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Gestão

Correios corporativo: saiba como aproveitar na sua empresa

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de correios corporativo

Os Correios são considerados o maior operador logístico do Brasil, já que realizam entregas em todas as cidades do país. Isso significa que é bastante provável que em algum momento do seu negócio você vá utilizar pelo menos um dos serviços deles — se ainda não utiliza — e, por isso, precisa conhecê-los.

Quem já vende — ou pretende fazer vendas online no futuro — provavelmente pensa em uma empresa específica quando o assunto é frete e envios de mercadoria, certo? Por esse motivo, para oferecer a melhor experiência nessa etapa da compra para os clientes, é extremamente importante conhecer como os Correios corporativo funcionam e como integrá-lo com a loja virtual.

Se você não faz ideia de por onde começar esse processo, não precisa se preocupar. Neste texto, apresentaremos um breve resumo sobre essa empresa, a importância de contar com ela no seu negócio, as vantagens que ela oferece e muito mais. Acompanhe!

O que são os Correios?

A empresa dos Correios é considerada como o principal serviço de frete do Brasil atualmente. Isso porque oferece soluções de envio para qualquer tipo de negócio, seja ele de entregas expressas, comércio eletrônico ou mesmo produtos de varejo.

Como acontece com a maior parte dos serviços de entrega disponíveis no mercado, para enviar produtos pelos Correios é preciso fazer a cotação do envio previamente. Para isso, basta fornecer algumas informações como os CEPs dos endereços de origem e de envio, as medidas do produto de acordo com a embalagem e o peso do produto e da embalagem juntos.

Depois disso, a calculadora de frete dos Correios vai determinar tanto o valor do envio quanto o prazo de entrega. Por fim, cabe a você levar a sua mercadoria até uma agência mais próxima. Caso tenha optado pela coleta em domicílio — outra vantagem da empresa —, basta aguardar que um responsável se desloque até o endereço fornecido para retirar o objeto em questão.

Qual é a importância de ter um contrato com os Correios?

Como dito anteriormente, os Correios são considerados como o maior operador logístico do Brasil e é uma empresa capaz de realizar entregas em todas as cidades do país. Segundo dados da própria empresa, aliás, 9 a cada 10 e-commerces utilizam os seus serviços nas entregas.

Isso significa que é bastante provável que em algum momento do seu negócio você vá utilizar pelo menos um dos serviços deles — se ainda não utiliza. Por isso, é importante checar o contrato feito por meio do cartão Correios Fácil e aproveitar todas as vantagens oferecidas para que você possa melhorar ainda mais a sua operação.

Como sua empresa pode se beneficiar?

Você já percebeu que os Correios podem ser grandes aliados na sua estratégia de envios, certo? Para que tenha certeza, listamos alguns dos maiores benefícios que essa empresa pode oferecer ao seu negócio. Confira a seguir quais são eles.

Cálculo de frete online

Mesmo que seja um atributo em comum com todos os outros serviços de envio online, com os Correios é possível calcular qualquer frete de maneira prática e rápida. Você consegue fazer uma cotação diretamente no site da empresa e caso tenha uma loja virtual integrada com ela, o seu cliente consegue fazer esse cálculo no momento da compra.

Muitas plataformas de e-commerce oferecem o serviço de cálculo de frete de maneira integrada. Isso torna todo o processo ainda mais ágil e diminui etapas do processo de compra consideravelmente — o que reduz a probabilidade de desistência por parte dos visitantes e, consequentemente, contribui com o aumento da taxa de conversão.

Rastreamento facilitado

A empresa disponibiliza códigos de rastreio para as encomendas a partir do momento da postagem. Sendo assim, você pode passar essa informação para o seu cliente e ele pode acompanhar as etapas da entrega em tempo real sem que seja preciso contatar a sua loja.

Essa facilidade acaba se tornando uma das maiores vantagens dos Correios para o seu negócio. Isso porque além de ajudar a diminuir a taxa de contato nos seus canais de atendimento, o fornecimento do código de rastreio torna a experiência do cliente muito mais positiva.

Controle via SIGEP WEB

O SIGEP WEB é um sistema de gerenciamento de postagens exclusivo dos Correios. Com ele, é possível preparar as encomendas antes mesmo delas serem expedidas — isto é, criar diversas listas com os destinatários, com dimensões e pesos de cada mercadoria e selecionar os serviços de entrega desejados previamente.

Além disso, outra característica desse sistema é gerar os códigos de rastreio dos pacotes. Eles são relacionados em uma pré-lista de postagens (PLP) que é vinculada ao sistema de envio principal dos Correios.

Graças a essa lista, aliás, não é preciso aguardar na fila toda vez que precisar despachar algum produto. Basta deixá-lo no balcão da agência que os funcionários dos Correios já terão todas as informações necessárias no sistema para fazer o envio.

Logística para trocas e devoluções

Essa é uma vantagem que tem impacto direto na sua rotina como empreendedor. Lidar com devoluções e trocas é muito comum em lojas virtuais e, por isso, os Correios contam com alguns fluxos alinhados para garantir que você consiga fazer o gerenciamento desses casos com muita praticidade e rapidez.

Flexibilidade ainda maior

Os Correios corporativo oferecem diversas modalidades de envio e o seu cliente pode escolher a opção mais viável para ele no momento da compra. Essa é uma vantagem, aliás, que está diretamente ligada à experiência de compra — já que quanto mais opções de frete o visitante do site tiver, maiores são as chances da compra ser concluída.

Caso o seu cliente não esteja disposto a pagar mais caro pelo frete, por exemplo, ele pode optar por uma modalidade de envio mais econômica, mesmo que precise lidar com um prazo mais extenso. Já uma pessoa que tem pressa no recebimento, por sua vez, pode escolher pagar mais caro pelo envio para ter o item entregue dentro do prazo desejado.

Como funciona o contrato?

Para ter um contrato com os Correios, é preciso, em um primeiro momento, analisar a sua média de volume de vendas. Existe um teto mínimo para a contratação de cada serviço e atualmente as tarifas são:

  • Sedex: R$ 123,43;
  • PAC: R$ 127,40;
  • e-Sedex: R$ 1.142,11.

Se o seu negócio atingir esse valor mínimo com frete em vendas, significa que ele está elegível para a contratação do serviço. É bom salientar que independentemente do tamanho do seu negócio, existem algumas regras estabelecidas pelos próprios Correios que precisam ser seguidas por todos sem exceção.

A primeira delas é em relação ao pagamento do serviço: você deve enviar todas as suas encomendas normalmente e no final do mês receberá uma fatura para pagar. Além disso, não existe um limite mínimo de encomendas. A fatura, inclusive, pode ser zero.

O que existe, na verdade, é um limite máximo no valor da fatura, que funciona como um limite de crédito da sua loja online com os Correios. Quando o limite citado acima é atingido, você precisará quitar a fatura para continuar com o envio de encomendas no mês em questão.

Por fim, vale ressaltar que a formalização do contrato com os Correios Corporativo é um pouco demorada. Em média, ela costuma levar de 60 a 90 dias corridos para ser estabelecida.

Como fazer um contrato com os Correios?

Todo o processo para contratar os Correios corporativo é feito por meio do site da empresa. O programa que regula todos os contratos é o Correios Fácil. Para fazer o seu, é preciso:

  1. realizar o cadastro no IdCorreios — e preencher o formulário de cadastro que pede dados como CNPJ, Inscrição Estadual, Razão Social, CNAE e endereço;
  2. escolher os serviços e ler os termos de adesão para ter acesso a diversos tipos de serviços de entrega e escolher os que melhor atendem os seus clientes;
  3. assinar o termo de contrato com o seu certificado digital;
  4. aguardar o recebimento do cartão Correios Fácil — que chegará no endereço cadastrado.

Quais são as modalidades de envio por Correios?

O sistema de envio dos Correios para o e-commerce é simples e bastante conhecido por boa parte da população brasileira. Nele, existem algumas modalidades diferentes com certas particularidades. Conheça cada uma delas a seguir.

PAC e PAC Mini

O PAC é um modelo de envio mais barato. Ele é recomendado para os lojistas que não têm urgência para entregar os seus produtos. Esse serviço, aliás, é voltado para o transporte de produtos de baixo valor agregado, ou seja, que são mais leves e que contam com tamanho reduzido. O prazo de entrega nessa modalidade pode se estender em até 10 dias úteis — ou seja, os fins de semana e feriados não entram nessa contagem.

Já o PAC Mini, por sua vez, é um tipo de entrega que você pode utilizar caso a sua loja precise despachar itens menores. Essa modalidade permite, por exemplo, o envio de peças como jóias, pequenos acessórios, livros, camisetas, entre outros.

As entregas com o PAC Mini estão disponíveis em todo o Brasil e o prazo máximo é de até 12 dias úteis. Aqui, vale ressaltar que esse tipo de envio só estará disponível se você tiver um contrato assinado com os Correios.

Sedex (nacional e internacional)

O Sedex talvez seja o modelo de entrega mais conhecido da empresa. Ele funciona de uma maneira um pouco diferente das modalidades anteriores, já que ele é um pouco mais caro e o seu prazo de envio não costuma passar de 5 dias úteis.

Além disso, é preciso que você se atente ao fato de que quando for solicitar esse serviço de despacho expresso no balcão, irá se deparar com outras opções, como o Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Sedex a Cobrar e o Sedex Mundi — que faz entregas internacionais. Cabe a você decidir qual deles atende a demanda da sua loja de uma maneira mais satisfatória.

Telegrama via internet

O telegrama é uma maneira de fazer envio de mensagens escritas que é utilizada há muitos anos. Atualmente, ele pode ser enviado também pela internet, o que torna esse serviço muito mais cômodo e prático.

Para mandar um telegrama via internet, basta entrar no site dos Correios e selecionar a opção com o mesmo nome. Basta preencher os dados e a mensagem e enviar. Depois que é transmitido pela internet, o telegrama é impresso nos Correios da cidade de destino e envelopado automaticamente.

A entrega é feita pelas agências do município em questão em até 4 horas. Esse serviço tem cobertura nacional e as taxas de envio ficam em torno de R$ 8 por página.

Mala direta

A mala direta é um tipo de mensagem publicitária que conta com um apelo mais promocional ou informativo — ou seja, uma propaganda. Para ficar ainda mais simples de entender, ela é como se fosse a versão impressa dos e-mails marketing que você recebe de outras marcas e que você envia para os seus clientes.

Esse serviço é ótimo para ajudar os empreendedores na divulgação dos produtos e dos serviços que eles prestam. Para pessoas jurídicas, os Correios disponibilizam a modalidade a faturar, ou seja, um contrato assinado por ambas as partes com faturamento posterior. Já para as pessoas físicas e profissionais liberais, o único modelo disponível é a modalidade à vista.

Podem ser aceitos como Mala Direta itens como:

  • divulgação de eventos;
  • prospectos de propaganda;
  • revistas e jornais;
  • peças promocionais;
  • folders;
  • chaveiros;
  • bonés;
  • camisetas;
  • formulários;
  • CDs de áudio e multimídia;
  • catálogos.
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Como integrar os Correios com a sua loja virtual?

Uma das maneiras mais simples de integrar os Correios com a sua loja virtual é por meio de uma plataforma de e-commerce. Em muitas delas você consegue ativar as modalidades de envio que deseja utilizar em poucos cliques.

Cada uma dessas plataformas conta com uma interface diferente, mas o passo a passo é simples e pode ser utilizado para fazer as configurações em qualquer uma delas sem dificuldades.

O primeiro passo é acessar o painel de administrador da plataforma e clicar em Configurações e depois em Formas de Entrega. Você verá um campo para incluir o CEP do local de onde os envios dos produtos da sua loja serão feitos.

Geralmente, após inserir o CEP o sistema já ativa o serviço dos Correios automaticamente e habilita as modalidades PAC e Sedex — o que permite que você já inicie as operações da sua empresa.

Mas caso queira alterar ou confirmar as modalidades de envio habilitadas, basta localizar a integração com os Correios e clicar no botão Editar. Depois, é só selecionar as que você deseja oferecer para ativá-las. Por fim, basta clicar em Salvar alterações.

Viu só como é simples — e extremamente útil — utilizar os serviços dos Correios corporativo na sua loja? Com eles, o seu dia a dia como lojista fica muito mais otimizado e a experiência de compra do seu cliente se torna muito mais positiva para ele, o que pode ajudar no aumento do faturamento do seu negócio. Pense nisso!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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