Pesquisar
Close this search box.

Gestão

Código postal: o que é e qual a sua importância no e-commerce?

Por Marina Correa

7 meses atrás
Imagem ilustrativa para código postal

Código postal é o padrão de identificação de endereços usado internacionalmente, mas com diferenças entre os países. É importante para simplificar e agilizar a movimentação de pacotes e correspondências, inclusive para as entregas da sua loja virtual.

As entregas são cruciais para o sucesso de um e-commerce. Depois de efetuar a compra à distância, o consumidor aguarda esse momento com ansiedade, quando finalmente terá o produto em mãos. É por isso que o código postal é tão importante para o comércio eletrônico.

Código postal é algo que faz parte do nosso dia a dia. Sim, estamos falando do CEP, como é conhecido no Brasil. Esse código é fundamental para simplificar o sistema de distribuição de correspondências e pacotes, inclusive para o funcionamento do e-commerce, cada vez mais popular nos últimos anos.

A seguir, vamos entender tudo sobre o código postal, como funciona e qual a importância para a sua loja virtual. Acompanhe!

O que é código postal?

Código postal é uma sequência de letras e/ou números que identifica um endereço em determinado município. Por vezes, o código postal inclui também espaços e pontuação, dependendo do padrão utilizado no local.

Trata-se de um código de aplicação global, que varia conforme as necessidades de cada país ou região. No Brasil, utiliza-se o padrão do CEP (Código de Endereçamento Postal), que é uma combinação de oito números, em que cada algarismo traz uma informação sobre a localização do endereço.

Já o código postal nos Estados Unidos é o ZIP Code, composto também por números. Na Inglaterra, o Postcode inclui uma combinação de letras e números. Portanto, cada país adota o padrão que melhor atende às suas necessidades.

Código postal é o mesmo que o CEP?

Código postal é a expressão genérica utilizada para a identificação de endereços em diferentes lugares do mundo. No entanto, cada país ou região adota um padrão próprio. No Brasil, esse padrão é o CEP.

Portanto, código postal e CEP não são a mesma coisa, já que a primeira expressão é utilizada para se referir a diferentes padrões utilizados. No entanto, quando falamos em código postal no Brasil, estamos nos referindo ao CEP. 

Qual a importância do código postal no e-commerce?

O objetivo do código postal é simplificar e acelerar a movimentação de pacotes e correspondências entre diferentes endereços, de maneira que eles cheguem ao destino certo, sem falhas ou atrasos.

Com o uso de um padrão numérico, o código postal minimiza os erros e torna mais eficiente a identificação dos endereços. Perceba a importância disso no caso do Brasil, por exemplo, que conta com uma grande extensão territorial e diferentes formas de organização regional.

Para quem trabalha com e-commerce, acertar na entrega é fundamental para garantir uma boa experiência ao consumidor e conquistar a sua satisfação. Por isso, é importante disponibilizar esse campo no cadastro de clientes e preencher essa informação nas etiquetas dos pacotes, para que a transportadora ou os Correios possam fazer o frete corretamente.

Além disso, o código postal pode ser usado também em estratégias de marketing. O CEP carrega informações geográficas que podem ser utilizadas para segmentar o público-alvo de campanhas geolocalizadas, ou seja, quando a localização das pessoas é importante para os objetivos de marketing.

Essas informações também podem ser usadas para a análise de dados, uma vez que é possível entender o comportamento do consumidor em diferentes regiões e identificar oportunidades e lacunas de mercado em determinados locais.

Como funciona o CEP?

O CEP é o código postal utilizado no Brasil. Embora esse código faça parte do nosso dia a dia, para que possamos enviar e receber encomendas, pouca gente sabe como ele funciona. É o que vamos explicar agora.

O CEP é composto por uma combinação de oito números, sendo que os últimos três números (sufixo) estão separados por um hífen. Cada número do código traz uma informação relacionada ao endereço:

  • O primeiro dígito corresponde à Região do endereço;
  • O segundo dígito corresponde à Sub-região do endereço;
  • O terceiro dígito corresponde ao Setor do endereço;
  • O quarto dígito corresponde ao Subsetor do endereço;
  • O quinto dígito corresponde ao Divisor de Subsetor do endereço;
  • Os últimos três dígitos são identificadores de distribuição.

Os três dígitos do sufixo, após o hífen, são destinados à identificação individual de localidades, logradouros, códigos especiais e unidades dos Correios. Na maioria dos casos, são usados para identificar o bairro, mas também grandes receptores de correspondências, como um condomínio ou uma empresa.

É importante saber também que apenas localidades com mais de 50 mil habitantes residentes na área urbana têm CEPs por logradouro (ruas, avenidas, travessas etc.). Nesse caso, o sufixo é de um CEP “comum” (de 000 a 899). Quando o município têm menos que isso e não têm CEP por logradouro, utiliza-se o CEP “genérico” (apenas 000).

Quais são as regiões postais do Brasil?

Para organizar a codificação postal no Brasil, o país foi dividido em regiões postais e em sub-regiões, setores, subsetores e divisores de subsetores. Como você pode perceber na explicação de como funciona o CEP, cada número identifica uma dessas divisões do país.

Nas divisões principais, são 10 regiões no Brasil, numeradas em sentido anti-horário a partir da região da Grande São Paulo:

  • Região 0 – Sede São Paulo (Grande São Paulo)
  • Região 1 – Sede Santos (SP interior)
  • Região 2 – Sede Rio de Janeiro (RJ e ES)
  • Região 3 – Sede Belo Horizonte (MG)
  • Região 4 – Sede Salvador (BA e SE)
  • Região 5 – Sede Recife (PE, AL, PB e RN)
  • Região 6 – Sede Fortaleza (CE, PI, MA, PA, AP, AM, RR e AC)
  • Região 7 – Sede Brasília (DF, GO, RO, TO, MT e MS)
  • Região 8 – Sede Curitiba (PR e SC)
  • Região 9 – Sede Porto Alegre (RS)

Cada região, então, foi dividida em 10 sub-regiões. As sub-regiões, por sua vez, foram divididas em 10 setores. Os setores também foram divididos em 10 subsetores, que foram divididos em 10 divisores de subsetores.

No site dos Correios, você pode ver o exemplo de um CEP na cidade de Engenheiro Coelho: 13165-000:

  • O primeiro dígito (1) corresponde à região postal do interior do estado de São Paulo;
  • O segundo dígito (3) corresponde à sub-região de Campinas;
  • O terceiro dígito (1) corresponde ao setor de Campinas e adjacências;
  • O quarto dígito (6) corresponde ao subsetor de Arthur Nogueira;
  • O quinta dígito (5) corresponde à cidade de Engenheiro Coelho.

Como saber meu código postal ou de outro endereço

É fácil saber o código postal do seu endereço ou de qualquer outra localidade no Brasil. O site dos Correios oferece o recurso do Busca CEP

Basta digitar o endereço desejado (sem o número da casa, prédio, lote ou apartamento) e verificar o CEP. Em alguns casos, pode aparecer um CEP diferente do lado ímpar ou do lado par, que você deve confirmar de acordo com o endereço buscado.

Se você tiver um código CEP em mãos e quiser saber a qual endereço ele se refere, também é possível fazer isso facilmente no Busca CEP.

Existe código postal nos Estados Unidos?

Sim, os Estados Unidos também têm um código postal para chamar de seu. Trata-se do ZIP Code (Zone Information Postal), um padrão de código formado inicialmente por cinco dígitos, mas que recebeu uma extensão (ZIP+4) de quatro dígitos, precedidos de um hífen.

Existem mais de 40 mil códigos ZIP nos Estados Unidos. Na Califórnia, por exemplo, os códigos vão de 90001 a 96162.

Evolução do código postal até a era digital

Você deve lembrar que, muito antes da era digital, os códigos postais já eram importantes para a comunicação entre as pessoas.

No envio e recebimento de correspondências, contas e cartas, os endereços postais já eram usados há muito tempo. Mas os códigos foram introduzidos quando os serviços postais se tornaram mais profissionais e sistematizados, acompanhando os avanços da comunicação e do transporte.

No Brasil, o CEP foi criado pelos Correios em 1971, como uma forma de organizar, agilizar e facilitar a postagem, a localização e a distribuição de correspondências.

Os CEPs tinham cinco dígitos até 1992, quando foram acrescentados os três dígitos do sufixo, já que o padrão tradicional era insuficiente para acompanhar o crescimento da população, das cidades e, consequentemente, do volume de correspondências.

Nos últimos anos, com a evolução da era digital, as compras virtuais se tornaram um hábito. Assim, os CEPs se tornaram cada vez mais comuns no nosso dia a dia — a cada compra, informamos o nosso código postal à loja virtual, que repassa essa informação às transportadoras, para que entreguem os pedidos no endereço desejado.

Mesmo com as mudanças da era digital, os códigos se mantiveram com o mesmo padrão no Brasil, já que atendem às necessidades dos cidadãos de maneira eficaz. No entanto, existem alguns desafios, tanto no meio urbano quanto no rural, que desafiam os sistemas postais a pensarem em soluções para pessoas desatendidas. Vamos ver mais sobre isso a seguir.

Desafios enfrentados pelos códigos postais e inovações do mercado

Se você mora em um endereço consolidado em uma cidade brasileira, em um bairro reconhecido como tal, talvez você nem perceba isto: ter um CEP significa dignidade e acesso a serviços.

Em algumas localidades, como favelas e comunidades afastadas dos centros urbanos, o CEP não é uma realidade. Regiões periféricas, que já sofrem com a ausência do Estado, também podem não ter acesso a um código postal, por não ter um reconhecimento oficial do seu endereço. 

Dessa forma, essas pessoas ficam isoladas, sem acesso a serviços básicos como atendimento médico de emergência e recebimento de pacotes e correspondências. Pense, então, na dificuldade de receber compras do e-commerce, chamar um transporte por aplicativo ou receber pedidos do iFood, por exemplo.

Uma das iniciativas para superar esse problema é a criação do Plus Codes, uma tecnologia aberta e gratuita criada pelo Google que converte as coordenadas de latitude e longitude em códigos alfanuméricos.

No Brasil, o projeto pretende mapear áreas periféricas não registradas pelos Correios. Uma das metas é criar endereços digitais em mais de 20 favelas brasileiras. Anunciado em 2023, o projeto é uma parceria entre Google, ZAP, Gerando Falcões e naPorta.

Outra iniciativa ocorre no município de Mogi das Cruzes, onde os produtores passaram a receber um endereço digital rural, chamado de CEP Rural.

O programa Rotas Rurais, em parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura e o Sindicato Rural da cidade, utiliza tecnologias de geolocalização para solucionar o problema da falta de endereços oficiais na região rural do município. Dessa forma, o programa promove a cidadania e o acesso a serviços e recursos importantes.

Por meio da tecnologia, é possível suprir as lacunas que os códigos postais ainda deixam e que impedem o acesso a serviços básicos. Entre eles, estão as compras virtuais, que são já parte do dia a dia da maioria da população das cidades —  mas, para essas pessoas, ainda não. Os códigos postais são fundamentais para que elas também tenham esse direito.Agora, se você quer garantir que todos os seus clientes recebam os produtos corretamente nos CEPs indicados, é importante contar com um bom parceiro logístico. Na Bagy, você pode integrar a sua loja com as principais plataformas de logística para e-commerce do Brasil. Saiba agora como criar a sua loja virtual na Bagy.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Crie agora a sua loja virtual

Invista R$ 99,00 por mês

E receba seu e-commerce pronto em 15 dias!

Por Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

Comece agora

Tenha um site pronto para sua loja vender!