Os insights são percepções súbitas que nos ajudam a pensar em soluções diferentes e ter ideias mais inovadoras para solucionar problemas do cotidiano.
Você com certeza já sabe um pouco sobre o que é insight. Afinal de contas, todo mundo que trabalha com marketing e a internet já ouviu falar dessa palavra em diversos conteúdos. Mas você sabe o que ela realmente significa para esse meio e como ela pode ajudar nas suas vendas?
Bom, se você trabalha vendendo produtos ou serviços online, sabe como essa tarefa pode ser difícil. Vender envolve conhecimento e estratégia e, muitas vezes, podemos ficar sem ideias para criar novas ações que façam o público comprar mais.
Nesses momentos, podemos investir em diversas estratégias diferentes, como o marketing multicanal, de conteúdo ou mídia paga. Mas, quando temos um bloqueio criativo, fica complicado encontrar formas de criar algo realmente inovador.
Para superar isso, precisamos trabalhar a nossa capacidade de gerar insights novos sobre as estratégias e assim conseguir ampliar os resultados esperados. A partir deles, conseguimos enxergar uma situação com outros olhos e assim desenvolver soluções e estratégias realmente inovadoras
Portanto, se você quer saber melhor sobre o que é insight, como criá-lo no dia a dia e de que forma é possível utilizá-lo para melhorar as suas vendas, é só conferir este blog post!
O que é um Insight
Para entendermos o que é insight, precisamos entender um pouco da sua origem. A palavra Insight vem do inglês e significa literalmente “vista de dentro” ou “olhar por dentro”. Mas, temos o costume maior de utilizá-la no sentido de ser uma ideia ou intuição.
Assim, um insight pode ser compreendido como um momento “Eureca”, onde uma ideia vinda de dentro ajuda a expandir o nosso pensamento e enxergar uma situação com outros olhos.
Elas nos traz empolgação e nos mostra uma solução para problemas que estejamos enfrentando. Quanto mais insights temos, mais conseguimos ter clareza das coisas e desenvolver melhor as nossas ideias.
Com o tempo, conseguimos desenvolver melhor nosso processo de criar insights e fazer com ele surja de forma mais natural. Para isso, existem alguns truques que podemos implementar para melhorar esse processo. No próximo tópico, você conhece mais sobre eles.
Como criar mais insights
Os insights aparecem nos momentos que menos esperamos ter eles. Às vezes isso pode acontecer no chuveiro, dirigindo, ao ver um post nas redes sociais ou até menos em uma caminhada no parque.
Sendo assim, nós não temos muito controle sobre como e quando eles vão aparecer, mas podemos aplicar algumas práticas que podem ajudá-los a se desenvolver nos momentos que mais precisamos.
Para isso, separamos a seguir algumas práticas que você pode fazer para assim criar mais insights no seu dia a dia.
Consuma conteúdos diferentes
Hoje em dia é difícil ficar sem nenhum tipo de conteúdo. Precisamos deles para nos manter informados das notícias e também para aprender algo novo. Mas, nesses momentos de consumir conteúdos, podemos ter muitos insights.
Sendo assim, uma prática que ajuda muito no desenvolvimento de insights é passar a consumir conteúdos diferentes do habitual. Busque contas novas no Instagram, participe de um grupo diferente no Facebook ou até mesmo acompanhe uma hashtag nova no Twitter.
Tudo isso consegue te aproximar de conteúdos diferentes do que você está acostumado e fazem você ver as coisas de uma forma diferente que contribui para que mais insights surjam!
Fuja das crenças limitantes
Todos nós temos crenças que nos limitam em alguma área da vida e fazem com que não pensemos em soluções diferenciadas para os nossos problemas. Continuar com este hábito pode impedir que mais insights surjam.
Sendo assim, para evitar isso, é interessante repensar as suas crenças e tentar parar um pouco com os julgamentos que só nos fazem mal. Aqui é necessário liberar um pouco a mente para tentar gerar novos insights.
Observe mais o seu redor
Como falamos anteriormente, os insights surgem nos momentos mais diversos da nossa vida. Sendo assim, pode ser interessante parar e observar um pouco o que está acontecendo ao seu redor.
Essa observação pode ser um pensamento mais crítico sobre a sua realidade atual, para que assim você consiga enxergar as coisas de uma forma diferente e assim gerar novos insights para você.
Faça suas atividades de uma forma diferente
Outra maneira interessante de criar mais insights é tentando mudar um pouco a sua rotina, afinal de contas para pensar diferente precisamos agir diferente também.
Portanto, é interessante realizar suas atividades do cotidiano de forma diferente para assim facilitar o processo de abrir a sua mente para outras possibilidades e enxergar novas maneiras de solucionar um problema.
Além disso, realizar outras atividades que não estavam no seu cotidiano também podem ajudar a gerar insights. Talvez tomar café em um lugar especial ou realizar uma simples caminhada matinal sejam o suficiente para fazer você ver as coisas de uma forma diferente.
Reflita sobre suas experiências
Por fim, pensar sobre suas experiências passadas, a forma que você ou outras pessoas se comportaram durante uma situação também é algo que ajuda a gerar novas ideias.
Muitas vezes, a resposta para um problema atual pode ser encontrada no passado, enquanto você estava fazendo alguma atividade ou resolvendo alguma situação da época.
A forma em que as coisas foram feitas podem ajudar você hoje a ter mais insights para conseguir resolver qualquer questão.
Sendo assim, é interessante parar um momento para refletir sobre acontecimentos passados, o que eles significam e como foram resolvidos por você.
Como utilizar insights em vendas
Agora que você já conheceu melhor o que é insight e como criá-lo, chegou o momento de saber como você consegue utilizar as novas ideias desenvolvidas para vender mais na sua loja virtual.
Hoje em dia, muitas estratégias e técnicas de vendas diferenciadas são criadas a partir de insights. Muitas vezes podemos ter uma ideia inovadora de vendas que quando colocada em prática ajuda a impulsionar os resultados do negócio.
Por conta disso, separamos abaixo algumas formas de utilizar o insights nas suas vendas e assim vender cada vez mais!
Observe a sua concorrência
Analisar a sua concorrência e estudar seus comportamentos é uma das melhores práticas a se fazer. A partir disso, você consegue conhecer melhor os seus concorrentes além de saber o que funciona ou não no seu setor.
Porém, essa simples observação também pode ajudar você a ter novos insights sobre suas vendas. Assim, você pode se inspirar nas práticas feitas por eles para ter novas ideias para aplicar no seu negócio.
E para fazer isso é simples. Você pode começar a acompanhá-lo nas redes sociais, verificar seu site ou até mesmo o e-mail marketing que eles enviam ao se cadastrar na lista de e-mail deles.
Assim, você estará acompanhando sua concorrência mais de perto e assistindo as práticas que eles aplicam. Dessa forma, você conseguirá criar novas e melhores estratégias para seu negócio.
Melhore o relacionamento com a persona
Outra forma que os insights podem ser utilizados é no momento de melhorar o relacionamento que você tem com a sua persona.
Mas, antes de mais nada, é importante entender melhor o conceito de persona. Uma persona é um personagem semi-fictício criado para representar seu cliente ideal.
Ele é um perfil onde são descritos sua personalidade, hábitos, comportamentos e até informações mais básicas, como idade, gênero e escolaridade.
Ao conhecê-la melhor, é possível criar campanhas de marketing e estratégias de vendas mais objetivas que realmente geram resultado.
E aqui, os insights também tem seu papel, ajudando o empreendedor a conhecer melhor a persona e ter mais ideias de como criar um relacionamento duradouro com ela.
Crie promoções inovadoras
Uma das principais formas que a maioria dos empreendedores utilizam para vender mais na internet é criar promoções que realmente agradem o público e vejam ele enxergar valor na compra.
Nesse momento, os insights podem ser muito bem utilizados para criar algo diferente do comum e assim atrair seu público. Você pode utilizar essa prática junto com a anterior para criar promoções que realmente gerem vendas.
Conclusão
Bom, até aqui você já conseguiu entender melhor o que é insight e conheceu diversas maneiras de criá-los no dia a dia. Você pode desenvolver sua capacidade de criar insights ao mudar sua rotina, pensar sobre sua vida e até consumindo conteúdos que você nunca pensou antes em consumir.
Seguindo isso, você conseguirá criar novos insights e colocá-los em prática de diversas formas para otimizar suas vendas. Você pode inovar ao criar ofertas e saber como divulgá-las da forma que seu público vai gostar e comprar mais de você.
Mas, também é possível utilizá-los ao simplesmente observar o mundo ao seu redor e as ações de outras empresas para entender suas estratégias e encontrar novas ideias para as suas táticas de vendas.