E-commerce

PayPal: o que você precisa saber sobre essa plataforma

Imagem ilustrativa de paypal

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O PayPal é uma das carteiras digitais mais usadas em todo o mundo, e permite que os clientes façam pagamentos sem divulgar seus dados ou usar cartões físicos.

Se você tem uma loja virtual e quer vender mais pela internet, certamente precisa conhecer o PayPal.

Afinal, ele é um dos principais, e mais tradicionais, meios de pagamento que existem, e foi responsável por revolucionar o mercado de carteiras digitais.

Com essa plataforma, é possível realizar compras sem precisar de dinheiro ou cartões físicos, além de contar com a segurança das transações criptografadas.

Ou seja, é uma ferramenta acessível e prática para os seus clientes. Consequentemente, também pode contribuir diretamente para o seu faturamento.

Além disso, no exterior, é uma das empresas mais consolidadas nesse segmento, e possui milhões de usuários em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Em outras palavras, se você ainda não tem um e-commerce adaptando para esse recurso, pode estar perdendo uma grande oportunidade de vender.

Nesse caso, vale a pena conhecer mais sobre o Paypal e como ele funciona, para implementar na sua loja e começar a aproveitar os benefícios de ter esse meio de pagamento.

Para te ajudar, separamos um conteúdo especial com as principais informações sobre essa plataforma. Continue acompanhando para saber tudo sobre essa carteira digital e porque ela é tão popular!

O que é o PayPal?

O PayPal é um serviço de pagamentos online que funciona como uma carteira digital, onde o usuário pode inserir saldo ou cartões de crédito para usar virtualmente.

Enquanto isso, para os lojistas é uma forma de receber suas vendas com mais segurança, inclusive em vendas internacionais, sem que seja necessário usar plataformas de conversão.

Atualmente, possui mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo, sendo conhecido como um dos meios de pagamento mais populares do mercado virtual.

Qual a história do PayPal?

O PayPal foi fundado em dezembro de 1998 com o nome de Confinity, uma empresa de software para dispositivos móveis. Em 1999, foi rebatizada com seu nome atual, lançada oficialmente como um serviço de pagamentos. 

Em março de 2000, a Confinity se fundiu com a X.com, uma companhia bancária online fundada por Elon Musk. No entanto, abriu sua oferta pública inicial (IPO) apenas em 2002, custando U$13 por ação.

Em julho de 2002, foi adquirida pelo site de compras online eBay, tornando- se o meio de pagamento oficial da plataforma. A empresa se tornou independente apenas em 2015.

Desde 2010, o PayPal já estava presente em mais de 180 países e contava com 25 moedas correntes.

Para quem o PayPal é indicado?

O PayPal é uma ferramenta de pagamento indicada para vários setores e nichos de atuação. Uma vez que qualquer usuário físico pode criar uma conta e usar o serviço, é interessante que os lojistas acompanhem essa tendência.

Veja os principais formatos de vendas que podem aproveitar os benefícios desse recurso:

Marketplaces

Uma das principais indicações de uso para o PayPal é nos marketplaces. Esse espaço de vendas online é ideal para utilizar uma ferramenta como essa.

Afinal, traz mais facilidades e acesso para os clientes, enquanto torna a rotina dos vendedores mais prática, uma vez que não exige maquininha.

Com essa opção, não é preciso nem mesmo ter um site desenvolvido para fazer negociações e receber o saldo com segurança, mesmo dividindo a plataforma com outras contas.

Lojas virtuais

Para quem possui uma loja virtual, trabalhar com PayPal pode ser uma ideia interessante, especialmente pela variedade de modelos que a empresa oferece.

Além de passar mais confiança para o usuário, também facilita a inclusão de uma ferramenta profissional e certificada para receber as vendas online.

Inclusive, esse formato é compatível com grande parte das plataformas de desenvolvimento, sendo um benefício para quem quer uma loja completa para trabalhar com comércio eletrônico.

Clubes de assinaturas

Um clube de assinatura é uma empresa que entrega produtos ou serviços durante certo período, como semanal ou quinzenal, mediante pagamento recorrente.

Esse formato também é indicado para trabalhar com PayPal por conta da praticidade e comodidade de registrar os descontos diretamente da carteira.

Não é necessário compartilhar os dados ou confirmar a assinatura a cada período, tornando mais simples que o cliente continue participando, e reduzindo as chances da empresa perder uma assinatura.

E-commerces

Além do nicho de loja virtual, todo o setor de comércio eletrônico, ou e-commerce, pode aproveitar os benefícios do PayPal.

Em outras palavras, diferentes canais de vendas podem integrar seus recebimentos e oferecer mais facilidade para os clientes trabalhando com essa plataforma, seja por aplicativo, marketplace ou vitrines.

Vendas por redes sociais

Mesmo quem atua pelas redes sociais pode usar o PayPal e aproveitar as vantagens desse meio de pagamento.

Afinal, ele permite gerar links de pagamento e até mesmo apresentar uma página voltada apenas para a finalização da venda, com segurança e transparência.

Assim, não é preciso ter uma loja virtual consolidada ou um site próprio para implementar essa solução.

Vendas por e-mail

Um diferencial do PayPal é que ele também é indicado para vendas por e-mail, mesmo sendo um canal mais inusitado.

Ao configurar sua conta, o vendedor pode receber por links de pagamento programados para chegar diretamente ao cliente, sem precisar de redes sociais ou outras contas.

Como funciona o PayPal?

Como outras carteiras digitais, o PayPal funciona por meio de cadastro com CPF ou CNPJ, dependendo da intenção do usuário.

Para realizar cobranças, é necessário ter uma conta de serviço com dados da empresa. Enquanto isso, pessoas físicas optam por usar o aplicativo de forma simples, apenas cadastrando as informações que desejarem.

Após confirmar o registro, basta incluir saldo ou cartões de crédito para começar a comprar online. Vendedores que desejam receber pela plataforma podem integrar o serviço em seus sistemas gratuitamente.

As taxas que são cobradas, eventualmente, possuem desconto automático dos recebimentos, e o usuário não precisa realizar o pagamento manual.

Como se cadastrar?

Para se cadastrar no PayPal como vendedor, basta seguir o passo a passo:

  1. Crie uma conta na plataforma pelo site ou aplicativo, disponível para Android e iOS.
  2. Informe como você irá vender (por um site de vendas ou loja física, por exemplo;
  3. Selecione se são vendas nacionais ou internacionais;
  4. Anexe seus dados, como CPF ou CNPJ;
  5. Preencha seu número de telefone;
  6. Confirme o código enviado para esse número;
  7. Complete os campos adicionais;
  8. Informe sua ocupação;
  9. Concorde com os termos de uso;
  10. Ative a conta no seu e-mail.

Com isso, seu cadastro já estará ativo e pronto para receber pagamentos. Usuários que desejam usar a carteira digital no dia a dia podem seguir o passo a passo com seu documento de pessoa física.

Quais informações a serem preenchidas?

Para usar o PayPal, é fundamental informar seu CPF ou CNPJ, pois só é possível fazer uma conta por documento, por questões de segurança.

Além disso, é necessário preencher dados pessoais, como nome, e-mail e telefone. Posteriormente, o perfil pode solicitar endereço e ocupação profissional, para completar o registro.

No entanto, não é necessário informar outros documentos de identificação, como RG, nem anexar fotos para comprovação.

Para vendedores, a plataforma pode solicitar o preenchimento do seu site ou loja virtual para fins de integração. Nesse caso, veja quais os dados específicos que a central solicita para se conectar com o seu aplicativo.

Como o PayPal ajuda a vender online?

Com o PayPal, os vendedores poderão negociar online com mais praticidade e segurança, recebendo via cartão de crédito, débito ou mesmo por transferências.

A plataforma permite que os clientes finalizem suas compras mais rapidamente, evitando a perda de lucros por motivos como dificuldade no pagamento.

Enquanto isso, trabalhar com esse serviço também torna o negócio mais profissional, conveniado a um dos meios de pagamento mais populares do mundo.

Mesmo sem uma plataforma ou um site desenvolvido, o vendedor poderá oferecer seus produtos e serviços online, e receber de várias formas diferentes com a mesma facilidade.

Quais os benefícios do PayPal?

Existem diversos benefícios de usar o PayPal na sua loja virtual, e vale a pena conhecer alguns dos principais enquanto avalia essa ferramenta. Veja mais detalhes:

Segurança

A plataforma do PayPal é uma das mais seguras entre os meios de pagamento, com protocolos e certificados de garantia que protegem as informações dos envolvidos.

Os clientes não têm seus dados divulgados, enquanto os vendedores não precisam adquirir nenhum sistema ou aplicativo para receber seu dinheiro.

Além disso, a empresa investiu em tecnologia antifraude e criptografia de ponta, para continuar atendendo as demandas online com a mesma segurança.

Praticidade

Para os clientes, basta inserir os dados do cartão de crédito ou transferir saldo para realizar pagamentos online de maneira prática e ágil.

Enquanto isso, os vendedores também aproveitam essa facilidade, uma vez que recebem as vendas em sua conta sem precisar habilitar uma série de ferramentas na sua loja virtual.

Com apenas alguns cliques, a venda é confirmada, em qualquer canal, e o pagamento é processado pela companhia.

Grande variedade de funções

O PayPal conta com uma grande variedade de funções habilitadas para quem vende online, como checkout transparente e a possibilidade de conectar um aplicativo diretamente na sua loja.

Ainda, a plataforma conta com a possibilidade de monitorar os recebimentos na central de controle e verificar relatórios de vendas.

Como receber dinheiro pelo PayPal?

Após criar um registro como vendedor, é necessário informar sua conta bancária para saber como receber pelo PayPal. Em seguida, será possível ativar a cobrança.

Em seguida, disponibiliza o aplicativo em sua loja virtual ou envie os links para o cliente realizar o pagamento com a conta dele.

Com isso, o valor será direcionado para o seu perfil e disponibilizado para saque dentro do período indicado.

Quanto tempo leva para receber o dinheiro?

Após a confirmação do pagamento pelo sistema do PayPal, o usuário deve receber o valor no prazo de, no máximo, 24 horas. 

No entanto, transferências para outras contas pode levar de 3 a 5 dias úteis, dependendo do valor e do banco credenciado.

Quais as taxas cobradas?

Usuários que são pessoa física não pagam nenhuma taxa para usar o PayPal. No entanto, os vendedores contam com tarifas por recebimento e para saque. Confira a tabela:

Tabela com fundo rosa com as taxas e valores de Paypal.
Tabela de valores Paypal

Nesse caso, é essencial que o vendedor esteja atento para as cobranças em cada movimentação realizada na sua conta.

Quais as modalidades do PayPal?

Atualmente, o PayPal conta com três modalidades disponíveis para quem deseja vender online com a plataforma. Veja mais detalhes:

1. Standard

O modelo Standard é ágil e rápido de configurar, permitindo que o cliente pague apenas clicando em um botão dentro do site do vendedor.

Essa é a opção padrão para vender na internet, disponível a partir da criação de uma conta habilitada com CNPJ.

2. Plus

Esta é uma versão mais avançada do pagamento via PayPal, destinada para quem deseja usar o checkout transparente no site ou e-commerce, evitando que o cliente seja redirecionado. 

É uma alternativa interessante para passar mais segurança na hora da compra, além de contribuir para evitar o abandono de carrinho na hora de pagar.

Nesta opção, o cliente vai inserir os dados normalmente, como em um pagamento convencional, mas o processo de confirmação é feito pela plataforma.

3. Express Checkout

Ainda, o pagamento Express Checkout é o mais rápido, feito em três etapas. O cliente conecta sua conta PayPal, confirma os dados e envia o pagamento diretamente pelo link.

É uma alternativa indicada para todos os tipos de e-commerce, desde grandes redes até pequenos vendedores.

O processo é seguro e transparente, feito no site ou da rede social, conforme o cliente preferir.

Quais os meios de pagamento oferecidos pelo PayPal?

O PayPal é uma carteira digital que oferece diversos meios de pagamento para o cliente incluir e para o vendedor receber. Veja mais detalhes sobre os principais:

Cartão de crédito

O formato mais comum é o de cartão de crédito, onde o cliente informa os dados do seu cartão e confirma a conexão com o banco.

Dessa forma, não precisa mais usar o número ou código de segurança online, realizando o pagamento pela carteira, que desconta do limite disponível.

Para os vendedores, é uma forma de receber com cartão de crédito mesmo sem ter uma maquininha.

Débito online

Alguns bancos brasileiros possuem credenciamento com o PayPal, permitindo o débito online direto da conta. Os principais nomes incluem:

  • Itaú;
  • Bradesco;
  • Santander;
  • C6 Bank;
  • Citibank.

Se o cliente for correntista de uma dessas instituições, pode conectar sua carteira com o débito online da conta e não precisa mais transferir saldo diretamente, realizando o pagamento via PayPal.

E-mail

Esta é uma das formas mais inovadoras de usar o PayPal para recebimentos, enviando um link personalizado para o e-mail do cliente.

Ele recebe a notificação e clica no endereço para confirmar o valor, que, geralmente, acompanha a mensagem.

Dessa forma, a cobrança é mais prática e transparente, pois é feita via plataforma, e traz todos os detalhes para o comprador conferir.

Aplicativos

Ainda, também existe a possibilidade de vender com o PayPal via aplicativos, anexando um botão em seu site ou e-commerce.

As configurações são feitas por meio de uma plataforma de desenvolvimento, como a Bagy, que cuida da sua loja virtual e inclui os meios de pagamento que você desejar.

Essa conexão permite ao cliente usar sua conta ou realizar o checkout direto pelo sistema da empresa, com mais segurança.

As principais hospedagens de loja virtual apresentam compatibilidade com o PayPal em seus aplicativos e extensões.

O que torna o PayPal um sistema seguro?

O PayPal é uma carteira digital certificada, com sistema antifraude, criptografia de última geração e certificados de proteção que tornam as operações transparentes e garantidas.

Seu sistema inteligente possui diversas medidas para prevenir contra roubos e vazamentos de informações, além de proteger cada transação monetária.

As informações são sigilosas, e todos os perfis de clientes e vendedores têm seus dados guardados no servidor.

O sistema de segurança do PayPal é completo, e conta com uma equipe de análise 24 horas, avaliando possíveis problemas ou divergências.

Se existir alguma contestação de compra, o programa de proteção se compromete a devolver o dinheiro do usuário, enquanto fornece ao vendedor detalhes de todas as movimentações que ele realizou.

Com isso, é possível confirmar que o PayPal é um sistema seguro, com diversas alternativas para atender ao empreendedor e facilitar sua rotina de vendas.

Assim, vale a pena considerar essa solução na sua loja virtual, para aumentar as vendas e consolidar sua marca entre os concorrentes.

E se quiser mais dicas de como vender pela internet e zerar seu estoque no e-commerce, no nosso Webinar exclusivo, você tem uma aula gratuita para te ensinando os pilares do sucesso e as melhores estratégias de negócio nas redes sociais. Se inscreva hoje mesmo!

Jessica Azevedo

Marketing

Graduada em Turismo e pós graduada em Marketing Digital aplicado à Tecnologia da Informação. Tem na bagagem mais de 3 anos em SEO e tem como foco levar os melhores conteúdo para quem quer conhecer mais sobre o mercado digital.

Receba uma análise para impulsionar sua loja!

Preencha no nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas para melhorar suas vendas!

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.

Preencha nosso formulário para obter uma avaliação personalizada da sua loja e dicas exclusivas para melhorar suas vendas.