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Como o headless commerce funciona?

headless commerce

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O headless commerce é uma solução de e-commerce que separa a parte de programação do sistema (back-end) da parte visual (front-end), o que oferece mais flexibilidade na customização da sua loja virtual e permite a adoção de uma estratégia multicanal (omnichannel). Saiba mais.

Com as constantes transformações do e-commerce, o headless commerce surge como uma inovação que atende o perfil do consumidor atual, que é cada vez mais digital — o que exige a integração entre lojas físicas e virtuais. E, embora o termo pareça complexo, o objetivo é justamente simplificar o trabalho de quem vende online. 

Quer saber como funciona o headless commerce e conhecer as vantagens que ele proporciona para o seu negócio? Neste artigo, reunimos as principais informações sobre essa arquitetura da informação. Então, acompanhe a leitura!

O que é headless commerce?

Headless commerce (“comércio sem cabeça”, em tradução livre) é uma solução de e-commerce omnichannel em que o front-end e o back-end são separados, apesar da integração por meio de APIs.

Está confuso com todos esses termos? Não se preocupe. Para que você compreenda melhor do que se trata, trouxemos o significado de cada um deles. Veja a seguir:

  • Omnichannel: estratégia de vendas que engloba diversos canais de divulgação e comunicação, fazendo com que os clientes tenham uma experiência de marca unificada;
  • Front-end: tudo o que se refere à frente de um software, site ou aplicativo. Isto é, a aparência visível aos usuários;
  • Back-end: diz respeito ao que está por trás das aplicações desenvolvidas na programação. Ou seja, aquilo que oferece apoio e estrutura às ações do visitante;
  • API: sigla de Application Programming Interface (interface de programação de aplicação, em tradução livre), trata-se de um conjunto de regras que permite a comunicação entre plataformas por meio de vários protocolos e padrões.

Como o headless commerce funciona?

Como mencionamos, o front-end e o back-end atuam de maneira independente no headless commerce, mas se integram por meio das APIs, possibilitando acessos ou integrações com aplicações desenvolvidas por terceiros. Dessa forma, há uma maior flexibilidade dentro do sistema do site e, consequentemente, mais alternativas de personalização.

Assim, a plataforma permite que novos apps, extensões, funções e plug-ins sejam adicionados à sua loja virtual mais rapidamente, proporcionando aos seus clientes uma experiência de usuário cada vez mais rica e inovadora. Veja alguns exemplos:

  • Opção de personalizar o layout do seu site. Em momentos como reformulação de marca (rebranding), essa pode ser uma boa estratégia para causar um impacto visual diferente no seu público-alvo;
  • Inclusão de um app de chat no seu site, que permite o contato direto com o consumidor e agiliza o atendimento ao cliente.

Ao adotar o headless commerce no seu negócio, você consegue incluir ferramentas e APIs que facilitam o trabalho dos desenvolvedores, enquanto a equipe criativa e os designers focam na criação de ações e campanhas que gerem avaliações positivas e aumentem as conversões.

Quais suas vantagens?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o headless commerce, confira abaixo algumas das principais vantagens que essa arquitetura da informação oferece para o seu negócio: 

  • alta capacidade de personalização;
  • agilidade nas mudanças de layout e design;
  • possibilidade de criar experiências contínuas de vendas em múltiplos canais;
  • facilidade na integração de APIs.

Alta capacidade de personalização

A grande vantagem dessa arquitetura da informação é a alta capacidade de personalização dos layouts e das funcionalidades do seu site. A separação entre front-end e back-end permite que novos recursos sejam experimentados e diversos testes sejam feitos sem pôr em risco a integridade dos códigos.

Agilidade nas mudanças de layout e design

As mudanças no front-end podem ser feitas de forma rápida. Com isso, os programadores conseguem otimizar o tempo dedicado às alterações de layout e design, o que permite que as estratégias de vendas e marketing da sua loja virtual sejam lançadas mais depressa, agilizando os resultados. 

Possibilidade de criar experiências contínuas de vendas em múltiplos canais

No headless commerce, sua empresa proporciona aos consumidores uma experiência de compra em diversos canais, mas com sistema e estoque únicos. Além disso, essa integração poupa os recursos do negócio e reduz o tempo de execução de determinadas atividades.

Facilidade na integração de APIs

Por fim, essa solução de e-commerce  permite que você acrescente novas funcionalidades ao seu site por meio de APIs, disponibilizando todas as ferramentas que o consumidor necessita e tornando sua loja virtual mais completa. Entre elas, podemos destacar:

  • novo sistema de pagamento;
  • nova forma de envio;
  • app de chatbot;
  • novo template, etc.

Vale a pena usar o headless commerce?

Mas, afinal, será que vale a pena adotar o headless commerce na sua loja virtual? Para responder a essa pergunta, é importante destacarmos os benefícios práticos dessa solução. São eles:

Melhor adoção dos funcionários

Algumas empresas podem sentir uma certa resistência por parte dos funcionários em relação a adesão às novas tecnologias, sobretudo devido a dificuldade de utilização. 

No entanto, uma boa plataforma de e-commerce junto à simplicidade do headless commerce elimina esse problema, pois toda a equipe consegue acessar e atualizar o front-end com facilidade, não sendo necessário ter conhecimentos avançados. 

As ferramentas certas para o trabalho

As APIs são indispensáveis para oferecer aos seus clientes uma experiência customizada e única. Além disso, usar essas ferramentas também permite que você crie uma identidade para sua marca e a impulsione por meio de serviços de e-commerce mais comuns, como  informações sobre produtos, promoções, cupons de desconto, entre outros.

Economia de tempo em TI

Além dos desenvolvedores otimizarem tempo nas alterações de front-end, os modelos de headless commerce permitem que esses profissionais iniciem os apps de comércio em apenas alguns cliques ou por meio de uma codificação leve, aumentando a conversão de forma simples e prática. 

Tempo de lançamento no mercado

Lançar estratégias de marketing e vendas mais rapidamente no mercado, como mencionamos, é uma grande vantagem do headless commerce. E, ao trazer essa questão para a prática, também podemos destacar a reação imediata às novas tendências, visto que, mais do que nunca, o timing é fundamental.

Com base em todas essas questões, podemos afirmar que, sim, vale a pena aderir ao headless commerce na sua loja virtual. Afinal, proporcionar uma melhor experiência aos usuários é uma das melhores formas de aumentar o índice de satisfação dos consumidores.

Gostou deste conteúdo? Então, continue com a gente! Confira nosso conteúdo sobre análise de vendas e entenda como essa ferramenta pode ajudar a potencializar os resultados do seu e-commerce!

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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