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Como criar um cupom de desconto e por que ele é importante para o seu negócio

Por Jessica Azevedo

3 anos atrás
Aprenda como criar cupom de desconto

Para aprender como criar um cupom de descontos é preciso aprender quais são os principais tipos de cupons e como utilizá-los de maneira estratégica para o seu negócio. Os cupons de descontos são uma excelente maneira de tornar as suas ofertas mais atraentes.

Você sabe como criar um cupom de desconto? Essa é uma estratégia muito utilizada por diversos lojistas com o intuito de tornar as compras mais atrativas. Como em uma loja virtual não é possível pedir pela redução de preços diretamente, essa é uma boa maneira de fazer como é feito em lojas físicas.

Existem diversos tipos de desconto e você pode oferecer qualquer um deles para os seus clientes. Mas, antes de fazer isso, é bom entender um pouco mais sobre o que é esse tipo de cupom e a melhor maneira de disponibilizá-lo. Neste texto, falaremos um pouco mais sobre isso. Acompanhe!

O que é um cupom de desconto?

De forma bastante simples, o cupom de desconto é um código disponibilizado por diversos lojistas para oferecer um desconto extra ao consumidor durante a sua compra. Eles são pensados propositalmente com algumas limitações e, por isso é até comum encontrarmos cupons que valem somente para a primeira compra na loja ou aqueles que valem somente para uma categoria ou para um preço de compra específico.

Os cupons servem para que o cliente consiga um desconto maior e o motivo é simples: a maioria de nós se sente tentado a finalizar uma compra quando percebe que o preço pode diminuir ainda mais com uma estratégia simples.

Geralmente, são gerados em uma quantidade controlada para atingir a um objetivo da loja. por isso, muitos deles funcionam apenas para um produto específico ou expiram quando uma quantidade de unidades é vendida. Quando o estoque zera, ele também precisa ser tirado do ar.

Quais são os principais tipos de cupons?

A estratégia de cupons de desconto é bastante versátil e pode ser utilizada para diversos fins. A seguir, listamos alguns dos mais utilizados. Confira!

Aniversários

Um dos maiores usos para o cupom de desconto é oferecê-lo aos clientes aniversariantes. Na verdade, ele pode até ser considerado como um “presente” para eles. Nesse caso, a validade para a utilização pode ser o dia do aniversário em si ou todo o mês em que o cliente faz o aniversário.

Essa estratégia é muito utilizada porque faz com que o consumidor se sinta único. Consequentemente, a imagem da sua loja virtual melhorará. Para oferecer esse tipo de cupom, porém, você precisará manter os cadastros atualizados para saber quando enviar para cada um deles.

Sazonal

Os cupons de desconto sazonais são aqueles oferecidos somente em algumas determinadas épocas durante o ano. Geralmente, são anunciados de surpresa com o intuito de atrair mais pessoas para a loja virtual. Isso acontece, geralmente, quando a marca está passando por períodos de baixa procura.

Ele também pode ser utilizado em certas datas do ano que não se encaixam na categoria de datas comemorativas. Alguns exemplos podem incluir a Black Friday, aniversário da loja — caso essa seja uma estratégia que você gostaria de utilizar — e muitas outras.

Datas comemorativas

Uma das maiores oportunidades para oferecer um cupom de desconto são as datas comemorativas. Como elas são muitas durante o ano, você terá muitas oportunidades para utilizar essa estratégia e conseguir ter um bom êxito com ela.

A dica é ter um calendário para identificar cada uma delas e definir quais são as mais estratégicas para o seu nicho de atuação. Você pode oferecer esse desconto no Dia dos Pais, Dias das Mães, Dia dos Namorados, Natal e muitas outras. A lista é imensa!

Frete grátis

É muito comum que os custos do envio sejam um dos principais motivos para que os clientes abandonem os carrinhos de compra por conta do alto valor. Por isso, oferecer frete grátis é uma ótima estratégia para reduzir essa ocorrência — além de ser uma ótima maneira de aumentar ainda mais as conversões.

Sendo assim, uma boa ideia é usar os descontos de envio grátis junto com um requisito mínimo de compra. Assim, você consegue aumentar o valor médio dos pedidos e os dois lados saem ganhando — tanto a sua loja quanto o cliente.

Você também pode limitar esses descontos para grupos de clientes específicos — como os membros de um programa de fidelidade — ou para moradores de determinadas regiões. Geralmente, como esse incentivo, essas pessoas costumam comprar mais.

Desconto baseado em porcentagem

Uma das maneiras mais populares de oferecer um cupom de desconto é fazer isso por meio de uma redução em porcentagem no valor total do produto. A sua popularização se dá tanto pela facilidade da sua aplicação quanto por sua versatilidade de uso.

Isso porque você pode oferecer porcentagens de incentivo, como 5% ou 10% de desconto apenas ou até um pouco maiores, como 20% e 25%. Agora, se a estratégia for um pouco mais agressiva, é possível oferecer porcentagens significativas, como 50%. Esse último valor é geralmente utilizado para liquidar aquelas mercadorias mais antigas ou as que estão encalhadas no estoque.

Quais são os principais benefícios de oferecer cupons de desconto?

Uma estratégia de cupons de desconto oferece diversos benefícios para quem usa dela. Confira, a seguir, alguns deles.

Atração de novos clientes

Uma das principais vantagens do cupom de desconto é a captação de novos clientes. Isso acontece porque ele estimula a primeira compra daquele visitante na sua loja. além disso, se ele pesquisar o preço de um produto em várias lojas e notar que a sua oferece desconto, certamente comprará de você. Assim que ele passar a perceber essa e as outras estratégias de marketing que você utiliza, pode até comprar outras vezes e se tornar um cliente fiel.

Quando a sua loja decide por usar essa estratégia, aliás, faz com que as pessoas que não conheciam os seus produtos passem a se sentir interessados em conhecer o que você vende e a realizar essa primeira compra. Isso, por si só, já contribui para que a sua loja atinja novos públicos.

Aumento das conversões

Uma das formas de tornar as campanhas de marketing mais interessantes é por meio do oferecimento de condições especiais por tempo limitado e apenas pelo e-mail. Com isso, você acostumará os clientes a aproveitarem as chances, o que pode fazer com que as compras por impulso aumentem. Ao criar essa estratégia por e-mail, a sua base de leads passará a esperar pelas novidades nas newsletters, o que fará com que as conversões aumentem cada vez mais.

Algumas plataformas, aliás, já contam com soluções integradas para o envio de e-mails para uma base de clientes da loja virtual. Com elas, você poderá segmentar, por exemplo, os aniversariantes do mês e enviar cupons de desconto para eles. O envio desse tipo de campanha será uma ação de marketing de baixíssimo custo ao mesmo tempo em que trará muitos benefícios para a loja.

Fidelização dos clientes

Um cupom de desconto é capaz de fidelizar os clientes pela simples razão de que quando a marca faz esse tipo de oferta, o consumidor já sabe que ele precisará ficar de olho nas plataformas disponíveis para não perder as próximas. Mesmo se quando ele checar não encontrar nenhuma oferta, em alguma dessas visitas pode achar algo que realmente chame a atenção.

Cria gatilhos de urgência

Uma das maiores características dos cupons de desconto é o senso de urgência que eles geram. Isso porque, geralmente, o anúncio é feito com uma data limite bastante próxima da atual ou com número limitado de exemplares. Com isso, o cliente vai achar que está perdendo algo caso não aproveite essa promoção.

O truque, aqui, é realmente fazer com que os consumidores tenham esse medo de perder a vantagem. Com esse gatilho mental, ele provavelmente vai visitar a loja rapidamente e efetuar a compra também de forma rápida para não ficar de fora.

Quais são as melhores dicas para criar uma estratégia de cupons de desconto?

Existem algumas maneiras de criar uma boa estratégia para disponibilizar um cupom de desconto. A seguir, listamos algumas delas.

Use a criatividade

A finalidade do cupom de desconto precisa atrair o interesse do cliente e levar ele até a finalização da compra. Por isso, é preciso usar toda a sua criatividade para desenvolver cupons que realmente sejam capazes de diferenciar a sua loja das demais.

Um bom uso para um cupom de desconto é pensar além dele, de fato. Em vez de pensar apenas na porcentagem que será descontada do preço final do produto, que tal ir além e montar kits específicos de acordo com o que os clientes compraram anteriormente? Pode ser uma boa estratégia e com certeza vai diferenciar o seu negócio da concorrência.

Divida os cupons de desconto por categoria

Uma ideia melhor que apenas oferecer os cupons de desconto para todo o site é setorizá-los de acordo com as categorias da loja. Com isso, você poderá oferecer essa vantagem para aqueles produtos que tem uma saída menor ou aproveitar os produtos sazonais e comemorativos.

Aqui, a dica é pesquisar os perfis dos consumidores que se relacionem melhor com cada categoria dentro do seu site. Sempre se lembre que independentemente da estratégia que você adotar, ela precisa ter um objetivo claro e uma meta a ser cumprida.

Ofereça cupons para a primeira compra

Uma data muito importante é a primeira vez que o seu cliente comprou no seu site. Por isso, ela merece ser fixada na mente de quem consome da sua marca. Por isso, oferecer um cupom nessa data é uma grande oportunidade de evitar que o seu negócio caia no esquecimento.

Com isso, você também aumenta as chances do cliente voltar para olhar os outros produtos que você disponibiliza. Então, essa também se torna uma ótima oportunidade para você visitar o histórico desse consumidor e oferecer descontos nas categorias preferidas dele.

Sorteie cupons pelas redes sociais

Uma das maiores vantagens das estratégias nas redes sociais é dar mais visibilidade à sua loja virtual. Além disso, por lá você consegue gerar um buzz positivo para a reputação da sua marca e alto engajamento com os seus seguidores. Por esses motivos, vale muito a pena sortear cupons de desconto no Instagram, por exemplo. É só você escolher o melhor produto para essa ação — que pode ser aqueles que estão parados no estoque ou um lançamento.

É você que decide as regras do sorteio, mas geralmente elas envolvem marcar outras pessoas nos comentários do post oficial, seguir a página da loja, compartilhar a publicação e fazer com que quem foi marcado também siga o perfil na rede escolhida. Tanto a data do sorteio quanto todas as regras precisam estar estipuladas de forma extremamente clara e transparente no post de divulgação.

Envie cupons de desconto por e-mail

Uma das melhores formas de aquecer as vendas online é enviar um cupom de desconto por e-mail para a sua base de clientes. Essa estratégia é boa porque você interage diretamente com cada um deles. Sem contar com a praticidade que esse tipo de comunicação oferece.

Além disso, o código promocional do cupom pode ser uma excelente estratégia também no pós-venda. Quando o cliente relembra a experiência de compra que teve na sua loja, a probabilidade é que ele volte a fazer negócios com você outras vezes.

Crie um cupom para abandonos de carrinho

As altas taxas de abandono de carrinho são uma grande preocupação para os lojistas, mas já existem algumas maneiras de contornar essa situação. Algumas ferramentas de marketing lidam exclusivamente com isso, e o e-mail é uma delas.

Enviar uma mensagem pelo correio eletrônico para avisar ao visitante que ele não concluiu a compra no seu site é uma excelente prática e não é invasiva. Para tornar essa estratégia ainda mais efetiva, porém, você pode enviar o lembrete acompanhado de um cupom de desconto. A única atenção nesse caso é que ele deve valer somente até um prazo estipulado para o retorno ao site e para a finalização da compra em questão.

Como criar um cupom de desconto com a Bagy?

Com a Bagy, você pode criar cupons de desconto para qualquer finalidade que escolher. Para isso, é só seguir o passo a passo a seguir.

  1. Clique em Configurações — o ícone de engrenagem no canto inferior direito (o último ícone)
  1. Opção “Seus Cupons
  1. Clique em “Adicionar” localizado no canto superior direito
  1. Insira todas as informações necessárias, como:
  • nome do cupom;
  • quantidade que você deseja disponibilizar;
  • a data de expiração;
  • a porcentagem de desconto.
  1. Clique em “Criar” e seu cupom estará pronto!

O próximo passo é avisar os seus clientes sobre o cupom de desconto e instrui-los para que insiram o nome que você criou no campo correspondente dentro do carrinho, um passo antes de fechar a compra.

Viu só como criar um cupom de desconto não é tão difícil quanto parece? Basta você ter um objetivo em mente, saber em qual ocasião vai usar o seu e aplicar todas as dicas que leu aqui.

Porém, mais fácil ainda é criar a sua loja online. Com a Bagy, você começa a vender na internet com uma plataforma completa!

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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