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E-commerce

Confira algumas propagandas criativas para se inspirar e melhorar a divulgação da sua loja

Por Jessica Azevedo

2 anos atrás
Imagem ilustrativa de propagandas criativas

A forma como uma marca promove os seus produtos também pode ser um diferencial para que o negócio se destaque e, por isso, conferir alguns exemplos de anúncios e propagandas criativas pode ser uma forma interessante de se inspirar e criar uma comunicação ainda mais eficiente.

Você já ouviu falar em marketing experiencial? Se trata de criar experiências para os seus clientes. Ou seja, um anúncio não é feito apenas para promover um produto ou serviço, mas para criar algo diferente e inovador, resultando em diferentes sentimentos e emoções dos consumidores. O que acha de conferir propagandas criativas que exploram esse conceito?

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo com várias opções para você se inspirar e construir experiências ainda mais atrativas para os seus clientes. Quer saber quais são? É só continuar a leitura deste artigo para saber como a sua loja pode se comunicar ainda melhor!

Qual a importância de ser criativo nas propagandas?

Em um mercado tão concorrido, é fundamental pensar em maneiras de diferenciar a sua marca dos concorrentes e uma das formas de se fazer isso é a partir da divulgação dos seus produtos e serviços. Um anúncio semelhante aos dos seus concorrentes não vai criar uma experiência diferente para os seus clientes.

Sendo assim, é essencial encontrar formas de se comunicar de maneira eficiente com o seu público, aumentando as chances de criar uma conexão com a sua marca. Muitas vezes uma propaganda criativa pode acabar gerando um retorno que você nem esperava, aumentando o seu alcance e até mesmo as suas vendas.

Exemplos de propagandas criativas para você se inspirar:

Mas, afinal, quais propagandas criativas podem servir de inspiração para a sua loja? Confira!

Sensodyne e o sorvete de pregos

Um problema que atrapalha muita gente é a alta sensibilidade nos dentes e a Sensodyne sempre tenta apresentar esse assunto com propagandas criativas em seus anúncios. Como? A partir da relação desse incômodo com problemas que seriam muito maiores, mas que podem simbolizar o que seria essa situação desconfortável em cada mastigada.

O sorvete, por exemplo, pode ser bastante incômodo, já que é gelado demais para quem tem dentes sensíveis. A Sensodyne utilizou pregos em um sorvete mordido para demonstrar, de forma exagerada e lúdica, como pode ser ruim para quem sofre com a alta sensibilidade apenas tomar um sorvete.

Adidas e o emoji invisível

Esse anúncio da Adidas, além de criativo, mostra como é importante trabalhar também com as plataformas que você utiliza para promover a sua marca. A empresa de artigos esportivos fez uma publicação no Twitter apresentando o seu modelo novo, que fica iluminado quando está no escuro e estimulou os usuários da rede social a utilizarem o recurso de modo escuro.

Ou seja, a publicação na versão clara do Twitter aparecia sem nenhum emoji, mas, quando o modo escuro era ativado, o emoji com o tênis surgia. Ou seja, fazendo uma relação direta com o produto que estavam vendendo. Mais do que ser um destaque criativo, esse anúncio ajudou a aumentar ainda mais o alcance do produto, impactando também as suas vendas.

Johnson & Johnson Brasil e o autocuidado

O câncer de mama ainda é uma das doenças que mais atingem brasileiras e, por isso, marcas que atuam nesse segmento devem estimular o autocuidado, um exame que cada pessoa pode fazer diariamente. A Johnson&Johnson Brasil entendeu a importância e investiu em conteúdos relevantes para as suas redes sociais ensinando a executar o autocuidado.

Utilizando o filtro no Instagram, a J&J facilitou o entendimento de um assunto sério e tornou ainda mais fácil a realização desse exame por cada mulher. Mais um exemplo de como as marcas devem entender melhor os recursos que estão disponíveis em cada rede social e, a partir disso, construir estratégias específicas para cada uma delas.

Chupa Chups e o pirulito sem açúcar que não atrai as formigas

Um dos grandes problemas para o mercado de balas e guloseimas é a quantidade de açúcar que os produtos têm em sua composição, não é mesmo? Especialmente por lidarem com um público bastante infantil, as empresas do segmento buscam se diferenciar com produtos com menos açúcar e a Chupa Chups fez isso de forma divertida.

Em vez de criar uma peça sem graça apenas repetindo uma informação pouco atrativa, a marca mostrou um dos seus pirulitos caídos no chão e um caminho de formigas passando ao lado do alimento sem demonstrar nenhum interesse. Assim, de forma descontraída e bastante criativa, conseguiu passar uma mensagem importante e pouco chamativa.

Colgate e o morango sem sementes

Para quem gosta de comer frutas, um dos principais problemas após a refeição é a higiene bucal, não é mesmo? Especialmente aqueles itens com pequenas sementes, que podem ficar entre os dentes e serem difíceis de serem retiradas dali. Muitas vezes nem mesmo escovar vai resolver o problema e foi isso que a Colgate mostrou nesse anúncio.

A peça mostra o morango (e também um kiwi em outro conteúdo) com todas as sementes caídas ao lado. A realidade, porém, é que essa fruta não existe e, para isso, a solução que a Colgate oferece é o seu fio dental. Novamente um exemplo de propaganda criativa, que aposta em conteúdos divertidos para abordar assuntos pouco atrativos.

Pepsi e a alfinetada na concorrente

Uma das propagandas mais icônicas da publicidade foi produzida pela Pepsi e tinha como principal objetivo alfinetar a concorrência: a Coca-Cola. Explorando uma data marcante, o Halloween, nos Estados Unidos, a empresa de refrigerantes colocou uma das suas latas com uma capa vermelha com o símbolo da concorrente, simulando uma fantasia de terror.

O mais interessante desse anúncio foi que a Coca-Cola decidiu agir rapidamente e investiu em uma resposta com uma peça similar. Utilizando a mesma imagem da lata da Pepsi coberta com uma capa vermelha, a Coca-Cola criou um texto diferente, falando que todo mundo quer ser um super-herói no Halloween, uma resposta em alto nível para a concorrente.

Heinz e o ketchup com tomate de verdade

Com o passar do tempo, as grandes empresas que produzem alimentos buscam atrair mais consumidores em potencial mostrando a qualidade dos seus produtos. Deixando os itens mais industrializados de lado e focando em alimentos de verdade. No caso dos ketchups, o tomate é a matéria-prima e a Heinz sempre tenta mostrar esse lado dos seus produtos.

Com um tomate fatiado formando a embalagem tradicional da marca, a Heinz mostra que o seu produto se diferencia da concorrência, utilizando tomate de verdade para entregar um produto saboroso para os seus consumidores. Um exemplo de propaganda criativa que cria uma conexão com o seu público-alvo sem precisar de muitos investimentos.

KelOptic e a visão clara de Van Gogh

Van Gogh é um dos pintores mais famosos e conhecidos no mundo e um dos principais artistas dentro do movimento pós-impressionismo. Os seus traços marcantes também eram característicos, o que foi uma sacada da KelOptic, uma marca que produz óculos e lentes. A proposta do anúncio, então, foi deixar o impressionismo pelo realismo a partir das suas lentes.

A peça do Van Gogh é exibida como se estivesse em um museu e a região em que o óculos está posicionado oferece uma visão mais realista, “corrigindo” os traços característicos das obras do pintor. Assim, de forma bem-humorada, a KelOptic exibe a qualidade dos seus produtos dentro de um mercado tão engessado e sem tantos diferenciais.

Nissan e os pôneis malditos

Outra propaganda criativa que fez bastante sucesso recentemente foi o anúncio da Nissan e os famosos “pôneis malditos”. Um carro quebra na estrada e o motorista, ao verificar o motor, acaba se deparando com vários pôneis dançando e cantarolando. A ideia era mostrar que aquele veículo não contava com a potência (medida em cavalos) que o Nissan Frontier.

O veículo anunciado pela Nissan tinha como principal característica justamente a força e potência em cavalos, proporcionando uma experiência ideal para o off-road. Assim, saindo completamente do roteiro habitual de conteúdos de anúncios automobilísticos, a marca teve um grande alcance com os pôneis malditos e uma música que ficou na memória do público.

Como utilizar esses exemplos de propagandas como inspirações?

Acima mostramos uma série de anúncios, não é mesmo? As propagandas criativas são de diferentes marcas, que anunciam os mais diferentes produtos e se comunicam com os seus variados públicos de maneira eficiente. Ou seja, a criatividade não tem limites ou mesmo barreiras e a sua loja também pode aproveitar esses benefícios.

Uma dica para fazer isso é usar esses exemplos como inspiração, entendendo quais são os elementos que podem ser explorados e como até mesmo uma ideia pouco usual pode acabar se tornando uma grande sacada. O mais importante é entender mais sobre os seus clientes e utilizar um tom de voz que faça sentido com o seu público.

Veja o que você irá encontrar neste artigo

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Por Jessica Azevedo

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

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