Instagram

Instagram Lite: saiba tudo sobre a versão mais leve do aplicativo

Imagem ilustrativa de instagram lite

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O Instagram Lite é uma versão mais leve do aplicativo padrão do Instagram. Ela foi desenvolvida especialmente para os usuários donos de smartphones de entrada ou de modelos mais antigos. Esse é um aplicativo oficial e foi desenvolvido pela Meta — empresa dona de plataformas como Facebook, WhatsApp e o próprio Instagram — pela equipe de Tel Aviv da companhia, em Israel.

Você conhece o Instagram Lite? Essa versão de um dos aplicativos mais utilizados atualmente pela população que tem acesso à internet foi criada para atender a uma demanda específica de parte dessas pessoas e, como o Brasil faz parte desse público, é interessante que você saiba mais sobre ela.

O Instagram oferece diversas funcionalidades interessantes — como o Close Friends e os vídeos curtos — e os desenvolvedores do aplicativo tiveram a ideia de desenvolver o Lite, que foi pensado para dispositivos mais simples e com pouco espaço de armazenamento para que todos pudessem usufruir do que o app tem a oferecer, mesmo que de uma maneira mais resumida.

Neste post, mostraremos com mais detalhes o que é o Instagram Lite, o motivo pelo qual ele foi desenvolvido, as diferenças entre as duas versões e muito mais. Acompanhe!

O que é o Instagram Lite?

O Instagram Lite é uma versão mais leve do aplicativo padrão do Instagram. Ela foi desenvolvida especialmente para os usuários donos de smartphones de entrada ou de modelos mais antigos. Esse é um aplicativo oficial e foi desenvolvido pela Meta — empresa dona de plataformas como Facebook, WhatsApp e o próprio Instagram — pela equipe de Tel Aviv da companhia, em Israel.

De acordo com a própria empresa, os usuários desta versão Lite encontrarão muito mais desempenho ao publicar suas fotos, acessar feeds, stories e navegar de uma maneira geral. O objetivo é manter a experiência do Instagram rápida e que mantenha a alta qualidade enquanto permanece confiável independentemente do dispositivo, rede ou plataforma que a pessoa estiver.

Considerando que apenas uma parte da população mundial tem acesso à internet — e que muitas delas não a acessam em aparelhos ou condições ideais —, o Instagram Lite segue uma tendência global de acessibilidade. Outros aplicativos que lançaram a versão mais leve incluem o Uber, TikTok, Spotify, Twitter e os outros pertencentes à Meta: Messenger e Facebook.

Por que ele foi desenvolvido?

O principal objetivo do Instagram Lite é possibilitar o acesso dessa plataforma para todos os usuários do mundo — independentemente do dispositivo móvel utilizado. O público-alvo também inclui as pessoas que têm internet mais lenta no celular ou contam com pacotes de dados mais limitados.

Ainda falando sobre o público-alvo, o foco é nos usuários de países emergentes, como o Brasil e a Índia. Depois de algumas pesquisas e levantamentos feitos, os desenvolvedores constataram que essas pessoas precisavam de algumas especificidades para conseguirem usufruir do Instagram com capacidade total.

Entre as especificações mencionadas estão os modelos mais defasados e a fragmentação de dispositivos. Ou seja, as pessoas dessas regiões tendem a adquirir aparelhos com tecnologias ultrapassadas — como tipos de rede e banda larga que funcionam somente em 2G ou 3G, diferente da internet de alta velocidade que é presente em vários outros dispositivos.

Como e onde essa versão do aplicativo funciona?

O Instagram Lite está disponível apenas para os dispositivos Android. Ainda não houve nenhum anúncio oficial por parte dos desenvolvedores sobre quando — ou se — ele chegará aos dispositivos iOS.

Os engenheiros do Instagram retrabalharam toda a arquitetura do aplicativo e movimentaram muito do processamento que era armazenado nos smartphones para os servidores da rede social. Essa e outras alterações permitiram diminuir consideravelmente o tamanho do app.

Como dito anteriormente, o público-alvo dessa versão são os países emergentes e, especificamente na Índia, uma das principais necessidades é o suporte para idiomas regionais. Por isso, é possível experimentar o Lite em um total de nove idiomas indianos: o Hindi, Bengali, Tamil, Kannada, Malayalam, Telugu, Punjabi, Gujarati e Marathi. De todos eles, vale ressaltar que o único disponível no app principal é o Hindi.

Além disso, o Instagram Lite funciona e tem suporte para os seguintes idiomas:

  • inglês — em todas as suas variações;
  • afrikaans;
  • indonésio;
  • malaio;
  • dinamarquês;
  • alemão;
  • espanhol;
  • filipino;
  • francês — do Canadá e da França;
  • croata;
  • italiano;
  • húngaro;
  • holandês;
  • norueguês;
  • polonês;
  • português — PTBR e PTPT;
  • romena;
  • eslovaco;
  • finlandês;
  • sueco;
  • vietnamita;
  • turco;
  • tcheco;
  • grego;
  • búlgaro;
  • russo;
  • sérvio;
  • ucraniano;
  • hebraico;
  • urdu;
  • árabe;
  • persa;
  • nepalês;
  • cingalês;
  • tailandês;
  • chinês tradicional — de Taiwan e Hong Kong;
  • chinês simplificado;
  • japonês;
  • coreano.

Em março de 2021, o Instagram Lite foi lançado em mais de 170 países — sendo que a maioria deles contam com economias emergentes ou ficam em regiões com baixa conectividade à internet. Entre eles, o maior país que tem acesso ao aplicativo no momento é a Índia.

A equipe do aplicativo informou à época que planeja lançar essa versão mais leve em mais países no futuro e que pretende incluir os Estados Unidos, Reino Unido e muitos outros países europeus. No entanto, o foco inicial estava mesmo nas economias emergentes.

Qual a diferença entre Instagram Lite e Instagram normal?

Durante a conversão do aplicativo padrão para a versão Lite, os desenvolvedores tentaram preservar os aspectos e recursos mais utilizados dessa rede social, porém alguns deles sofreram alterações ou simplesmente não estão disponíveis. Confira a seguir quais são eles.

Tamanho dos aplicativos

A principal diferença entre as duas versões do Instagram — e o motivo pelo qual o Lite foi lançado, aliás — é o tamanho dos aplicativos. Como dito anteriormente, essa redução no tamanho é para focar em aparelhos que não contam com muito espaço de armazenamento interno ou uma conexão de dados muito estável.

Para você ter uma ideia, o tamanho do download do aplicativo padrão do Instagram pode variar de 30 a 80 MB. Quando o armazenamento que o app utiliza para cache e dados é adicionado, esse número fica infinitamente maior. Em alguns casos, ele chegou a ocupar 550 MB ao todo de um aparelho.

a versão Lite conta com um download de apenas 2 MB. Mesmo que ele seja maior que a primeira versão reduzida — que era de 573 KB — os recursos adicionais que foram implementados na atualização valem muito a pena. Em relação aos dados e ao cache, para não sobrecarregar o smartphone, ele é executado com seu código salvo diretamente na nuvem.

Interface

Outra diferença entre as duas versões do Instagram é a falta de gráficos e animações que precisam consumir mais dados para carregar no Lite. As imagens não ficam pixeladas ou granuladas, elas podem não chegar a uma alta resolução para garantir que os usuários consigam carregar o conteúdo sem nenhum tipo de engasgo ou demora no carregamento.

Um exemplo disso é ao navegar entre dois Stories diferentes: a animação presente no aplicativo original está ausente na versão mais leve. Fora isso, a interface do Lite não é diferente da versão padrão. Os usuários contam com a mesma guia de perfil com a foto, números de seguidores e pessoas que são seguidas por eles, o feed de imagens e uma guia para o IGTV e os vídeos e marcações.

A guia inicial, onde o feed do Instagram é exibido, também continua a mesma. Conta com o carrossel de Stories na parte superior, um ícone para mostrar as curtidas e interações e o botão para acessar as DMs. Nessa tela, apenas alguns pequenos detalhes não são iguais por conta da necessidade de deixar o app mais fluido.

Shopping

Para manter o baixo consumo de memória e espaço, além de funcionar sem engasgos em conexões de internet mais limitadas, algumas funções estão indisponíveis na versão Lite do aplicativo e o Instagram Shopping é uma delas. Essa não é uma notícia tão animadora para lojistas que desejam vender por essa rede social e ter a tão desejada sacolinha no perfil.

As opções de anúncios e todas as ferramentas que envolvem as contas comerciais também não estão disponíveis na versão do Instagram Lite. As contas comerciais, aliás, são mostradas apenas como contas pessoais para todos os usuários.

De acordo com a empresa responsável pelo aplicativo, ainda não há uma previsão de quando esses recursos comerciais serão inseridos na versão mais leve. Eles confirmaram, porém, que estão trabalhando nessas funções indisponíveis para que elas possam ser lançadas o mais breve possível.

Imagem de perfil

Uma das diferenças notadas logo ao fazer o login na versão Lite é em relação à imagem de perfil. Enquanto no aplicativo padrão uma miniatura dela aparece na barra de tarefas — mais especificamente no canto inferior direito da tela —, no Lite ela é retirada.

Postagens

Outra diferença entre as duas versões é referente às postagens. O Instagram padrão permite postar no Feed, nos Stories, fazer Lives e gravar Reels. O Lite, por sua vez, só permite que o usuário realize as duas primeiras opções.

A maneira de postar nas duas versões do aplicativo também tem diferenças e a primeira delas é em relação ao estilo de post em carrossel. No Instagram Lite, por exemplo, o caminho para criar um desses posts para selecionar as fotos da galeria também é diferente.

Recursos

A navegação do Feed e do Reels nas duas versões é bastante similar. É possível que o usuário curta, comente e encaminhe postagens para algum amigo por mensagem, mas as similaridades param por aí.

Na versão Lite, a edição dos Stories também conta com menos recursos. Não é possível, por exemplo, acessar os filtros disponíveis na versão principal. Outro ponto que as difere é que na versão mais leve os desenvolvedores precisaram remover uma série de recursos entre os Gifs, contagem regressiva, figurinhas para edição e inserção de links.

Em uma das atualizações mais recentes, o Instagram Lite ganhou a aba de Reels. Para acomodá-los na página inicial, porém, os desenvolvedores moveram a guia Atividade para o canto superior direito — e agora ela fica ao lado das DMs.

Ainda em relação aos Reels, vale ressaltar que não é possível fazer upload deles pelo Lite. Se você desejar enviar vídeos curtos para a plataforma, precisará utilizar o aplicativo padrão do Instagram.

Outro recurso que não está disponível na versão Lite é o modo escuro. Mesmo que seja possível configurá-lo nas opções diretas do seu aparelho de celular, talvez essa não seja uma boa opção porque ele pode quebrar o esquema de cores de outros aplicativos — inclusive o do próprio Instagram Lite.

Direct

O Direct do Messenger do Facebook e do Instagram foram unificados em 2020, mas a versão do Instagram Lite não apresenta essa integração entre as plataformas. O símbolo para acessar o bate-papo da rede social, aliás, ainda é o antigo na versão mais econômica do aplicativo.

Mais uma diferença considerável entre as duas versões é que na original é possível enviar áudios e realizar chamadas — sejam elas de voz ou por vídeo. Já a versão Lite conta com funções muito semelhantes às de alguns anos atrás, em que o aplicativo somente permitia troca de mensagens de texto.

Como baixar?

Para baixar o Instagram Lite não tem nenhum segredo. Basta seguir o passo a passo a seguir:

  • Acesse a Play Store e pesquise por Instagram Lite — se preferir, basta ir direto para a página do aplicativo;
  • Toque em “Instalar” e aguarde;
  • Assim que terminar a instalação, abra o aplicativo e toque em “Entrar”.
FONTE: Canaltech

Como entrar?

Não é necessário criar uma outra conta com o Instagram Lite. O aplicativo utiliza a mesma plataforma do Instagram, apenas em um uma versão muito menor. Isso significa que para entrar no app você só precisará inserir seu login e senha normalmente ou tocar no botão “Entrar com o Facebook”.

Profissionalize o seu negócio

Vale a pena ter o Instagram Lite?

Caso você esteja se perguntando se vale a pena instalar o Instagram Lite, a resposta é: depende. Se você se encaixa na parte da população que sofre com velocidade da conexão da internet ou com um aparelho que não apresenta um processador rápido ou muita memória RAM, ele pode ser uma ótima ferramenta e servirá perfeitamente para que você faça o uso pessoal da rede social.

Isso porque com ele, quem busca algo mais simples conseguirá interagir com outras pessoas, marcá-las, enviar mensagens de texto para os seguidores e muito mais. Essa versão possibilita uma experiência completa e muito próxima das funções mais básicas e padrão do Instagram.

Porém, se o seu foco é utilizar a plataforma como uma ferramenta de trabalho para a sua loja e você precisar de mais recursos, o Instagram Lite não é a versão mais indicada. Lembre-se de que a maioria das funções que vai precisar não estão disponíveis nele.

Como você pôde perceber, existem algumas diferenças entre o Instagram Lite e a versão padrão. Mesmo com as funcionalidades reduzidas, esse aplicativo pode ser bem útil caso você precise usar um aparelho mais ultrapassado ou quando a internet for reduzida por algum motivo. Vale a pena conhecê-lo para que seja possível extrair o melhor dele nessas ocasiões.

Quer começar a vender todos os dias com a sua loja pela internet? Então faça a sua inscrição no nosso aulão e aprenda a utilizar uma técnica simples de apenas 3 pilares que vai ajudar você a chegar nos resultados que deseja!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.