Produtos e Nichos

Copos personalizados: aprenda como fazer, qual máquina usar e confira frases para utilizar

Imagem ilustrativa de copos personalizados

Veja o que você irá encontrar neste artigo

A fabricação de copos personalizados é uma oportunidade de negócio que exige baixo investimento, seja para oferecer produtos exclusivos, seja para atender o mercado de publicidade e eventos.

O mercado de produtos personalizados é um dos mais sólidos e vivos, pois a demanda por essas mercadorias é constante. Entre os seus principais segmentos, temos os copos personalizados como um item de enorme destaque em ações de publicidade, eventos e também como artigo de coleção ou presente.

As opções de copos que podem ser estampados são vastas — copos de cerveja, lagoinha, long drink, twister, gin, whisky e até Stanley e outras marcas da categoria.

Investindo em uma máquina de personalização, você pode atuar tanto como prestadora de serviços (oferecendo impressão a pedido do cliente), como criar uma loja focada em itens exclusivos.

Nos próximos tópicos, explicamos como essas máquinas funcionam, quais são os seus tipos e quais são os melhores modelos para personalizar. Também trazemos dicas para você investir no maquinário certo e sugestões de frases para começar a produzir seus copos personalizados desde já!

Continue a leitura e confira!

Como personalizar copos?

Existem diversas formas de se personalizar copos, das mais simples às mais robustas (que envolvem maquinário industrial para produção em volume). Empreendedores mais simples se viram com adesivos ou serigrafia tradicional.

Entretanto, para personalizar copos de maneira profissional e garantir um resultado de alta qualidade e com boa durabilidade, é fundamental investir em máquinas. Os equipamentos, além de conferirem muito mais possibilidades de produção, também tornam a personalização muito mais rápida e simplificada.

As estampas podem ser desenvolvidas de várias formas, e a escolha da máquina deve levar em consideração o processo utilizado. Os mais adotados por profissionais e estabelecimentos da área são a sublimação e o transfer a laser.

Vejamos como cada um deles funciona, a seguir.

Personalização de copos por sublimação

Na produção de estampas por sublimação, utiliza-se um papel com a arte impressa em uma tinta especial, chamada de sublimática. Para transferir a imagem, o papel é prensado em alta temperatura na superfície desejada. O calor, então, faz com que a tinta se desprenda do papel e se fixe no copo.

Esse processo exige:

  • uma impressora sublimática;
  • tintas especializadas de boa qualidade;
  • e prensa com tubo anti-deformação (caso pretenda estampar copos de plástico, como os long drinks).

O ponto positivo é que essa maquinaria tem valor mais acessível, o que contribui para quem deseja iniciar no mercado de copos personalizados, mas tem pouco dinheiro disponível. 

O lado negativo é que a fabricação de um único copo leva de 2 a 3 minutos, o que limita a produção (caso pretenda atender clientes que fazem pedidos em volume). Outro ponto importante é que nem todo copo permite esse tipo de processo de impressão (como os de acrílico), o que diminui as possibilidades de produção.

Personalização de copos via transfer a laser

As máquinas de transfer a laser são o que há de mais moderno e eficiente para estampar copos, pois são capazes de imprimir imagens de forma rápida e sem agredir o material utilizado.

Para produzir copos nesse processo, você vai precisar de:

  • uma impressora a laser;
  • toners de tinta originais;
  • prensa térmica transfer (local, giro ou 360);
  • e papel transfer laser.

Nesse processo, a camada de poliéster do papel (no qual se encontra a arte impressa) derrete com o calor da prensa e transfere-se para o copo.

Os pontos positivos são que o processo é muito mais rápido e eficiente. Além de conseguir utilizar imagens de alta resolução, a produção de um copo leva, no máximo, 10 segundos. O lado negativo fica por conta do investimento, pois as máquinas e suprimentos para esse tipo de personalização têm preço mais alto.

É mais indicado, portanto, para quem precisa de utilizar artes com mais detalhes ou atende clientes com pedidos de grande volume.

Conheça 8 modelos de copos para personalizar 

Agora que você sabe como os copos personalizados são produzidos, vamos falar um pouco sobre os principais modelos usados nesse tipo de produto. As opções abaixo servem tanto para comercializar na sua cidade quanto para vender pela internet. Confira os principais modelos de copos personalizados!

Copo Stanley personalizado

Os copos térmicos da marca Stanley são um verdadeiro fenômeno de vendas, e se destacam por serem itens individuais usados como um acessório. Sendo assim, é de interesse dos seus usuários incluírem seus nomes, assim como empresas podem optar por oferecê-los ou comercializá-los com alguma ação promocional.

Copo long drink personalizado

Os copos long drink são aqueles com design alongado, muito comuns em eventos, embora também sejam produzidos para uso individual. São um dos tipos mais trabalhados em personalização, geralmente realizada em volume.

Copo de cerveja personalizado

Copos de cerveja personalizados também são muito encontrados, do clássico lagoinha (americano) às canecas de vidro e descartáveis muito comuns em festivais de cerveja artesanal. A personalização aqui também oferece boa demanda tanto para eventos quanto para vendas individuais (versões exclusivas).

Copo twister personalizado

O copo twister tem um forte apelo visual. São coloridos, largos e geralmente fabricados em poliestireno. Muito usados para consumo de sucos, vitaminas, chás, shakes e outros. Seus modelos personalizados funcionam muito bem em eventos ao ar livre, mas também podem ser usados em casa ou em eventos fechados.

Copo de gin personalizado

O copo de gin é a famosa “taçona”, que tem formato semelhante a uma taça de vinho normal, mas com uma haste alongada. Existem modelos de vidro, acrílico e plástico, e todos podem ser personalizados. Entretanto, o formato desse modelo pode exigir moldes e prensas especiais.

Copo de whisky personalizado

Os copos de whisky também podem ser personalizados, embora sejam frequentemente vistos apenas com a arte do seu fabricante. São conhecidos por serem largos e apresentarem a base plana, além de serem produzidos quase sempre em vidro. 

Copo com canudo personalizado

Esse modelo também se destaca pela variedade, embora sejam mais comuns os copos de plástico utilizados para tomar vitaminas e milk shake. Assim como outros modelos citados, eles podem ser personalizados facilmente (desde que seu maquinário não deforme o material) e são muito comuns em estabelecimentos que vendem bebidas refrescantes e eventos infantis.

Como escolher bons equipamentos para estampar copos?

Se você realmente deseja empreender nessa área, deve levar em consideração alguns fatores para não acabar investindo mais do que deveria ou perder oportunidades interessantes. Confira algumas considerações importantes.

Defina o seu orçamento 

Como destacamos logo no início do texto, existem diversos meios de personalizar copos. Se você tem pouco dinheiro disponível, o ideal é começar com técnicas manuais ou investir em máquinas mais simples ou usadas.

Por outro lado, se você tem uma boa reserva para aplicar no negócio, deve verificar o público que pretende atender para adquirir equipamentos de acordo com a procura. Discutimos isso no próximo tópico.

Verifique a demanda que pretende atender

Como explicamos, a qualidade, o volume e a velocidade da produção de copos personalizados podem variar significativamente de acordo com o processo utilizado. A estamparia via transfer a laser é a mais eficiente, mas seu investimento só se justifica quando você pretende atender demandas maiores ou produzir itens com mais detalhes.

Lembrando que você pode tanto utilizar as máquinas tanto para oferecer o serviço de personalização quanto para criar seus produtos e vender em uma loja de artigos personalizados

Estude a experiência de outros empreendedores 

Na internet, você pode encontrar facilmente avaliações e relatos de empreendedores que já atuaram ou que atuam no mercado de copos personalizados. Grupos no Facebook e fóruns também são uma boa forma de encontrar dicas e se antecipar a eventuais desafios.

Você só deve tomar cuidado com falsos gurus com promessas de dinheiro fácil. Investir em um curso, presencial ou online, para iniciar no mercado é uma ótima ideia, mas sempre dê preferência à profissionais com experiência comprovada e com ofertas “pé no chão”.

Compare modelos e marcas

Definidos o processo de produção e a demanda que atenderá, basta escolher o melhor produto. Aqui, segue-se a regra para qualquer compra segura: comparar modelos e marcas, observando fatores como resistência, durabilidade, facilidade de uso, suporte, preço de revenda entre outros fatores.

É sempre bom consultar sites especializados, como o Reclame Aqui, e visitar o perfil das empresas no Google e nas redes sociais para verificar a sua reputação. Indicações de outros empreendedores também são bem-vindas.

Conheça 5 marcas de máquinas para criar copos personalizados

Para ajudar na sua pesquisa, separamos as principais marcas que oferecem máquinas para produção de copos personalizados. Saiba um pouco mais sobre elas!

Astro Mix 

A Astro Mix oferece diversas soluções de estamparia, de camisetas a canetas e copos de modelos específicos. Suas máquinas são compactas e têm visual moderno, e há opções tanto para sublimação comum quanto para estamparia digital.

Lorben 

A marca Lorben oferece prensas térmicas para produção de diversos tipos de recipientes. Com uma máquina só, é possível personalizar canecas, copos long drink, squeezes e muito mais. A maior vantagem dos produtos, porém, é o tamanho: o modelo GT250, por exemplo, é um dos menores do mercado. 

Pelegrin 

Outra fabricante interessante é a Pelegrin. A marca foca em empresas já consolidadas ou que desejam começar com maquinário de alta performance. Um dos seus modelos mais famosos é a 8 em 1, que permite personalizar camisetas, copos, azulejos e outros produtos, além de ser um dos mais potentes do mercado.

Compacta Print 

A Compacta Print é uma marca muito tradicional no mercado brasileiro que ganhou popularidade por meio de fortes ações de divulgação na TV e em revistas no passado. Seus modelos também permitem estampar diversos tipos de produtos e também são indicados para empresas com grande demanda.

Para finalizar, confira frases para usar em copos personalizados

Para fechar esse conteúdo com chave de ouro, reunimos algumas frases para te inspirar e começar a criar seus copos desde já. Anote aí!

Frases para copos personalizados de amigos

Algumas sugestões de personalização para presentear amigos:

  • A receita da risada é simples: cerveja de garrafa e dois bons amigos.
  • Se for para ser feliz, que seja com vocês.
  • Nunca fiz amigos bebendo leite.

Frases para copos personalizados de família

Ideias de frases para presentear familiares:

  • Família: a tradução do amor.
  • Família, família. Vive junto todo dia. Nunca perde essa mania.
  • Família como a minha, nem o Google acha.

Frases para copos personalizados sobre bebidas

Ideias divertidas para copos de bebidas:

  • Qual o melhor amigo que alguém pode ter? Um copo de bebida. Por quê? Por que ele não é falso.
  • Cachaça: é bom pra curar o nosso tédio, o amigo quer sempre tá junto, no copo pequeno ou no médio, na rodada nunca falta assunto. Pode até servir de remédio ou, quem sabe, levantar defunto.
  • Na alegria e na tristeza. Na cachaça e na cerveja.

Frases para copos personalizados de festa

Opções divertidas para eventos:

  • Não tomo juízo porque já tomo cerveja e não sou de misturar.
  • A vida é um baile. Ou você segue ou você desce até o chão.
  • Menos mimimi. Mais KKKK.

Frases para copos personalizados religiosos

Algumas opções para oferecer itens religiosos em sua loja:

  • Tendo Deus, pouco me basta: um amigo, um copo de vinho, boa música e sanduíche.
  • Guarda-me ó Deus, porque em ti confio.
  • Tem gente que é presente de Deus em nossa vida.

Como você pôde perceber, os copos personalizados são uma ótima opção de baixo investimento para quem deseja montar um negócio e crescer com segurança. Avaliar a sua realidade e o mercado é essencial para obter resultados positivos, e, na internet, você tem a oportunidade de levar seus serviços e seus produtos para todos os cantos do país.

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.