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Como criar um quiz para Instagram: passo a passo e dicas!

Descubra tudo sobre o quiz para Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

É importante saber como criar um quiz no Instagram para aumentar a interação com a sua audiência e coletar dados importantes. Embora seja frequentemente usado como uma brincadeira dentro da rede social, os testes podem ser um grande instrumento para entender melhor o seu cliente e engajar o seu público.

Fazer postagens atraentes, divertidas e relevantes com consistência é fundamental para ter sucesso dentro das redes sociais. Entretanto, seus resultados podem ser ainda melhores com a ajuda de recursos simples, mas muito poderosos. É o caso do quiz para Instagram.

Inspirado no antigo Snapchat, os Stories são uma das grandes atrações da plataforma, pois permite que os usuários acompanhem o dia a dia de pessoas e de marcas. Como se isso já não fosse suficiente para promover um enorme engajamento, a rede social tem apresentado novos recursos para aumentar a interação do público.

Os quizzes do Instagram permitem que seus seguidores expressem opiniões e sugestões sobre o seu negócio, criando um diálogo direto com a sua empresa. E isso de uma forma leve e descontraída, que se encaixa perfeitamente no perfil deste canal.

Agora, chega aqui: você sabe como criar um quiz dentro do Stories? Não? Sem problemas! Nas próximas linhas explicamos tudo sobre o assunto, com passo a passo e dicas para criar testes e enquetes criativas no Instagram! Vamos lá?

O que é quiz para Instagram?

Um quiz é um jogo de questionário que consiste em avaliar os conhecimentos de alguém sobre um determinado assunto. É exatamente essa a proposta do quiz do Instagram, que é apenas mais um sticker que você pode adicionar ao seu Story, como a caixinha de perguntas, a música, a localização e os links.

O diferencial do quiz é que ele funciona como uma prova rápida, porém divertida. É um conteúdo que chama a atenção do usuário e o faz parar para pensar por um momentinho. Se você já fez enquetes para a sua loja no Instagram, saiba que os quizzes funcionam basicamente da mesma forma, mas tem uma resposta certa pré-definida.

O melhor de tudo é que a ferramenta é extremamente simples, tanto para o lojista que a cria, quanto para o consumidor que participa da brincadeira ou da pesquisa. Como você verá, são necessários pouquíssimos cliques no aplicativo para criar um quiz no Instagram, mas antes precisamos entender o porquê de utilizar esse recurso em uma estratégia de marketing.

Qual a importância do quiz para Instagram?

O Instagram perde para a concorrência em número de usuários e em volume de conteúdo postado. Entretanto, quando o assunto é engajamento, ele é o grande líder mundial. Essa é a conclusão de um estudo realizado pela consultoria SocialBakers, que ilustra o grande sucesso da rede social, especialmente nos negócios.

Apesar da boa notícia, é importante entender que esse engajamento não acontece naturalmente, e dado o maior uso de estratégias de conteúdo por lojistas e vendedores, torna-se cada vez mais necessário variar a sua abordagem para continuar na mira dos seus consumidores.

O quiz é uma ferramenta muito interessante nesse sentido, pois convida seu público a participar ativamente da postagem e do seu desfecho (caso o seu objetivo seja melhorar algum ponto do empreendimento, por exemplo). Além disso, essa é uma grande tendência e várias empresas já utilizam esse recurso. Você não vai querer ficar para trás, não é?

Como criar um quiz para Instagram?

Hora do nosso passo a passo. A seguir, você aprende como criar um quiz para Instagram em apenas três etapas. Lembrando que você pode usar esse recurso para complementar outras ações. Se você já faz enquetes para a sua loja de roupas no Instagram, pode usar o quiz para saber se o seu público realmente entende de moda, por exemplo. 

Siga a leitura para entender melhor!!

1. Crie um Story no Instagram

Naturalmente, a primeira coisa a fazer é criar uma publicação no seu Stories. É nela que você adicionará o seu quiz. Como você já sabe, basta acessar o seu perfil, clicar em “+” e, em seguida, em “Story”.

Você precisará usar uma imagem da galeria do seu celular ou tirar uma foto. Escolha algo que seja coerente ou aposte em um fundo padronizado. Só tome cuidado para que a imagem não ofusque o seu quiz, que deve ser o foco do seu conteúdo.

2. Adicione o stiker Teste

Clique no ícone da figurinha ou arraste para cima para ter acesso ao menu de opções do Instagram. O stiker Teste geralmente está disponível logo na primeira tela, sempre precisar rolar a página. É só clicar.

3. Configure o seu quiz

Ao selecionar o stiker, ele surgirá na tela de edição do seu Story. Basta clicar sobre os campos para adicionar a pergunta e as respostas. A ferramenta só permite adicionar quatro opções e a correta deve ser selecionada pela letra.

Para finalizar, clique em Concluir. Caso a sua pergunta ultrapasse o limite de caracteres permitido, basta adicionar um texto sobre o teste.

Você também pode adicionar outro quiz no mesmo Story, se desejar. Basta adicionar outro sticker de Teste e organizar os dois na tela. Depois é só compartilhar e concluir! Muito simples, não é?

Quais tipos de perguntas podem ser feitas?

Agora que você sabe como criar, é hora de descobrir quais perguntas fazer em um quiz do Instagram. Essa dúvida é bastante comum, pois esses testes são popularmente feitos por influenciadores pedindo para seus seguidores acertarem informações pessoais.

E para as empresas? Que tipo de pergunta colocar no quiz do Stories? Temos algumas sugestões para você. Confira!

Destaque os atributos da sua marca

Sem modéstia, vai. É sempre bom lembrar o seu público dos aspectos em que a sua empresa é realmente boa, como atendimento, site, rapidez na entrega etc. Veja alguns exemplos:

  • Qual marca te atende na mesma hora quando você chama no Instagram? — Respostas: sua marca, outra;
  • Adivinhe quantos clientes satisfeitos a nossa loja já fez este ano! — Respostas: 100, 500, 1000 et;
  • Adivinhe o que nossos clientes mais amam na nossa loja! — Respostas: preço baixo, entrega rápida, atendimento espetacular etc.

Aguce o interesse do seu público em promoções

Essa é uma ótima forma de chamar a atenção dos seus seguidores para promoções e até economizar algum dinheiro com anúncios. A ideia aqui é fazer o seu público adivinhar algum benefício que pode receber no momento ou no futuro. Veja alguns exemplos:

  • Hoje, você tem um motivo a mais para comprar na nossa loja. Adivinhe qual é! — Respostas: desconto, cupom de desconto, frete grátis etc;
  • Descontos exclusivos em um dos nossos canais de venda. Em qual deles será? — Respostas: site, Instagram, Shopee etc;
  • Chuta o desconto que vamos dar no nosso produto, mas só para quem confirmar a compra hoje! — Respostas: 20%, 30%, 50% etc.

Teste os conhecimentos do público sobre seu nicho

Será que os seus seguidores no Instagram realmente estão por dentro do conhecimento e dos principais acontecimentos do seu segmento? Você pode testar isso usando o quiz, e a interação pode ser bem rica e divertida. Veja alguns exemplos:

  • Qual a marca de smartphone que mais vendeu produtos no Brasil no ano passado? — Respostas: Samsung, Apple, Xiomi etc;
  • Qual cor de bolsa mais combina com esse look (foto de modelo). Cuponzinho de desconto para quem acertar! — Respostas: vermelha, preta, parda etc;
  • Por que você deveria comprar semijoias em vez de bijuteria? — Respostas: melhor custo-benefício, maior durabilidade, muito mais bonitas, todas as opções acima.

Faça promoções divertidas usando o quiz

Os quizzes também podem tornar campanhas promocionais mais divertidas e engajadas. Nesse tipo, porém, vale caprichar ainda mais na criatividade. Veja algumas sugestões:

  • Adivinhe o código do cupom e ganhe 20% de desconto na sua compra, os cupons são limitados! — Respostas: 20OFF, QUERODESCONTO, OFERTA20 etc;
  • Começa com S, você não sabe viver sem e está em promoção na nossa loja!— Respostas: Sapo, Suco, Sapato etc;
  • Quanto você quer pagar pelo frete? A resposta certa é o valor que estamos cobrando no nosso site! — Respostas: R$12, R$20, R$25, Nada, frete grátis.

Aproveite para conhecer melhor a sua audiência

Você sabe que estudar a sua audiência é fundamental para ter bons resultados de marketing, certo? Quanto melhor você conhece o seu público, mais fácil é ajudar a sua comunicação, produzir conteúdos relevantes e oferecer benefícios que, de fato, interesse os seus potenciais clientes.

Embora os quizzes sejam mais indicados para fazer testes, propriamente ditos, eles funcionam perfeitamente para avaliar o conhecimento e as opiniões dos seus seguidores. Outra sugestão é utilizar esse espaço para verificar a percepção dos seus clientes sobre a operação do seu negócio. Alguns exemplos de feedback que você pode coletar:

  • Deu tudo certo na entrega do seu produto? — Respostas: sim, demorou muito, não fui bem atendido, não gostei do produto;
  • O que é mais importante para você em uma compra online? — Respostas: frete grátis, envio rápido, descontos, variedade de produtos;
  • O quão satisfeito você está com os conteúdos que postamos por aqui? — Respostas: eu adoro, quase não vejo, não gosto, tanto faz.

Lembre-se que nos quizzes, ao clicar na resposta certa surge uma pequena animação com confetes estourando. Embora em pesquisas, escolher uma resposta certa seja irrelevante, é preciso tomar cuidado para não causar confusão no usuário.

Observe que no último exemplo citado, o mais recomendável é marcar a primeira resposta (eu adoro) como correta para acionar a animação. Se a comemoração virtual surgir na resposta “não gosto”, gera-se um estranhamento que vai ao contrário daquilo que a sua empresa pretende obter com o estudo.

Como saber quem respondeu certo o quiz?

Para acompanhar os resultados do quiz no Instagram, é só rolar a tela para cima no Story onde você inseriu o teste. No topo, você verá um balanço com o número de respondentes para cada uma das respostas que apresentou e abaixo os perfis de quem respondeu e de quem apenas visualizou.

Você pode usar esses resultados de diversas formas, inclusive entrando em contato com quem respondeu corretamente para oferecer algum benefício. Essa é outra possibilidade que esse recurso oferece, além de apenas entreter a sua audiência.

Outra possibilidade é divulgar esses dados em uma nova publicação, caso revelar os resultados faça parte da sua estratégia. Essa é também uma forma de comprovar quem respondeu corretamente e quem interagiu primeiro na postagem para esclarecer eventuais contestações (como no caso de promoções).

Como analisar as respostas e obter insights a partir delas?

Como você pôde perceber, os quizzes também funcionam para fazer pesquisas, embora o stiker ideal para esse fim sejam as Enquetes, que oferecem basicamente os mesmos recursos e geram interações semelhantes.

De qualquer forma, é possível fazer muitas análises a partir desses resultados, como medir a performance de promoções e benefícios oferecidos ao público. Naturalmente, quando as pessoas se interessarem mais, você verá um maior número de respondentes e, possivelmente, um maior número de respostas certas.

Você também pode avaliar a qualidade das suas chamadas e dos seus conteúdos observando esses parâmetros, bem como o nível de entendimento e interesse do seu público no mercado. Caso os consumidores ainda tenham muitas dúvidas sobre a área, essa é uma oportunidade de a sua marca se posicionar como uma grande educadora, apresentando conteúdos relevantes que ajudem a amadurecer o seu consumidor e aumentar as suas chances de compra.

Agora você já sabe como criar um quiz no Instagram e as vantagens de usar esse pequeno recurso na sua divulgação dentro dessa poderosa rede social. Só não vale postar testes de forma aleatória, sem montar um planejamento profissional, eim? Leve sempre em consideração as melhores datas do ano para engajar seu público e vender muito mais!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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