O Instagram Web é uma versão para computador do aplicativo onde é possível interagir com os seus seguidores, publicar fotos e responder mensagens.
Criado para ser apenas um aplicativo, o Instagram já conta com 122 milhões de usuários no Brasil e já é considerada a 3ª rede social mais utilizada no país, de acordo com uma pesquisa da We Are Social e da Hootsuite.
Com o passar dos anos, o Instagram foi atualizado e deixou de ser apenas um app comum para se tornar uma ferramenta comercial utilizada por consumidores, marcas e influenciadores.
Neste contexto, a Meta (empresa dona do Instagram) lançou o Instagram Web e possibilitou maior agilidade e conforto para quem deseja fazer edições ou publicações no seu perfil, sem precisar fazer isso pelo celular.
Se este é o seu caso, neste texto você vai conferir tudo sobre o Instagram Web e também as respostas para as dúvidas mais comuns sobre esta versão. Continue lendo!
O que é Instagram Web?
Instagram Web é uma versão do aplicativo Instagram para computador.
Assim como no app, o Instagram Web é gratuito, mas permite que você acesse a rede social por qualquer navegador, sem precisar baixar nada no seu computador.
Como funciona o Instagram no navegador?
Na prática, basta acessar o site do Instagram, fazer login e começar a utilizar o seu perfil normalmente. Não é necessário baixar nenhum aplicativo ou sistema no seu computador para usar o Instagram Web.
Como fazer login no Instagram Web?
Para fazer login no Instagram Web, siga o passo a passo:
- Acesse o site instagram.com;
- Se você já tiver uma conta, basta inserir o login (que pode ser o seu username, e-mail ou número de telefone) e a senha;
- Caso você ainda não tenha uma conta, basta clicar em “Don’t have an account? Sign up”, preencher o formulário que aparecerá e clicar em “Sign up”. Depois é só voltar para a página inicial e fazer o login.
Dúvidas comuns sobre Instagram Web
Como postar no Instagram Web?
Para postar no Instagram Web, siga o passo a passo:
Passo 1: Faça login na sua conta web, como ensinado mais acima no texto. Provavelmente, essa será a sua visão.
Passo 2: Depois disso, clique na opção indicada em vermelho.
Passo 3: Esta janela se abrirá. Então, clique no botão azul, onde está escrito “Select from computer”. Em seguida, é só escolher o post do seu computador.
Passo 4: Depois de escolher o post que você deseja publicar, ele aparecerá como na imagem abaixo. Você tem a opção de cortar a imagem ou clicar “Next” para ir para a próxima etapa. Na etapa seguinte, você tem a opção de escolher um filtro para o seu post
Passo 5: Em seguida, abrirá esta tela. Veja o que deve ser feito aqui:
- Aqui você pode escrever a legenda do seu post e também adicionar hashtags;
- Aqui você tem a opção de escolher um emoji para adicionar ao seu texto. Basta clicar e escolher entre as opções existentes;
- Aqui você pode adicionar a localização do seu post, como a cidade onde a sua loja está localizada, por exemplo;
- Nesta opção, você pode clicar e adicionar um texto de acessibilidade. Ou seja, você coloca uma descrição do que está na imagem, cuja será muito útil para pessoas com deficiência visual que precisam de uma tecnologia que faz a leitura da descrição para entender o que está presente na imagem;
- Em seguida, temos a opção 5, onde você escolher esconder as curtidas e visualizações do post e também impedir que as pessoas comente no post. Só marque essas opções, caso seja realmente necessário;
- Por fim, depois de preencher as opções anteriores, é só clicar em “share” e publicar o seu post.
Qual a diferença entre Instagram Web e o aplicativo?
Apesar de serem bastante parecidos, o Instagram Web e o Aplicativo Instagram possuem algumas diferenças. Veja:
Aplicativo Instagram:
- Enviar mensagens por direct;
- Fazer alterações no perfil e alterar a foto;
- Curtir e comentar postagens;
- Ver notificações;
- Interagir com stories de amigos.
- É possível publicar fotos e vídeos não apenas no feed, mas também nos stories. Funcionalidade que ainda não chegou para a versão web;
- Aparecem recomendações de anúncios;
- É possível fazer lives;
- Opção de silenciar o perfil de uma pessoa, para que você não veja mais as publicações dela, mas sem bloquear;
- Acessar o Instagram Shopping e fazer compras;
- Se você tiver um perfil comercial, é possível visualizar relatórios e ter acesso a análise de dados do seu perfil;
- Patrocinar posts diretamente no perfil.
Instagram Web:
- Enviar mensagens por direct;
- Publicar fotos e vídeos somente no feed;
- Fazer alterações no perfil e alterar a foto;
- Curtir e comentar postagens;
- Ver notificações;
- Interagir com stories de amigos;
- Assistir a lives.
Como editar o perfil?
Siga o passo a passo para editar o seu perfil.
Passo 1: Quando acessar o Instagram Web, clica na sua foto no canto superior direito e em seguida clique em “Profile”.
Passo 2: No seu perfil, clique em “Edit profile”.
Passo 3: Edite as suas informações, como nome, username, site, bio, e-mail, telefone e gênero, em seguida clique em “Submit” e pronto, as alterações serão salvas.
Como curtir e comentar nas fotos?
O processo de curtir e comentar as imagens dos seus amigos é basicamente o mesmo tanto no aplicativo quanto no Instagram Web.
Assim como no app, o Instagram Web também possui o coração para curtir e possui um espaço para deixar comentários.
Além disso, você também pode clicar duas vezes seguidas na imagem e curtir a foto, assim como acontece no aplicativo do Instagram.
Como usar o Direct do Instagram na web?
Para acessar o seu direct, siga o passo a passo a seguir.
Passo 1: Clique na opção destacada em vermelho.
Passo 2: As mesmas mensagens que você possui no celular, se abrirão no seu computador. A funcionalidade é a mesma, basta escolher a conversa e enviar uma mensagem.
Como receber notificações pelo navegador?
Para receber as notificações do Instagram no seu computador, é bastante simples.
- Na URL do Instagram, procure pelo ícone de cadeado;
- Clique nele e aguarde abrir um menu suspenso no topo da página;
- Procure a opção “Notificações”;
- Em seguida, arraste o botão para o lado e veja ele mudar de cor;
- Quando ele ficar azul, significa que as notificações estão ativadas;
- Para que essa mudança realmente aconteça, será preciso atualizar a página. Pode aparecer a opção “Recarregar página” na sua tela ou você pode apertar a tecla F5 no seu teclado.
Como trocar de conta?
Para trocar de conta, é bastante simples.
Na página inicial, clique na sua foto de perfil. Quando o menu suspenso, se abrir procure a opção “Log out” e clique nela para sair da sua conta atual.
Ao fazer isso, você será redirecionado para a página inicial novamente, onde poderá inserir o login e senha para acessar a sua outra conta do Instagram.
Sempre que quiser trocar de conta, é este processo que deve ser feito.
Quando usar o Instagram Web?
Você pode usar o Instagram Web por diversos motivos. Nós listamos alguns aqui:
- Para agilizar as publicações do seu perfil comercial;
- Responder os seus clientes direto do computador, sem precisar abrir o celular. Nestes casos, inclusive, é possível copiar uma mensagem, como informações do pedido, e já salvar direto no computador com mais facilidade;
- Acessar outros perfis ou interagir com stories e postagens no feed.
Dicas para uma experiência aprimorada do Instagram Web
Agora que você já entendeu o que é o Instagram Web e como ele funciona, precisa conhecer algumas dicas para ter uma experiência aprimorada ao utilizar essa ferramenta. Confira, a seguir, algumas delas.
Organize o feed
O feed do Instagram, seja pelo aplicativo ou pela versão web, é o que chama a atenção em primeiro lugar dos visitantes do seu perfil, então é muito importante que ele esteja organizado e bastante atraente.
A organização do feed pode, por exemplo, ajudar a criar uma identidade visual para o perfil da sua loja virtual. Quando seus clientes se deparam com um feed organizado, conseguem ter uma ideia muito mais clara do que o seu negócio representa e o que ele oferece.
Para organizar o feed pelo Instagram Web, é preciso seguir algumas etapas. Você pode:
- Acessar o Instagram Web;
- Fazer login na sua conta;
- Clicar no seu perfil;
- Clicar no botão “Editar perfil”;
- Clicar na guia “Feed”;
- Arrastar e soltar as imagens para organizar as postagens na ordem que desejar.
Ainda dentro do Instagram Web, você pode organizar seus posts em coleções e até mesmo salvar postagens feitas por outros perfis. Assim, você poderá ter uma lista de inspirações sem precisar sair do seu perfil para isso.
Você também pode utilizar ferramentas ou aplicativos online para organizar o feed do seu Instagram. Geralmente, essas opções oferecem recursos adicionais, como a possibilidade de visualizar o conjunto de fotos em diferentes tamanhos de tela e até mesmo a criação de modelos para o feed.
Utilize hashtags eficazes
As hashtags são frases ou palavras-chave precedidas pelo símbolo # (ou jogo da velha) e são utilizadas para agrupar e classificar o conteúdo em plataformas e redes sociais. No Instagram, elas são uma maneira importante de aumentar o alcance e o engajamento dos seus posts.
Ao utilizar hashtags eficazes no Instagram Web, você consegue não somente atrair novos seguidores como aumentar o engajamento do perfil do seu negócio. Além disso, com elas fica mais fácil do seu conteúdo ser encontrado nessa rede social, o que pode ajudar sua loja a se diferenciar da concorrência.
Para escolher as hashtags mais relevantes, você pode utilizar as mais populares, já que elas têm chances de serem vistas por mais pessoas, e usar as que têm relação direta com o seu conteúdo. As hashtags de tendência são aquelas utilizadas no momento e podem ser uma ótima maneira de aproveitar o “hype” e aumentar a visibilidade do seu negócio.
Explore perfis
A barra de pesquisa do Instagram Web tem as mesmas funções do aplicativo — ou seja, buscar por hashtags, locais e perfis de usuários. Por esse motivo, você também pode utilizá-la para aprimorar a experiência e aproveitar a oportunidade para conhecer melhor perfis de marcas, influenciadores e até mesmo dos seus amigos.
Para isso, basta acessar o buscador que está no topo da página e digitar o perfil que deseja encontrar. Depois que digitar, não precisa dar enter, basta apenas esperar aparecer as opções com os resultados para aí sim clicar em algum — ou alguns — deles.
Funcionalidades e recursos avançados do Instagram Web
Existem diversos recursos e funcionalidades dentro do Instagram Web que podem ajudar você na criação de conteúdo e a se destacar dos seus concorrentes. A seguir, listamos algumas delas.
Ferramenta de insights
A ferramenta de insights do Instagram na versão web oferece dados sobre o desempenho do seu perfil, do seu público e do conteúdo do seu negócio. Com eles, é possível entender melhor quem são os seus seguidores, o que eles mais gostam de ver e como o seu conteúdo é recebido por eles.
Os insights do Instagram Web estão disponíveis para contas comerciais e de criadores de conteúdo. Para acessá-los, basta:
- Acessar o Instagram Web;
- Clicar no seu perfil;
- Clicar na opção “Ver Insights”.
As informações estão divididas em várias categorias, como perfil, conteúdo, público e campanhas. Esses insights podem ser utilizados para vários propósitos, como para ajustar a sua estratégia de conteúdo e para melhorar o engajamento.
Gerenciamento de contas comerciais
O recurso de gerenciamento de contas comerciais do Instagram Web permite que você gerencie diferentes contas a partir de um único lugar. Isso pode ser útil se a sua loja virtual tiver mais de um perfil ou se você gerenciar mais de um negócio.
Com o gerenciamento de contas comerciais, você pode ter uma visão geral de todas as suas contas em um único lugar. Além disso, você conta com todas as ferramentas do Instagram para gerenciar todos os seus posts, seus anúncios e até as suas mensagens.
Criação de campanhas publicitárias
A funcionalidade de criação de campanhas publicitárias do Instagram Web permite que você crie e execute campanhas e anúncios a partir do seu computador. Com essa ferramenta, é possível criar anúncios personalizados para alcançar um público-alvo específico e atingir os objetivos da sua estratégia de marketing.
Além disso, com essa função você tem acesso a uma variedade de recursos, que incluem opções de segmentação, o formato do anúncio e ferramentas de análise para rastrear o desempenho das campanhas e fazer ajustes conforme for necessário.
Para usar a funcionalidade de criação de campanhas publicitárias do Instagram Web, basta que você:
- Acesse o Instagram Web;
- Clique no botão “Promover”;
- Clique no botão “Criar campanha”
- Selecione o tipo de campanha que deseja criar.
- Defina o orçamento e o cronograma da sua campanha.
- Segmente seu público-alvo.
- Crie seu anúncio.
- Revise e lance sua campanha.
Ferramentas e extensões úteis para o Instagram Web
A escolha de ferramentas e extensões de navegadores mais adequadas para você utilizar no Instagram Web dependerá dos seus objetivos e das suas necessidades. Se você quiser planejar e programar posts, um planner de conteúdo pode ser uma boa opção.
Já se você estiver procurando uma maneira de melhorar a aparência dos seus vídeos e das suas fotos, uma ferramenta de edição pode ser útil. Já se você precisa entender como o seu conteúdo está sendo recebido pelos seus seguidores, uma ferramenta de análise de dados pode ser útil. Vamos falar sobre cada uma delas a seguir.
Planejadores de conteúdo
Essas ferramentas podem ajudar você a criar e a programar posts com antecedência. Isso pode ajudar na organização do seu marketing de conteúdo e a garantir que você esteja postando conteúdo de maneira regular.
As opções de planejadores de conteúdo mais utilizadas são o Business Suite da Meta — a empresa responsável pelo Instagram —, o Hootsuite, o Later e o MLabs.
Editores de fotos e vídeos
Essas ferramentas podem ajudar a melhorar a aparência das suas fotos e dos seus vídeos. Algumas das opções mais conhecidas incluem o Canva, o Adobe Lightroom e o Adobe Photoshop.
Ferramentas de análise de dados
As ferramentas de análise de dados ajudam você a entender como o seu conteúdo está sendo recebido pelos seus seguidores. As mais utilizadas são o Instagram Insights, o SEMRush e o Hootsuite Analytics.
Ferramentas de interação com seguidores
As extensões e ferramentas para interação com seguidores ajudam a enviar mensagens diretas para quem segue seu perfil, além de auxiliar na tarefa de responder comentários. As mais conhecidas são a Later, a Hootsuite e o InstaFollower.
Dicas para criar conteúdo de qualidade
Criar conteúdo de qualidade no Instagram Web não é uma tarefa difícil, mas pode ficar muito mais fácil com algumas dicas. Confira, a seguir, cada uma delas.
Crie postagens atraentes e visualmente agradáveis
Para criar posts atraentes e que sejam visualmente agradáveis o primeiro passo é usar uma boa câmera, mesmo que seja a do seu celular. A qualidade da imagem ou do vídeo é um dos fatores que mais chamam a atenção em uma postagem, então, capriche.
Outra dica é utilizar filtros e efeitos com moderação. Eles podem ajudar a melhorar a aparência das suas fotos, mas é importante maneirar na utilização, já que usar muitos de uma só vez pode fazer com que suas imagens pareçam artificiais demais.
Adicionar legendas informativas e interessantes é muito importante para criar um post atraente. Isso porque elas são uma ótima maneira de adicionar contexto e personalidade às postagens da sua loja. Pense nas que sejam informativas para os seus seguidores além de interessantes, ok?
Usar uma paleta de cores consistente também fará com que seus posts sejam visualmente agradáveis. Ela pode ajudar a criar uma aparência mais profissional — e harmoniosa — para o seu feed.
Além de tudo o que foi dito, não tenha medo de experimentar. A melhor maneira de encontrar o que funciona para o conteúdo do seu negócio é experimentar técnicas e estilos diferentes.
Aproveite ao máximo a versão web
O Instagram na versão web oferece uma enorme variedade de recursos que podem ser utilizados para planejar e criar conteúdo de alta qualidade. Você pode, por exemplo, utilizar o planejador de conteúdo para criar um calendário editorial.
O seu calendário deverá incluir informações sobre o tipo de conteúdo que você deseja postar, o dia e a hora que deseja que o post seja disponibilizado e as hashtags que quer utilizar.
Você também pode utilizar as ferramentas de edição que o próprio Instagram Web oferece para melhorar a aparência das suas fotos e vídeos para criar conteúdo mais profissional. Com elas, você pode ajustar o contraste, a saturação e a luminosidade para criar imagens mais atraentes.
Outra possibilidade é usar ferramentas de análise já mencionadas para acompanhar o desempenho do seu conteúdo. Observe quais postagens estão obtendo mais engajamento e utilize essas informações para criar outros conteúdos semelhantes.
Além disso, você precisará ser consistente, criativo e autêntico ao utilizar o Instagram Web. Isso porque postar conteúdo regularmente é essencial para manter os seus seguidores envolvidos, experimentar diferentes tipos de conteúdo e formatos manterá seu feed interessante e seus seguidores sabem quando você tem autenticidade ou não. Então seja você mesmo e o seu conteúdo brilhará!
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