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A Bagy tem contrato com os Correios? Veja como funciona, os requisitos e as vantagens!

Por Marina Correa

1 ano atrás
Imagem ilustrativa para a Bagy possui contrato com os Correios.

O contrato com os Correios é um convênio de prestação de serviços firmado entre a sua loja virtual e a estatal de transporte — que será a responsável por realizar as entregas das encomendas do seu negócio. Descubra como fazer essa integração com a Bagy! 

Você sabia que a Bagy tem contrato com os Correios? Quem trabalha com o envio de produtos sabe muito bem que o prazo de entrega é um dos aspectos mais importantes — e que ele influencia tanto em relação aos processos internos quanto na experiência do cliente. Por esse motivo, é interessante ter essa parceria firmada. 

Os Correios costumam ser a primeira opção para o envio de mercadorias no e-commerce. Isso acontece porque é a opção mais conhecida e cobre todo o território brasileiro. Mas, muitos lojistas ainda não sabem dessa integração entre a plataforma e a estatal e podem deixar de aproveitar diversos benefícios. 

Por este motivo, neste post mostraremos o que é o contrato com os Correios, além de outras informações, como quanto ele custa, as suas vantagens e como realizar esse envio. Acompanhe! 

A Bagy tem contrato com os Correios? 

Sim, a Bagy tem contrato com os Correios. Então, como funciona essa parceria? 

A plataforma tem integração com todos os planos dos Correios, o que possibilita melhores condições para a sua loja — sem contar que você poderá realizar envios para todo o Brasil, mesmo que ainda esteja no início do seu negócio. 

A Bagy conta com a integração com os Correios para calcular os valores de frete para os seus clientes. Você pode, então, vincular a sua conta do “Meu Correios” à plataforma, para que assim os valores refletidos em sua loja sejam os mesmos disponibilizados por ela. 

Para cadastrar os Correios com contrato, no seu painel na Bagy basta acessar a opção “Configurações > Frete e entrega” e ir até a seção dedicada aos Correios. Uma vez lá, clique em “Configurar credenciais”

O próximo passo é configurar as suas credenciais. Entre as informações que você deverá preencher estão o seu usuário do portal Meu Correios, a senha de acesso às APIs, o cartão da postagem, o código do serviço Pac e do Sedex, entre outros. 

Aqui, é bom salientar que se você não informar as suas credenciais, o frete será calculado com base na tabela padrão dos Correios. 

Depois de salvar as informações, os fretes via Sedex e PAC já estarão ativos na sua loja virtual! 

O que é o contrato com os Correios? 

O contrato com os Correios é um convênio de prestação de serviços firmado entre a sua loja virtual e a estatal de transporte — que será a responsável por realizar as entregas das encomendas do seu negócio. Por meio desse acordo, você terá acesso a benefícios exclusivos, como tarifas de frete reduzidas, coleta programada e ferramentas de gestão de envios. 

No entanto, para usufruir das vantagens de um contrato dos Correios, existe uma contrapartida: um valor mínimo que a sua empresa deve gastar com o frete dos produtos por mês. Mas, falaremos sobre esse assunto mais adiante. 

Chamado de Correios Fácil, esse contrato funciona como um acordo comercial entre as partes envolvidas — ou seja, a sua loja online e a estatal — e pode ser realizado totalmente online. 

Diferenças em relação aos envios sem contrato 

Essa modalidade apresenta algumas diferenças em relação aos envios sem um acordo prévio. Uma delas é que o pagamento pelos serviços prestados não é realizado no momento do envio da encomenda, mas mensalmente. 

A estatal também disponibiliza acesso ao sistema Sigep Web, que ajuda a otimizar os envios. Com essa plataforma, você pode solicitar a coleta dos produtos no seu centro de distribuição — seja ele no escritório da sua loja ou mesmo na sua casa. 

Já se você preferir despachar os itens presencialmente, terá a vantagem de não precisar enfrentar filas. Basta apenas deixar as caixas devidamente embaladas no balcão da agência dos Correios mais próxima de você. 

Como fazer o contrato com os Correios? 

Contratar os serviços dos Correios, a princípio, pode parecer uma tarefa difícil e burocrática, mas, na verdade, ela é muito mais simples do que você imagina. Você pode fazer isso tanto de maneira online quanto presencialmente. A seguir, listamos o passo a passo para cada uma das opções. 

Online 

  1. Faça o seu cadastro no site Meus Correios
  2. Selecione a opção “Pessoa Jurídica” e preencha todas as informações que forem solicitadas; 
  3. Leia atentamente e aceite os termos e condições da adesão do contrato; 
  4. Faça o download do PDF gerado e assine o termo com o seu certificado digital; 
  5. Aguarde o recebimento do seu cartão Correios Fácil para começar a utilizar os serviços. 

Aqui é importante frisar que você precisará ter um certificado digital e-CNPJ para assinar o termo de adesão digitalmente. 

Documentos necessários 

Para contratar os serviços dos Correios, é preciso que você apresente alguns documentos. Os principais são: 

  • Cópia do CPF e do RG; 
  • Cópia do Contrato Social. 

Vale salientar que de acordo com o tipo de empresa, outros documentos adicionais também podem ser solicitados

O que é preciso para ter um contrato com os Correios? 

Para que a sua loja online tenha um contrato com os Correios, é preciso seguir alguns passos específicos. A seguir, listamos os principais. 

Tenha um CNPJ 

Para estabelecer um contrato com os Correios, é primordial que a sua loja seja uma entidade registrada legalmente no Brasil. Isso significa que você precisará abrir um CNPJ para o seu negócio, mesmo que seja na modalidade de MEI (Microempreendedor Individual)

Tenha uma loja online em funcionamento 

Antes mesmo de realizar o seu cadastro ou se dirigir até a agência dos Correios mais próxima para fazer o contrato, você precisará se certificar de que a sua loja esteja em pleno funcionamento e pronta para processar e despachar os pedidos. 

Lembre-se que isso inclui ter um sistema de gestão de pedidos, uma embalagem adequada para os seus produtos e a capacidade de imprimir as etiquetas de envio. 

Atenda aos requisitos mínimos 

Os Correios geralmente têm requisitos mínimos para a quantidade de remessas que você precisa enviar regularmente para se qualificar para um contrato. Por esse motivo, é importante que você se certifique de entender e de estar disposto — ou disposta — a atender a cada um deles. 

Cumpra os requisitos técnicos 

Os Correios podem exigir que você integre os sistemas de pedidos e envios do site da sua loja online com os deles. Isso pode facilmente incluir o uso de APIs (interfaces de programação de aplicativos) para rastrear pacotes, gerar etiquetas de envio e calcular tarifas de envio em tempo real. 

Mantenha o padrão de qualidade 

Para manter o contrato do seu negócio com os Correios, é extremamente importante que você atenda aos padrões de qualidade estabelecidos por eles — como garantir que os seus pacotes sejam entregues em boas condições, no prazo e assim por diante. 

Esteja ciente das obrigações fiscais 

Outro ponto importante é que você precisa estar ciente sobre as obrigações fiscais relacionadas ao envio das suas mercadorias. Isso pode incluir a emissão de notas fiscais adequadas e até mesmo o pagamento de impostos sobre as vendas. 

Quais são os tipos de contratos disponíveis? 

Os Correios oferecem diversos tipos de contrato para atender a diferentes necessidades que as empresas e as organizações podem ter. Eles podem variar ao longo do tempo, mas atualmente existem alguns que são oferecidos — e utilizados — com mais frequência. Confira a seguir quais são eles. 

Contrato de PAC 

O PAC é o serviço de encomenda convencional dos Correios. Esse contrato especificamente é adequado para o envio de pacotes convencionais, como as encomendas padrão. Com um prazo de entrega um pouco mais longo que outras opções expressas, ele oferece tarifas especiais para remessas de médio e grande porte. 

Contrato de Sedex 

O Sedex é o serviço de encomenda expressa e o contrato é voltado para envios urgentes e express. Especialmente útil para entregas rápidas de mercadorias, é oferecido em diversas modalidades, como o Sedex Hoje, Sedex 10, entre outros. 

Ainda dentro do contrato de Sedex, antigamente os Correios ofereciam o e-Sedex, que era específico para o e-commerce. O serviço, no entanto, foi descontinuado em 2017. 

Contrato de Logística Reversa 

O contrato de logística reversa é voltado especificamente para as empresas que precisam gerenciar devoluções de produtos. Ele pode ser bastante útil para as lojas online que desejam oferecer uma política de devolução rápida e eficiente. 

Contrato de Encomenda Internacional 

Esse contrato é interessante caso a sua loja realize envios internacionais. Com ele, você pode estabelecer junto aos Correios uma opção de envio com serviços e tarifas especiais. 

Contrato de Malote Empresarial 

Esse contrato é o mais adequado para aquelas empresas que precisam enviar documentos e correspondências de maneira regular. Ele pode, aliás, incluir a coleta e a entrega de malotes com esses itens. 

Aqui, é preciso que você se lembre de que os detalhes específicos dos contratos — entre eles os requisitos, as tarifas e os benefícios — podem variar e até mesmo mudar de tempos em tempos. O mais recomendado é entrar em contato com um representante dos Correios para obter informações atualizadas sobre os tipos de contratos disponíveis e as condições específicas que se aplicam a cada situação. 

Quanto custa enviar pelos Correios? 

De uma maneira geral, os custos para enviar pelos Correios variam conforme o pacote contratado pelo lojista, que paga apenas pelos serviços utilizados a cada mês, baseado na média de volume de vendas da loja virtual.

Os pacotes oferecidos têm diferentes cotas mínimas para firmar um contrato. Atualmente, as cotas mínimas mensais são:

  • Pacote Bronze: sem valor mínimo mensal;
  • Pacote Prata: R$ 1.000;
  • Pacote Ouro: R$ 2.500;
  • Pacote Platinum: R$ 40.000.

Lembrando que o valor do frete é o mesmo para todos os pacotes. Isso significa que, mesmo com o pacote Bronze, você terá acesso aos mesmos descontos que os pacotes com cotas maiores.

Mas, não ser elegível para um contrato com os Correios não significa que você não possa enviar as suas mercadorias pela estatal. O método de envio tradicional, ou seja: embalar, etiquetar e levar os produtos até uma agência próxima, continua disponível.

Como fazer envios pela Bagy? 

Tão importante quanto fazer uma venda e receber o pagamento pelos produtos, é enviar os itens para o seu cliente, não é mesmo? Por esse motivo, é essencial disponibilizar boas opções de entrega na sua loja virtual e os Correios são uma das principais entre elas. 

Aqui, o destaque vai para a facilidade de integração da Bagy com os Correios e com transportadoras, além da possibilidade de cadastrar meios de envio personalizados, como motoboy. Tudo é feito de maneira muito simples e em poucos passos. 

O primeiro passo — e um dos mais importantes — é cadastrar um Centro de Distribuição no seu painel, ou seja, configurar um CEP de origem para o envio dos seus pedidos. Ele pode ser tanto o da sua loja quanto do seu estoque. 

É a partir desse endereço e das dimensões e peso dos produtos que a cotação do valor de frete será realizada. Portanto, é essencial inserir essa informação no seu painel da Bagy. 

Como você já tem um contrato com os Correios, basta vinculá-lo à sua loja. Para isso, basta inicialmente ir até o seu painel e acessar as opções “Configurações > Frete e entrega”

Depois, é preciso selecionar o método de envio desejado e marcar a opção “Possuo Contrato com os Correios”. Preencha as informações solicitadas e salve. 

Feito isso, você já poderá fazer os seus envios normalmente. Basta embalar seus produtos e ir até a agência mais próxima ou aguardar a coleta dos Correios — tudo vai depender do que foi acordado no contrato. 

Quais as vantagens de enviar pelos Correios? 

Enviar produtos pelos Correios oferece diversas vantagens para o seu negócio e, por isso, é uma escolha popular entre muitos lojistas. A seguir, listamos as maiores delas. 

Alcance nacional 

Os Correios têm uma presença nacional bastante extensa — são agências e pontos de coleta em praticamente todas as cidades do Brasil. Isso significa que sua loja online pode alcançar clientes em todo o país de maneira eficaz, independentemente de onde esteja localizada. 

Esse é, na verdade, um fator fundamental para expandir o seu mercado e até mesmo atingir um público mais amplo. 

Confiabilidade 

Os Correios são uma instituição estatal com uma longa história de operações confiáveis. Esse fato proporciona aos seus clientes uma sensação de segurança ao comprar no seu negócio, já que eles sabem que seus produtos serão entregues de maneira confiável e em boas condições. 

Variedade de serviços 

A instituição oferece uma ampla gama de serviços que atendem a diferentes necessidades de envio de uma loja online. Entre eles, os que mais se destacam são os serviços expressos, serviços econômicos, a entrega de correspondências, a logística reversa e muitos outros. Você fica livre para escolher o serviço que melhor se adapta às demandas do seu negócio

Flexibilidade de entrega 

Os Correios oferecem opções de entrega domiciliar, em agências e em caixas de correio, o que oferece flexibilidade para os clientes escolherem a opção mais conveniente para eles. Esse fator pode aumentar a satisfação de quem compra na sua loja, já que eles têm total controle sobre quando e como receberão seus pedidos. 

Rastreamento facilitado 

As ferramentas de rastreamento que os Correios fornecem permitem que tanto você quanto seus clientes acompanhem o status e o progresso das entregas em tempo real. Essa solução ajuda a melhorar ainda mais a transparência — e a confiabilidade — das operações de envio, já que permite que as pessoas saibam exatamente quando podem esperar para receber seus produtos. 

Logística simplificada 

O contrato da Bagy com os Correios oferece serviços de coleta de pacotes na sua empresa, o que torna todo o processo de envio ainda mais conveniente e facilitado. Isso é especialmente útil para as lojas online que têm um grande volume de pedidos.

Tarifas competitivas 

Ao estabelecer um contrato com os Correios, você pode contar com tarifas especiais que são geralmente mais competitivas do que enviar pacotes por conta própria. Essa vantagem pode ajudar a reduzir os seus custos de envio — e, potencialmente, aumentar a lucratividade do seu negócio. 

Entregas seguras 

Os Correios contam com procedimentos bastante rigorosos para garantir que os pacotes da sua loja sejam entregues com total segurança. Isso inclui a verificação de identidade do destinatário e o recolhimento de assinatura para garantir que os produtos cheguem às mãos certas

E agora que você descobriu que a Bagy tem contrato com os Correios, já pode pensar em disponibilizar essa opção de envio para os seus clientes, não é mesmo? Enviar produtos pela estatal é seguro e oferece diversos benefícios.

Explore as soluções da plataforma para otimizar os seus envios e melhore a experiência do cliente, aumente a confiança na sua marca e garanta que os produtos cheguem com segurança aos destinatários!  Conheça a Bagy e faça a sua loja online!

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Por Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

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