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Produtos e Nichos

Como montar uma loja de produtos religiosos: saiba o passo a passo

imagem ilustrativa de produtos religiosos

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Fazer um planejamento, determinar o orçamento, estudar o público-alvo, definir os artigos a serem vendidos, resolver a parte burocrática e criar uma marca são alguns dos passos de como montar uma loja de produtos religiosos.

Você sabia que apenas 10% dos brasileiros não têm religião? É o que aponta o levantamento do Datafolha, realizado em dezembro de 2019. Com base nessa informação, fica claro que lojas de produtos religiosos, como moda evangélica, artigos católicos e itens de umbanda e candomblé, têm um mercado consumidor considerável.

Ainda segundo a mesma pesquisa, 50% dos brasileiros são católicos, 31% são evangélicos, 2% seguem religiões afro-brasileiras, 3% são espíritas, 2% seguem outras religiões e 0,3% são judeus — o que reforça que a devoção ocupa um espaço importante na vida do brasileiro.

Por esses e outros motivos, montar uma loja de produtos religiosos pode ser uma alternativa interessante para as pessoas que estão em busca de opções de negócio para abrir uma empresa. 

Se interessou? Para ajudar, neste artigo, falamos sobre esse nicho de mercado e reunimos o passo a passo de como abrir um e-commerce voltado para o mercado religioso. Acompanhe a leitura!

Por que abrir uma loja de produtos religiosos?

O Brasil é um país religioso e, atualmente, há diversas expressões religiosas coexistindo entre si. Entre as principais, podemos destacar o cristianismo (catolicismo e protestantismo), o espiritismo e as religiões afro-brasileiras (como umbanda e candomblé).

No entanto, não é apenas o tamanho do mercado consumidor que torna o mercado religioso uma boa opção de negócio. Outro fator muito atrativo são os bilhões de reais que o nicho movimenta todos os anos — com números que não param de crescer.

É como se o mercado religioso fosse imune a turbulências. Por exemplo, quando as coisas estão difíceis, como no auge da pandemia, as pessoas compram artigos religiosos em busca de socorro. Já quando a situação melhora, elas adquirem os mesmos produtos como forma de celebração e agradecimento.

O que comercializar?

Existem inúmeras opções de artigos religiosos para vender em uma loja virtual, desde bíblias, terços, crucifixos, imagens, santinhos, livros e velas até estátuas, louças, sabonetes, banhos, roupas, CDs etc. Tudo vai depender da religião e/ou denominação religiosa escolhida, da estratégia e do orçamento. 

Porém, vale destacar que existe uma categoria de produtos que vem se destacando nos últimos anos, mas ainda é pouco conhecida: a decoração de igrejas. Como o templo precisa ser um local confortável e agradável para os membros e os visitantes, ter móveis modernos e aconchegantes é essencial, além de itens decorativos. 

Outra categoria que está se tornando popular, mas também é menos comum, é a sonorização de igrejas. Mais do que nunca, os templos têm buscado mesas de som, materiais de filmagem e equipamentos de transmissão ao vivo de mais qualidade.

De todo modo, é importante fazer uma boa pesquisa de mercado e, se possível, contar com uma orientação especializada para definir quais serão os artigos religiosos comercializados no seu e-commerce.

Passo a passo para montar uma loja de produtos religiosos:

Agora que você já sabe o que torna uma loja de produtos religiosos uma boa alternativa de negócio e conhece alguns dos principais artigos que podem ser comercializados, confira o passo a passo de como abrir o seu empreendimento.

Faça um planejamento

Planejar é sempre fundamental. Por isso, fazer um planejamento é o primeiro e mais importante passo para a abertura da sua loja de produtos religiosos. Entre os principais pontos que devem ser pensados com antecedência, podemos destacar:

  • definir se a loja será voltada para uma religião e/ou denominação em específico ou terá artigos religiosos diversos;
  • estabelecer a missão, a visão e os valores da empresa;
  • criar metas a curto, médio e longo prazo;
  • cuidar da parte financeira do negócio,
  • mapear as ações e as campanhas anuais, para que nenhuma data ou evento religioso importante seja esquecido.

Determine o orçamento

Após fazer o planejamento completo do seu e-commerce, é hora de detalhar a parte financeira, sobretudo no que diz respeito ao orçamento para a montagem do e-commerce. Assim, você saberá quanto precisará desembolsar para colocar sua loja virtual no ar.

Portanto, busque alinhar o que é indispensável investir, como a mercadoria e a plataforma de e-commerce, com as suas condições financeiras. Além disso, é essencial que o seu orçamento seja o mais realista possível para evitar surpresas desagradáveis. 

Estude o público-alvo

Depois do orçamento, o próximo passo para tirar a sua loja de produtos religiosos do papel é estudar o seu público-alvo. Embora o perfil de pessoas religiosas seja muito amplo, continua sendo válido considerar a idade, a classe social, o gênero, o poder aquisitivo e outros dados demográficos. 

Porém, nesse caso, os dados comportamentais são os que mais contam, pois revelam os hábitos de consumo e os interesses dos seus clientes em potencial. Mas como analisar essas questões?

Existem diversas formas de fazer esse estudo, mas uma das mais simples e eficientes é participar de grupos religiosos nas redes sociais e observar como os usuários se comportam, sobre o que eles falam, o que chama a atenção deles etc.

Defina os artigos a serem vendidos

A partir do momento que você definir se a sua loja será voltada para uma religião e/ou denominação em específico, já é possível iniciar uma pesquisa de mercado para definir quais artigos religiosos serão comercializados. E, assim como no estudo de público-alvo, você pode usar as redes sociais para isso.

No entanto, também existe uma boa alternativa que certamente vai ajudar você a bater o martelo em relação à mercadoria vendida: analisar a concorrência. Acesse sites que vendam produtos da religião que você pretende vender, veja o que eles oferecem e procure se destacar de alguma forma.

Resolva a parte burocrática

A parte burocrática é a mais cansativa de todo o processo, porém é fundamental para que seu negócio seja aberto de forma correta e não surja nenhum problema lá na frente.

Dessa forma, o primeiro passo é criar uma empresa para obter um número de CNPJ, definir em qual enquadramento jurídico o seu e-commerce se encaixa, conferir o regime de tributação, fazer o cadastro para realizar a emissão de nota fiscal, registrar o nome da sua marca, entre outras burocracias.

Caso você tenha condições, contratar um contador para prestar auxílio no processo de abertura da sua loja virtual pode ser uma boa opção.

Adquira os equipamento necessários

Outra questão que é bastante importante e precisa ser bem preparada para montar sua loja de produtos religiosos é a estrutura e os equipamentos necessários para o dia a dia.

Afinal, ainda que o negócio seja virtual, você vai precisar de um computador com internet, de um espaço para trabalhar e de uma estrutura para armazenar o seu estoque de produtos e separar os pedidos do seu e-commerce.

Conte com bons fornecedores

Contar com bons fornecedores é fundamental para o sucesso da sua loja, afinal, de nada adianta fazer muitas vendas se você não conseguir repor o seu estoque rapidamente. 

Portanto, ao buscar um fornecedor, não leve em consideração apenas o preço dos produtos, mas toda a experiência que envolve a compra, sobretudo o prazo de entrega, o atendimento e, obviamente, a qualidade das mercadorias.

Crie uma marca

A criação de marca é um dos passos mais importantes para montar a sua loja de produtos religiosos, afinal, você está construindo a identidade da sua empresa. É por meio da sua marca que os clientes vão enxergar o seu negócio, portanto, é importante pensar com muito cuidado e, se possível, contar com ajuda profissional.

Uma vez decidida qual será a sua marca, não se esqueça de fazer o registro para evitar quaisquer tipos de problemas no futuro. Além disso, também é bom verificar as redes sociais, para ter certeza que não existe nenhuma empresa do segmento com o mesmo nome.

Faça a divulgação do negócio

Após seguir todos esses passos, é o momento de fazer a divulgação do seu negócio e, nesse sentido, a internet será a sua principal aliada. Afinal, é fundamental que as pessoas conheçam a sua loja para que você realize vendas e fidelize clientes.

Portanto, não deixe de criar estratégias de marketing digital, como propagandas pagas, marketing de conteúdo, cronograma de postagens nas redes sociais, entre outras. Assim, certamente as suas chances de sucesso serão maiores.

Escolha uma plataforma

Por fim, escolher a sua plataforma de e-commerce é equivalente a alugar um estabelecimento comercial para montar sua loja. Isso porque se trata do ambiente virtual que os consumidores vão acessar para comprar seus artigos religiosos. 

Dessa forma, você tem a opção de usar uma plataforma e também publicar seus produtos em marketplaces, como a Shopee e o Mercado Livre.

De todo modo, o ideal é que a plataforma que você escolher proporcione a melhor experiência para os seus clientes, seja rápida, intuitiva, de fácil acesso e atrativa para os usuários. 

Além disso, ela também deve ser segura e oferecer um ambiente administrativo para a loja e os pedidos, que também deve ser rápido, simples e intuitivo.

Como escolher a plataforma ideal?

Se você está decidido a montar sua loja de produtos religiosos, a Bagy pode ajudar você a tirar esse plano do papel, pois a proposta da plataforma é garantir que pequenos e médios lojistas profissionalizem seus e-commerces. 

No entanto, o custo da Bagy está muito abaixo do mercado e, ainda assim, não deixa a desejar em nenhum dos recursos oferecidos, que abrangem todas as exigências do comércio eletrônico.

Na Bagy, você conta com um ambiente onde pode vender seus produtos sem restrições e ainda monitora os pedidos e o estoque diretamente no aplicativo, sem dificuldades  

Além disso, ainda há a opção de integrar seu estoque do site com o Mercado Livre e a Shopee, fazendo com que seus produtos sejam anunciados de forma automática. 

Outro recurso da Bagy que merece destaque é a consultoria para obter a sacolinha do Instagram. Assim, o perfil da sua loja também é otimizado nessa rede social, visto que, com a sacolinha, o preço dos produtos aparece nas imagens e, caso o cliente clique, pode escolher ir até o seu site.

Por fim, um grande diferencial da Bagy é o suporte profissional totalmente dedicado a sanar dúvidas ou resolver qualquer problema. Dessa forma, ainda que você não seja especialista nessa área, há um time de pessoas à sua disposição para ajudar no que for preciso.

O que você está esperando? Visite o nosso site e conheça mais sobre a Bagy!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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