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Ecossistema digital: o que é e suas tendências para os próximos anos

Imagem ilustrativa de ecossistema digital

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O ecossistema digital é formado pela colaboração dos diversos agentes como fornecedores, clientes, parceiros comerciais, aplicativos, provedores de serviços que compõem essa indústria. 

Hoje em dia, somos impactados a todo momento por uma nova solução, sistema ou ferramenta no mercado que nos permite fazer algo que nem imaginávamos, ou simplesmente facilitar uma prática comum do dia a dia.  

Por conta disso, hoje quem resolve entrar no empreendedorismo digital precisa aprender muito sobre este universo e todos os seus termos, para criar um negócio lucrativo e assim alcançar o sucesso.

Entre tantos termos que existem nesse mundo, um deles é o ecossistema digital. Neste artigo, você conhece mais sobre os ecossistemas e como você consegue fazer seu negócio ter sucesso neles.

O que é ecossistema digital?

Um ecossistema digital pode ser definido como a oferta de novos serviços ou produtos digitais que ajudam a melhorar a experiência do cliente. Ele se integra a vários outros ambientes a fim de facilitar a vida do seu usuário.

Por mais que o termo não seja tão conhecido, ele é praticado por muitas empresas no mercado. Como exemplo bem básico do que é um ecossistema digital, podemos citar as plataformas de e-commerce.

Esses sistemas precisam se integrar a provedores de pagamentos, sistemas de logística para entregar os pedidos, atendimento ao cliente, banco de dados, entre outros ambientes. Tudo isso é feito para permitir que empreendedores criem suas lojas virtuais sem precisar realizar essa integração, já que elas vêm prontas.

Todos esses e muitos outros produtos são oferecidos para ajudar a trazer mais praticidade para o dia a dia do usuário. Isso ajuda o cliente a enxergar mais valor na empresa e ver ela como uma parceira que realmente o ajuda na sua rotina.

Exemplos de ecossistemas digitais

Como falamos acima, os ecossistemas digitais são utilizados por muitas empresas no mercado que almejam melhorar a experiência do cliente e gerar valor para seus produtos ou serviços.

Muitas dessas empresas fazem parte do nosso dia a dia. Nós utilizamos seus ecossistemas digitais sem nos dar conta que estamos fazendo isso.

Como exemplo, podemos citar o Google. Uma empresa que surgiu apenas como um mecanismo de busca online, hoje conta com produtos em que seus usuários podem receber e-mails (Gmail), assistir vídeos (Youtube), escrever documentos (Google Docs) ou criar planilhas (Google Planilhas).

Outra empresa que também inovou e desenvolveu seu próprio ecossistema digital foi o Mercado Livre, que conta hoje com produtos de pagamento, entrega de pedidos e atendimento ao cliente.

Além do Mercado Livre, muitos marketplaces hoje são basicamente ecossistemas digitais. Entre eles temos a Amazon, a Shopee, o Aliexpress, Submarino, entre outros.

Dos marketplaces citados acima, a Amazon tem ainda um ecossistema muito especial. Além do seu marketplace, a empresa conta com serviços de streaming de filmes, séries e músicas.

Quais as características dos ecossistemas digitais?

Para que os ecossistemas digitais consigam oferecer uma gama de opções aos seus clientes e assim melhorar a experiência deles com as empresas, eles precisam trabalhar com quatro características principais.

São elas que além de definir esses ecossistemas, permitem que eles existam e gerem mais valor ao cliente. A seguir você conhece mais sobre elas.

Movido a dados

Os dados são um dos principais pilares dos ecossistemas digitais. A partir deles, é possível entender o comportamento do cliente e suas preferências para assim desenvolver uma experiência alinhada ao que ele quer receber.

Automatizado

Os ecossistemas digitais trabalham com tecnologias robustas que permitem automatizar muitas tarefas dentro do serviço ou produto, permitindo uma experiência mais rápida para o cliente. Essa característica está diretamente relacionada à anterior, porque a automatização necessita dos dados para acontecer.

Centrado ao cliente

Todas as inovações que os ecossistemas utilizam tem como objetivo melhorar a experiência do cliente. Para isso, todas ações e melhorias realizadas são feitas de forma centrada no cliente, com o objetivo final de agradá-lo e fazer com que ele queira utilizar a solução.

Rede como fonte

Uma das principais características de um ecossistema digital é a sua capacidade de conexão entre a marca com seus consumidores, além de uma boa integração entre sistemas e outras plataformas que permitem que o ecossistema esteja vivo.

Quais os benefícios?

Até aqui já entendemos que os ecossistemas digitais trabalham para melhorar a experiência do cliente e gerar valor a empresa. Mas que benefícios eles conseguem trazer para as empresas que usam eles?

A seguir, você conhece outros benefícios que os ecossistemas digitais conseguem oferecer às empresas que utilizam eles no seu dia a dia.

Agilidade nas estratégias e processos

Como os ecossistemas são movidos a dados e conseguem automatizar diversas atividades, isso permite que as empresas consigam desenvolver estratégias de crescimento de forma mais ágil.

Os ecossistemas digitais possuem um grande poder de gerar relatórios para analisar o desempenho dos seus produtos e serviços. Dessa forma, você consegue promover melhorias e desenvolver novos processos que os tornem mais atrativos para o público.

Mais lucratividade

Quem utiliza marketplaces e plataformas de e-commerce para vender seus produtos, acaba conseguindo lucrar muito mais. Esses ecossistemas permitem que as lojas virtuais sejam criadas com um investimento inicial baixo, e sejam mantidas sem precisar arcar com altos custos.

Melhora o desempenho do negócio

Ao utilizar os ecossistemas digitais, as empresas conseguem se beneficiar com a otimização que seus negócios conseguem alcançar. Com isso, é possível ter um desempenho de vendas maior e promover mais satisfação aos clientes que vão comprar de você.

Como melhorar a presença da marca nos ecossistemas digitais?

Agora que você conhece os benefícios dos ecossistemas digitais, deve estar se perguntando como o seu negócio consegue obter essas vantagens.

Para isso, é necessário trabalhar com uma estratégia de gestão de marca, que permita que você tenha uma presença forte e positiva em cada ecossistema que fizer parte. Para isso, separamos a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo.

Foco na experiência do cliente

Você já analisou a forma que seu cliente navega pela sua loja, ou adquire um produto? Todo contato que o cliente tem com seu negócio conta como uma experiência para ele, e para melhorar isso é preciso entender quais partes do processo fluem bem e quais não funcionam.

Para melhorar a sua presença, pode ser interessante fazer uma pesquisa interna para saber se seus clientes gostam de comprar na sua loja, se eles encontram tudo que precisam lá ou se existem elementos a melhorar.

Omnichannel robusto

Hoje em dia os consumidores têm uma série de canais diferentes de comunicação para entrar em contato com o seu negócio. Em cada canal que ele utilizar, ele precisa receber a mesma comunicação e que de preferência já saiba algumas informações dele.

Para isso, é necessário investir em um sistema omnichannel robusto, que permita que sua equipe de atendimento tenha acesso ao histórico de interações daquele cliente, para entender o que já foi feito para ele e assim desenvolver um atendimento mais personalizado.

Centralize seus dados

Uma das partes mais importantes do ecossistema digital são os dados. Como visto acima, eles são um dos pilares de um ecossistema. Portanto, ao fortalecer a sua presença nesses ambientes, é fundamental trabalhar com dados e informações.

A partir deles, é possível desenvolver novas estratégias que tragam as melhorias que o seu negócio precisa, sempre com base naquilo que o cliente espera da sua marca.

Mantenha a mente aberta

Quando estamos lidando com ecossistemas digitais, precisamos estar sempre atentos às melhorias que podemos implementar. Mas, para fazer isso de forma eficiente, é necessário que tenhamos uma mente aberta para poder realizar as mudanças necessárias.

É preciso ter flexibilidade para aceitar que um processo antigo precisa ser substituído por outro mais atual. Sem isso, fica muito difícil para a empresa crescer sua presença no ecossistema e atingir seus objetivos.

Quais as tendências para o futuro do ecossistema digital?

O futuro aguarda muitas novidades e melhorias para os ecossistemas digitais, que já estão de olho neles e pensando em formas de integrá-las ao seu sistemas.

Uma dessas melhorias tem relação com a rede, uma das principais características dos ecossistemas. No futuro, a rede 5G promete mudar o consumo de dados e permitir uma conexão mais rápida entre os sistemas.

Isso pode impactar outra grande tendência, que é a Internet das Coisas, também conhecida pelo termo IoT. Ela promete conectar objetos comuns do nosso cotidiano com a internet para compartilhar dados e agir de forma mais integrada aos ecossistemas digitais.

Além da conexão, a tecnologia em si promete se desenvolver mais rápido no futuro. Como a geração Z se desenvolveu ao lado da tecnologia, onde hoje muitas crianças mexem em celulares e computadores, no futuro a capacidade de aprender a escrever códigos será mais alta, o que permitirá o desenvolvimento rápido de novos produtos e serviços digitais.

Os ecossistemas digitais realmente devem ser o foco de novos empreendedores, principalmente aqueles que querem ter seu próprio e-commerce e marcar presença no mercado.

Mas, para iniciar esse empreendimento, é necessário saber se divulgar dentro dos ecossistemas digitais. Para isso, você pode começar entendendo melhor sobre como funciona o marketing digital para e-commerces!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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