pagamento e insere as informações necessárias para concluí-lo (como os dados do cartão de crédito e o número de parcelas de pagamento). 

Os links de pagamento possuem um período de validade, portanto, caso o cliente não realize o pagamento no prazo máximo, ele expira. Explique isso ao seu consumidor e incentive-o a finalizar a compra! 

Assim que o cliente realizar o pagamento, você será notificado da conclusão da transação. 

O custo de receber por meio desse link de pagamento varia em cada banco, e também segundo a forma de pagamento definida pelo cliente. 

Depois que o cliente realizar o pagamento, existe um prazo para a confirmação da transação, recebimento do valor pela instituição financeira e repasse para o lojista. 

Esse prazo costuma ser de um a três dias úteis, portanto conheça as políticas ideais para a sua loja e busque a plataforma que mais se adequar às suas necessidades!

Como o link de pagamento influencia no aumento das vendas?

O link de pagamento pode estimular as suas vendas de diversas formas, especialmente ao facilitar o processo de compra e venda. 

Além disso, essa ferramenta permite que você venda online sem precisar ter uma loja virtual. Você só precisa expor os seus produtos e enviar o link para os clientes pagarem por eles. 

Ao usar um link de pagamento online, você consegue vender os seus produtos presencialmente sem precisar de máquina de cartão. Basta combinar com o cliente e enviar o link a ele. 

Alguns aplicativos e ferramentas possuem sistema antifraude, o que pode minimizar suas perdas ou danos com as transações online. 

Esse meio também permite que você receba no crédito sem precisar pagar mensalidades ou taxa de adesão, reduzindo seus custos. 

Tudo isso facilita a sua vida e seu trabalho como lojista, assim você consegue dar mais atenção a outros setores e questões importantes para a sua loja. 

Ao entregar boas formas de pagamento e negociação com o seu cliente, fazer uma boa gestão do seu negócio e usar de tecnologias confiáveis, você aumenta a conversão de vendas

E não se esqueça que usar o link de pagamento pode te ajudar a vender usando as redes sociais e recuperar os carrinhos abandonados

Com isso, você melhora a interação dos clientes com a sua loja, economiza tempo e aumenta sua credibilidade, potencializando suas vendas!

Por que diversificar as formas de pagamento?

Basicamente, você precisa diversificar as formas de pagamento porque isso reduz os problemas para concretizar a venda

Ou seja, quanto mais meios e formas de pagamento você apresentar ao cliente, menores são as chances de ele não ter como pagar e desistir da compra! 

E se você curtiu esse conteúdo e quer ter acesso a uma plataforma que vai acelerar as suas vendas, facilitar a sua vida e aumentar muito os seus lucros, não fique para trás e conheça a Bagy!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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