Uma plataforma digital é uma ferramenta que usa a tecnologia para executar determinadas tarefas, tanto no âmbito pessoal quanto empresarial. Para as empresas, é importante contar com essas plataformas para otimizar seus processos e melhorar suas vendas.
Empresas que querem se destacar atualmente devem acompanhar o mercado digital. A todo momento, surgem novas plataformas digitais que facilitam o dia a dia, otimizam processos, geram dados estratégicos e trazem mais resultados.
Em um mundo cada vez mais conectado, as empresas que ainda não entraram na transformação digital estão ficando para trás. A tecnologia deve estar no centro das operações, por meio dessas ferramentas que são fundamentais para o sucesso dos negócios e estratégicas para as tomadas de decisões.
A seguir, você vai entender melhor do que estamos falando: o que é uma plataforma digital e como esse tipo de ferramenta pode ajudar o seu negócio. Siga conosco!
O que é uma plataforma digital?
Plataforma digital é uma ferramenta de tecnologia para dispositivos como computadores e celulares, geralmente conectada à internet, que oferece uma série de funcionalidades para os usuários. Existe uma infinidade de plataformas digitais atualmente, tanto para fins pessoais quanto empresariais.
Quando você ouve uma música no Spotify, assiste a um filme na Netflix, comenta uma foto no Instagram ou pede transporte pela Uber, está usando uma plataforma digital. Esse tipo de ferramenta serve para oferecer algum serviço ou conteúdo aos usuários.
É o que acontece também em inúmeras plataformas digitais que as empresas utilizam em suas operações, desde o atendimento ao cliente até o controle de estoque em uma loja. E não estamos falando apenas de negócios online — qualquer empresa, mesmo que tenha apenas escritório ou loja física, utiliza ferramentas digitais no seu dia a dia.
Nas empresas, elas ajudam a conectar informações e interações de diferentes partes interessadas, como lojistas, consumidores e fornecedores em plataformas de vendas online. Assim, com a troca de dados concentrada em uma plataforma, os processos se tornam mais eficientes.
Quais os benefícios de usar uma plataforma digital na sua empresa?
Plataformas digitais estão no centro da transformação digital que inúmeras empresas adotaram nos últimos anos. Principalmente durante a pandemia, muitos negócios se viram obrigados a digitalizar suas operações para atender seus clientes, ou não sobreviveriam.
Portanto, utilizar uma plataforma digital (ou várias, como acontece na realidade) é uma forma de se adaptar aos novos tempos da tecnologia. Elas trazem diversos benefícios para o seu negócio, tais como:
Aumentar visibilidade e alcance
Digitalizar as operações do seu negócio permite que você atenda clientes de qualquer lugar do país. Você pode usar plataformas digitais de marketing para ampliar o alcance da sua divulgação; de vendas, para que o seu cliente possa comprar de qualquer lugar; e de gestão, para não perder nenhuma informação.
Melhorar a experiência do cliente
Uma plataforma digital facilita muito a vida do seu cliente. Pense que a pessoa não precisa sequer sair de casa para comprar, pode comparar preços e analisar as características dos produtos com muito mais facilidade, além de finalizar a compra com mais opções de pagamento e sem ser incomodado. Uma boa experiência pode fidelizar esse cliente!
Gerar dados
As plataformas digitais têm um poder de armazenar dados que as ferramentas manuais não têm. Dados pessoais, de transações, de navegação e de interações ficam registrados nas plataformas. Dessa maneira, as empresas podem utilizá-los para atender melhor seu cliente e tomar melhores decisões estratégicas.
Otimizar processos
As plataformas digitais ajudam a automatizar tarefas que seriam realizadas manualmente. O envio de e-mails, a publicação de posts nas redes sociais e o registro de vendas de uma loja, por exemplo, passam a ser feitos nessas ferramentas. Dessa forma, os processos empresariais se tornam mais ágeis e com menos chances de erros.
Reduzir custos
Ao utilizar plataformas digitais, a tendência é economizar. Caso use uma plataforma de vendas online, você já vai economizar com o aluguel e despesas de um espaço físico. Além disso, provavelmente você vai precisar de menos gente para realizar as tarefas. Por outro lado, pode ter muito mais produtividade para aumentar o seu retorno financeiro.
Quais os tipos de plataformas digitais?
Existe uma enorme diversidade de plataformas digitais, tanto para empresas quanto para pessoas físicas. A seguir, vamos conhecer os principais tipos que encontramos hoje:
Vendas
Plataformas digitais de vendas também são conhecidas como plataformas de e-commerce. São usadas para conectar vendedores e compradores na internet. Essas plataformas oferecem uma interface da loja com o consumidor final, onde ocorrem as vendas, e outra interface com o lojista, onde ele pode fazer a gestão dos pedidos.
Marketing
As plataformas digitais de marketing digital são usadas para divulgação das marcas e relacionamento com os consumidores. É possível fazer isso por meio da produção de conteúdos, interação com os usuários e investimento em anúncios pagos. Alguns exemplos dessas plataformas são:
- Redes sociais
- E-mail marketing
- Mecanismos de busca
- Automação de marketing
- CRM (Customer Relationship Management)
- Marketing de afiliados
- Chatbots
Gestão
Plataformas de gestão servem para gerenciar negócios. Um dos tipos de plataformas digitais para isso são os sistema ERP (Entreprise Resource Planning). Esses softwares contam com diversos módulos de gestão por departamentos, como estoque, vendas, marketing, financeiro e contabilidade, integrados em um único sistema.
Existem ainda outras diversas plataformas digitais de gestão, que podem ser usadas especificamente para gerenciar projetos, redes sociais, recursos humanos e outras áreas empresariais.
Conteúdo
Plataformas digitais de conteúdo estão no nosso dia a dia. É o caso, por exemplo, das ferramentas de streaming, como Netflix e Spotify, e de plataformas de ensino à distância, que oferecem cursos online.
Interação
As plataformas digitais de interação também fazem parte do nosso dia a dia. São focadas na comunicação entre usuários, como acontece nas redes sociais (Instagram, Facebook, LinkedIn etc.) e nas ferramentas de mensagens instantâneas (WhatsApp, Messenger etc.).
Serviços
Nas plataformas de serviços, as empresas se conectam com usuários para oferecer algum serviço, de forma direta ou por meio de prestadores. Os aplicativos de mobilidade urbana, por exemplo, oferecem transporte aos usuários por meio de motoristas autônomos. O AirBnb oferece hospedagem por meio de anfitriões independentes.
10 plataformas digitais mais usadas para vendas online
Uma plataforma de e-commerce tem o poder de potencializar os resultados do seu negócio. Se você tem uma loja física e quer começar a vender online, ou se você já vende pela internet mas ainda não tem uma loja virtual, uma plataforma de vendas oferece toda a estrutura necessária.
Você pode aproveitar uma plataforma pronta para anunciar seus produtos, receber os clientes e fechar vendas. Ainda assim, é possível customizar toda a estrutura para atender às suas necessidades e marcar a sua identidade visual.
Do lado de cá do balcão, você também pode usufruir de uma estrutura pronta de gerenciamento da loja, com recursos para receber os pedidos, cadastrar os clientes, configurar as páginas de produtos, criar ofertas e cupons de desconto, entre outras funcionalidades. Assim, você tem toda a gestão da loja em uma só plataforma.
A seguir, listamos as plataformas digitais mais usadas para vendas na internet, que oferecem diferentes recursos e atendem a diversas necessidades. Veja o que melhor atende o seu negócio:
- Bagy: permite criar uma loja virtual em poucos passos, pelo celular, com fácil personalização e inserção de produtos.
- Dooca: plataforma integrada com os principais marketplaces do mercado, com um funcionamento simplificado para facilitar a criação da sua loja.
- Tray: focada em sites de grande porte, com alto volume de clientes, produtos e variações entre eles.
- WooCommerce: plugin para WordPress, gratuito, em código aberto, que permite fácil instalação no site, customização da loja e gerenciamento.
- VTEX: uma das principais soluções do mercado para grandes empresas, com bons recursos para negócios B2C, B2B e marketplaces.
- OpenCart: plataforma gratuita, em código aberto, desenvolvida em PHP, voltada para profissionais com conhecimento em programação.
- Shopify: uma das principais plataformas de e-commerce no mundo, oferece diversas opções de temas para criação de lojas virtuais em diferentes ramos de negócio.
- Nuvemshop: plataforma de e-commerce com diversas integrações e possibilidade de vendas por dropshipping.
- Magento: plataforma de vendas em código aberto, altamente personalizável, focada no desempenho da loja em SEO (otimização para mecanismos de busca).
- JET: plataforma focada na integração de operações online e física (omnichannel), com fácil personalização, integração e desenvolvimento de funcionalidades.
Cases de uso de plataformas digitais
O uso de plataformas digitais tem o poder de potencializar os resultados de um negócio. No processo de transformação digital, muitas empresas alcançaram o sucesso ao otimizar seus processos e se conectar melhor com os consumidores.
No Brasil, um dos cases mais conhecidos de sucesso na adoção de plataformas digitais é o da Magalu. Famosa no varejo físico, a Magazine Luiza se tornou um gigante das vendas online. Mais do que uma loja virtual, a marca desenvolveu um marketplace, onde mais de 100 mil vendedores e 2 milhões de produtos estão disponíveis.
Segundo Rafael Montalvão, gerente de marketing de e-commerce da Magalu, a virada da marca aconteceu quando deixou de ser “uma empresa tradicional que tinha canal digital” para ser uma “plataforma digital com pontos físicos e calor humano”.
Perceba, portanto, que a própria empresa se posiciona como uma plataforma digital. Mas, para isso, existem diversas outras plataformas digitais que dão suporte às operações da Magalu, como o app que os funcionários — de vendedores a montadores — passaram a utilizar para reportar cada fase de atendimento ao cliente.
De acordo com Rafael, o valor da marca Magalu cresceu 30% em 2017, na comparação com 2016. Como um dos segredos do sucesso, a integração de canais contribui fortemente, de maneira que o consumidor tem uma experiência contínua independentemente de onde comprar, solicitar uma troca ou falar com um atendente.
Outro case interessante é o da Natura. A empresa sempre foi alicerçada na parceria com consultoras, que vendem produtos Natura por todo o Brasil. Durante a pandemia de Covid-19, no entanto, a captação de consultoras precisou ser digitalizada.
Em parceria com uma agência de marketing, a empresa investiu em uma das plataformas de publicidade online mais conhecidas: o Google Ads. As campanhas geraram um crescimento de 163% no volume de cadastros de novas consultoras, além de uma redução pela metade nos custos.
Dessa forma, a Natura conseguiu ampliar sua base de consultoras mesmo em um cenário adverso de pandemia. Nesse caso, o sucesso da estratégia está em se conectar com os usuários certos, na hora certa, com a abordagem certa, o que é facilitado pelas plataformas digitais.
Tendências no mercado de plataformas digitais: prepare-se para o futuro
Por fim, é importante conhecer as principais tendências em plataformas digitais e se preparar para o futuro. No mercado digital, é importante estar sempre de olho nas novidades para acompanhar o ritmo acelerado das mudanças. Vamos ver agora o que esperar para os próximos anos:
Big Data
Na era digital, a produção de dados cresceu exponencialmente. A cada ano que passa, essa produção se multiplica — e a tendência é continuar assim. Portanto, um dos grandes desafios das plataformas digitais e das empresas é lidar com o processamento do crescente volume de dados, bem como a integração entre diferentes fontes e formatos.
Em uma plataforma de e-commerce, por exemplo, é importante que a ferramenta se integre com outras plataformas (e-mail, redes sociais, marketplaces etc.) e permita uma boa gestão das informações entre elas.
Personalização
A personalização é outra importante tendência das plataformas digitais. As pessoas querem receber informações e ofertas relevantes, que ofereçam algum valor para a sua vida, de acordo com os seus interesses e momento de compra.
Por isso, as plataformas digitais devem se voltar cada vez mais à personalização. Dados de navegação e de compras são processados por essas ferramentas e ajudam a automatizar ofertas personalizadas.
Enfim, as plataformas digitais já fazem parte do dia a dia das pessoas e das empresas. Elas facilitam tarefas do nosso dia a dia, agilizam processos, conectam as partes interessadas e ajudam a resolver problemas de negócio.
Agora, se você quer adotar uma plataforma digital de vendas, a Bagy pode ajudar. Você pode criar a sua loja virtual em poucos passos e já começar a vender pela internet.