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Produtos e Nichos

Moda evangélica: como montar uma loja online de sucesso para atender o mercado cristão

Aprenda como montar sua loja online de moda evangélica

Veja o que você irá encontrar neste artigo

A moda evangélica é um segmento que se destaca por ter roupas específicas e mais formais para pessoas que seguem essa crença. No entanto, seu mercado está crescendo cada vez mais, e pode ser uma boa opção de negócio. Veja dicas para ter sucesso trabalhando com esse nicho!

Você já pensou em inovar o mercado de vestuário e abrir uma loja de moda evangélica? Não? Bom, então agora você pode considerar essa ideia!

Afinal, trata-se de um nicho muito procurado, com um público fiel e que procura as melhores tendências para usar no dia a dia.

No entanto, existem poucas alternativas de negócios nesta modalidade, principalmente porque muitas pessoas não sabem como criar uma loja assim.

Claro, empreender no Brasil é um desafio, e atuar em um segmento pouco conhecido pode trazer receios para algumas pessoas.

Mas se você está considerando ter uma loja virtual e trabalhar com roupas, com certeza precisa conhecer mais sobre a moda evangélica.

E nós podemos te ajudar com esse guia completo sobre o assunto, trazendo mais detalhes para você entender como ele funciona e como colocar a mão na massa!

Continue com a gente para conferir as possibilidades que essa modalidade pode oferecer, e por que vale a pena investir em um negócio na moda evangélica.

Como a moda evangélica se caracteriza?

Quando pensamos em moda evangélica, muitas pessoas podem se restringir a algumas imagens mais conhecidas.

Isso porque esse grupo se veste de maneira característica, de acordo com as suas crenças religiosas.

Vestuários específicos não são uma exclusividade dos evangélicos. Há muito tempo, as roupas são usadas como uma extensão da fé das pessoas.

Religiões milenares, até os dias de hoje, utilizam peças para seguir os ensinamentos de seus líderes, demonstrar respeito ou se fortalecer na crença.

E não seria diferente com a moda evangélica, uma das mais populares no Brasil.

Todas as pessoas comprometidas com essa religião procuram usar roupas mais formais, mesmo no cotidiano.

Por esse motivo, os homens utilizam roupas como ternos, com gravatas e sapatos sociais. Eles são conhecidos por ministrar cultos e liderar sua comunidade. Por isso, precisam estar de acordo com o que a sua função pede.

Enquanto isso, as mulheres são as mais características dessa moda.

Elas não costumam utilizar roupas casuais e calças de nenhum estilo.

Dessa forma, são conhecidas pelos mais variados estilos de saias, que, geralmente, são mais longas, passando do joelho.

Além disso, também não utilizam roupas com decotes aparentes, e contam com acessórios que deixam seu look mais formal, como joias e peças para o cabelo, também conhecidos por serem de maior comprimento.

Assim, para montar uma loja de moda evangélica, o primeiro passo é ter em mente como ela se caracteriza, para não errar na hora de escolher seus produtos.

Como está o mercado de moda evangélica?

Mesmo que se interessem pela área, muitos empreendedores podem ficar meio receosos de abrir uma loja virtual de moda evangélica.

Afinal, pode parecer que o nicho não é muito popular no Brasil.

Mas, acredite se quiser, é justamente o contrário!

Uma pesquisa realizada por especialista da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE em 2020 mostrou que a população evangélica pode ultrapassar o número de fiéis católicos em 2030.

O catolicismo é a religião mais popular do país, atualmente, e essa expectativa já mostra um pouco como o mercado de moda evangélica é importante.

Além disso, em 2020 o número de adeptos dessa crença correspondia a 31,8% da população, uma porcentagem considerável, segundo dados divulgados pela revista Abril.

Com esses números, também podemos calcular a dimensão da moda evangélica.

Isso porque os fiéis possuem regras de vestimentas específicas, e se o número de fiéis apenas cresce, então também será preciso ampliar o mercado para essa demanda.

Vale a pena abrir um negócio de moda evangélica?

Analisando os números, temos uma proposta interessante de negócio online, que é o nicho de moda evangélica.

Abrir um empreendimento de vestuário pode ser uma boa alternativa para quem deseja ter uma empresa com boas chances de sucesso.

Isso ocorre porque roupas e acessórios são itens que conquistam o público, especialmente feminino.

Enquanto isso, se tratando de uma religião com regras específicas de vestimenta, as chances de alcançar clientes fidelizados e uma base concreta de consumidores aumentam ainda mais.

Claro, todo negócio possui seus riscos, e é importante levar isso em conta.

No entanto, para quem sente afinidade por esse segmento e procura opções diferentes para seu negócio, a moda evangélica pode valer a pena.

É importante considerar o seu próprio perfil de negócio, pois também é essencial se identificar com a modalidade em que você trabalha.

Assim, se esse é o seu caso, certamente é interessante conhecer mais sobre essa opção.

Como montar um negócio online de moda evangélica?

Depois de analisar, você decidiu que está pronto para abrir um negócio online de moda evangélica.

Agora, qual é o próximo passo?

Não se preocupe que a gente te ajuda!

Iniciar um empreendimento físico possui algumas características diferentes, claro, por conta da forma de atuação.

É preciso procurar um estabelecimento comercial, por exemplo, além de estoque, fornecedores e outras ferramentas para começar a vender.

O lado positivo é que um negócio online não exige grande parte dessas burocracias, tornando muito mais simples para você começar a sua loja de moda evangélica.

Por outro lado, existem algumas etapas fundamentais que podem tornar a sua jornada mais fácil.

Confira os passos que nós separamos para quem quer seguir com uma loja nesse segmento e ter mais chances de sucesso:

Defina os objetivos

Antes de mais nada, é fundamental que você defina os objetivos do seu negócio.

Pode não parecer, mas todo empreendimento precisa de metas bem definidas, ou você irá apenas atuar sem propósito.

Para começar, não precisa de nada elaborado, mas ter alguns objetivos certamente vai te ajudar a seguir no caminho certo.

Além disso, ter suas metas definidas também pode ajudar com o planejamento prático posteriormente.

Por exemplo, você pode desejar ter uma loja de moda evangélica por ser parte da sua rotina, das suas crenças, e querer unir o útil ao agradável.

Ou, ainda, pode querer apostar nesse mercado por ser uma oportunidade de ter lucros.

Existem vários objetivos para abrir uma loja virtual, e mais ainda para atuar nesse segmento.

Por isso, é importante definir alguns para começar. E, claro, não existem objetivos errados, apenas aqueles que se enquadram melhor no seu perfil!

Estude o mercado

Objetivos decididos, é hora de estudar o seu mercado.

Se estamos falando sobre moda evangélica, já temos alguns alvos mais definidos. Nesse caso, fiéis que buscam peças específicas para usar.

No entanto, é preciso ter uma pesquisa mais aprimorada, caso deseje vender bem.

Assim, vale a pena estudar seu mercado, ver quais as necessidades daquele nicho e o que ele está buscando, de fato.

Defina seu público-alvo

O mesmo vale para o seu público-alvo. Dentro da moda evangélica, temos vários nichos, como em toda categoria de vestuário.

Você pode querer focar em produtos para mulheres, por exemplo. Ou para homens. Ou para crianças.

Cada um desses públicos-alvos precisam de peças específicas e requerer abordagens diferentes de vendas.

Dessa forma, definir com exatidão quem você deseja atingir faz parte de um bom planejamento de loja.

Escolha os produtos que serão oferecidos

Depois de ter seu público-alvo definido, será mais fácil escolher os produtos que farão parte da sua loja.

Muitos podem acreditar que a moda evangélica é restrita, mas existem diversas opções diferenciadas dentro dessa categoria.

Por exemplo, as saias longas podem ser feitas de vários tecidos. Temos também os vestidos, jardineiras e conjuntos.

Você também pode querer focar em outra categoria, como roupas formais, de comemoração ou para o dia a dia.

Dessa forma, existe um amplo leque de produtos para escolher, e é preciso defini-los antes de começar a montar de verdade o seu negócio.

Crie um plano de negócios

Todo empreendimento que se preze precisa de um plano de negócios, isso é fato!

Esse documento contém todos os detalhes que a sua empresa precisa para ser construída de maneira mais concreta.

O plano de negócios inclui uma série de informações, como:

  • Resumo dos principais pontos do negócio;
  • Dados dos sócios;
  • Missão da empresa;
  • Setores que vão compor a empresa;
  • Enquadramento tributário;
  • Capital disponível;
  • Fontes de recurso;
  • Estratégias de venda.

Ou seja, toda a burocracia da sua empresa está no plano de negócios. Sem ele, você ficará mais perdido na hora de administrar seu negócio na prática.

Pesquise a estrutura necessária

O próximo para ter sua loja de moda evangélica é pesquisar a estrutura necessária para vender.

Sendo um negócio online, existem menos necessidades do que um empreendimento físico, por exemplo.

No entanto, mesmo na internet, cada negócio precisa de uma estrutura.

Você pode querer ter uma loja virtual própria, ou vender pelas redes sociais. Nesse caso, cada alternativa acompanha suas próprias ferramentas.

Por isso, pesquisar mais sobre o que a sua ideia precisa é uma boa ideia para começar.

Escolha bons fornecedores

Trabalhar com moda evangélica significa precisar de produtos para revender. Por isso, você também deve pesquisar bons fornecedores.

Eles serão seus maiores parceiros, pois serão responsáveis pelas peças que você anunciar.

Negócios online costumam trabalhar com esquemas de estoques físicos, ou mesmo modelos onde o próprio fornecedor envia o produto após a compra.

Nesse caso, para que a sua estratégia seja bem-sucedida, é preciso ter fornecedores confiáveis e comprometidos com o seu negócio.

Assim, não deixe de procurar boas recomendações na internet antes de começar.

Atente-se à parte burocrática

Montar um negócio online é mais simples do que uma empresa física, mas ainda é preciso lidar com as partes burocráticas.

Sem elas, você pode ter complicações com os órfãos de fiscalização, por exemplo.

Então, não se esqueça de verificar essa parte também.

Sua loja de moda evangélica vai ter um CNPJ? Qual será seu enquadramento tributário?

Como serão feitos os pagamentos? Você terá parceria com uma empresa de gateways, por exemplo?

Essas e outras perguntas fazem parte de uma etapa mais complicada, mas fundamental para que a sua loja virtual funcione sem problemas.

Escolha os canais de venda

Finalmente, depois de acertar os detalhes, é hora de escolher seus canais de venda.

Eles são o principal contato que você terá com o seu público, e precisam ser estratégicos.

Por isso, pesquisas de público-alvo e mercado são fundamentais nessa parte, pois podem indicar um direcionamento mais claro.

Por exemplo, se você deve optar pelas redes sociais, ou focar em uma loja virtual própria. Ou, ainda, se os marketplaces são a melhor forma de chegar ao cliente.

Depois de escolher seus canais de venda, estará um passo mais perto de iniciar suas vendas no segmento de moda evangélica.

Divulgue na internet

Finalmente, é hora de divulgar sua loja virtual na internet!

Afinal, ela é a sua maior aliada, e você precisa que as pessoas conheçam os seus serviços, para conquistar mais clientes.

Assim, não se esqueça de traçar estratégias de publicidade, como conteúdos online, propagandas e até mesmo vínculo em sites parceiros.

Dessa forma, as pessoas conhecerão a sua loja de moda evangélica, e você terá mais chances de sucesso!

Qual o investimento inicial?

Uma pergunta pertinente para quem quer começar um negócio de moda evangélica é o investimento inicial necessário.

No entanto, a boa notícia é que um negócio online possui um aporte muito menor do que empreendimentos convencionais.

Afinal, você não terá que ir atrás de grande parte da burocracia cara, como estabelecimento e alvarás.

Por isso, em um primeiro momento, seu investimento inicial vai se concentrar nas roupas que você irá revender.

Assim, fica a seu critério quanto gastar para começar a vender. Alguns canais de venda são gratuitos, como as redes sociais, o que reduz ainda mais os gastos.

No futuro, você pode considerar investir em uma plataforma própria e paga, por exemplo.

Mas, no começo, basta investir na compra das peças para começar a sua loja.

Quais os erros a serem evitados?

Depois de conferir tantas dicas para começar o seu negócio, também é importante saber o que evitar ao empreender na área de varejo.

Antes de mais nada, um erro comum é não estudar o mercado. 

Com isso, você corre o risco de não se diferenciar, oferecer o mesmo que os seus concorrentes ou deixar de ter produtos importantes que os seus clientes procuram.

Além disso, outro erro para evitar é não ter um planejamento eficiente. Sem ele, o seu negócio não terá um direcionamento concreto.

E, por fim, quando falamos sobre moda evangélica, é preciso ter cuidado para oferecer peças que sejam do gosto do seu público.

Por isso, não deixe de procurar mais sobre as necessidades dele, além de ter bons fornecedores, para que o seu negócio não pare de vender.

Para iniciantes, pode parecer difícil, mas com as dicas certas, é possível abrir uma loja virtual de roupas em qualquer segmento.

Duvida? Então tire a prova com o nosso conteúdo especial que te ensina a criar uma loja online do jeito mais simples e efetivo!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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