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E-commerce

SmartHint: conheça a ferramenta de recomendações e busca inteligente para e-commerce

Imagem ilustrativa de SmartHint

Veja o que você irá encontrar neste artigo

SmartHint é uma ferramenta de recomendações personalizadas e busca inteligente para e-commerce, que você pode integrar com a sua plataforma de vendas. Os recursos do sistema geram mais conversões, aumentam o ticket médio e fidelizam os clientes.

Sites de e-commerce contam com diversas ferramentas para gerar mais vendas online, como o Jivochat, que já apresentamos aqui. Neste artigo, vamos falar sobre a SmartHint, um sistema de recomendações online e busca inteligente para lojas virtuais.

A ferramenta traz sugestões de produtos em vitrines personalizadas para os clientes, com base nas suas preferências, interações online e histórico de compras. Além disso, oferece aos clientes um sistema de busca inteligente, para que encontrem os produtos facilmente. Tudo isso é feito com recursos de inteligência artificial, que tornam a ferramenta mais eficiente.

A seguir, vamos apresentar a SmartHint e mostrar como essa ferramenta pode ajudar o seu e-commerce a vender mais e conquistar seus clientes. Acompanhe!

O que é o SmartHint?

SmartHint é uma ferramenta de recomendações personalizadas e busca inteligente para e-commerce. Trata-se de um sistema baseado em inteligência artificial que capta dados sobre os consumidores, aprende sobre eles e otimiza a experiência de compra online.

Para cada cliente, a ferramenta pode sugerir produtos em vitrines personalizadas e no sistema de busca com base no seu histórico de compras, navegação e interações. Dessa maneira, eles recebem recomendações de itens que têm mais chances de gostar e comprar. Além disso, o sistema de busca se torna mais eficiente ao aprender sobre os comportamentos de clientes.

A ferramenta oferece ainda recursos de criação de hotsites, focados na conversão de ofertas específicas, além de pop-ups de retenção, que aparecem para os clientes na hora certa e aumentam as conversões.

Como funciona?

Os recursos da SmartHint se baseiam em inteligência artificial. É por meio do aprendizado sobre os comportamentos dos usuários que o sistema aprimora suas recomendações e refina seu sistema de busca.

O aprendizado automático de máquina (machine learning) é uma tecnologia de IA que permite aprender continuamente e melhorar as interações entre humanos e máquinas. Para isso, não precisa que uma pessoa fique configurando os robôs — é preciso apenas abastecer o sistema com dados para que ele construa seu conhecimento sozinho.

Então, a cada visita e interação no site, o sistema capta dados personalizados dos usuários e aprende um pouco mais sobre eles. Assim, as recomendações de produtos se tornam cada vez mais precisas e atingem exatamente os gostos e interesses dos clientes.

Com esse aprendizado sobre os consumidores, o sistema de busca também se torna mais eficiente. A ferramenta pode corrigir erros de digitação, sugerir itens relacionados e personalizar os resultados. Enquanto o usuário digita, sugestões de busca já aparecem. Por meio da tecnologia de processamento de linguagem natural (NLP), é possível entender tudo o que os usuários digitam.

E se a pessoa não sabe como pesquisar o que quer encontrar? Pode fazer pesquisas no site por cor, com a voz ou até usando imagens. A visão computacional, outra tecnologia de IA, permite que o computador enxergue como uma pessoa e transforme imagens em textos ou textos em imagens para aprimorar as respostas aos usuários.

A SmartHint é boa?

A SmartHint oferece uma ferramenta poderosa para aumentar as conversões no e-commerce. Por meio de recomendações online e buscas inteligentes, você oferece uma melhor experiência de compra na sua loja virtual e conquista os consumidores, que querem praticidade e agilidade na hora de comprar pela internet.

Se você ainda está na dúvida se a SmartHint é boa, vale a pena saber que a ferramenta foi criada por uma empresa de Curitiba, que foi premiada como a melhor startup para varejo pelo Latam Retail Show em 2018.

Além disso, em 2021, a ferramenta foi adquirida pela Magazine Luiza. Isso demonstra também a reputação da marca no mercado, já que ganhou a atenção e a confiança de um dos gigantes do varejo no Brasil.

Como a SmartHint torna o varejo mais inteligente?

As lojas virtuais costumam oferecer uma infinidade de produtos aos consumidores. Mesmo as lojas de nicho dispõem de uma grande variedade de itens, porque não têm uma limitação física para exibir seus produtos.

Opções para os clientes não faltam — porém, às vezes é difícil conseguir encontrar os produtos que a gente quer, não é mesmo?

Então, o segredo da SmartHint é este: facilitar e otimizar a experiência de compra do consumidor online. O sistema funciona como um vendedor de loja que sabe o que o cliente gosta e dá sugestões pertinentes para as suas compras.

Mas não pense que é aquele vendedor inconveniente: as sugestões aparecem na hora certa, com a abordagem certa. A intenção é melhorar a experiência do cliente não só para que ele compre aquele produto, mas também para que volte mais vezes. Por isso, o sistema precisa ser eficiente e relevante — e é por isso que a SmartHint tem se destacado no mercado.

Como acontece a combinação entre dados comportamentais e Inteligência Artificial?

Toda vez que um usuário acessar a sua loja virtual, o sistema da SmartHint vai coletar dados sobre a sua navegação. A ferramenta vai captar, por exemplo, quais páginas de produtos a pessoa visitou, quais itens colocou no carrinho e quanto gastou na compra.

A partir desses dados, o sistema de IA começa a aprender sobre aquele usuário: qual o seu gênero, do que ele gosta, quais são suas categorias de produtos preferidas, entre outras informações. A cada visita, mais dados são coletados, e mais o sistema aprende.

Então, com esses dados armazenados e processados, a sua loja pode fazer recomendações mais inteligentes para os consumidores e aprimorar as buscas no site, de maneira que otimizem as compras na sua loja e melhorem a experiência.

Quais as principais funcionalidades do sistema?

Agora, vamos explicar melhor as funcionalidades do sistema. As vitrines de recomendação e a busca inteligente são os principais recursos da SmartHint, mas os hotsites e os pop-ups de retenção tornam a ferramenta ainda mais poderosa. Conheça melhor:

Vitrines de recomendação

As vitrines de recomendação são uma das principais funcionalidades da SmartHint. Trata-se de um box, inserido nas lojas virtuais por meio de um código, que exibe sugestões de produtos aos clientes com base nos seus dados comportamentais.

Em tempo real, o sistema de inteligência artificial coleta e analisa dados para fazer recomendações personalizadas para cada usuário. O sistema considera ainda a popularidade dos produtos, os lançamentos, além de indicar itens de maior valor ou substitutos que aumentam o ticket médio. 

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Busca inteligente

O sistema de busca inteligente da SmartHint ajuda os clientes a encontrarem o que querem e o que mais gostam. A ferramenta corrige a escrita, entende o que os usuários querem dizer e já fazem sugestões à medida que a pessoa digita.

Além disso, a busca inteligente permite fazer pesquisas por cor, por voz e por imagem, por meio de tecnologias de inteligência artificial. Dessa maneira, mesmo que o usuário não saiba quais palavras usar para pesquisar, pode interagir de outras formas com o sistema de busca.

Interface gráfica do usuário, Site

Descrição gerada automaticamente

Hotsites

Os hotsites da SmartHint são páginas de ofertas focadas na conversão e com diversos recursos customizáveis. Você pode selecionar produtos para uma campanha de Dia das Mães ou Black Friday, por exemplo, e destacá-las em um hotsite. Dessa forma, você não precisa pagar por mais um domínio ou hospedagem de outro site.

Além disso, os hotsites também podem apresentar ofertas e recomendações personalizadas para cada cliente. Assim, você pode aumentar as conversões e o ticket médio das campanhas de vendas.

hotsite

Pop-ups de retenção

Os pop-ups de retenção são banners que aparecem na tela dos clientes em momentos estratégicos. Eles podem estimular que o cliente volte ao site (“não vá embora”) ou podem ainda ativar uma promoção relâmpago para fazê-lo comprar logo ou voltar para o carrinho abandonado.

Dessa forma, os pop-ups de retenção ajudam a gerar mais conversões, aumentar a retenção de visitantes e diminuir os carrinhos abandonados.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo

Descrição gerada automaticamente

Quais os benefícios do uso do sistema SmartHint?

Afinal, o que a ferramenta pode trazer de benefícios para o seu negócio? Será que vale a pena investir na SmartHint? Vamos ver agora as principais vantagens para quem utiliza a ferramenta:

Crescimento das conversões

A SmartHint promete um aumento de até 30% nas conversões das lojas virtuais. Isso tende a acontecer porque o sistema faz recomendações relevantes para os clientes, além de facilitar as buscas no site e otimizar a experiência de compra como um todo.

Dessa forma, os clientes encontram mais facilmente o que querem e podem finalizar a compra com mais agilidade, o que é essencial para aumentar as conversões.

Aumento do ticket médio

Ao fazer recomendações de produtos e sugestões de busca mais inteligentes, você aumenta as possibilidades de compra dos clientes.

Eles podem querer comprar um determinado produto, mas, se você aparecer com uma recomendação relevante, o cliente pode adicionar itens ao carrinho ou substituir por itens de maior valor. Portanto, é uma chance de aumentar o ticket médio da sua loja virtual.

Integração com diversas plataformas de e-commerce

É possível instalar a SmartHint em mais de 35 plataformas de e-commerce. Então, provavelmente você utiliza uma plataforma para a sua loja virtual que já oferece integração com a ferramenta.

A BagyPro, plataforma de e-commerce com soluções completas para lojistas, oferece a integração com a SmartHint. Conheça aqui todas as integrações da BagyPro.

Redução da burocracia para instalação

É fácil instalar a SmartHint na sua loja virtual. Você não precisa baixar nada para o computador ou celular — você só precisa criar contas no BagyPro e na SmartHint e conectá-las para integrar os dados.

Depois, é preciso inserir os códigos das vitrines personalizadas da SmartHint no seu site, para que as recomendações apareçam na interface da loja. Mais adiante vamos mostrar as orientações para isso.

Resultados instantâneos

Após instalar a SmartHint na sua loja virtual, os resultados já começam a aparecer. Os usuários já passam a visualizar as vitrines de recomendações personalizadas, a busca já se torna mais inteligente, e você já pode usar os pop-ups de retenção e hotsites para potencializar as vendas.

É claro que, com o tempo, o sistema aprende mais sobre os usuários e se torna mais eficiente. Mas os resultados já começam a aparecer logo após a instalação do sistema.

Inovação para os seus clientes

Além das vantagens que explicamos acima, existe ainda um grande diferencial para quem utiliza a SmartHint: você oferece uma experiência inovadora para os clientes.

Além de melhorar a experiência de compra, você também fortalece a sua imagem e reputação no mercado, já que torna a sua loja mais profissional e diferenciada.

Como começar a usar o SmartHint?

Para usar a SmartHint, a ferramenta precisa ser integrada à plataforma de e-commerce que você utiliza.

O primeiro passo para isso é criar uma conta na SmartHint. Confira no site as opções de planos, que partem do preço de R$ 400/mês para sites com até 200 mil visualizações de página. Você pode solicitar uma demonstração antes de assinar a ferramenta.

Quando já estiver com a sua conta ativa, é necessário configurar a integração da SmartHint com a sua plataforma de e-commerce. Quem tem conta no BagyPro deve acessar sua conta na SmartHint e selecionar a parceira Dooca Commerce para copiar os dados de instalação, que devem ser posteriormente colados na área de aplicativos do BagyPro.

Além disso, é preciso inserir o código HTML das vitrines da SmartHint nas páginas da loja virtual, de maneira que elas apareçam para os clientes. Para isso, você precisa personalizar o tema com uma nova seção, em que você vai adicionar o código das vitrines.

Se você tem um e-commerce, certamente quer ver as vendas aumentarem, não é? Então, é importante contar com ferramentas que potencializem os resultados do seu negócio. A SmartHint é uma dessas ferramentas ideais para aumentar as vendas e fidelizar os seus clientes.

Se você quer aproveitar o melhor da SmartHint na sua loja virtual, aproveite para usar a Bagy, a plataforma mais moderna do mercado. Escolha o plano ideal para o seu negócio e comece a vender para todo o Brasil!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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