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Como criar uma biografia personalizada no Instagram?

Por Pedro Fonseca

3 anos atrás
Bio personalizada Instagram

Uma bio personalizada no Instagram ajuda as pessoas a conhecerem a sua marca de forma imediata, além de simplificar o acesso aos diferentes perfis e páginas da sua empresa. O ideal é que seja uma descrição sucinta do negócio e traga links dos seus canais de venda e atendimento.

Basta um breve planejamento, um pouquinho de criatividade e um bom agregador de links para criar uma biografia de sucesso no Instagram.

Esse espacinho para descrição, muitas vezes negligenciado pelos empreendedores, pode fazer toda a diferença no primeiro contato dos usuários com a sua marca. E como dizem por aí: a primeira impressão é a que fica!

As fotos, imagens e vídeos são fundamentais para atrair seguidores e engajar a sua audiência nesta rede social, mas quem ainda não sabe quem você é ou deseja entrar em contato, vai buscar informações no seu perfil. É por isso que você precisa caprichar na personalização.

Neste artigo, discutimos brevemente sobre a importância da descrição nos perfis e damos dicas para você criar uma biografia incrível para o seu negócio. Vamos lá?

O que é bio do Instagram?

Tá, você sabe o que é uma bio no Instagram. Entretanto, existem algumas características desse espaço na rede social que passam despercebidas aos olhos de muita gente.

Ela fica abaixo da foto do perfil e do nome do usuário, dando oportunidade para que o indivíduo ou a empresa se apresentem em poucas palavras. Poucas mesmo! A plataforma só permite usar 150 caracteres e um único link externo, limitações que deixam claro que os textos longos não têm espaço nessa plataforma.

A bio do Instagram é bem diferente dos perfis do seu “irmão mais velho”, o Facebook. Nele, várias informações pessoais, profissionais e de contato podem ser expostas em campos específicos. No Instagram, por outro lado, só é possível mostrar detalhes sobre o que você é ou o que faz por meio da publicação de imagens e fotos.

Isso não significa que a bio seja irrelevante. Pelo contrário, por estar em destaque no topo dos perfis, ela funciona como um cartão de visitas ou como a fachada de uma loja online, por exemplo. É a primeira impressão que você transmite sobre você ou sobre sua marca, por isso deve ser clara e marcante. Vamos falar um pouco mais sobre isso?

Por que ter uma bio personalizada?

Uma bio personalizada no Instagram agrega identidade ao seu perfil e profissionalismo ao seu negócio. Ela deixa claro sobre o que a conta se trata, sem exigir qualquer esforço do usuário, que, por sinal, não gosta de lidar com muitas tarefas na internet.

Não é preciso passar muito tempo nas redes sociais para perceber que elas estão repletas de influenciadores e negócios de todos os tipos, e as pessoas não querem perder muito tempo investigando conteúdos para descobrir o que seguir dentro delas.

Tendo isso em mente, podemos dizer que o perfil contribui até para o chamado UX (experiência do usuário, em português), trabalho que visa gerar a melhor experiência possível para os visitantes nos seus canais de divulgação e venda de modo que eles queiram se manter neles por mais tempo, visitá-los com maior frequência e, consequentemente, comprar mais.

Em outras palavras, para ter sucesso no mundo digital, você precisa facilitar a vida do seu cliente. Algo que, no Instagram, pode ser obtido por meio de uma bio personalizada com uma descrição sucinta e um caminho fácil para sua loja, seus produtos e seus canais de atendimento.

Que recursos o Instagram oferece na bio?

O Instagram deseja que a sua biografia seja a mais objetiva possível, por isso as suas opções de personalização são também bastante limitadas. De qualquer forma, não faria sentido disponibilizar muitos recursos nesta área, uma vez que o espaço é muito pequeno e grandes elementos poderiam comprometer a harmonia do perfil.

Ainda assim, é possível adicionar emojis, incluir hashtags, citar outros perfis e também alterar a fonte com a ajuda de sites especializados. Abaixo da biografia, propriamente dita, é também possível incluir um único endereço externo que pode ser usado de várias formas.

Se você tem um estabelecimento físico e deseja facilitar a chegada de visitantes, você pode criar um link no Google Maps e disponibilizá-lo na bio. O único problema de fazer isso é que não será possível citar os endereços de outros canais importantes para o seu negócio, como um site, blog ou loja online. A solução usada pela maioria dos usuários são os agregadores de links, que permitem criar uma página com vários endereços reunidos.

Uma grande vantagem que o Instagram oferece é que, ao clicar no link da bio, o endereço é carregado dentro da interface da rede social, integrando as duas experiências no mesmo local. Dessa forma, a sua página de links age como uma extensão do Instagram e se torna muito mais atrativa ao público.

O que colocar na biografia no Instagram?

Agora você já sabe que é importante investir em uma bio personalizada no Instagram e os recursos que estão disponíveis para fazer isso. Mas o que colocar, afinal, para ter um perfil comercial de sucesso?

Não há nenhuma regra para isso e, desde que seja coerente, é possível inovar, ser criativo ou apostar no bom humor. De maneira geral, porém, você se dará bem seguindo as dicas que apresentamos a seguir.

Deixe claro o que a sua marca é

Nada de fazer mistério na sua bio. Se você deseja conquistar seguidores engajados e que realmente se interessam pelo que a sua loja vende, trate de esclarecer exatamente o que a sua marca faz e qual a sua proposta.

Não se prenda, porém, aos slogans. Tente dizer em poucas palavras algo que simbolize o posicionamento ou os valores do seu empreendimento e sempre cite o que você vende, seja um serviço, seja uma categoria de produtos.

O seu objetivo aqui é não deixar nenhuma dúvida sobre o que você é ou sobre o que você faz. Lembre-se que a maioria das pessoas visitarão o seu perfil a partir de uma publicação ou anúncio justamente para saber o que está por trás desse conteúdo. Não entregar essas informações pode custar muitos seguidores.

Crie uma chamada para ação

No Marketing Digital, as chamadas para ação são mais conhecidas por seu nome original, em inglês, Call To Action, ou apenas CTA. Sua função, tal como o termo diz, nada mais é do que sugerir e estimular uma ação por parte do usuário.

Elas são muito utilizadas em anúncios e em artigos de blogs, mas podem ser exploradas em vários outros espaços, incluindo a bio no Instagram. Se você tem um e-commerce ou site com informações mais aprofundadas sobre o seu negócio, é interessante incentivar os usuários a visitá-los, por exemplo.

A sua chamada deve ser sucinta e ficar, preferencialmente, no fim da sua descrição, como um fechamento. Algumas dicas para criar uma CTA perfeita são:

  • seja coerente, sugira uma ação que se relacione com o que disse no início da descrição e com o contexto do seu negócio;
  • indique uma única ação (acessar o site, acessar o produto, chamar no WhatsApp etc.) para não confundir o usuário;
  • dê preferência a verbos no imperativo (“acesse nosso site”) ou no infinitivo (“acessar site”), ilustrando a ação que será desempenhada;
  • se for possível e fizer sentido, tente criar alguma urgência (“acesse agora”, “não perca essa oportunidade” etc.);
  • utilize gatilhos mentais, como números, expressões ou elementos visuais capazes de despertar emoções no público e facilitar a tomada de decisão.

Use um agregador de links (Bagy Bio)

Como explicamos, a bio do Instagram permite apenas a adição de um único link externo. Essa é uma das limitações que mais chateia os usuários, mas que pode ser facilmente contornada com ferramentas simples e gratuitas.

O Bagy.bio é uma delas, e basta criar uma conta no site para começar a montar a sua página de links. São várias opções de configuração e de template para você destacar seus endereços de divulgação, venda e contato no mesmo lugar, além de falar um pouco mais sobre você e sobre sua marca, se desejar.

Essa é uma ótima forma de ampliar o seu perfil e torná-lo realmente completo. Com o agregador do Bagy, inclusive, você também pode adicionar imagens, links para vídeos, portfólios e até catálogos de produtos. Tudo muito prático e totalmente gratuito!

Viu só como é fácil criar uma bio personalizada no Instagram? Agora você sabe que, embora seja um espaço discreto no seu perfil, ele é essencial para gerar credibilidade, conquistar seguidores e gerar mais vendas na sua loja.

Espere um pouco, você ainda tem uma loja online? Sabia que com o Bagy você consegue criar e gerenciar um e-commerce diretamente do seu celular, e ele já vem integrado ao Instagram e aos principais marketplaces do mercado?

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Por Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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