O ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural impulsionada por tecnologia de IA (Inteligência Artificial). Ela permite que o usuário tenha conversas semelhantes a uma interação humana.
Você provavelmente já ouviu falar no ChatGPT, uma das maiores tendências da internet atualmente e que está gerando muito interesse por conta das suas funcionalidades e dos resultados que pode entregar. Mas será que ele pode ser utilizado também no e-commerce e em plataformas de vendas online?
O sistema, que em livre tradução significa transformador pré-treinado gerador de chat, mal chegou no mercado e já detém o poder de revolucionar e facilitar muitos processos do dia a dia de quem o utiliza.
Para saber quais soluções ele pode oferecer para os usuários e, especialmente, para os seus clientes e para as suas vendas online, continue a leitura!
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é uma ferramenta de processamento de linguagem natural impulsionada por tecnologia de IA (Inteligência Artificial). Ele permite que o usuário tenha conversas semelhantes a uma interação humana — e muito mais — com um chatbot.
O modelo de linguagem pode, por exemplo, responder a vários tipos de perguntas e ajudar com tarefas como redação de e-mails, vários tipos de texto e até com a escrita de códigos.
A responsável pela criação do ChatGPT é a OpenAI, uma empresa com foco em pesquisa e inteligência artificial. O lançamento oficial da ferramenta aconteceu em 30 de novembro de 2022.
A OpenAI também é responsável pela criação do DALL-E 2, um gerador de artes e imagens em IA bastante popular. O Whisper, um sistema automático de reconhecimento de fala, também foi criado pela empresa.
Funcionamento do ChatGPT
O funcionamento do ChatGPT é bastante simples. Nele, o usuário interage com a ferramenta por meio de um campo de entrada de texto e inicia uma conversa com a resposta para uma pergunta ou um comando.
Muitos consideram o ChatGPT semelhante ao Google, mas a ferramenta de busca retorna resultados da pesquisa com uma lista de páginas da internet que fornecerão informações relacionadas à busca do usuário.
O ChatGPT, por outro lado, fornece uma resposta com base no contexto e na intenção por trás da pergunta feita pelo usuário. Não é possível, por exemplo, pedir ao Google para escrever um poema ou um código, mas o ChatGPT pode fazer esse tipo de coisa.
O poder do chatbot criado pela OpenAI é a capacidade de analisar consultas e produzir respostas e resultados completos com base na maioria das informações retiradas de textos acessíveis digitalmente do mundo todo. Ou, ao menos, informações que existiam no momento do treinamento da ferramenta antes do seu lançamento.
Diferenças entre o ChatGPT e ferramentas de busca
O ChatGPT é, basicamente, um modelo de linguagem criado com o objetivo de manter uma conversa com o usuário final, como se ele estivesse conversando em um chat online com outra pessoa. Já uma ferramenta de busca mostra páginas da internet para ajudar o usuário a encontrar as informações pesquisadas.
Aqui, é importante frisar que o ChatGPT não tem a capacidade de pesquisar informações na internet. O que ele faz é usar as informações que aprendeu com os dados de treinamento para gerar uma resposta — o que deixa espaço para erros.
Outra grande diferença é que o ChatGPT só tem acesso às informações que estavam disponíveis até 2021, que foi quando aconteceu o seu treinamento. Já uma ferramenta de busca, como o Google, consegue ter acesso a informações mais recentes. Se você perguntar ao ChatGPT quem foi o ganhador da Copa do Mundo de 2022, por exemplo, ele não seria capaz de dar uma resposta. Já o Google sim.
Tipos de pergunta que podem ser feitas para o ChatGPT
É possível perguntar qualquer coisa para o ChatGPT, embora o sistema possa não oferecer uma resposta — principalmente se a dúvida for extremamente específica ou sobre acontecimentos muito recentes.
Na página inicial do bot, ele mesmo sugere algumas categorias e exemplos de perguntas, como obter ajuda para programação, ideias para festas de aniversário e até mesmo pedir explicações sobre física.
Aqui, é interessante ter em mente que a experiência do ChatGPT com diversos assuntos é bastante ampla e a sua capacidade de acompanhar uma conversa é notável. Você pode, por exemplo, pedir palavras que rimam com “roxo” e, depois que ele oferecer algumas sugestões, pode pedir para ele mudar para rimas com “rosa” e ele não vai perder o ritmo da conversa.
Perguntas que não podem ser feitas
Na teoria, qualquer pergunta pode ser feita para o ChatGPT. O que acontece é que, por mais impressionante que ela seja, a ferramenta ainda tem suas limitações. Entre elas, está a incapacidade de responder a perguntas formuladas de uma maneira muito específica — já que é necessário reformular a redação da dúvida para que ele entenda a pergunta.
Uma outra limitação, que é ainda maior, é a falta de qualidade em algumas respostas que ele oferece. Às vezes elas podem até mesmo soar plausíveis, mas podem não fazer tanto sentido na prática ou podem soar muito prolixas — ou seja, é como se o ChatGPT falasse, falasse, falasse, mas no final não falasse nada.
Isso acontece porque em vez de pedir esclarecimentos sobre questões que podem soar ambíguas para a ferramenta, o modelo de inteligência artificial apenas adivinha o que a pergunta significa, o que pode levar a respostas não intencionais ou equivocadas — mais uma limitação do ChatGPT.
Preço do ChatGPT
Atualmente, o uso do ChatGPT é gratuito porque ele ainda está em fase de pesquisa. O site, porém, opera por meio de um servidor e, quando muitas pessoas o acessam, ele fica sobrecarregado e não consegue processar a solicitação.
Se isso acontecer com você, não significa que você nunca poderá acessá-lo, somente indica que você deve tentar visitar o site em um outro momento quando menos pessoas estiverem acessando.
Mas, se você se deparar com um tráfego muito grande de acessos ao site, nem tudo está perdido. Se você quiser pular essa espera, a OpenAI — empresa responsável pelo ChatGPT — lançou um plano Pró para a ferramenta no dia 1º de fevereiro de 2023.
O ChatGPT Plus permite que o usuário tenha acesso geral à plataforma mesmo durante os usuários de pico. Quem escolher essa opção, que custa 20 dólares por mês, também ter acesso prioritário a novos recursos — e melhorias — e experimentar tempos de resposta mais rápidos.
Qual é o papel do ChatGPT no e-commerce?
Mais do que uma simples tecnologia de interação, o ChatGPT tem características que fazem com que ele desempenhe um papel fundamental no e-commerce. Confira a seguir quais são elas.
Responder às perguntas frequentes
Para facilitar o entendimento de qual é o papel do ChatGPT no e-commerce, você pode pensar em um chatbot como um funcionário que sabe — quase — tudo sobre a sua loja virtual. Ele está sempre disponível e nunca se cansará de responder a mesma pergunta se for preciso.
Por esse motivo, você pode aproveitar o ChatGPT para responder às perguntas frequentes do seu público e levar essas pessoas para a próxima etapa da jornada do cliente.
Além disso, essa é uma grande economia tanto de tempo quanto de dinheiro para qualquer varejista online. Isso porque eles podem terceirizar as tarefas mais rotineiras e focar somente no atendimento mais personalizado ao cliente. Um ponto positivo é que os clientes sempre terão alguém — ou alguma coisa — do outro lado de uma janela de chat, mesmo que seja um robô com inteligência artificial.
Encantar os clientes
O ChatGPT ao ser usado como um chatbot de e-commerce pode oferecer uma experiência bastante interativa para os usuários. Isso porque ele é capaz de responder a perguntas, oferecer informações e até mesmo recomendar novos produtos. O mais legal é que ele pode fazer isso a qualquer hora do dia — inclusive fora do seu expediente de trabalho.
A eficácia dele está no fato dele permanecer ativo 24 horas por dia nos 7 dias da semana. Sem ele, você provavelmente pode perder a oportunidade de interagir com alguns clientes ou usuários do site da sua loja — além de perder a chance de conseguir uma venda e até mesmo de fidelizar um consumidor.
O ChatGPT aplicado a um chatbot garante que, de maneira automática, a sua marca possa:
- Perguntar ao cliente se ele precisa de ajuda;
- Reunir informações sobre seus interesses e necessidades;
- Fazer sugestões com base nas informações recebidas;
- Guiar o usuário para um produto ou conteúdo semelhante;
- Acompanhá-lo por todo o processo de venda;
- Reengajar consumidores anteriores para incentivar uma nova compra.
Além disso, um chatbot com a inteligência do ChatGPT pode aumentar o valor médio da vida útil do cliente — o LTV — e criar fidelidade à marca a longo prazo.
Automatizar vendas
Com um chatbot programado para atender o e-commerce, você pode acompanhar seus clientes por toda a jornada de compra, oferecer sugestões de produtos personalizados, informar sobre promoções e levá-los com mais facilidade para a etapa de checkout.
O abandono de carrinhos, por exemplo, sempre foi um dos grandes problemas das compras online. Quando um cliente tem uma pergunta sobre um produto e deseja ter uma resposta satisfatória antes de realizar a compra, um chatbot pode ajudar e evitar que essa pessoa deixe o site sem finalizar o pedido.
Muitos chatbots também conseguem lidar com transferências de atendimento robotizado para um que é feito por um humano. Isso é ótimo para quando as conversas ficam muito complicadas — ou com muitos detalhes — para a inteligência artificial.
Outro ponto positivo em utilizar o ChatGPT como parte de um chatbot para e-commerce é a possibilidade de upsell. Como o sistema é capaz de oferecer experiências mais personalizadas, isso pode acabar aumentando as taxas de retenção e até a propaganda boca a boca.
Fazer descrições aprimoradas de produtos
O e-commerce por si só é um mercado muito competitivo e, com a grande quantidade de lojas online espalhadas pelo Brasil — e pelo mundo —, os consumidores contam com opções de compra que parecem ser infinitas. Por esse motivo, as empresas precisam ir além para se destacar.
Para muitas delas, isso se resume a cativar o cliente já na primeira visita ao site da loja. Eles desejam deslumbrar os visitantes desde o início por meio de um site com um ótimo design, com boa responsividade e com conteúdo bastante claro e conciso.
Por conta dessa competitividade existente no setor, a diferenciação muitas vezes aumenta as suas chances de sucesso e você também pode utilizar o ChatGPT para isso. Ao fornecer uma descrição de texto do seu produto, o sistema da inteligência artificial pode produzir descrições exclusivas e você pode refiná-las ainda mais de acordo com as suas necessidades no momento.
Lembre-se que fornecer descrições precisas — e criativas — aos visitantes da sua loja virtual ajuda a criar credibilidade e lealdade, já que eles saberão que vão receber exatamente o que foi descrito na sua loja.
Criar conteúdo no geral
O ChatGPT também pode ser utilizado para auxiliar na criação de conteúdo. Isso porque você pode utilizar os textos gerados pela inteligência artificial e editá-los em uma conversa de alta qualidade, exclusiva e envolvente para posts de blog, redes sociais e diversos outros materiais de marketing.
Esse movimento pode economizar tempo — e recursos — para o seu time de marketing, mesmo que ele seja composto apenas por você, e para fornecer conteúdo mais informativo e valioso para o seu público.
Aqui, é muito importante lembrar que a tecnologia deve ser utilizada como parte de uma estratégia geral de experiência do consumidor. Ou seja, qualquer empresa — inclusive a sua — precisa garantir que as mensagens estejam alinhadas com o tom de voz da marca e que sejam personalizadas para cada cliente.
Outro ponto de atenção é se certificar de monitorar as conversas regularmente e coletar feedback do público para garantir que toda a comunicação seja precisa e o mais atualizada possível.
Oferecer suporte pós-venda
Um suporte pós-venda bem feito ajuda a construir lealdade e confiança a longo prazo. Isso, por sua vez, faz com que o cliente compre mais vezes, e, consequentemente, aumente o Lifetime Value (LTV). Essa, então, é uma outra área que os chatbots baseados em inteligência artificial se destacam.
Os chatbots podem, por exemplo, responder a perguntas sobre reembolsos, devoluções, atrasos no envio e tirar dúvidas sobre quaisquer problemas referentes aos pedidos. Eles também podem oferecer dicas de produtos — o que é uma funcionalidade muito interessante quando configurada corretamente.
Isso reduz a carga de trabalho dos atendentes da sua loja e, claro, a sua, caso você seja a única pessoa responsável pelas operações do seu e-commerce. Com um chatbot, você garante que os clientes consigam respostas satisfatórias para as suas perguntas a qualquer momento.
Como integrar o ChatGPT na Bagy?
Os clientes Bagy podem utilizar a integração de suas lojas com a ferramenta para criarem descrições personalizadas e completas para seus produtos.
Isso pode ser feito através do painel da loja e é um processo rápido e simples de ser feito.
Oferecer descrições completas aos seus clientes é importante para não deixar dúvidas no momento da compra, além de aumentar o poder de convencimento. Além disso, ao adotar essa estratégia o número de devoluções e ressarcimentos da sua loja irá diminuir.
Comece a usar o ChatGPT na sua loja o quanto antes e transforme-a em uma máquina de vendas! Caso você ainda não tenha uma loja com a Bagy, confira todas nossas integrações e funcionalidades, escolha o plano ideal para o seu negócio e venda muito com a nossa plataforma!
Quais são os benefícios do ChatGPT para uma empresa?
Como você já deve imaginar, o ChatGPT pode oferecer diversos benefícios para as empresas, independentemente do mercado de atuação. A seguir, listamos alguns deles. Confira!
Melhora na geração de leads
Os chatbots, assim como o ChatGPT, são bastante avançados — e muito eficazes — para envolver os clientes com mensagens personalizadas durante toda a experiência de compra. Por esse motivo, a sua loja pode usar essa tecnologia tanto para a geração de leads quanto para orientar os clientes nas tomadas de decisões rápidas.
Os chatbots qualificam os leads ao fazer perguntas relevantes e direcionando os usuários para a equipe de vendas para uma conversão imediata. Esses leads qualificados são nutridos posteriormente com base na jornada do cliente e no funil de conteúdo.
Em um e-commerce, por exemplo, o chatbot envolve os clientes ao dar recomendações personalizadas, ofertas combinadas ou até mesmo cupons de desconto para aumentar as oportunidades de venda.
Aumento do envolvimento dos clientes
Os chatbots também podem ajudar as empresas a levar o envolvimento dos clientes para um nível mais elevado. Ao utilizá-los para conversação, o engajamento pode ser impulsionado com base nos dados do usuário e, como consequência, se torna mais interativo.
Os bots também podem oferecer respostas consistentes, o que ajuda o lojista a evitar a distribuição de informações irrelevantes para os consumidores. Quando as respostas entregues são mais relevantes e rápidas, os clientes podem ficar mais tempo no seu site e manter a conversa — o que aumenta o envolvimento e engajamento deles.
Automação com um toque mais humano
A combinação de inteligência artificial com um toque humano pode ajudar as marcas a oferecerem um suporte muito mais assertivo para o cliente. Ao utilizar chatbots habilitados como canal principal, a sua empresa pode oferecer suporte em tempo real, responder as perguntas prontamente e aumentar a satisfação do cliente.
Pode haver, no entanto, casos em que o bot não consiga identificar a intenção do usuário na interação e, portanto, precisará de uma interferência humana. Por isso, você precisará integrar esses dois tipos de atendimento para um melhor atendimento ao cliente.
Monitoramento de dados dos clientes
Os chatbots são uma excelente ferramenta para rastrear padrões de compra. Além disso, também são capazes de analisar o comportamento do consumidor por meio do monitoramento dos dados do usuário.
Esses dados podem ajudar a sua loja a comercializar os produtos de maneira diferente e expandir ainda mais o seu alcance. Da mesma maneira, os bots podem ser utilizados para coletar feedback por meio de perguntas simples e melhorar produtos ou otimizar o seu site.
Desenvolvimento de melhores estratégias de marketing
O marketing — principalmente o conversacional — tem tudo a ver com o poder das interações com o cliente em tempo real para ajudar a mover os consumidores pela jornada de compra. Ele pode ajudar a sua loja, por exemplo, a criar experiências autênticas e a construir relacionamentos duradouros com os clientes.
Quando uma empresa utiliza um chatbot para o marketing, ela se envolve facilmente com as pessoas por meio de mensagens direcionadas e bots inteligentes. Isso, portanto, ajuda também a impulsionar as taxas de conversão.
Escalabilidade no suporte
Para qualquer empresa que é centrada no cliente, como as lojas virtuais, ter a opção de dimensionar o suporte deve estar sempre entre as prioridades do negócio. Ao alcançar a escalabilidade dessa tarefa, é possível lidar com sucesso com qualquer tipo de tráfego — como horários de pico ou épocas festivas — sem muito investimento.
É nesse exato momento que os chatbots podem ajudar. Eles garantem que a sua empresa seja capaz de gerenciar conversas durante os horários mais acessados do seu site sem a necessidade de adicionar mais pessoas para oferecer suporte ou sem fornecer treinamento adicional para colaboradores, por exemplo.
Processo de integração do cliente mais simplificado
Geralmente, os clientes gostam de ser guiados durante o processo de compra. Não importa quantos guias de conteúdo ou tutoriais você forneça, eles ainda poderão mostrar alguma relutância em encontrar as informações por conta própria. Isso já aconteceu com você?
Nesses casos, a sua empresa pode utilizar um chatbot para educar esses consumidores e facilitar todo o processo de integração deles com a jornada de compra no seu site. Eles podem fazer isso por meio de perguntas que, de acordo com as respostas, geram uma rota que mostra exatamente o que eles estejam procurando.
Expectativas dos clientes atendidas
Os clientes esperam respostas rápidas às suas consultas ou reclamações. Como os chatbots estão cada vez mais inteligentes, a sua loja online pode utilizá-los para automatizar algumas das interações mais rotineiras e atender às expectativas dos clientes.
Independentemente se você utiliza um chatbot para WhatsApp, para Android ou qualquer outro, o objetivo sempre será o mesmo: garantir valor aos seus consumidores por meio de automação.
Jornada do cliente mais tranquila
Perder clientes em potencial no meio do funil de vendas é uma situação que está longe de ser ideal, não é mesmo? Nenhuma empresa gosta de passar por isso, independentemente do setor em que atua.
Existem muitos motivos que podem impedir um visitante de efetuar uma compra, como custos ocultos ou mesmo um processo de checkout complicado. Os chatbots podem ser eficazes para ajudar a sua empresa a reduzir a rotatividade de clientes e tornar a jornada dele muito mais tranquila.
Para isso, você pode, por exemplo, criar os scripts certos para envolver os clientes de maneira eficaz. Com eles, os bots conseguirão responder à maioria das perguntas feitas em diferentes estágios da jornada.
Exemplos de e-commerces que usam o ChatGPT
Por conta da grande repercussão na mídia que o ChatGPT vem causando, grandes marcas de e-commerce já estão tentando descobrir se essa ferramenta pode ajudar na expansão dos seus negócios.
Especialistas ainda consideram muito cedo para saber quais empresas já utilizam a tecnologia do ChatGPT em suas estratégias, mas muitos e-commerces já implementaram chatbots alimentados por inteligência artificial em seus atendimentos a clientes e até mesmo nos seus processos de vendas.
Alguns deles incluem:
- Casas Bahia;
- Americanas.com;
- Magazine Luiza;
- Submarino;
- Ponto Frio;
- Adidas.
Aqui, vale mencionar que na maioria das vezes as empresas de e-commerce que desejam adotar o ChatGPT ou até mesmo desenvolver ferramentas semelhantes a ele são empresas maiores e voltadas para a tecnologia, como Shopify e Amazon. Mas, com o desenvolvimento constante do serviço baseado em IA, em um futuro próximo já será possível ver até mesmo empresas menores se beneficiando desse tipo de ajuda.
Como você pôde perceber, o ChatGPT é uma ótima ferramenta baseada em inteligência artificial que oferece inúmeros benefícios para o e-commerce, como a redução do tempo de resposta do atendimento, a melhoria da satisfação do cliente e muitos outros. Considere implementá-lo no seu negócio para aumentar ainda mais as chances de sucesso!
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