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Redes Sociais

Quais são os melhores horários para postar no TikTok e como aumentar o alcance das suas publicações?

Imagem ilustrativa para os melhores horários para postar no tiktok

Veja o que você irá encontrar neste artigo

O melhor horário para postar no TikTok é quinta-feira, às 19h. Ao longo da semana, os melhores horários são: segunda-feira, 7h, 11h e 22h; terça-feira, 14h, 16h e 21h; quarta-feira, 7h, 9h e 23h; quinta-feira, 9h, 12h e 19h; sexta-feira, 6h, 13h e 15h; sábado, 11h, 20h e 21h; e domingo, 8h, 9h e 17h.

Uma das principais dúvidas de quem está começando e pretende levar a sua marca para o TikTok é sobre quais os melhores dias e horários para postar. Ou seja, em que momento conseguimos alcançar mais pessoas e ter mais visualizações, organicamente (sem fazer anúncios).

Muitos especialistas e agências tentam descobrir essa resposta para impulsionar o seu conteúdo e o de seus clientes, gastando menos. Para isso, analisam dezenas de milhares de postagens para tentar entender como a plataforma funciona e identificar padrões no seu funcionamento para otimizar suas estratégias.

Neste artigo, trazemos os melhores horários para postar no TikTok de acordo com um desses estudos, além de esclarecimentos e dicas para alcançar mais pessoas na plataforma. Confira!

Qual é o melhor horário para postar no TikTok?

De acordo com um estudo da plataforma Hootsuite, que analisou 30.000 postagens, o melhor horário para postar no TikTok é quinta-feira, às 19h.

Ao longo da semana, os picos engajamento são frequentemente observados nos seguintes horários:

  • segunda-feira: 7h, 11h e 22h;
  • terça-feira: 14h, 16h e 21h;
  • quarta-feira: 7h, 9h, e 23h;
  • quinta-feira: 9h, 12h e 19h;
  • sexta-feira: 6h, 13h e 15h;
  • sábado: 11h, 20h e 21h;
  • domingo: 8h, 9h e 17h.

Como você vê, são muitos os horários favoráveis para postar no TikTok, mas podemos refinar os dados para direcionar melhor a sua estratégia de marketing nas redes sociais. Confira!

Melhor horário para postar no TikTok na segunda-feira

O melhor horário para postar no TikTok na segunda-feira é às 22h. Esse é o momento que muitas pessoas estão em casa se preparando para dormir e buscam algum entretenimento nas redes sociais.

Melhor horário para postar no TikTok na terça-feira

Na terça-feira, o melhor horário para postar no TikTok é às 9h. Há registro de alto engajamento no período da manhã neste dia da semana. 

Melhor horário para postar no TikTok na quarta-feira

O melhor horário para postar no TikTok na quarta-feira é às 7h, também pela manhã. Muitas pessoas gostam de conferir a rede social durante o café ou ainda na cama.

Melhor horário para postar no TikTok na quinta-feira

Na quinta-feira, o melhor horário para postar no TikTok é às 19h. Como dito, esse foi o período onde se observou o maior pico de engajamento na rede social entre todos os outros dias da semana.

Melhor horário para postar no TikTok na sexta-feira

Na sexta-feira, você pode ter mais resultados postando às 15h, mas vale destacar que durante toda a tarde de sexta observa-se uma grande concentração de usuários na plataforma.

Melhor horário para postar no TikTok no sábado

No sábado, o melhor horário para postar no TikTok é às 11h. Acredita-se que logo no fim da manhã as pessoas já estão buscando alguma forma de lazer e divertimento para o fim de semana.

Melhor horário para postar no TikTok no domingo

Por fim, o melhor horário para postar no TikTok no domingo é às 16h, mas há também picos de engajamento no mesmo dia no início da manhã, por volta das 7h.

Quais são os melhores dias da semana para postar?

De acordo com o mesmo estudo, alguns dias da semana são particularmente propícios para obter um alto engajamento no TikTok: terça, quinta e sexta-feira

É importante observar, porém, que isso se deve não apenas às características do comportamento do público, mas também às tendências de produção de conteúdo

Muitos influenciadores e marcas usam as redes sociais para se envolver na vida das pessoas e criar conexão. Por isso, apostam em publicações para o dia a dia do seu público, o que também faz com que muitas pessoas acessem a plataforma em dias de semana motivadas pelas notificações ou pelo próprio hábito.

Isso nos leva a uma questão importante: existem mesmo dias e horários ideais para postar no TikTok?

Existe mesmo um dia e horário ideal para postar no TikTok?

É preciso esclarecer que o que o TikTok, assim como outras redes sociais, não revela oficialmente quais são os melhores dias e horários para postar, até porque esses dados são muito relativos.

O que apresentamos aqui foi a conclusão de um estudo de uma empresa especializada e existem outros que podem trazer conclusões diferentes, de acordo com seus objetivos e parâmetros. Além disso, essas pesquisas são baseadas em médias gerais e a maioria delas é feita com públicos de outros países.

Isso significa que não devemos tomar os dias e horários citados como regra, pois não há como comprovar que eles realmente refletem o comportamento da sua audiência. Mas isso também não quer dizer que eles não servem para nada.

O ideal é você realizar os seus próprios testes e otimizar a frequência e o horário das suas publicações de acordo com os seus resultados individuais. Entretanto, os estudos que tentam definir os melhores horários para postar no TikTok são um excelente ponto de partida, ou seja, quando você ainda não tem muitos dados.

Vários fatores influenciam o comportamento do público nas redes sociais, como questões culturais e tendências, eventos e acontecimentos atuais, faixa etária, rotina de estudo ou trabalho, entre vários outros.

Além disso, o comportamento das pessoas não é fixo, ele muda constantemente, e é por isso que você deve acompanhar suas métricas nas redes sociais constantemente.

Existe uma quantidade ideal de vídeos diários para postar no TikTok?

Não há uma regra para isso, mas é recomendável postar pelo menos uma vez por dia no TikTok, pois estamos falando de uma rede social que valoriza a produção de conteúdo com velocidade e volume.

Entretanto, você não deve cair na armadilha de achar que publicar qualquer coisa basta para cumprir esse objetivo. A qualidade e o estilo do seu conteúdo devem ser prioridades, caso contrário, as chances de alcançar pessoas erradas ou estagnar serão altas.

Em outras palavras, é melhor postar menos (2 ou 3 vezes por semana, por exemplo), porém, mantendo seu padrão de qualidade, do que postar diariamente conteúdos que deixam a desejar.

O tipo de vídeo que você produz também influencia. Influenciadores que criam conteúdos mais longos e complexos naturalmente postam menos, não apenas por exigirem maior tempo de produção, mas também para não saturar a audiência. Já quando o seu conteúdo é muito simples e rápido, as pessoas tendem a querer consumir mais e com mais frequência.

É preciso, portanto, equilibrar o seu ritmo com o ritmo da sua audiência. Ainda mais importante que tudo o que foi dito, é manter a consistência

Como descobrir os melhores dias e horários para postar no TikTok?

É possível descobrir quais são os melhores dias e horários para postar no TikTok de acordo com o comportamento dos seus seguidores e os resultados das suas publicações na plataforma. Ou seja, dados personalizados para a sua estratégia, que podem te ajudar a aprimorar o seu conteúdo e definir o melhor momento para postar.

Para isso, porém, é preciso ter uma conta Pro, que é equivalente ao perfil comercial do Instagram. Para fazer isso, basta acessar o seu perfil, clicar em menu (três pontinhos), selecionar a opção “Gerenciar conta” e clicar em “Trocar para Conta Pro”.

Na sequência, você deverá informar o tipo de perfil profissional que deseja criar (Criador ou Corporativo), escolher um segmento de atuação e concluir. A conta “Criador” é indicada para influenciadores, artistas e figuras públicas. O perfil “Corporativo” é recomendado para marcas que desejam divulgar na plataforma.

Assim como no Instagram, a conta profissional te dá acesso a relatórios para analisar o desempenho das suas publicações, além de insights para orientar a sua estratégia, como os dias e horários mais indicados para postar.

A grande vantagem é que aqui temos uma visão personalizada para o seu negócio dentro da rede social, o que aumenta (e muito) as suas chances de “acertar” o tipo de conteúdo e a hora certa de postar.

Como funciona o algoritmo do TikTok?

O algoritmo do TikTok usa tecnologias semelhantes às utilizadas em outras redes sociais, mas seu funcionamento tem particularidades importantes. 

Assim como em relação aos melhores horários para postar, a empresa não esclarece os parâmetros exatos para definir quais conteúdos chegam aos usuários e em qual frequência, mas alguns elementos merecem atenção, como:

  • engajamento do usuário: o TikTok presta muita atenção no comportamento passado do usuário, como curtidas, compartilhamentos e comentários;
  • duração da visualização: o tempo que um usuário passa assistindo a um vídeo parece ser um fator fundamental para o alcance, logo, os vídeos que prendem a atenção por mais tempo têm maior probabilidade de serem promovidos;
  • interesses e preferências: o algoritmo do TikTok também leva em conta as categorias de vídeos que um usuário demonstrou interesse;
  • localização e dispositivo: a localização geográfica do usuário e o dispositivo que está usando também são fatores considerados para personalizar a experiência;
  • novidade e diversidade: o TikTok busca equilibrar a aparição de conteúdos familiares com a promoção de vídeos novos para estimular a produção de conteúdo entre os criadores e evitar a monotonia entre os usuários;
  • participação na comunidade: métodos de engajamento com desafios, tendências e outros tipos de interações com outros usuários também são levados em conta;
  • qualidade do vídeo: a qualidade técnica do vídeo, incluindo resolução e produção, também parecem influenciar a popularidade do conteúdo na plataforma.

A peça central do algoritmo de TikTok, porém, é a famosa página For You ou “Para Você”, que nada mais é do que o feed personalizado para o usuário, semelhante ao feed de outras redes sociais.

Os conteúdos exibidos ali levam em conta as preferências e o comportamento específico de cada usuário, mas também trazem conteúdos em alta ― como dito, mesclando materiais familiares com novidades.

Se você é um criador de conteúdo, certamente, o For You é uma grande oportunidade de alcançar novas pessoas e expandir a sua audiência. Mas como aparecer nele?

Como aparecer no For You do TikTok?

Como você deve imaginar, também não existe uma receita mágica para fazer seus vídeos aparecerem no For You dos usuários. Entretanto, compreendido o funcionamento da plataforma, algumas coisas podem ser feitas para aumentar as suas chances de alcançar mais pessoas.

Ao publicar um vídeo no TikTok, o algoritmo da plataforma automaticamente o analisará para encaixá-lo em um determinado segmento ou conjunto de conteúdos que atende as preferências de um grupo de usuários na plataforma.

Entendido isso, é muito importante “ajudar” o algoritmo a realizar essa segmentação deixando bem claro em seu conteúdo, a sua proposta, os seus objetivos e o tipo de público que pretende alcançar. Vários elementos podem ajudar a montar esse direcionamento, como hashtags relevantes, legendas, músicas e até o formato do vídeo.

Além disso, como as páginas For You são personalizadas de acordo com os interesses e interações dos usuários, quanto mais as pessoas reagem aos seus clipes, maiores as chances deles continuarem aparecendo para essas pessoas e para novos usuários vinculados à sua audiência. Seus seguidores atuais, portanto, são o melhor ponto de partida para conquistar outros.

Neste artigo, abordamos os melhores horários para postar no TikTok e também discutimos o funcionamento da plataforma e os principais meios para se destacar na rede social. Concluímos que, embora estudos e testes realizados por grandes consultorias sejam boas referências, o melhor a fazer é acompanhar as métricas e definir estratégias personalizadas para o seu projeto e para a sua audiência. Gostou do conteúdo? Que tal receber semanalmente novidades, dicas e notícias que vão te ajudar a vender mais? Não perca tempo e inscreva-se na nossa lista VIP! É grátis!

Marina Correa

Graduanda em Letras pela UFMG, atua como Analista de Conteúdo na Bagy. Com uma experiência de mais de 2 anos no mercado digital, possui vasto conhecimento sobre empreendedorismo e vendas online. Hoje se dedica a trazer conteúdos de valor para lojistas que desejam aprender mais sobre o universo do e-commerce.

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