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Qual a melhor hora para postar no Instagram em 2024?

Melhores horários para postar no Instagram

Veja o que você irá encontrar neste artigo

Apesar de não existir uma resposta definitiva, saber qual é a melhor hora para postar no Instagram nunca foi tão fácil. Com tantas informações em mãos, se torna uma tarefa fundamental para qualquer negócio que deseja potencializar o seu engajamento e conseguir vender cada vez mais. Neste artigo explicamos o que precisa ser feito!

O Instagram é, sem dúvidas, uma das principais plataformas para quem quer fazer qualquer tipo de negócio. Seja para monetizar, seja para produtores de conteúdo ou lojas virtuais, conhecer essa rede social é fundamental e tudo começa ao saber o melhor horário para postar no Instagram.

Afinal, a rede é muito dinâmica e novas publicações surgem o tempo inteiro, o que torna essencial aumentar a precisão do seu alcance. Se a sua audiência fica mais online no final da tarde, por que publicar muito antes desse horário? A partir do momento que você entende essa dinâmica, os resultados aparecem.

O que acha, então, de descobrir qual é o melhor horário para postar no Instagram? Continue a leitura para entender como planejar as suas publicações nessa rede social tão importante!

Qual é o melhor horário para postar no Instagram?

Para otimizar o engajamento no Instagram, é fundamental publicar em horários estratégicos. Segundo a Sprout Social, os melhores horários para postar no Instagram em 2023 são:

  • Segundas-feiras: entre 10h e 12h;
  • Terças-feiras: das 9h às 13h;
  • Quartas-feiras: de 10h às 13h;
  • Sextas-feiras: entre 9h e 11h.

Além disso, os dias mais eficazes para postagens são terças e quartas-feiras, enquanto domingo é o dia com menor engajamento. Mas não se esqueça que esses horários são baseados em análises globais e podem variar dependendo do público-alvo específico de cada perfil no Instagram​​.

Por isso, é muito importante ajustar esses horários com base no comportamento do público do perfil específico para resultados mais precisos. Esse deve ser o ponto de partida, mas é ainda melhor quando você entende exatamente como a sua audiência se comporta e pode entregar conteúdos de forma eficiente.

Qual o melhor horário para postar Reels?

Para melhorar o seu engajamento no Instagram, também é importante utilizar os diferentes recursos da plataforma, certo? O Reels é uma delas, que pode potencializar o seu alcance e, segundo a Hootsuite, os melhores horários para postar Reels no Instagram são às 9h e 12h, de segunda a quinta-feira.

Essa é uma estimativa de acordo com a performance da própria empresa que divulgou os números, o que reforça a importância de olhar para o perfil da sua audiência. Comparando os dois números, você consegue sair com uma previsibilidade maior sobre o que precisa ser feito.

Qual o melhor horário para postar foto no feed do Instagram?

Já em relação aos posts de foto no feed do Instagram, é essencial postar nos horários em que o público está mais ativo. Geralmente, as faixas horárias entre 7h e 8h da manhã são eficazes para um post matutino, de acordo com um estudo da SearchEngineJournal.

Isso acontece porque esse período coincide com o momento em que muitas pessoas checam as mídias sociais ao acordar, dedicando alguns minutos para percorrer seus feeds nessa plataforma.

Outro período propício para postagens é o intervalo do almoço, entre 11h e 13h. Durante esse tempo, as pessoas costumam usar seus smartphones, aumentando a probabilidade de seu post alcançar uma posição de destaque no feed delas.

Qual horário o mercado indica para postagem no Instagram

Por mais que não exista um horário definitivo como o melhor para publicar no Instagram, também é importante conferir como o público de cada segmento se comporta, não é mesmo? Por isso, separamos os horários mais indicados para os segmentos mais populares na rede social. Confira!

Melhores horários para o nicho de bens de consumo

Um dos pontos positivos em lidar com o consumidor no varejo é a ampla variedade de conteúdos que podem ser trabalhados para conseguir engajamento. E no segmento de bens de consumo, pode ser interessante focar em publicações entre segunda-feira e sexta-feira. Curiosamente, o engajamento durante o final de semana é um pouco menor em relação aos dias ao longo da semana.

Quarta-feira e sexta-feira são os melhores dias para publicações, enquanto o envolvimento mais regular acontece entre terça-feira e sexta-feira. Geralmente é o horário entre 11h e 14h que pode ser melhor aproveitado. Um data da semana que deve ser evitada é domingo, que tem um interesse baixo durante todo o dia. O que acha de conferir outros dados?

  • Melhores dias e horários: quarta-feira (13h-15h) e sexta-feira (11h-12h);
  • Dia mais intenso: quarta-feira;
  • Maior regularidade: terça-feira até sexta-feira (11h-14h);
  • Dia a ser evitado: domingo.

Melhores horários para o nicho de tecnologia

Para as lojas que trabalham com produtos de tecnologia, especialmente se o modelo for B2B (Business to Business), o dia mais indicado para promover os seus produtos no Instagram é quarta-feira, com o foco no período da manhã: entre 6h e 10h costuma gerar um maior engajamento. Mas o restante do dia também gera bons números, assim como o mesmo período na sexta-feira, ainda que menos intenso.

Como esse público geralmente procura por soluções em um horário comercial, é natural que o engajamento mais regular aconteça entre quarta-feira e sexta-feira, que pode significar uma busca maior por respostas para as suas demandas e dores. Assim como no segmento do varejo, domingo é o dia a ser evitado dentro desse mercado. Confira os outros dados.

  • Melhores dias e horários: quarta-feira (6h-10h) e sexta-feira (7h-10h);
  • Dia mais intenso: quarta-feira;
  • Maior regularidade: quarta-feira até sexta-feira (6h-11h);
  • Dia a ser evitado: domingo.

Melhores horários para o nicho de saúde

Para quem atua no nicho da saúde, o desafio de conseguir bons resultados no Instagram costuma ser grande. Para começar, os acessos não são tão frequentes e é necessário um planejamento estratégico ainda mais eficiente. Entender como a comunicação pode ser feita de maneira precisa, para garantir que as poucas oportunidades de contato sejam aproveitadas.

Dentro desse cenário, o dia que mais se destaca é terça-feira, entre 7h e 10h, com um pico de engajamento as 8h. Tirando alguns momentos em que os números aquecem um pouco ainda no mesmo dia, o restante da semana é bastante morno. Esses números reforçam a importância de criar, por exemplo, calendário editorial para saber exatamente como e quando se comunicar com os seus seguidores.

  • Melhores dias e horários: terça-feira (7h-10h);
  • Dia mais intenso: terça-feira;
  • Maior regularidade: terça-feira até quinta-feira;
  • Dia a ser evitado: domingo.

Melhores horários para o nicho de finanças

Uma estratégia de Marketing de Conteúdo para quem atua no nicho de finanças pode ser muito interessante, certo? E a boa notícia é que você tem boas chances de ter um engajamento satisfatório ao longo da semana, principalmente na quarta-feira e na sexta-feira, entre 11h e 13h. Diferente da maioria dos outros segmentos, aqui você ainda consegue aproveitar algum pico durante o final de semana.

As manhãs de sábado podem ser interessantes para reforçar um pouco mais o seu engajamento. A partir da tarde de sábado até terça-feira 11h, o engajamento é bem ruim para esse segmento. Fique de olho nos principais números e como você deve se preparar para publicar conteúdos interessantes.

  • Melhores dias e horários: quarta-feira (11h-13h) e sexta-feira (11h-14h);
  • Dia mais intenso: quarta-feira;
  • Maior regularidade: terça-feira, quarta-feira e sexta-feira;
  • Dia a ser evitado: quinta-feira.

Melhores horários para o nicho de recreação

Quando se fala em negócios no segmento de recreação, as possibilidades são muito maiores para o lojista. Apesar de ser um ponto positivo, também se trata de um desafio: entender quando o seu público prefere cada tipo de conteúdo. Terça-feira, quarta-feira e quinta-feira, sempre entre 11h e 13h, são as melhores horas para postar no Instagram dentro desse nicho.

Mas muita atenção: isso não significa que você deva publicar qualquer coisa em qualquer horário. A variedade de opções com um maior engajamento deve ser apenas uma orientação para os seus esforços, mas o monitoramento deve ser constante.

  • Melhores dias e horários: terça-feira (12h-14h), quarta-feira (12h-16h) e quinta-feira (11h-12h);
  • Dia mais intenso: quarta-feira;
  • Maior regularidade: terça-feira até quinta-feira;
  • Dia a ser evitado: domingo.

Por que é importante saber a melhor hora para postar no Instagram?

Nos dias de hoje é muito comum falar sobre comportamento, não é mesmo? Entender qual é o hábito e as preferências do seu consumidor é essencial se a ideia é conseguir mais conversões, certo? A partir dessas informações, é possível estruturar um planejamento com estratégias mais eficientes para os objetivos do seu negócio. E não é diferente quando se fala nas melhores horas para postar no Instagram.

Como a ideia é entregar uma experiência positiva nos mínimos detalhes para o seu cliente — do canal de atendimento até o trabalho de pós-venda —, saber os horários em que ele mais está presente nas redes sociais é fundamental. Com isso, se torna mais fácil criar conteúdos que gerem os resultados esperados, o que pode ter um impacto também nas suas vendas.

O mais relevante é entender que o horário da publicação por si só não vai ser suficiente para ter bons resultados. A qualidade e o formato do conteúdo também são temas que precisam ser analisados dentro do seu planejamento. Quando esses tópicos são trabalhados em conjunto, a tendência é que a comunicação dentro do Instagram seja cada vez mais eficiente.

Todos os horários que apresentamos acima podem ser muito úteis para direcionar os seus esforços, mas é sempre necessário entender que cada perfil tem a sua particularidade. Dessa forma, é natural que o público — e o seu comportamento — também sejam diferentes. Elas devem servir como um guia para que você faça o mesmo trabalho dentro da realidade da sua loja.

Por isso, é preciso estabelecer algumas métricas que realmente representam valor para a sua loja. Observar, por exemplo, qual horário tem a maior taxa de conversão entre os seguidores pode ser interessante. Muitas vezes o melhor horário pode ser aquele que resulta em mais vendas. Caso a sua loja já tenha a tão sonhada sacolinha do Instagram, essa integração pode ajudar na hora de definir essa questão.

Como mostramos ao longo deste artigo, não existe uma resposta definitiva para qual é a melhor hora para postar no Instagram, mas é muito importante buscar por informações concretas que ajudem você a promover a sua loja na rede social. Afinal, quanto mais detalhes em mãos, melhores vão ser as suas decisões e estratégias para conseguir vender cada vez mais.

Entender qual é a melhor hora para postar no Instagram pode ser fundamental para o seu engajamento, mas ainda é preciso continuar aprimorando todo o seu conhecimento de vendas, não é mesmo?

Pedro Fonseca

Especialista em Marketing e Estratégias Digitais, atua no mercado de e-commerce a mais de 3 anos. Hoje seu principal foco, como CMO na Bagy, é trazer conteúdo relevante para empreendedores de todos os portes e segmentos, a fim de melhorar seus resultados e disseminar boas práticas no comércio eletrônico.

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