Os 4 Ps do marketing ou Mix de Marketing são conceitos que ajudam a mensurar como os consumidores respondem a um produto e como ele será recebido.
Você já ouviu falar dos 4Ps, ou Mix de Marketing?
Não basta somente fazer anúncios de produtos e serviços, o seu negócio precisa dos 4Ps do Marketing para fazer sucesso e gerar retorno!
Quer descobrir o que eles significam? Saber qual é a importância, como implantá-los e as vantagens para os negócios? Acompanhe!
Uma empresa tem sucesso quando pensa de maneira interligada todos os aspectos para atender um consumidor e o marketing é um desses pilares estratégicos.
Mas é comum pensar em marketing como uma área voltada exclusivamente para a divulgação de produtos, quando na verdade, ele engloba todos os processos relacionados a comércio. Desde a criação do produto, passando por sua precificação e distribuição, até chegar à divulgação e às vendas.
É daí que vem os 4P’s: Preço, Produto, Praça e Promoção. Eles definem como a marca vai chegar até o seu público-alvo e se posicionar no mercado para atingir seus objetivos.
O que são os 4 Ps do Marketing
Basicamente os 4 Ps do Marketing, também conhecidos como Marketing Mix, são: Produto, Preço, Praça e Promoção. Sendo Produto tudo que é oferecido aos clientes, Preço não só quanto custa, mas também engloba posicionamento e a proposta de valor, Praça trata-se da distribuição e Promoção que é a divulgação do produto.
Mais adiante vamos explicar em detalhes esses pilares, como aplicá-los no dia a dia da sua empresa e qual a importância de pensar nessa estratégia.
No entanto, é importante comentar que os 4 Ps do Marketing foram criados em 1960, pelo professor Jerome McCarthy e disseminado por Philip Kotler, considerado um dos gurus do Marketing mundial. Ou seja, é uma ferramenta utilizada há muitos anos e de maneira bem sucedida.
Quais são os 4 Ps do Marketing
Agora que você já sabe o que são os 4 Ps do Marketing vamos explicar um a um e te ajudar a aplicar essa ferramenta na prática!
Produto
Embora pareça que esse P seja apenas o Produto que uma empresa irá comercializar, ele também envolve os serviços e serve para compreender as qualidades e características daquilo que será oferecido.
É importante que, ao definir o P de Produto, se tenha em mente as necessidades do consumidor que serão atendidas, em que momentos o consumidor irá utilizá-lo e de que forma irá se destacar diante da concorrência.
Para te ajudar a entender esse pilar, temos algumas perguntas que podem ser respondidas
- Por que um consumidor optaria pela sua marca ao comparar com a concorrência?
- Quais benefícios e vantagens seu cliente obtém ao adquirir o produto?
- Qual é o nome, a cor e demais características do produto e a que elas remetem?
- Quais sensações positivas o produto é capaz de despertar no cliente?
- A quais demandas do consumidor o produto atende?
Preço
O Preço é um pilar extremamente importante para o sucesso da sua empresa. Isso porque ele diz respeito aos valores dos produtos ou serviços que serão cobrados e, consequentemente, revelam o seu faturamento.
Mas precificar não é uma tarefa simples. É preciso levar em consideração diferentes aspectos, não apenas os valores de investimento que a empresa faz para produzi-lo. A definição do preço deve envolver a percepção do cliente quanto aos benefícios que ele ganha ao adquirir o produto.
Para que cubra os custos, estar dentro de uma média de mercado e trazer lucro o seu Preço pode ser pensado levando em conta alguns fatores práticos:
- Quanto os concorrentes estão cobrando?
- Qual será o modelo de cobrança e as formas de pagamento?
- Quanto você gasta desde a fabricação até a divulgação do produto?
- Quanto você gostaria de lucrar com esse produto?
- Quanto o consumidor está disposto a pagar por esse produto?
- Você oferece alguma política de descontos?
- Qual é a percepção que se quer passar sobre a marca ao público-alvo?
- O consumidor considera o preço do produto justo em relação ao benefício?
Você pode conferir mais algumas dicas sobre como calcular o preço para os produtos em um conteúdo que preparamos! Confira o passo a passo para precificar os produtos da sua empresa.
Praça
O P de Praça diz respeito à colocação de uma empresa no mercado. Isto é, onde são os pontos de venda e como os clientes podem encontrar os seus produtos ou serviços.
Antigamente as Praças estavam relacionadas aos lugares físicos em que o consumidor poderia adquirir o seu produto, hoje ela fala mais do seu potencial de distribuição. Ou seja, você pode ter sede em uma cidade e ela ser a sua Praça principal, mas enviar o seu produto para todo Brasil, atendendo a diferentes Praças.
O mais importante a se levar em consideração na definição desse P é entender onde estão os seus potenciais clientes, onde estão os concorrentes, como é o seu esforço de vendas e se há possibilidades de seu negócio entrar em diferentes canais.
Para te ajudar a entender esse pilar, temos algumas perguntas que podem ser respondidas
- Como é a experiência do consumidor na loja online?
- Como o consumidor tem acesso ao produto e como podemos facilitar esse acesso?
- O cliente vai até o seu produto ou é o seu produto que vai até ele?
- A loja (física e online) oferece múltiplos canais de venda?
- A loja online tem uma presença digital marcante (Google, redes sociais, Instagram Stories etc.)?
Confira algumas dicas práticas para garantir uma experiência do cliente incrível e aumentar a abrangência da sua Praça.
Promoção
O último P é Promoção e pode ser facilmente confundido. Ao ver Promoção você pode pensar apenas nos descontos de vendas, mas é muito mais que isso, envolve as estratégias de comunicação e divulgação de uma empresa e suas soluções para o público-alvo.
Entre as ações de promoção, estão as estratégias de marketing como flyers, ações de ponto de vendas, entre outros, além das de marketing digital. O intuito é divulgar produtos e serviços e, principalmente conquistar novos clientes.
Para que esse P seja bem sucedido você precisa pensar quais tipos de linguagem melhor representam a sua marca, para escolher a forma correta (além dos canais), para se comunicar com o seu cliente.
O Preço pode ser pensado levando em conta alguns fatores práticos:
- Quais estratégias de promoção os concorrentes usam?
- Os clientes falam bem do seu produto para outras pessoas?
- O produto aparece na primeira página do Google?
- Quais são os melhores dias da semana e horários para promover a marca nas redes sociais?
- O público interage com a marca?
- Os clientes estão satisfeitos com o atendimento oferecido no pós-venda?
- Quais canais o público-alvo utiliza para se informar sobre o produto?
Um diferencial aqui, pode ser a produção de conteúdo qualificado, confira algumas dicas: Marketing de conteúdo: o que é e como aplicar.
Por que o mix de marketing é importante?
Agora que você entendeu o que são os 4P’s e como chegar a essas informações para construir o seu planejamento estratégico, você precisa saber que a pesquisa e análise de mercado são grandes aliados na construção dessa ferramenta, para que seja realmente eficiente e norteie as ações futuras do seu negócio.
Cada P representa, na verdade, uma informação interdependente, já que um influencia no outro para que juntos façam uma empresa bem sucedida. Os 4 Ps do Marketing servem para colocar a marca no mercado, de acordo com o posicionamento que deseja alcançar.
Seguir a ferramenta 4 Ps do Marketing ajuda a contemplar todos os pontos de contato com o consumidor.
A percepção sobre a marca e a decisão de compra é influenciada por muitos fatores. Pesquisar o preço, experimentar o produto, entrar no ponto de venda ou ver um post nas redes sociais — todos esses momentos são interações que compõem a experiência com a marca e constroem a sua imagem no mercado.
Por isso, as definições de Preço, Produto, Praça e Promoção são responsáveis por transmitir esse posicionamento ao público-alvo e consolidar a imagem da marca na mente dos consumidores.
Mas leve em conta alguns fatores internos e externos que influenciam no Mix de Marketing, por exemplo:
Internos
Os objetivos da marca;
A natureza dos produtos;
O ciclo de vida dos produtos;
Recursos disponíveis.
Externos
O nível de competição do nicho;
O comportamento do consumidor;
A eficiência dos canais de comunicação;
O controle do governo.
Ou seja, fique atento em definir os objetivos que quer alcançar com sua marca, pesquise o mercado, responda às perguntas que listamos para cada um dos 4 Ps, desenvolva seu branding a partir dessas respostas, crie um plano de ação para começar.
Ao colocar em prática o Mix de Marketing você passa a ter em mãos um estudo que te possibilita explorar as variáveis do seu negócio e investir de maneira assertiva. Confira algumas dicas que separamos para você começar agora mesmo!
6 dicas estratégicas para aplicar o Mix de Marketing
- Converse com o cliente
Entenda qual é o seu público, escute o que ele precisa e o que você pode fazer. Para isso você pode usar ferramentas de pesquisa, mas também ir direto à quem você acredita ser o público alvo e estudar seu comportamento.
- Conheça o produto
Saiba todos os diferenciais que o seu produto tem, o que ele agrega de valor, como solucionar as dúvidas sobre ele. Ao mostrar expertise em relação ao produto que se vende, você agrega conhecimento e confiança para o Mix de Marketing e passa credibilidade ao cliente final.
- Fique atento ao preço
O preço do seu produto e serviço precisa ir de acordo com uma série de fatores, como o que a concorrência vem fazendo, os preços de mercado, os custos de produção e etc. Chegar a um preço justo requer pesquisa e entendimento de todo o contexto do cliente e irá impactar diretamente no faturamento da sua empresa.
- Desenvolva melhorias
Entregue inovação o tempo todo, seja nos produtos, seja num conteúdo, ou até mesmo no atendimento ao cliente. Trazer novidades para o seu negócio requer uma análise constante da concorrência e de questões internas da empresa, mas com um planejamento estratégico bem feito, tendo em mãos a análise dos 4P’s, você pode ver os resultados rapidamente.
- Reflita sobre a praça
Estar em várias praças só é interessante se você conhecer bem o seu público alvo e onde ele está, caso contrário pode fazer com que você perca dinheiro. Foque em estudar o seu cliente para atendê-lo da melhor forma possível e ir progredindo aos poucos nas praças que realmente fazem sentido para o seu produto.
- Promova seu produto
As pessoas precisam conhecer o seu produto para adquiri-lo. Então você precisa divulgar, gerar valor, mostrar o quão interessante e diferenciado é o que você está fazendo. O Mix de Marketing te ajuda a visualizar pilares importantes do seu produto, para que você alcance mais pessoas e consiga faturar mais.
Lembre-se: conhecer essas novas ferramentas é fundamental para atualizar suas estratégias e conseguir resultados de sucesso.