A propaganda de um produto é uma forma de apresentar um produto para seus clientes ou potenciais clientes. Seu principal objetivo é demonstrar diferenças entre o produto e seus concorrentes, induzindo o público à compra.
Seu negócio está aberto, seu estoque está montado e seus futuros clientes estão por aí, esperando pela sua oferta. Eis, então, que surge a dúvida: como divulgar meus produtos?
Bem, existem inúmeras formas de fazer isso. No passado, os jornais, panfletos e comerciais em rádio e TV eram o foco da comunicação das empresas. Agora, é a internet e suas ferramentas, especialmente as redes sociais, as grandes estrelas desse trabalho.
É importante destacar, porém, que toda forma de divulgação é válida: do tradicional “boca a boca” às atuais parcerias com influenciadores digitais que geram grandes resultados atualmente, por exemplo.
Entretanto, o que define um trabalho profissional continua sendo uma coisa só: planejamento!
Neste post não só esclarecemos tudo sobre a propaganda de produtos, como apresentamos, também, as melhores estratégias para você colocar em prática no seu negócio. Bora conferir?
Por que a propaganda de produtos é importante?
Não adianta ter o melhor produto ou a melhor oferta do mundo para oferecer se ninguém faz ideia que ela existe, concorda? É preciso aparecer! Mas não só isso. O grande segredo é aparecer do jeito certo e para as pessoas certas.
Quando falamos em propaganda de produtos, logo vem à mente a vitrine de uma loja ou aquele anúncio tradicional de e-commerce com uma foto e uma longa descrição. Tudo isso funciona, mas é possível ir mais longe.
Cada campanha ou anúncio que você faz é uma oportunidade de apresentar o estilo, os valores e os ideais da sua marca. E dessa forma, essas ações passam a contribuir para o seu negócio como um todo e não apenas para um produto ou serviço específico.
Sendo assim, a propaganda tem o papel de nos ajudar a vender mais, mas também é um poderoso instrumento para ganhar credibilidade e força no mercado, fazendo com que as suas vendas aconteçam de uma maneira cada vez mais fácil.
Quais os tipos de propaganda de produtos?
Para entender melhor as propagandas de produtos, é importante conhecermos os seus principais tipos. De maneira resumida, são elas:
- propaganda informativa: seu objetivo, como o próprio nome diz, é tornar pública alguma característica ou alguma novidade sobre um produto, bem como gerar algum tipo de conscientização relacionada;
- propaganda persuasiva: que trabalha a empatia e as emoções, assim como elementos visuais, perceptivos e psicológicos para convencer o cliente;
- propaganda de lembrança: seu objetivo é estimular o cliente a repetir a compra, geralmente oferecendo alguma vantagem;
- propaganda de reforço: com foco no pós-venda, busca reforçar na mente dos clientes que eles fizeram uma boa escolha e devem continuar comprando.
Como divulgar meus produtos?
É hora de conferir algumas estratégias matadoras para arrasar na divulgação dos seus produtos!
Estimule o “boca a boca”
A famosa propaganda boca a boca, quando a divulgação é feita de maneira espontânea pelas pessoas que falam sobre sua marca, é também chamada de buzz marketing, e é incrivelmente poderosa. Além de ser gratuita, ela se propaga rapidamente e aumenta muito a confiança do público no seu negócio.
A primeira coisa que você deve fazer para ser bem falado é oferecer um excelente atendimento ao seu público. No entanto, saiba que oferecer pequenos brindes, mimos ou alguma vantagem capaz de surpreender as pessoas na hora da compra, também pode ajudar a estimular comentários positivos e indicações.
Faça eventos (presenciais ou virtuais)
Os eventos são uma excelente forma de se aproximar do seu público e oferecer uma experiência mais humana e marcante. Seja presencialmente ou virtualmente, você tem muito a ganhar fazendo isso, não apenas pela possibilidade de vender mais, mas também pela oportunidade de conhecer melhor as pessoas que te acompanham.
Entretanto, para funcionar, é preciso organizar tudo no longo prazo. Sua audiência deve ser informada com antecedência e é fundamental criar expectativas (que devem ser atendidas, certo?).
Faça anúncios na internet
Os anúncios são, provavelmente, a forma mais conhecida de se divulgar um produto e são essenciais em uma estratégia de marketing para lojistas. Dentro da internet, porém, esse recurso ainda é mais vantajoso, pois os custos são muito flexíveis e os anúncios podem ser segmentados com enorme precisão.
Anúncios que geram resultado devem ser breves, diretos e persuasivos. O seu grande desafio é capturar a atenção das pessoas nesse ambiente repleto de conteúdo, que é a internet. Para isso, será preciso conhecer muito bem a sua audiência e criar peças capazes de cativar essas pessoas.
Invista em Marketing de Conteúdo
E se em vez de ir atrás do seu cliente, o seu cliente viesse até você, interessado nos seus conteúdos? Esse é o princípio do Marketing de Conteúdo que consiste em publicar um grande volume de materiais em blogs e redes sociais a fim de resolver as principais dúvidas do público sobre a sua área.
Nessa estratégia, sua empresa se transforma numa educadora do seu mercado, o que contribui para a credibilidade da sua marca e, principalmente, para o relacionamento com seus clientes e futuros clientes. O segredo aqui é acertar na linguagem, ter coerência e publicar com consistência, além de, claro, criar conteúdos realmente relevantes para sua audiência.
Fortaleça o relacionamento nas redes sociais
Dentro das redes sociais, saem na frente as empresas que conseguem dialogar com seus seguidores, como se fossem verdadeiros amigos. Essas plataformas foram desenvolvidas para a interação entre pessoas e é por isso que ser muito técnico ou formal dentro delas quase nunca funciona.
O seu foco aqui deve ser o engajamento, especialmente em redes como o Instagram. Além de fazer publicações regularmente, é importante estimular interações, responder comentários com rapidez e incentivar as pessoas a compartilharem seus conteúdos.
Dê uma chance para o e-mail marketing
Há quem diga que o e-mail já não funciona para vendas, sobretudo após o sucesso incomparável das redes sociais. Mas isso é um grande equívoco. As clássicas mensagens eletrônicas não só ajudam a transformar consumidores em clientes, como oferecem diversos serviços de automatização que podem facilitar muito o seu trabalho.
A dica aqui é ser mais pessoal. As pessoas não gostam de receber mensagens genéricas que claramente foram encaminhadas a milhares de pessoas. E, claro, nada de spam! As pessoas devem autorizar o envio desse tipo de conteúdo.
Aposte em campanhas e promoções
Sim, as tradicionais campanhas e promoções continuam sendo ótimas formas de divulgar produtos. Só não vale exagerar e acabar ficando repetitivo demais. As pessoas se cansam e perdem o interesse.
Datas comemorativas ou com grande foco em vendas no varejo, como Black Friday, são ótimos momentos para fazer esse tipo de ação, pois as pessoas estão esperando por elas. No entanto, você também pode ter bons resultados em outras épocas, desde que a oferta faça sentido para sua audiência.
Como fazer o planejamento das estratégias de divulgação de produtos?
Como dito logo no início do texto, o planejamento é essencial para construir uma ação profissional e que realmente gere resultados. Naturalmente, isso deve partir das características, necessidades e objetivos do seu negócio, no entanto, alguns elementos valem para todos os empreendimentos, como:
- construção de persona: a persona é uma representação semi fictícia do seu cliente ideal que deve ser inspirada em dados reais (como dados comerciais e pesquisas de mercado);
- análise da concorrência: também conhecida como benchmarking, consiste em estudar as melhores práticas adotadas por outras empresas;
- definição de objetivos e indicadores: deixar bem claro o propósito da ação e o que indica que ela foi bem sucedida para poder monitorar e aprimorar os resultados;
- acertar no tom de voz e na linguagem: definir os aspectos que tornam o diálogo entre a sua marca e o seu público harmonioso e cativante;
- inovar: e, por fim, investir em algo inédito, algo que diferencia os produtos ou os serviços da sua empresa de todas as outras opções disponíveis.
Quais os exemplos de propagandas de sucesso?
Antes de finalizar este artigo, reunimos algumas propagandas criativas para você se inspirar na sua produção de conteúdo. Confira!
Chupa Chups
O sucesso é garantido se você conseguir dizer tudo, sem precisar de uma palavra sequer. A clássica imagem do pirulito sem açúcar da Chupa Chups, com formigas desviando do produto, é um ótimo exemplo de como passar uma mensagem apenas com uma imagem bem construída.
Nescafé
Fazendo uma brincadeira com o símbolo do sono, “z”, e sua inicial, a Nescafé também conseguiu deixar bem claro o que o seu produto oferece.
Ikea
Para alertar seus consumidores sobre o risco de não usarem os serviços da empresa na montagem dos móveis que comercializa, a Ikea combinou ilusão de ótica com muito bom humor.
Como você pôde perceber, a propaganda de produtos pode assumir inúmeros formatos, propostas e objetivos. É, por isso, que, além de criar um material de qualidade, é fundamental respeitar as características do ambiente em que se está anunciando.
Um exemplo de canal muito poderoso, mas que requer cuidados importantes na hora de divulgar é o Instagram. E, pensando nisso, preparamos um material mais do que completo sobre o assunto. Continue no blog e aprenda agora a fazer propaganda no Instagram!