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E-commerce

Como criar um site de vendas: saiba tudo que precisa para colocar sua loja online no ar

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Entenda como criar um site de vendas

Se você ainda não vende online, chegou a hora de saber como criar um site de vendas. Para começar, será necessário ter um plano de negócio, fazer uma pesquisa de mercado, planejar a logística e escolher a plataforma de e-commerce certa!

Nos dias de hoje, as ferramentas digitais são usadas por um número enorme de pessoas e para uma infinidade de utilidades, o que impactou significativamente a maneira como compramos.

Os consumidores estão mais habituados a fazer compras no ambiente digital, principalmente porque desejam maior praticidade na hora de consumir.

Nesse contexto, muitos empreendedores já notaram as oportunidades existentes no mercado e começaram a investir nas plataformas online.

Isso porque vender online pode ser mais fácil e barato do que abrir um negócio físico.

Quer saber como criar um site de vendas bem sucedido e alcançar resultados positivos com sua loja online? Confira!

9 dicas de como criar um site de vendas

Tenha um plano de negócio

Em primeiro lugar, é importante que você elabore um plano de negócio. A etapa de planejamento é essencial para qualquer empreendimento, seja ele físico ou online.

Basicamente, o plano de negócio é um documento que estabelece os objetivos e o passo a passo para alcançar os resultados esperados.

O plano também te ajuda a organizar melhor suas ideias na fase inicial e orienta as ações que devem ser tomadas no dia a dia corporativo, o que ajuda a reduzir riscos e incertezas que possam surgir.

No plano de negócio, teremos análises de mercado, da concorrência e de fornecedores, além de estratégias de marketing, operacional e financeiro.

Uma ideia é realizar uma análise SWOT, que vai possibilitar que você encontre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio.

Para criar uma empresa do zero, o Canvas do modelo de negócios e o Lean Canvas são duas ferramentas que podem ser utilizadas.

O Canvas do modelo de negócios contém: proposta de valor, segmento de clientes, canais, relacionamento, atividade-chave, recursos e parcerias principais, fontes de receita e estrutura de custos.

Já o Lean Canvas é um pouco diferente, com problema, segmento de clientes, proposta de valor, solução, canais, receitas, estrutura de custos, métricas-chave e vantagem competitiva.

Além disso, ter todo o processo documentado é útil no momento de buscar por investimento e captar recursos, por exemplo, assim como garantir a transparência para todos os envolvidos.

Faça uma pesquisa de mercado

Outro ponto que precisamos levar em consideração é a realização de pesquisas de mercado para entender quem é o nosso consumidor, quais são nossos concorrentes etc.

De acordo com o American Marketing Association, a pesquisa de marketing é a ”informação usada para identificar e definir as oportunidades e problemas de marketing; gerar, refinar e avaliar a ação de marketing; monitorar o desempenho de marketing e aperfeiçoar o entendimento de marketing como um processo”.

É por meio da pesquisa de mercado que conseguimos nos comunicar com o público de forma mais assertiva e propor diferenciais.

Antes de começar o trabalho de pesquisa, devemos ter em mente quais problemas e oportunidades podem ser antecipados, assim como quais alternativas estão sendo estudadas.

As etapas do projeto de pesquisa são a formulação de um problema, o planejamento da pesquisa, a execução e a análise e comunicação dos resultados.

Outro fator que precisa ser levado em consideração é que o estudo pode ser quantitativo, informando o “quanto” para cada objetivo, ou qualitativo, buscando entender questões como “como”, “por que” e “qual”. 

Dentre as técnicas mais comuns de pesquisa, podemos citar as entrevistas em profundidade, grupos focais e discussão em grupo.

Planeje a logística de vendas

Em uma loja virtual, é extremamente necessário que a logística de vendas seja bem definida para garantir a eficiência do serviço prestado.

Nos últimos anos, o comportamento do consumidor mudou drasticamente. As pessoas estão buscando mais praticidade e são cada vez mais imediatistas, o que faz com que seja imprescindível que a entrega aconteça com rapidez e qualidade.

Os principais desafios de logística de um e-commerce são, justamente, evitar os altos custos ao mesmo tempo em que garantimos entregas de qualidade e uma experiência de compra positiva para nossos clientes.

Em geral, a logística deve seguir a seguinte estrutura: negociação com fornecedores, recebimento e conferência dos produtos, armazenamento, controle do estoque e previsão de compras, preparação dos pedidos, comunicação com a transportadora ou Correios, embalagem, documentações devidas e nota fiscal, monitoramento dos envios, gestão das entregas, serviço de pós-venda e logística reversa.

O ideal é que você elabore um planejamento de logística bem detalhado para que o fluxo aconteça como desejado.

Nos casos de negócios pequenos e locais, uma opção mais barata seria a contratação de uma empresa de entregas da região ou mesmo permitir que os clientes façam a retirada pessoalmente na sede física da loja, caso desejem.

Se possuir uma quantia para investir na logística e não possuir uma equipe para fazer a tarefa, também é possível terceirizar o serviço e a empresa contratada cuida de todas as etapas necessárias para que o produto seja entregue ao cliente.

Escolha sua plataforma de e-commerce 

Ao escolher qual plataforma de e-commerce utilizar, é imprescindível pesquisar e comparar as opções disponíveis.

Os fatores básicos que a sua loja virtual deve conter são:

  • segurança na hora da compra online;
  • uso fácil pelos usuários e responsividade no design; 
  • diversas possibilidades de pagamento e de entrega dos produtos,
  • suporte em caso de problemas ou dificuldades, podendo ser em tempo real ou não.

Uma boa prática é avaliar as plataformas com base na experiência que elas proporcionam ao usuário durante a compra online.

Assim, verifique se o carregamento é rápido, se o layout é personalizável e se existem limitações de edição.

Também é importante que a plataforma esteja de acordo com as necessidades do seu modelo de negócio.

Uma sugestão é procurar por avaliações de outros empresários antes de efetuar uma contratação.

O preço será condizente com os benefícios que você terá, então pesquise bastante para fazer um bom investimento.

Aposte em boas imagens

No ambiente digital, as imagens são ótimas para chamar a atenção da audiência, principalmente quando pensamos em lojas virtuais.

Assim como uma vitrine de uma loja física, as fotos de um site de vendas de produtos precisam ser capazes de expor os produtos que estão sendo comercializados.

E onde encontrar boas imagens? Muitos fornecedores já enviam fotografias dos produtos para que sejam usadas na hora da venda.

Se for necessário, procure por um fotógrafo profissional da sua região que faça esse tipo de trabalho para fotografar seus produtos conforme os objetivos da marca.

O lado bom de contratar um profissional é que você tem mais liberdade para criar as imagens, podendo fotografar o mesmo produto de inúmeras formas. 

Além disso, as fotos podem ser usadas tanto no e-commerce quanto nas artes de divulgação.

Também existem bancos de imagens digitais pagos e gratuitos com excelentes fotografias, mas costumam ser mais genéricas.

É importante que a resolução das imagens seja suficiente para que os clientes consigam visualizar bem o produto.

Ao inserir as imagens no site, confira se elas estão carregando rápido e se a função de ampliar as fotografias está habilitada.

E, claro, não se esqueça de descrever os elementos visuais das imagens no alt text para otimizá-las para os mecanismos de busca.

Essa técnica é excelente pois também torna o site mais acessível para os usuários que possuam algum tipo de deficiência visual.

Outros aspectos que impulsionam o SEO são o nome da imagem salva, tamanho do arquivo e legendas inseridas.

Capriche nas descrições 

A criação das descrições merecem dedicação pois são elas que detalham o que está sendo vendido, além de possuírem a capacidade de gerar confiança e aumentar o desejo pelo produto.

Ao escrevê-las, tente responder as principais dúvidas que o consumidor poderia ter antes de comprar o produto, como “quem vai usar o produto”, “o que é o produto”, “onde usar o produto”, “quando usá-lo”, “como o produto funciona” e “por que é útil”.

Cor, tamanho, tecido, prazo de entrega… insira todas as informações que serão úteis para os clientes.

Caso o produto vendido tenha alguma especificidade, diferencial ou resolva um problema, deixe isso bem claro no texto.

Dependendo do produto, também é interessante explicar como o cliente deverá usá-lo e se há algum produto, sempre mantendo o tom de voz usado pela marca.

Aqui, uma sugestão é estudar sobre as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) para que os textos contribuam com o ranqueamento do site nos mecanismos de busca.

Outra ideia é explorar as técnicas de storytelling para realmente contar a história do produto, como de onde vem, por quem foi feito e quais materiais foram usados na fabricação.

As meta-descrições das páginas de cada produto, por outro lado, são versões mais curtas da descrição, pois são elas que aparecem nas ferramentas de pesquisa.

Se estiver com dificuldades para escrever para o público que pretende alcançar, elabore uma persona fictícia que seja capaz de representá-lo.

Crie uma identidade visual

Imagine que você vê uma loja na rua com uma fachada bonita e chamativa, boa iluminação e vendedores simpáticos na porta. 

Assim como em uma loja física, a loja virtual também deve ter um apelo imagético forte e é justamente por isso que devemos investir na criação de uma identidade visual.

Se você possuir tanto um e-commerce quanto um espaço físico, a identidade visual é ainda mais importante pois é ela que vai garantir que o consumidor reconheça a marca em seus mais diversos pontos de contato.

Uma identidade visual é o que vai diferenciar esteticamente a sua marca da concorrência em um ambiente tão competitivo quanto os meios digitais. 

Ela envolve a escolha de cores, tipografia e elementos gráficos. Isso porque a identidade visual é capaz de comunicar conceitos subjetivos e posicionar a marca de forma estratégica na mente dos clientes.

O ideal é contratar um profissional da área de design gráfico que já tenha experiência na área e entenda sobre assuntos como branding e experiência do usuário (UX). 

O conhecimento em UX é imprescindível porque a usabilidade é indispensável para mantermos uma boa experiência nas plataformas digitais.

Invista no desenvolvimento de um manual da marca com todas as informações relacionadas à padronização visual e orientações de uso dos elementos gráficos.

Faça um planejamento de marketing

Antes de entender o que é o planejamento de marketing, precisamos esclarecer o conceito de marketing. 

Para Philip Kotler, um dos nomes mais citados quando falamos sobre essa área, o marketing poderia ser definido como a ciência e a arte de explorar, criar e gerar valor com o objetivo de satisfazer as necessidades do público-alvo e, ao mesmo tempo, gerar lucro.

Hoje em dia, sabemos que o marketing não apenas propicia o aumento das vendas como também fideliza clientes, faz a gestão da marca, educa o mercado e até engaja os colaboradores da empresa.

Dessa forma, o planejamento de marketing deve ser condizente com o plano de negócio e direcionar as estratégias de marketing que serão executadas pela empresa.

Conhecido como planejamento ou plano de marketing, é, basicamente, um documento que estabelece os direcionamentos de marketing, assim como informações mais básicas, como o público-alvo, posicionamento da marca no mercado, objetivos e metas.

Existem três níveis de um plano de marketing:

  • Plano de Marketing Estratégico – não define planos de ação, sendo mais abrangente ao traçar os objetivos de longo prazo e as estratégias que serão executadas.
  • Plano de Marketing Tático – é onde vamos detalhar as estratégias que foram escolhidas no primeiro plano.
  • Plano de Marketing Operacional – vai definir a rotina diária de cada estratégia, com objetivos de curto prazo, tarefas, responsáveis, cronograma e outros dados úteis.

E quais as etapas para a elaboração de um planejamento de marketing?

Primeiro, fazemos todo o diagnóstico da empresa. Se você já tiver feito o plano de negócio, poderá aproveitar as informações da análise SWOT aqui.

Também podemos fazer uma análise externa do ambiente de negócios por meio das 5 forças de Porter.

Em seguida, devemos avaliar a concorrência, identificando o que já está sendo feito e quais são as principais falhas das outras empresas que atuam na área.

Com tudo isso em mãos, é a hora de escolher o público e criar a persona. O próximo passo é construir o posicionamento que a marca terá perante ao mercado.

Então, estabelecemos os objetivos e os indicadores que serão acompanhados (KPIs), assim como as estratégias que serão adotadas, recursos disponíveis, cronograma e pessoas envolvidas no processo.

Na fase de planejamento, iremos definir tudo o que precisa ser executado para que a empresa alcance os resultados desejados.

Uma vez que o planejamento de marketing esteja finalizado, é a hora de colocar a mão na massa e implementar o que foi definido previamente no plano.

É quando devemos definir quem fará cada ação, como será executada, se terá algum custo e qual o prazo máximo para concluí-la.

Também precisamos escolher as principais métricas que serão acompanhadas para avaliarmos o resultado final e verificarmos se tudo ocorreu conforme o planejado.

No caso de um e-commerce, a estratégia tende a priorizar o marketing digital para promover a marca no ambiente online.

Mantenha diálogo com seus clientes

O relacionamento com os clientes é ainda mais importante na internet, pois em muitos casos a distância física pode ser um impedimento.

Sabendo disso, procure escutar sempre a opinião dos consumidores, sejam elas positivas ou negativas. Uma sugestão é criar pesquisas de satisfação para avaliar a experiência que você está oferecendo.

Já as redes sociais são uma excelente maneira de gerar conversas e engajamento com o público, além de conferir o que os clientes estão falando sobre a marca.

Em uma loja de vendas online, os consumidores esperam por diferentes canais de atendimento e, mais que isso, querem ser atendidos da mesma forma independentemente de qual tenha sido a fonte de contato.

Os canais mais comuns são os chats. Inclusive, muitas empresas estão investindo em chatbots e o cliente só vai conversar com um atendente real caso o problema não possa ser solucionado com a automação.

Em geral, o chat é uma boa ferramenta porque permite que a comunicação aconteça com rapidez e facilidade.

Alguns clientes, principalmente aqueles com menos tempo disponível, preferem entrar em contato via e-mail para que o atendimento ocorra de forma assíncrona. 

As próprias empresas usam bastante o e-mail marketing para divulgar promoções e novidades para quem se cadastrou.

Há quem prefira o contato via telefone, então é imprescindível que haja um número disponível para atender ligações e responder mensagens pelo WhatsApp.

Caso você perceba que são feitos contatos frequentes com dúvidas básicas ou recorrentes, as perguntas mais comuns podem ser respondidas em uma página específica no site.

E, obviamente, priorize a agilidade e humanização nos atendimentos para assegurar que seus clientes continuem confiando na sua loja.

Aqui na Bagy, por exemplo, você consegue criar um site de vendas online gastando muito pouco. E mais: disponibilizamos conteúdos com boas práticas, processos e estratégias para que você tenha sucesso com seu e-commerce!

Neste artigo, vimos pontos essenciais para qualquer empreendedor que deseja vender online, como planejamento da logística de vendas e a escolha da plataforma de e-commerce ideal.

E aí, entendeu melhor como criar um site de vendas profissional? Agora é a sua vez: conheça a Bagy e monte sua loja virtual profissional com a nossa ajuda!

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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