Começar um negócio do zero é bem desafiante, principalmente para quem não possui nenhum conhecimento. Por isso, a Bagy elaborou essa lista com dicas para abrir uma loja de sucesso, orientando os empreendedores nessa jornada.
Muitas pessoas sonham em montar seu próprio negócio, mas acabam perdidas nessa jornada em meio a tantos desafios. Se essa é a sua situação, não se preocupe! No conteúdo de hoje, vamos trazer várias dicas para abrir uma loja de sucesso, que te ajudarão a tirar esse plano do papel.
Quem já investiu no empreendedorismo ou pensou em se arriscar nessa alternativa sabe o quanto é difícil essa jornada de começar um negócio do zero, sem quaisquer instruções ou planejamento, pois esse é um caminho cercado de inúmeros desafios.
Então, de nada adianta ter uma boa ideia para empreender se você não estiver preparado para lidar com essas situações, que podem aparecer a qualquer momento e exigem muita habilidade, esforço e dedicação por parte dos comerciantes.
Por essa razão, antes de colocar seu projeto em prática, é preciso estar disposto a encontrar estratégias diferenciadas que possam contribuir no crescimento do seu negócio, atraindo a atenção do público, além de aumentar as vendas da loja.
Por menor que seja o seu negócio, existem cuidados que podem ser aplicados a ele para ampliar sua chance de obter sucesso ao empreender. Venha com a Bagy e descubra quais passos são esses que podem te ajudar a começar a sua loja online!
Passo a passo para abrir uma loja virtual: confira!
O varejo digital cresceu muito nos últimos anos no Brasil, estimulado por fatores como os novos hábitos de consumo do público, a maior oferta de soluções tecnológicas voltadas aos e-commerces e as mudanças no mercado de trabalho com foco no empreendedorismo.
De acordo com a pesquisa da Companhia Compre & Confie, em parceria com a Câmara Brasileira da Economia Digital, só em janeiro de 2022 o índice de vendas online já aumentou cerca de 20% em comparação ao ano anterior. Esses dados ainda apontam uma projeção positiva para esse mercado com possibilidade de expansão durante o ano.
Com isso, muitos empreendedores têm se sentido atraídos para começar seu próprio negócio dentro das plataformas virtuais. Contudo, a empolgação com essas perspectivas não pode apagar o fato de que, assim como o comércio físico, o varejo digital também necessita de muito planejamento e estratégia para dar certo.
Mas, é claro que a Bagy não deixaria você percorrer essa trajetória sozinho, por isso criamos um passo a passo importante com dicas para abrir uma loja de sucesso e arrasar nas vendas. Continue a leitura e conheça as etapas essenciais dessa jornada no comércio eletrônico!
1. Identifique suas competências e habilidades
Muitas pessoas ainda acreditam que o empreendedorismo é um caminho apenas para determinados indivíduos da sociedade, que já nasceram com as habilidades certas para lidar com os desafios presentes nessa jornada, mas isso não é verdade!
Na prática, as competências fundamentais para gerenciar um negócio podem ser desenvolvidas com muito aprendizado, treino e dedicação. Essa lista inclui aptidões que são adquiridas mais nas experiências ao longo da vida, do que através do conhecimento teórico, como é o caso, por exemplo, da iniciativa, da persistência e da autoconfiança.
Com elas, você estará preparado para ultrapassar os obstáculos e imprevistos que costumam aparecer no dia a dia dos negócios com maior facilidade, garantindo assim o crescimento e o sucesso da sua loja.
2. Estude a região onde a loja vai funcionar
No início do seu negócio, uma das principais tarefas que você terá que cumprir é conquistar o interesse do público-alvo. Para facilitar esse trabalho, é interessante optar pela venda de mercadorias que ainda não são comercializadas na sua região, mas que os consumidores têm a necessidade dos benefícios ofertados por elas.
Dessa forma, será possível alcançar um número maior de potenciais clientes interessados em adquirir seu produto. Sem contar que a concorrência direta será menor, já que nenhum outro estabelecimento terá o que você oferece.
No caso do e-commerce, essa estratégia de apostar em produtos inovadores pode fazer com que seu negócio se destaque entre tantas opções oferecidas na web. Ainda mais no ambiente virtual que existe a presença de grandes players do mercado, com os quais é muito difícil disputar espaço.
3. Pesquise sobre as tendências de mercado
Descobrir o que as pessoas compram é uma ótima estratégia para quem deseja começar seu negócio com mais segurança e maiores chances de venda. Afinal, a escolha do produto certo pode ser fundamental para garantir o sucesso do seu empreendimento.
Na hora de avaliar as opções em alta do mercado, dê preferência aos segmentos com os quais você já possui familiaridade, pois assim a análise dessas tendências será mais criteriosa, baseada em conhecimentos e experiências anteriores.
Quem está investindo na abertura de uma loja virtual ainda tem a opção de fazer a pesquisa de mercado por meio das mídias sociais, conversando diretamente com a sua audiência para ouvir as opiniões dela acerca dos produtos desejados.
4. Acione seu networking
O networking é uma palavra inglesa usada para indicar a troca de informações entre uma rede de usuários, instituições ou grupos diversos sobre algum assunto em foco. Na prática, essa técnica serve para fazer a conexão de pessoas que se ajudarão mutuamente.
No dia a dia de uma loja, o networking é importante para aproximar seu negócio das pessoas certas, sejam eles clientes, funcionários ou outras parceiras, que estarão dispostas a contribuir com o crescimento do seu empreendimento.
5. Busque investidores e parceiros
Que tal contar com uma ajudinha para enfrentar os desafios que surgirão ao abrir sua loja? Para isso, você pode pensar em construir um novo negócio a partir de uma sociedade com outros profissionais parceiros ou investidores.
Essa é uma excelente alternativa para ter uma visão mais apurada em relação aos problemas enfrentados na gestão do seu negócio, tendo acesso a uma bagagem extra de conhecimento, trazida por cada profissional, para solucioná-los.
6. Invista em marketing
Do que adianta sua loja ter bons produtos e processos operacionais bem eficazes, se ninguém conhece o seu trabalho? Para evitar que isso aconteça, monte um planejamento de marketing para a sua loja e consiga atrair os clientes certos até o seu negócio.
Independente do ramo que você escolheu para atuar, a publicidade sempre será uma porta de entrada para que as oportunidades cheguem até a sua loja. Sem ela, não é possível apresentar seus produtos e serviços como opções atrativas que o público precisa consumir.
O marketing é ainda mais indispensável na internet, pois a concorrência no ambiente virtual é bem mais acirrada, tendo os pequenos negócios que competir diretamente com grandes marketplaces. Portanto, a divulgação é a chance que essas lojas têm de mostrar seus diferenciais e convencer o público da eficiência de seus produtos.
7. Crie um planejamento estratégico
É claro que nessa lista de dicas para abrir uma loja não deixaremos de falar sobre a importância de ter um planejamento estratégico para o desenvolvimento do seu negócio. Com ele, é possível ter uma visão geral tanto da estrutura de funcionamento da loja quanto dos próximos passos para alcançar o sucesso.
Desse modo, o empreendedor tem mais clareza acerca dos objetivos que pretende atingir em um período determinado de tempo, tomando assim decisões mais assertivas na hora de resolver problemas, lidar com imprevistos ou iniciar novos projetos dentro da loja.
8. Tenha um plano financeiro
Mesmo com o lucro vindo das vendas, não podemos ignorar o fato de que manter uma loja em atividade envolve muitos gastos, como aluguel, reposição de estoque, contratação de funcionários e o pagamento de uma extensa carga tributária ao poder público.
Por essa razão, é preciso traçar um plano financeiro antes mesmo de iniciar seu negócio, delimitando tudo o que precisa ser pago para que ele funcione. Dessa forma, você evita imprevistos financeiros que afetam o orçamento da sua loja, conseguindo assim quitar todas as dívidas feitas e ainda gerar lucro para o seu bolso.
9. Organize a operação da loja
Todos os processos executados na sua loja são essenciais para garantir o sucesso do seu negócio. Por isso, se alguma etapa desse fluxo operacional não ocorre de modo eficiente e funcional, existe sério risco de que os resultados do seu empreendimento fiquem comprometidos.
Atualmente, inclusive, a gestão dessas operações já pode ser feita de forma virtual, principalmente nas lojas online, sem gastar muito tempo, esforço e mão-de-obra. Para isso, é preciso encontrar aplicativos ou softwares específicos que trabalhem de acordo com as necessidades do seu estabelecimento.
10. Adquira conhecimento em técnicas de venda
Seja na loja física ou na virtual, não dá para colocar seus produtos em exposição e largá-los lá, aguardando que os consumidores cheguem até você. O empreendedor de sucesso é aquele que mantém uma postura ativa nesse processo, indo atrás do público para apresentar seus produtos em busca de atrair vendas boas para o seu negócio.
Para executar essa tarefa com mais eficácia, é interessante aprender sobre técnicas de vendas, que podem auxiliar o lojista a encontrar o consumidor no momento certo, garantindo assim a aproximação com o público e maior retorno financeiro.
11. Mantenha a consistência de mercado
Dizer que um negócio tem consistência de mercado é o mesmo que afirmar que esse estabelecimento está crescendo de forma uniforme e escalável, obtendo lucros expressivos em boa parte das operações da sua jornada e não apenas esporadicamente. Sem alcançar esse aspecto é impossível que sua loja chegue ao sucesso.
A consistência de mercado ainda serve para medir o interesse do público nos seus produtos, a eficácia das suas estratégias de vendas e de marketing e o reconhecimento da sua marca no mercado.
12. Tenha planos de contingência
Na busca incansável pelo sucesso do negócio, muitos empreendedores esquecem de preparar sua loja para enfrentar os momentos de crise, mas ter um plano de contingência desde o início, para lidar com essas situações, é de extrema importância.
Com isso, será bem mais fácil contornar os fatos inesperados que surgirem na jornada do seu empreendimento, agindo da maneira adequada a transformar esse momento de instabilidade em oportunidade de crescimento.
13. Investigue a concorrência
Os concorrentes também devem fazer parte do planejamento da sua loja, pois ao observar como eles trabalham você pode ter vários insights para aplicar no seu negócio, construindo assim um empreendimento diferencial de tudo o que já existe no mercado.
No caso de quem vende na internet, esse monitoramento é ainda mais urgente, pois como existem muitas opções de lojas no mercado virtual, quanto mais você souber as estratégias desses concorrentes, mais fácil será traçar táticas para sair na frente e conquistar o público.
14. Regularize sua situação
Ao finalizar essa lista com várias dicas para abrir uma loja de sucesso, não poderíamos deixar de citar a importância de manter seu negócio sempre com a situação atualizada diante dos órgãos reguladores, como a Receita Federal e o Ministério da Fazenda.
Um passo essencial nesse sentido é a obtenção do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para sua empresa. Esse registro serve para assegurar os direitos dos clientes e dos vendedores, além de normalmente ser exigido em operações como a contratação de funcionários, a compra de mercadorias ou no aluguel de um espaço físico.
Embora exista a possibilidade de vender na internet sem um CNPJ para sua loja virtual, prefira ter esse registro no seu negócio online. Dessa forma, você pode se livrar de problemas futuros com a fiscalização e ainda garantir benefícios para o crescimento da sua empresa, como a facilidade na obtenção de créditos financeiros.
Chegou a hora de colocar nossas dicas em prática!
Agora que você já conferiu todas as dicas para abrir uma loja virtual de sucesso, só falta mesmo encontrar a melhor plataforma para dar início a esse projeto! Com a escolha certa, será bem mais fácil passar por desafios que fazem parte dessa jornada, como controlar as operações do seu negócio e gerenciar as vendas.
Uma opção interessante é a plataforma da Bagy, onde você pode criar sua loja virtual personalizada. Visite o nosso site e saiba mais sobre a plataforma que já ajudou mais de 23 mil lojistas a colocarem suas lojas na internet!